
Futebol
Veríssimo responde a críticas do Benfica antes da Supertaça com o Sporting: "Importante é..."
31 Jul 2025 | 08:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Mai 2025 | 15:56 |
Miguel Sousa Tavares voltou a dedicar parte da sua mais recente crónica ao Sporting. O cronista analisou o campeonato ganho pelo Clube de Alvalade e diz que os leões passaram por três momentos distintos ao longo de 2024/25 e apelidou a decisão de Frederico Varandas em assinar com João Pereira - que foi comparado o Pedro Nuno Santos - como um "erro de casting".
"O tempo de João Pereira foi um erro de casting"
"A vitória do Sporting foi conseguida a três tempos: o tempo de Ruben Amorim, absolutamente notável e arrasador; o tempo de João Pereira foi um erro de casting, que teve de ser atalhado rapidamente sob pena de deitar tudo a perder; e o tempo de Rui Borges, em que a equipe flutuou para cima e para baixo, acabando em visível sofrimento, inclusivamente queixando-se de os adversários nada facilitarem", começou por escrever no jornal Record.
Ainda assim, Miguel Sousa Tavares elogia as exibições de Viktor Gyokeres: "Obviamente, o que mais ficará para a história é o contributo determinante de Gyokeres, com os seus impensáveis 39 golos (12 de penálti) e participação directa em metade dos golos da equipa, entre assistências e finalizações. Ninguém poderá afirmar com toda a certeza que sem Gyökeres o Sporting não seria também campeão, pois tem uma bela equipa, a melhor dos últimos largos anos".
O cronista refere mesmo que, desde os tempos de Eusébio, não havia um jogador tão brilhante no Campeonato Nacional. "Desde os tempos de Eusébio no Benfica, não creio que tenha havido um jogador de tal forma decisivo dentro de uma equipa - nem Hulk no Porto ou Jardel no Porto e Sporting".
"Para ser campeão, o Sporting precisou do momento de inspiração e sorte de Quaresma"
O golo marcado por Eduardo Quaresma ao Gil Vicente é visto como um momento de inspiração e que, sem o remate certeiro do defesa, os leões não teriam sido campeões: "Mas já é mais seguro afirmar que, se não tem sido aquele golaço de Eduardo Quaresma ao minuto 96 do jogo totalmente desinspirado com o Gil, em Alvalade, e o Sporting não seria mesmo campeão. Se tem empatado esse jogo, teria de ir ganhar à Luz, e, pelo que se viu a seguir, essa seria uma missão impossível. Para ser campeão, o Sporting precisou do momento de inspiração e sorte de Quaresma, e depois precisou de jogar na Luz como o Gil jogou em Alvalade (...) Depois o Sporting ultrapassou sem grandes problemas um inofensivo Guimarães, com Gyokeres mais uma vez a desequilibrar. Mas o Sporting não tem culpa de ter contratado um avançado estratosférico, capaz de desenrascar jogos em que outros só conseguem moer farinha sem sair pão. Foi um vencedor justo e incontestável", terminou.
SAD dos verdes e brancos está a negociar chegada do extremo com o Nottingham Forest, após Rui Borges ter pedido contratação do avançado
31 Jul 2025 | 10:55 |
Felipe Morato não vê favoritos no Sporting - Benfica da Supertaça. O antigo central dos encarnados, atualmente ao serviço do Nottingham Forest, clube no qual partilha balneário com Jota Silva - alvo dos verdes e brancos - , garante que será um dérbi "50/50" e recusa pormenores sobre a transferência do extremo.
Morato: "Fica sempre saudade de Portugal"
"É sempre bom fazer estes jogos, ainda mais de volta a Portugal. Fica sempre saudade, passei muito tempo aqui, mas sempre que posso acompanho os jogos", começou por dizer Morato, em declarações ao jornal Record, depois de um jogo-treino frente ao Estoril.
