Futebol
"NÃO SEI SE GYOKERES ESTARÁ EM CONDIÇÕES" - CONDIÇÃO FÍSICA DO AVANÇADO DO SPORTING DÁ QUE FALAR
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Contratado ao Coventry City no último mercado de verão por 20 milhões de euros- valor que representou a transferência mais cara de sempre para o Clube leonino- Viktor Gyokeres rapidamente se tornou uma peça fundamental no Sporting, protagonizando a temporada mais frutífera da sua carreira até à data, algo que não passa despercebido lá fora.
O avançado sueco regista já números impressionantes, com 36 golos e 14 assistências em 39 jogos disputados nesta época pelo emblema verde e branco. Esses feitos captaram a atenção do jornal espanhol 'As' nesta passada quinta-feira, dia 21 de março, que o apelidou de "O monstro que ofusca Haaland e Mbappé".
O diário destaca Gyokeres como "o atacante mais eficaz da Europa" em 2023/24, superando em contribuições diretas para golos nomes como Harry Kane, do Bayern Munique, Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Erling Haaland, do Manchester City.
Estes feitos prenunciam um verão naturalmente agitado para o atleta de 25 anos e para o Sporting, especialmente após o interesse manifestado por grandes clubes da Europa, nomeadamente o Chelsea que em janeiro esbarrou na cláusula de rescisão de 100 milhões de euros estipulada pelo Clube de Alvalade e tem estado nitidamente atento às exibições do goleador sueco.
Segundo informações recolhidas pelo jornal ‘Record’, o representante do Chelsea fez a sua terceira viagem até Portugal, nesta passada quinta-feira, especificamente para consolidar os relatórios sobre Gyökeres, após observações prévias. Isto indica que os ingleses estão a finalizar os preparativos para avançar com uma proposta no verão, após terem ponderado essa hipótese já em janeiro. O Arsenal também mantém o goleador sob vigilância.
Antigo técnico dos leões lembra sessões de trabalho ao lado de internacional por Portugal
|
0Laszlo Bölöni, antigo treinador do Sporting, recordou a passagem de Pepe pela Academia de Alcochete. O defesa central pendurou as botas esta quinta-feira, dia 8 de agosto, e, em entrevista ao jornal Record, o técnico conta que o jogador chorou no seu gabinete ao saber que o período de teste no Sporting havia terminado.
O defesa-central, que agora encerra a sua carreira, chegou a participar em dois jogos de preparação, marcando inclusive um golo numa vitória por 5-0 sobre o União de Rio Maior. O defesa tinha, na altura, 19 anos e não era uma escolha pessoal de Laszlo Bölöni. O jovem luso-brasileiro havia viajado para Lisboa como parte da negociação que trouxe Danny, médio-ofensivo do Marítimo, para o Sporting.
Ao perceber o talento de Pepe, Laszlo Bölöni questionou António Dias da Cunha, presidente do Clube, sobre a possibilidade de garantir a contratação do jogador pelo valor que estavam dispostos a pagar por Danny. Embora tivesse obtido uma resposta positiva, a mudança “não era oficial”.
Assim, o romeno definiu uma estratégia para ‘esconder’ o central dos ‘grandes’ que poderiam começar a rondá-lo fazendo o seu preço aumentar, deste modo, decidiu dizer à imprensa que ‘não o queria’. Mesmo assim, um imprevisto aconteceu e viu-se obrigado a colocar em jogo o atleta, que acabaria por marcar um golo.
“Naquela altura, o Sporting não tinha dinheiro para ir atrás do jogador. Pepe veio ao meu gabinete, chorou e disse-me que queria ficar, mas uma semana depois o Marítimo 'obrigou-o' a regressar à Madeira", conta. "Na época seguinte o Porto contratou o jogador". Ao longo da carreira, Pepe conquistou inúmeros títulos nacionais e internacionais, entre os quais três ligas dos Campeões, uma Liga Europa, um Campeonato do Mundo de Clubes e uma Taça Intercontinental.
Jogador que passou pelos leões recusou rumar à Arábia Saudita nesta janela de mercado
|
0Raphinha já não vai ser reforço do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, neste mercado de transferências de verão. O extremo brasileiro de 27 anos - que já passou pelo Sporting - não quer deixar o Barcelona, obrigando assim o clube saudita a mudar o foco para novos alvos a atacar.
Segundo Pete O’Rourke, o emblema da capital saudita está agora a procurar de outras alternativas e pode chegar a acordo com o Manchester United para garantir a contratação de Antony, também ele extremo direito brasileiro. O jogador já partilhou balneário com Cristiano Ronaldo na primeira metade de 2022/23 ao serviço dos red devils.
O atual vice-campeão da liga saudita estaria disposto a cometer uma 'loucura' pelo jogador canarinho e equacionou apresentar uma proposta na ordem dos 100 milhões de euros, tendo como objetivo juntar Raphinha a Cristiano Ronaldo, avançado formado no Sporting, e ao ex-Liverpool, Sadio Mané, na frente de ataque.
Por outro lado, Cristiano Ronaldo, em 2023/24, realizou 51 partidas ao serviço do Al Nassr: 31 no Campeonato Nacional, nove na Liga dos Campeões Asiática, seis na UAFA Cup, quatro na King’s Cup e uma na Supertaça da Arábia Saudita. Ao todo, nos 4.447 minutos que disputou, o astro do futebol mundial marcou uns impressionantes 50 golos e fez 13 assistências.
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, prepara-se para a terceira temporada no Médio Oriente. O Al Nassr prepara-se para o seu primeiro desafio oficial dia 14 de agosto, frente ao Al Taawon, a contar para as meias-finais da Saudi Super Cup.
Atleta do Clube de Alvalade foi um dos grandes nomes da equipa na temporada 2023/24
|
0Na época transata, 2023/24, Viktor Gyokeres esteve ao mais alto nível, tendo apontado uns impressionantes 43 golos ao serviço do Sporting. Estes números não passaram despercebidos e, entre outros motivos, o avançado sueco de 26 anos tem estado em destaque Europa fora por ter deixado para trás grandes nomes do futebol mundial.
O portal Bleacher Report Football apontou Gyokeres como o jogador que mais contribuiu em golos e assistências nas principais ligas europeias, superando nomes do desporto rei como Harry Kane (Bayern Munique, 44 golos e 12 assistências), Kylian Mbappé (novo reforço do Real Madrid, no entanto, à data de análise, jogador do PSG, somou 44 remates certeiros e 10 auxílios à baliza) e Erling Haaland (Manchester City, 38 tentos e seis assistências).
Segundo a referida estatística, o camisola 9 do Sporting teve influência direta em 58 golos (43 golos e 15 assistências), sendo, contudo, importante salientar que no estudo em questão é considerado que o penálti que o sueco sofreu diante do Dumiense na Taça de Portugal, que Nuno Santos converteu em vantagem para os verdes e brancos, como uma assistência.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – fez 48 encontros realizados (3.957 minutos), 41 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.