
Futebol
Quenda podia ter assinado por emblema com três Champions, mas ala do Sporting preferiu Chelsea
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Matheus Nunes ainda rende milhões aos cofres do Sporting. Após a mudança do internacional português para o Manchester City no último mercado de verão, os leões receberam 2,4 milhões, segundo consta no último Relatório & Contas enviado à CMVM, esta quarta-feira, dia 21 de fevereiro.
Segundo detalha o Clube de Alvalade, o valor explica-se dada a "mais valia atribuída à Sporting SAD pela transferência do Wolverhampton para o Manchester City, aumentado o valor global da venda de 45M€ para 47,4M€", está lavrado no documento.
De recordar que aquando da saída do médio para os Wolves, os leões salvaguardaram 10% de uma futura mais valia, sendo que o jogador se transferiu para a turma de Pep Guardiola por 62 milhões (cerca de 1,5 milhões de mais-valia), aos quais se acrescenta o mecanismo de solidariedade por valores na ordem dos 900 mil euros (2,4 milhões).
De leão ao peito, Matheus Nunes realizou 101 encontros, marcou oito golos, fez nove assistências e conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
O jogador rumou a Inglaterra no verão de 2022, para o Wolverhampton, num negócio a rondar os 45 milhões de euros, mais cinco por objetivos. As suas boas prestações colocaram o Manchester City interessado em adquirir o seu passe, numa transferência que se concretizou no verão de 2023.
Ao serviço dos citizens, Matheus Nunes – avaliado em 55 milhões de euros – soma, até ao momento, 20 encontros, onde já concretizou cinco assistências, contabilizando, um total de 1163 minutos na turma de Pep Guardiola.
Neste momento, o Manchester City segue no segundo lugar da Premier League, com 56 pontos em 25 encontros. O Liverpool é primeiro (60 pontos em 26 jogos), o Arsenal terceiro (55), o Aston Villa é quarto com 49. Já o Tottenham é quinto com 47 pontos.
Matheus Nunes brilhou em Alvalade. Recorde um golo do médio ao Benfica:
No final do encontro diante do Famalicão, técnico verde e branco, entre vários temas abordados, diz ter ficado feliz com o triunfo alcançado
|
O Sporting venceu (3-1) diante do Famalicão. No final do encontro, Rui Borges, entre vários temas abordados, diz ter ficado feliz com o triunfo alcançado pelo emblema verde e branco e deixou rasgados elogios a Geovany Quenda, referindo que o jovem de 17 anos ainda vai evoluir bastante ao longo da carreira.
"É mérito dele, não só comigo mas com o míster Ruben também. A qualidade individual não lhe chega e ele tem essa noção, que precisa de ser comprometido. Se jogasse nos sub-17 era bola no pé e o Quenda resolve. Aqui resolve na mesma, mas tem de estar ligado na mesma, aos momentos e comportamentos defensivos. É um miúdo que gosta de aprender, que está a evoluir e que está muito feliz", começou por referir à SportTV.
Momentos antes, o técnico analisou o triunfo e reconhece que foi uma vitória difícil por parte do Clube de Alvalade: "Sim, uma primeira parte em que entrámos bem, encostámos o Famalicão para o meio-campo defensivo deles, depois dos primeiros 15 minutos, faltou-nos perceber como pressionar o portador da bola, baixámos muito cedo e deixámos o Famalicão ganhar um pouco de confiança. Depois há o lance do penálti que coloca o Famalicão no jogo. No final da primeira parte tivemos novamente uma energia muito boa. Na segunda parte melhorámos nesse aspeto, de saltar mais à frente, de sermos mais agressivos nos duelos e não deixámos o Famalicão crescer no jogo. Podíamos ter feito mais golos e o 3-1 muito mais cedo. A equipa teve uma atitude fantástica após a expulsão. Alvalade também foi fenomenal, os adeptos têm sido fundamentais no nosso caminho, quero deixar um abraço e um agradecimento ao público", começou por dizer o técnico dos leões.
