
Futebol
Varandas pensa no futuro do Sporting e paga 2 milhões por central internacional
13 Set 2025 | 14:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Ago 2025 | 07:55 |
À entrada para a temporada 2025/26, Hidemasa Morita terá recusado renovar contrato com o Sporting. No entanto, apesar de a Direção verde e branca ainda querer reverter esta situação, a verdade é que o internacional japonês acabou por não perder o seu lugar na equipa inicial de Rui Borges. Diogo Boa Alma, antigo diretor desportivo do Santa Clara - e responsável pela chegada do jogador a Portugal - analisou a questão.
Boa Alma sobre Morita: "Tem uma mentalidade diferente da nossa"
"Ele tem uma mentalidade diferente da nossa. Acredita muito no valor que tem e precisa de desafios, porque é isso que o alimenta. Quando o conseguimos trazer para o Santa Clara, ele abdicou de muito dinheiro, veio ganhar um quinto para jogar no futebol europeu, e já foi porque acreditava que conseguiria dar o salto para outros patamares", começou por dizer, em declarações ao jornal A Bola.
Renovar com o Sporting? "Morita não quer ver o rendimento baixar"
Sobre o facto de ter informado os leões de que não pretende renovar, o responsável explicou: "Ele recusa ficar numa zona de conforto, quer sempre o desafio. E percebeu que se renovasse com o Sporting, esse seria o último contrato na Europa. E o Morita não quer ver o rendimento baixar e pretende viver novas experiências".
De seguida, Boa Alma lembrou que o objetivo do atleta nipónico é chegar à Premier League: "Claramente é o campeonato que ele mais gostava de experimentar. É aquele que tem mais visibilidade e reconhecimento no Japão. E ele até tem exemplos recentes, como o Endo, que chegou ao Liverpool com 31 anos, e que o ajudam a alimentar essa expectativa de também chegar lá".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 13 milhões de euros - já soma duas partidas, sempre na condição de titular. Nos 152 minutos que esteve dentro de campo, o japonês ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência.
Avançado que forçou a sua saída do Alvalade neste verão fez o seu terceiro golo ao serviço dos gunners, em jogos oficiais
13 Set 2025 | 15:10 |
Viktor Gyokeres voltou a fazer o gosto ao pé ao serviço do Arsenal. O antigo avançado do Sporting foi o autor de um dos golos na vitória dos gunners frente ao Nottingham Forest por 3-0 deste sábado, dia 13 de setembro.
Assim que o árbitro apitou para o começo da segunda parte, a formação do Norte de Londres balanceou-se logo para o ataque, através de uma bola longa de Riccardo Calafiori, que encontra Eberechi Eze pelo corredor esquerdo do ataque. Ao aproximar-se da grande áreados tricky trees, o antigo jogador do Crystal Palace foi autor de um cruzamento rasteiro que encontrou o ponta de lança sueco na melhores condições. O ‘camisola 14’ apenas teve de encostar.
Desta forma, Viktor Gyokeres, aos 46 minutos, o golo que oferecia uma vantagem de 2-0 para o Arsenal. Os restantes golos foram apontados pelo homem do encontro, Martín Zubimendi. O médio espanhol foi o autor de um bis com tentos marcados aos 32’ e 79 minutos do encontro.
Vale a pena recordar que apesar do pouco tempo que tem ao serviço dos gunners, o antigo goleador do Sporting tem recebido elogios de vários dos seus novos companheiros de equipa, entre os quais Ben White: “"Ele é um monstro. Vive para os golos e é sempre uma ameaça para a tua baliza. Não queres mesmo encontrá-lo em campo, porque fisicamente não o consegues parar. Ele vai ajudar-nos muito e não precisará de adaptação, pois já jogou em Inglaterra.
Depois de uma chegada ao Arsenal em que foi altamente criticado por comentadores e adeptos, Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros - leva já quatro jogos realizados, tendo apontado três golos em 308 minutos de participação.
Confira o golo de Viktor Gyokeres:
Avançado do Rio Ave está a ser seguido de perto pelos leões desde a temporada passada, depois de ter sido um dos melhores jogadores do campeonato
13 Set 2025 | 14:31 |
Sotiris Silaidopoulos deixou rasgados elogios a Clayton e mostrou-se satisfeito pelo avançado não ter saído do Rio Ave. Em antevisão ao encontro com o Moreirense, o técnico comentou a forma atual do jogador, muito cobiçado pelo Sporting desde a época passada.
Sotiris Silaidopoulos: "Clayon tem um toque de ouro na área"
"Manter o Clayton é realmente importante. Ele tem um toque de ouro na área e merece os prémios que recebeu", admitiu o treinador vilacondense, mostrando-se bastante satisfeito com a permanência do avançado brasileiro, que tinha várias equipas interessadas.
Sotiris Silaidopoulos foi mais longe e deixou rasgados elogios às prestações do jogador referenciado pelo Sporting: "Mas não é apenas pelos golos que contribui, é também pela confiança que transmite ao grupo e pela forma como referencia o ataque".
Recentemente, Clayton foi eleito o avançado do mês de agosto na Liga Portugal Betclic e não escondeu a felicidade: "Todos os prémios individuais são resultado do trabalho coletivo, da ajuda dos meus colegas a criarem oportunidades para fazer golo. Isso é fundamental para alcançar estes números. Agradeço aos adeptos por votarem em mim e por todo o apoio que têm dado nos jogos, fora e em casa".
Esta temporada, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - soma cinco golos e uma assistência em apenas três encontros disputados, depois de ter sido o quarto melhor marcador do Campeonato Nacional (14) em 2024/25, numa lista encabeçada por Viktor Gyokeres (39).
Mercado de transferências está fechado nos principais campeonatos da Europa, mas Turquia ainda mantém janela aberta e jogador mudou de ares
13 Set 2025 | 14:27 |
Rui Borges não escondeu que queria muito poder contar com Jota Silva no Sporting. No entanto, um minuto de atraso acabou com a transferência do avançado para Alvalade. Sem espaço no Nottingham, o extremo é reforço do Besiktas de Serdal Adali.
Jota Silva: "Sinto-me muito bem, estou entusiasmado por estar aqui"
"Sinto-me muito bem, estou entusiasmado por estar aqui, é uma honra defender o clube, estou entusiasmado por começar", admitiu Jota Silva na chegada à Turquia, sendo recebido de forma apoteótica pelos adeptos presentes em Istambul para apoiar o jogador.
Movido pelo público que o foi receber Jota Silva fez um pedido: "A minha mensagem para os adeptos é que continuem a apoiar este enorme clube, continuem com a sua paixão, precisamos dela, vamos dar tudo em campo para defender este grande clube".
Vale recordar que o Sporting tinha acordo para garantir Jota Silva por 4,5 milhões de euros, suportando ainda o salário de 2,5M, com uma opção de compra de 15,5M. O Besiktas assegurou o jogador apenas por 2,5M ficando com a possibilidade de uma contratação definitiva na casa dos 17M.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.
Veja a chegada de Jota Silva à Turquia:
Varandas pensa no futuro do Sporting e paga 2 milhões por central internacional
13 Set 2025 | 14:21
Sporting quer prolongar vínculo de craque e torná-lo um dos mais bem pagos da equipa
13 Set 2025 | 14:17
Exclusivo Leonino - Varandas quer renovar com terceira escolha do Sporting
13 Set 2025 | 14:14