Relativamente à Supertaça, Morato foi perentório: "Não há favoritos. Toda a gente sabe em Portugal sabe que as equipas vão sempre para ganhar e as hipóteses são sempre 50/50. Sporting e Benfica são grandes equipas que começam a nova época com novas perspetivas e a passada não influencia tanto".
Morato: "Que vença o melhor"
"Que seja um grande jogo como é sempre. Boa sorte para os dois e que vença o melhor", acrescentou o defesa-central do Nottingham Forest, acreditando que será possível o triunfo de qualquer uma das equipas entre Sporting e Benfica.
Para terminar, Morato foi questionado sobre a possível chegada de Jota Silva ao Sporting. Negociado pelos leões, o extremo poderá regressar a Portugal para envergar a Listada verde e branca, mas o central deixou pormenores de lado: "Não sei dizer".
Jovem canarinho chega ao Clube de Alvalade por empréstimo, tendo aterrado em Portugal na passada quarta-feira, dia 30 de julho
31 Jul 2025 | 10:28 |
Rômulo Junior chegou a Lisboa na última quarta-feira e o Sporting não perdeu tempo, tendo em conta que o jovem de 21 anos realizou os exames médicos no próprio dia. O defesa-central chega por empréstimo do Atlético Mineiro, com o objetivo de reforçar a equipa B dos leões, comandada por João Gião.
No entanto, uma eventual subida à equipa principal não está descartada, ainda que a prioridade seja mesmo integrar o plantel secundário do Sporting. Isto porque a turma de João Gião alcançou o ambicionado regresso ao segundo escalão do futebol português e o objetivo é atacar o desafio com todas as forças.
Rômulo Junior chega a Alvalade por empréstimo previsto para uma temporada, com o Sporting a poder exercer de uma opção de compra no final da época. Ainda assim, é desconhecido o valor que a Direção de Frederico Varandas terá que desembolsar para acionar a cláusula e garantir o brasileiro a título definitivo.
Rômulo é um produto da formação do Atlético Mineiro, tendo feito todo o seu percurso nas escolas do galo. Apesar dos leões terem garantido os serviços do jovem, sabe-se que o Sport Recife, bem como um outro emblema da Liga Portugal, estariam interessados no defesa central, que acabou por escolher o Sporting para a próxima temporada.
A nova contratação do Sporting estreou-se pela equipa principal do Atlético Mineiro na época passada. No total, desde a sua subida do internacional sub-15 pelo Brasil ao plantel sénior do galo, Rômulo Junior somou 11 jogos no Brasileirão, tendo marcado um golo na prova.
Pupilo do antigo treinador do Benfica junta-se em breve à comitiva verde e branca, assinando um contrato milionário com o Clube de Alvalade
31 Jul 2025 | 10:26 |
Georgios Vagiannidis - que terá regalias extra nos leões - já teve a oportunidade de se despedir dos colegas na Grécia. O jogador do Panathinaikos será novo reforço do Sporting e a ideia deverá passar por assumir a titularidade no lado direito da defesa verde e branca.
A informação está a ser avançada pelos gregos da 'Sport24', que deram nota de que Georgios Vagiannidis despediu-se dos companheiros de equipa depois da eliminação da Liga dos Campeões. O Panathinaikos de Rui Vitória perdeu na pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Rangers, da Escócia.
Vale recordar que o Sporting irá pagar ao Panathinaikos um valor de 12,5 milhões de euros fixos. A SAD leonina chegou a acordo com o clube de Atenas para um pagamento de mais 2,5M, mediante o cumprimento de objetivos. Além disso, a formação helénica deve ter direito a 15% de uma futura venda. O defesa receberá 450 mil euros de prémio de assinatura.
O lateral helénico já não chega a tempo de disputar a final que se avizinha, no entanto, estará nas bancadas. A Supertaça Cândido de Oliveira será disputada esta quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio do Algarve. O dérbi eterno entre Sporting e Benfica promete ser quente e tem pontapé de saída agendado para as 20h45, arrancando a temporada 2025/26.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis – avaliado em 8 milhões de euros – somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.