Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Miguel Sousa Tavares analisa época do Sporting e fala em "erro de casting" cometido por Varandas

Cronista assinou mais um artigo, esta terça-feira, dia 20 de maio, onde aborda temporada realizada pelo emblema verde e branco em 2024/25

Miguel Sousa Tavares assinou mais um artigo, onde aborda temporada do Sporting  e fala em "erro de casting" cometido por Varandas
Miguel Sousa Tavares assinou mais um artigo, onde aborda temporada do Sporting e fala em "erro de casting" cometido por Varandas

  |

Icon Comentário0

Miguel Sousa Tavares voltou a dedicar parte da sua mais recente crónica ao Sporting. O cronista analisou o campeonato ganho pelo Clube de Alvalade e diz que os leões passaram por três momentos distintos ao longo de 2024/25 e apelidou a decisão de Frederico Varandas em assinar com João Pereira - que foi comparado o Pedro Nuno Santos - como um "erro de casting".


 "O tempo de João Pereira foi um erro de casting"


"A vitória do Sporting foi conseguida a três tempos: o tempo de Ruben Amorim, absolutamente notável e arrasador; o tempo de João Pereira foi um erro de casting, que teve de ser atalhado rapidamente sob pena de deitar tudo a perder; e o tempo de Rui Borges, em que a equipe flutuou para cima e para baixo, acabando em visível sofrimento, inclusivamente queixando-se de os adversários nada facilitarem", começou por escrever no jornal Record.


Ainda assim, Miguel Sousa Tavares elogia as exibições de Viktor Gyokeres: "Obviamente, o que mais ficará para a história é o contributo determinante de Gyokeres, com os seus impensáveis 39 golos (12 de penálti) e participação directa em metade dos golos da equipa, entre assistências e finalizações. Ninguém poderá afirmar com toda a certeza que sem Gyökeres o Sporting não seria também campeão, pois tem uma bela equipa, a melhor dos últimos largos anos".

O cronista refere mesmo que, desde os tempos de Eusébio, não havia um jogador tão brilhante no Campeonato Nacional. "Desde os tempos de Eusébio no Benfica, não creio que tenha havido um jogador de tal forma decisivo dentro de uma equipa - nem Hulk no Porto ou Jardel no Porto e Sporting".


"Para ser campeão, o Sporting precisou do momento de inspiração e sorte de Quaresma"

O golo marcado por Eduardo Quaresma ao Gil Vicente é visto como um momento de inspiração e que, sem o remate certeiro do defesa, os leões não teriam sido campeões: "Mas já é mais seguro afirmar que, se não tem sido aquele golaço de Eduardo Quaresma ao minuto 96 do jogo totalmente desinspirado com o Gil, em Alvalade, e o Sporting não seria mesmo campeão. Se tem empatado esse jogo, teria de ir ganhar à Luz, e, pelo que se viu a seguir, essa seria uma missão impossível. Para ser campeão, o Sporting precisou do momento de inspiração e sorte de Quaresma, e depois precisou de jogar na Luz como o Gil jogou em Alvalade (...) Depois o Sporting ultrapassou sem grandes problemas um inofensivo Guimarães, com Gyokeres mais uma vez a desequilibrar. Mas o Sporting não tem culpa de ter contratado um avançado estratosférico, capaz de desenrascar jogos em que outros só conseguem moer farinha sem sair pão. Foi um vencedor justo e incontestável", terminou.


Futebol

Saída de Afonso Moreira em 'banho-maria': Sporting aguarda decisão da Justiça

Extremo formado na Academia Cristiano Ronaldo tinha transferência acordada por 2 milhões de euros, mas mudança ficou em standby

Afonso Moreira, extremo formado na Academia do Sporting, ia rumar ao Lyon, mas franceses desceram de divisão na secretaria
Afonso Moreira, extremo formado na Academia do Sporting, ia rumar ao Lyon, mas franceses desceram de divisão na secretaria

  |

Icon Comentário0

Afonso Moreira tinha tudo acordado para deixar o Sporting e rumar ao Lyon. No entanto os franceses desceram de divisão por ordem jurídica, decisão que a direção promete contestar. Para já, a mudança do extremo formado em Alcochete está em 'banho-maria'.


Lyon: "Vamos apresentar um recurso para garantir manutenção na Ligue 1"


Através de um comunicado, os franceses anunciaram a sua vontade de reclamar junto da Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG) e à Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP), sobre a descida de divisão na secretaria: “Vamos apresentar um recurso para demonstrar a nossa capacidade para fornecer os recursos financeiros necessários para garantir a manutenção do Olympique Lyonnais na Ligue 1”.


Nos últimos meses, trabalhámos em estreita colaboração com a DNCG, correspondendo a todas as suas exigências, com investimentos de capital superiores aos valores solicitados. Graças às injeções de capital feitas pelos nossos acionistas e à venda do Crystal Palace, a nossa tesouraria melhorou consideravelmente e dispomos de fundos mais do que suficientes para a época 2025/26”, acrescentou a direção do clube detido John Textor.

