
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com a convocatória da Seleção Nacional a acontecer já esta terça-feira, dia 21 de maio, pelas 13h00, o jornal A Bola realizou uma sondagem com o objetivo de questionar os portugueses sobre quais os jogadores que Roberto Martínez deveria chamar para o Euro 2024. No caso, são dois os campeões nacionais pelo Sporting que entram nesta lista: Francisco Trincão e Pedro Gonçalves.
Segundo o diário desportivo, tanto Pote como o ‘camisola 17’ do plantel de Rúben Amorim merecem significativo destaque, apesar de não serem escolhas consensuais, com 59% e 50% dos votos, respetivamente. De resto, também Jota Silva, jogador que já foi apontado ao Sporting, entra nesta mesma discussão (53%) e, se os adeptos tivessem poder de escolha, os três iriam para a Alemanha disputar o troféu numa convocatória de 26 atletas.
No entanto, há nomes que não merecem qualquer dúvida e, no que toca ao Sporting, Gonçalo Inácio é claro destaque, com 83% dos votos, parecendo uma escolha óbvia para os portugueses que participaram nesta sondagem realizada no Instagram do diário desportivo.
Passando à lista total, foram designados os três guarda-redes para o público: Diogo Costa (92%), Rui Patrício (80%) e José Sá (67%). Seguindo em frente, no setor defensivo, especial atenção aos nomes de Rúben Dias (99%), Nuno Mendes (94%), João Cancelo (94%), António Silva (84%), Gonçalo Inácio (83%), Diogo Dalot (81%), Raphael Guerreiro (76%) e Pepe (72%).
De seguida, passando para o meio-campo de Portugal, a mesma ficou da seguinte forma: Bernardo Silva (99%), Bruno Fernandes (98%), Vitinha (94%), João Palhinha (91%), João Neves (90%), Matheus Nunes (73%), Rúben Neves (67%) e Pedro Gonçalves (59%).
Por fim, para a frente de ataque do emblema luso, Rafael Leão, jogador formado nos leões, surge em destaque, com 97% dos votos, seguindo-se Cristiano Ronaldo (87%), João Félix (86%), Diogo Jota (85%), Gonçalo Ramos (86%), Jota Silva (53%) e Francisco Trincão (50%).
Futebolista de Rui Borges aproveitou para lançar 'recado' aos adeptos verdes e brancos, numa altura em que temporada está prestes a terminar
|
Jeremiah St. Juste vai sair do Sporting no final da temporada. As lesões não deixam o 'camisola 3' afirmar-se em Alvalade, além de esta segunda metade de campeonato não ter sido simpática para o neerlandês, que não esconde o desejo de conquistar o título.
"Pertinho", escreveu o veloz defesa, nas suas redes sociais, partilhando uma imagem no dérbi da jornada 33, diante do Benfica, mostrando-se ansioso para a partida diante do Vitória de Guimarães que, em situações normais, deverá começar no banco de suplentes.
A defesa será composta por Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio, com Jer a ser mais uma opção para Rui Borges, que tem no central uma escolha válida, tendo em conta a sua enorme capacidade de defender a profundidade do adversário.
Apesar de ser uma mais-valia, St Juste vai sair do Sporting no final da temporada. Contratado ao Mainz por 9,5 milhões de euros, a dificuldade em assumir um lugar como titular dos verdes e brancos leva a que a Direção queira negociar o passe do jogador.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – leva 26 encontros: 13 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 1.237 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Presidente dos verdes e brancos vai tratar de tudo no final da temporada, preparando já desde cedo o ataque à próxima época desportiva
|
Frederico Varandas quer assinar uma renovação contratual com Pedro Gonçalves. O Presidente do Sporting confia a 100% no 'camisola 8' e, apesar de a temporada do craque ter sido para esquecer, com uma forte lesão que o afastou por mais de cinco meses, a Direção quer mostrar toda a sua confiança.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, a confiança dos responsáveis leoninos é tanta que um dos objetivos passa por aumentar o salário de Pote, que já é um dos mais bem pagos do plantel desde que prolongou o vínculo, em 2027.
A mesma fonte garante que, para já, não há qualquer intenção em aumentar a cláusula de rescisão de Pote, fixada nos 80 milhões de euros. Ligado ao Sporting até junho de 2027, o internacional português - que passou pelo Wolverhampton - ficará em Alvalade até 2030 ou 2031.
O diário desportivo recorda que Aston Villa e Bayer Leverkusen tentaram a contratação de Pote, mas a longa lesão fez com que o interesse na sua contratação fosse diminuindo. Agora, o craque quer ser campeão e ganhar a Taça pelo Sporting, mostrando a Roberto Martínez que pode ser uma mais-valia para a seleção nacional.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 19 encontros: 13 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.134 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Advogada e adepta dos leões analisa casos jurídicos, critica a troca de palavras entre o treinador leonino e o Guimarães e diz que quer festejar no Marquês
|
Rita Garcia Pereira, advogada e adepta do Sporting não teve papas na língua. Em entrevista exclusiva ao Leonino, falou sobre vários temas que marcaram a reta final da temporada, desde cláusulas polémicas entre clubes, como o caso de João Mário, passando pela segurança no Estádio da Luz e o momento dos leões.
“Esse tipo de cláusulas são manifestamente ilegais"
Questionada sobre a cláusula que garante ao Vitória de Guimarães 1 milhão de euros, caso o Benfica se sagre campeão, fruto da concretização de objetivos relativos à transferência de Manu Silva dos minhotos para as águias, em janeiro, a jurista foi taxativa: “Esse tipo de cláusulas são manifestamente ilegais, seja porque viola as regras básicas da concorrência, seja porque viola a verdade desportiva.” E acrescenta: “Não concordo que tais cláusulas possam ser validamente apostas em contratos.”
"Muito dificilmente se consegue provar que tenha havido fraude da parte do Inter"
Sobre o caso João Mário, que envolveu o Inter, o Sporting e a FIFA, a advogada explicou por que razão a comparação é desajustada: “No caso do Joao Mário, o Sporting tinha que fazer uma prova que é muito difícil de ser feita, que as diversas transições do Joao Mário, até chegar ao seu clube de então bem vendido, eram fraudulentas, e essa prova é dificílima de ser feita. Portanto muito dificilmente se consegue provar que tinha havido fraude da parte do Inter".
Já sobre a possível interdição do Estádio da Luz, após a tentativa de agressão ao árbitro por parte de um adepto benfiquista, não deixou dúvidas: “Há uma manifesta falta de segurança no próprio estádio, e no âmbito de um país que fosse completamente civilizado e duro na aplicação dos princípios o estádio deveria ser interdito sim. Se isso vai acontecer, não acredito.”
Por fim, desvalorizou a troca pública de palavras entre Rui Borges e o Guimarães, pedindo foco para o técnico leonino: “Considero que estão ambos a perder o seu tempo. Rui Borges tem que se concentrar, em trazer para casa, salvo seja, aquilo que é nosso.” E terminou com esperança: “Apesar de não ser um jogo completamente fácil, acredito sim e espero estar a festejar no Marquês”.