Rui Borges referiu ainda o que pediu aos seus jogadores durante o intervalo, altura em que o marcador estava empatado (1-1): "Ao intervalo não mudámos nada em termos defensivos, melhorámos sim os timings de saltar à frente, fomos mais comprometidos, pressionámos muito mais alto. A substituição de Fresneda? Precisávamos de alguém que tivesse mais no um para um que o Iván. O Geny melhorou muito depois da vinda para a direita", justificou.
O treinador fala em "competência" por parte do Sporting e agradece o apoio dos adeptos ao longo dos 90 minutos: "É um Sporting que está a ser muito competente, que está com uma ambição enorme, que não olha para trás e só apenas para as vitórias. Agora alguma malta vai para as seleções, mas acredito que vão voltar com uma ambição enorme para continuarmos o nosso caminho. Fomos superiores em quase todo o jogo, tirando ali uns 15 minutos, tal como eu disse. O próximo jogo será difícil, mas certamente que teremos uma vez mais o apoio dos nossos adeptos", completou.
Avançado sueco voltou a brilhar pelo Clube de Alvalade, com um golo e uma assistência no encontro frente ao Famalicão (3-1), em Alvalade
|
Viktor Gyokeres voltou a brilhar pelo Sporting, com um golo e uma assistência no encontro frente ao Famalicão (3-1), em Alvalade. No final da partida, o ponta de lança sueco foi questionado sobre uma possível saída do Clube de Alvalade no final da temporada, mas afirmou que o seu foco está no emblema verde e branco.
"Não... Ninguém falou comigo. Não é nada que esteja na minha mente. Rumores, uma vez mais. O meu foco está no Sporting", referiu o pupilo de Rui Borges que se mostrou feliz com os três pontos: "Uma vitória importante, como todas, é sempre bom ganhar em casa, mas acho que, outra vez, temos de ser melhores em manter a vantagem", disse.
O avançado lamentou, no entanto, o golo do Famalicão, mas refere que o triunfo não oferece contestação: "Permitimos a recuperação, mas é esta a energia que temos de meter o jogo. A vitória foi, contudo, clara. Estou muito feliz", analisou o goleador sueco.
Viktor Gyokeres deixou ainda um alerta aos colegas para os próximos jogos: "Há muitos jogadores, temos de estar todos ao mesmo nível, juntos, manter a concentração, manter a pressão alta, a posse de bola... Podemos melhorar, mas marcámos três em casa e vencemos"
Relativamente aos 43 golos apontados na última época desportiva, o atacante - que soma atualmente 40 golos - não esconde que tem a ambição de bater essa marca até ao final da temporada: "Não sei, faltam oito jogos na Liga, quero bater o recorde da última época", completou o futebolista.
Clube de Alvalade triunfou na 26.ª da Liga Portugal Betclic e segue com mais seis pontos do que Benfica, que tem menos dois jogos realizados
|
O Sporting derrotou o Famalicão por 3-1, este sábado, dia 15 de março, em jogo a contar para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Viktor Gyokeres foi determinante na vitória verde e branca e fez um golo e uma assistência. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Estádio José Alvalade, os leões entraram com tudo e fizeram o primeiro aos 2 minutos. Viktor Gyokeres cruzou para Francisco Trincão, que não conseguiu finalizar, mas a bola chegou aos pés de Iván Fresneda, que atirou a contar.
Na segunda parte, a igualdade foi desbloqueada através de nova grande penalidade. Maxi Araújo caiu dentro da área do Famalicão e o árbitro assinalou para a marca do castigo máximo por falta de Gustavo Sá. Viktor Gyokeres (64') não falhou e bateu Lazar Carevic. Aos 80 minutos, Maxi Araújo teve uma entrada dura sobre Gustavo Sá e viu cartão vermelho direto. A jogar com menos um, o Clube de Alvalade chegou ao terceiro. Cruzamento de Viktor Gyokeres para Geny Catamo encostar (88').
Com esta vitória – a 28.ª em 44 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges estão na liderança da Liga Portugal Betclic, com 62 pontos, mais seis do que o Benfica (56, mas menos dois jogos). Já o Porto está no terceiro posto com 53 pontos, os mesmos do Braga.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Gomes.
Veja os golos do encontro:
Iván Fresneda (1-0):
Óscar Aranda (1-1):
Viktor Gyokeres (2-1):