Futebol
Reforço do Sporting leva travão de antigo colega: "É exagerado compará-lo com Hjulmand"
24 Set 2026 | 11:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2024 | 20:51 |
Miguel Sousa Tavares dedicou parte da sua mais recente crónica no jornal Record, ao castigo de oito jogos aplicado a Nuno Santos. O cronista revela que sorriu no momento em que ficou a conhecer a pena aplicada ao jogador do Sporting e diz também que o novo pupilo de João Pereira é "conflituoso" e acusa o atleta de ter iniciados os desacatos do jogo entre Porto e leões (2-2), de fevereiro de 2022.
"Leão revoltado" era a manchete de ontem do Record. Curioso, fui ler o que poderia perturbar os tempos vibrantes do Sporting. Afinal, tratava-se da penalização do oito jogos a Nuno Santos, pelos distúrbios causados no jogo da Supertaça, no camarote onde seguia o jogo com os restantes jogadores leoninos não convocados" começou por escrever.
"O Sporting, rezava a crónica, estava revoltado com a dureza do castigo – realmente a parecer exagerado. Mas eu já ando aqui há muito tempo e só me deu para sorrir. A penalização equivale a zero, pois que Nuno Santos está lesionado para meses, e o recurso do Sporting não tem efeito suspensivo, não havendo assim o perigo de ele poder ter de cumprir o castigo quando já estiver de regresso".
"Conclusão: o Sporting, a troco de nada, ganha assim matéria para queixas, atuais e futuras. Mas, reparem nisto: por mau comportamento de um adepto (que não é funcionário do clube), lançando um engenho pirotécnico – o que nem sequer é habitual nos adeptos portistas, ao contrário de outros – o Porto foi penalizado com um jogo de interdição do Dragão, já cumprido. Mas, por mau comportamento de um seu atleta e funcionário do clube, não é o Sporting que é penalizado, mas o jogador".
"Nuno Santos, que é tão bom jogador como conflituoso (foi ele que iniciou os desacatos no Porto - Sporting de há dois anos, pelos quais o Porto enfrenta nova interdição devido à reação de um apanha-bolas), desta vez pontapeou o vidro do camarote onde estava, partindo-o e fazendo-o desabar sobre a bancada de baixo, causando ferimentos de média gravidade a uma jovem espectadora. E na sua defesa disse esta coisa extraordinária: que não se recordava se foi ele ou "A, B ou C" quem partiu o vidro – como se partir ou não partir um vidro daqueles fosse coisa que se esquece. Pois então, continuem lá a fazer-se de revoltados e aproveitem bem o pesado ‘castigo’ para futuras oportunidades de revolta".
Confira aqui a homenagem do Estádio José Alvalade a Nuno Santos:
Resposta do dirigente leonino provocou alguns risos entre os intervenientes, depois de homem-forte dos leões ter recebido 'provocação'
24 Set 2026 | 12:30 |
Miguel Ribeiro e Francisco Salgado Zenha protagonizaram um dos momentos mais descontraídos da segunda edição do Portugal Football Summit. O presidente da SAD do Famalicão e o vice-presidente do Sporting partilharam o palco no painel dedicado à economia sustentável no futebol e acabaram por trocar algumas provocações bem-humoradas.
A conversa começou quando Miguel Ribeiro destacou a relação comercial com os leões para explicar a evolução do Famalicão enquanto clube vendedor. Com Nuno Catarino, CFO do Benfica, também envolvido na brincadeira, o dirigente minhoto apontou: "Desde que o meu amigo Zenha nos apoie, estamos bem. Vendemos jogadores ao Sporting por 20 M€. Ao Benfica nem tanto".
F. Salgado Zenha: "Se o jogador não render, eu devolvo o cheque"
A frase provocou alguns risos entre os intervenientes, antes de Salgado Zenha responder de forma igualmente descontraída: "Se o jogador não render, eu devolvo o cheque", atirou o dirigente leonino, numa referência a Ibrahima Ba.
Miguel Ribeiro aproveitou então para explicar o trabalho desenvolvido pelo clube na valorização dos seus atletas. O defesa central de 21 anos - que está lesionado - e deixou o emblema minhoto para reforçar o Sporting no último verão por 21,25 milhões de euros.