Caso a manutenção do Lyon se venha a confirmar, Paulo Fonseca pode mesmo vir a receber Afonso Moreira na sua equipa. O jovem extremo do Clube de Alvalade estava prestes a assinar um contrato válido por 5 anos, que o deixaria vinculado aos franceses até 2030 e traria um lucro de 2 milhões de euros aos cofres do Sporting.


Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - fez 33 encontros: 24 pela equipa B, seis pelos sub-19 e três no plantel principal. No total, o extremo disputou 2.114 minutos, nos quais marcou nove golos e fez duas assistências.


Futebol

Serdal Adali tenta desviar alvo do Sporting: Besiktas ativo no mercado

Presidente do emblema turco está disposto a apresentar uma primeira oferta por empréstimo, pagando de imediato uma taxa pela cedência do jogador

Serdal Adali, presidente do Besiktas, está interessado na contratação de Tomás Handel, médio referenciado pelo Sporting
Serdal Adali, presidente do Besiktas, está interessado na contratação de Tomás Handel, médio referenciado pelo Sporting

  |

Icon Comentário0

Serdal Adal, presidente do Besiktas, quer contratar Tomás Handel ao Vitória de Guimarães. O médio internacional jovem português está referenciado pelo Sporting e é muito apreciado por Rui Borges, que trabalhou com o jogador no Minho.


Na Turquia, avançam que o emblema de Istambul está disposto a contratar Handel, tendo feito uma proposta de empréstimo, com taxa de pagamento imediato ao Vitória de Guimarães. No entanto, os minhotos não estarão abertos a ceder temporariamente o médio.


O jornal A Bola garante que, apesar do interesse crescente em Handel, a direção vimaranense ainda não recebeu qualquer oferta formal, mas que no D. Afonso Henriques se pensa numa possível venda por valores avultados, à semelhança do que se sucedeu nos últimos tempos com as saídas de Alberto Costa e Jota Silva, ambos referenciados pelo Sporting, além de Manu Silva, que rumou ao Benfica.


Tomás Handel tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2029, estando blindado com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, que protege os interesses do clube. O jogador é visto como o maior ativo da equipa e a saída não será facilitada.

Em 2024/25, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas pelo emblema minhoto.



Futebol

Varandas paga fortuna por médio internacional brasileiro e Sporting vai apresentar reforço

Presidente do Clube de Alvalade tem tudo acordado para a chegada do futebolista canarinho, ficando verdes e brancos com opção de compra

Frederico Varandas tem tudo acertado com o Flamengo e Rayan Lucas chega ao Sporting por empréstimo com opção de compra de 4 milhões de euros
Frederico Varandas tem tudo acertado com o Flamengo e Rayan Lucas chega ao Sporting por empréstimo com opção de compra de 4 milhões de euros

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas tem tudo acordado com o Flamengo para o empréstimo de Rayan Lucas. O médio vai ser jogador do Sporting na próxima temporada, por empréstimo do mengão, ficando os leões com uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros.


O valor do internacional sub-20 pelo Brasil levanta algumas questões entre adeptos, uma vez que, num plano inicial, Rayan Lucas irá ficar ao serviço da equipa B. Todavia, caso o Sporting exerça a opção de compra, o canarinho custará mais do que Hidemasa Morita (3,45M), habitual titular dos verdes e brancos.


O jornal A Bola garante que os 4 milhões de euros correspondem a 70% do passe de Rayan Lucas, com o Flamengo a ficar detentor dos restantes 30%. Num primeiro momento, o médio junta-se à equipa B, comandada por João Gião, mas será observado por Rui Borges.


O Sporting arranca a preparação da nova temporada a 1 de julho, com a equipa principal a partir para estágio em Lagos a 12. Caso Rayan Lucas impressione o técnico leonino nas primeiras semanas, é possível que faça a pré-época com o plantel prinical.

No ano civil de 2025, ao serviço do emblema do Rio de Janeiro, Rayan Lucas disputou um total de 23 jogos: 19 pelos sub-20 e quatro pela equipa principal. O médio marcou um golo, mas tem sido destaque pela imponência física que demonstra dentro de campo.


Confira os destaques de Rayan Lucas no Flamengo:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Contrato até 2030 e 'camisola 10': Sporting assina com craque convocado por Roberto Matínez
Futebol

Contrato até 2030 e 'camisola 10': Sporting assina com craque convocado por Roberto Matínez

 

Icon Comentário0
Ala negociado pelo Sporting admite: "Não gosto de ler sobre o mercado"
Futebol

Ala negociado pelo Sporting admite: "Não gosto de ler sobre o mercado"

 

Icon Comentário0
Salvou Sporting no Jamor, insultou adeptos dos leões e vai ser reforço do Estrela da Amadora
Futebol

Salvou Sporting no Jamor, insultou adeptos dos leões e vai ser reforço do Estrela da Amadora

 

Icon Comentário0