"Ibrahima Ba está no Sporting agora, mas é um processo de tudo o que ele desenvolveu. Isto é um jogo e ele foi melhorado em termos físicos e mentais. Precisamos do mercado. Sem o mercado, não temos hipóteses de competir. Somos fortes, porque os grandes clubes acreditam no talento e jogadores em Portugal".
Terminada a partida em Miami, jogador terá pela frente uma viagem de pelo menos oito horas até Portugal, mas pretende ficar às ordens de Rui Borges
24 Set 2026 | 12:09 |
Luis Suárez atravessa atualmente uma fase completamente diferente daquela que viveu no início da temporada. O avançado do Sporting recuperou espaço, deixou para trás as dúvidas que o rodeavam e leva já seis jogos consecutivos a marcar. O objetivo passa agora por prolongar esse momento, mesmo perante um calendário particularmente exigente, que o obriga a representar a Colômbia poucos dias antes da deslocação dos leões a Braga, agendada para 9 de outubro, às 20h15.
O colombiano vai estar envolvido numa digressão da seleção pelos Estados Unidos e tem encontro marcado com o Peru na madrugada de 7 de outubro, às 00h45 em Portugal. Terminada a partida em Miami, Suárez terá pela frente uma viagem de pelo menos oito horas até Lisboa. Ainda assim, o jogador de 28 anos pretende regressar o mais rapidamente possível e estar disponível para Rui Borges.
A preocupação com a gestão física do avançado não é, por isso, apenas do jogador. O Sporting já procurou alertar os responsáveis da seleção colombiana para a sequência apertada de compromissos que espera Suárez no regresso a Portugal. Depois da partida no Minho, os leões terão ainda um importante compromisso europeu, diante do Lens, em França, marcado para a terça-feira seguinte.
Caberá agora a Néstor Lorenzo decidir a utilização do avançado. Antes do duelo com o Peru, a seleção enfrenta o México, na sexta-feira, em Baltimore, e o Paraguai, na madrugada de 3 de outubro. Mesmo perante a possibilidade de gestão, Suárez deverá continuar a ter uma utilização relevante, tendo em conta o peso que ganhou na equipa nacional após a saída de James Rodríguez.
O avançado - que foi elogiado por R. Dias - chega, assim, à paragem internacional num momento de grande confiança e com um objetivo bem definido: fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não perder o ritmo e apresentar-se em condições diante da equipa orientada por Carlos Vicens.
Mesmo com uma estreia a resultar num marcador muito pesado, treinador mostrou-se confiante para a segunda mão da eliminatória
24 Set 2026 | 11:53 |
O Sporting deslocou-se até à Dinamarca, esta quarta-feira, para disputar a primeira mão da segunda pré-eliminatória da UEFA Women’s Europa Cup. Numa partida difícil, as leoas acabaram por sair derrotadas por 4-1. Mesmo com a desvantagem, o treinador Micael Sequeira acredita ainda ser possível discutir a passagem na receção ao Brøndby.
Em declarações à Sporting TV no final do encontro, o técnico - que tem sido muito criticado - revelou-se otimista: “É uma diferença grande, mas não está nada fechado. Falta a segunda mão e vamos fazer de tudo para dar uma boa imagem e lutar pelo resultado”.
Na análise à partida, Sequeira lamentou as várias oportunidades desperdiçadas pelo Sporting nos primeiros 15 a 20 minutos. Segundo o técnico, o autogolo que acabou por abrir o marcador afetou psicologicamente a equipa, que chegou ao intervalo a perder por dois golos.
Apesar das leoas ainda terem conseguido reduzir o resultado na segunda parte, o Brøndby voltou a marcar e fechou a contagem através de um golo de bola parada. Desta forma, para conseguir a reviravolta, o treinador apontou à necessidade de uma maior eficácia e de limitar as transições ofensivas do adversário.
Emma Ramírez também recusou dar a eliminatória por perdida. “O resultado não reflete o jogo que a equipa fez. Acho que os golos que sofremos foram mais provocados pela nossa desconcentração do que por mérito delas”, considerou a defesa espanhola. “Sabemos perfeitamente o que temos de corrigir”, acrescentou, já a pensar na segunda mão, marcada para 30 de setembro, em Alcochete.