
Futebol
Plantel de Rui Borges obrigado a teste surpresa antes do jogo do Sporting! Tudo sobre a visita...
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Leonardo Lelo é reforço do Braga para a próxima temporada. António Salvador, presidente dos minhotos, fechou a contratação do lateral-esquerdo do Casa Pia a custo zero, obrigando o Sporting a riscar o defesa de uma shortlist de possíveis alvos.
A informação está a ser avançada pelo Maisfutebol, garantindo que o canhoto vai assinar com os braguistas durante quatro temporadas, firmando um vínculo até junho 2029. O jogador irá terminar a temporada ao serviço do emblema de Pina Manique, mudando-se para a pedreira em 2025/26.
Recentemente, o Vitória de Guimarães teria oferecido 500 mil euros para levar o internacional sub-21 português, valor que terá sido prontamente recusado pelo Casa Pia. No entanto, o lateral acabou por fechar contrato com o Braga, deixando o clube atual a custo zero.
De recordar que, no verão passado, o Casa Pia deixou bem claro o que cada clube precisava de pagar para levar o jogador, com a SAD casapiana a exigir 3,5 milhões de euros a qualquer dos interessados. O Sporting, liderado por Frederico Varandas, decidiu não avançar para a contratação.
Em 2024/25, Leonardo Lelo – avaliado em 3,5 milhões de euros – realizou 18 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal, contabilizando um golo três assistências, confirmando ser peça importante do Casa Pia, clube com o qual tem contrato até junho de 2025.
Confira os melhores momentos de Leonardo Lelo:
Presidente dos leões está muito agradado com o que tem visto nos últimos meses, e já se decidiu por avançar para a compra do valor total
|
Frederico Varandas prepara-se para um verão intenso em Alvalade, e vai tentando adiantar vários dossiers no que toca ao mercado de transferências. Um dos assuntos que ocupa o tempo do Presidente do Sporting é a questão de Geny Catamo, jogador que tem estado em destaque desde a chegada de Rui Borges ao Clube.
Segundo o jornal A Bola, Frederico Varandas já decidiu e o Sporting vai mesmo avançar para a compra do remanescente do passe do internacional moçambicano. Relembrar que, quando os leões contrataram Geny Catamo ao Amora, em 2019, ficaram detentores de apenas 25% do passe do extremo verde e branco.
Os restantes 75% do passe ficaram na mão do Amora - sendo que dessa percentagem, 85% pertence, na verdade, à academia de futebol que formou Geny Catamo em Moçambique: a Academia Black Bulls, onde o jogador nasceu para o desporto. O Sporting não está para meias medidas e pretende adquirir os 75% do passe que não detém neste momento.
Relembrar que Geny Catamo chegou a reunir algum interesse no mercado de verão, com o Sporting a receber propostas de vários milhões de euros. O jogador tinha o seu lugar no plantel verde e branco, mas com Ruben Amorim a sua importância não era tão grande como é com o novo treinador dos leões, Rui Borges.
No verão passado, chegaram mesmo, pelo menos, duas propostas concretas por Geny Catamo a Alvalade, segundo conta o jornal A Bola. Da Arábia Saudita, uma oferta de 15 milhões de euros, e outra de 12, por parte do Valência. Frederico Varandas recusou as duas e apontou para a fasquia dos 25 milhões de euros para iniciar qualquer tipo de conversa.
Treinador dos leões deu presente à equipa, depois da vitória do passado sábado, dia 12 de abril, nos Açores, frente à equipa do Santa Clara
|
A equipa do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar o conjunto do Santa Clara, em jogo a contar para a 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram, nos Açores, por 1-0, e esta segunda feira, dia 14 de abril, foram premiados com boas notícias da parte de Rui Borges.
O treinador verde e branco anunciou dia de folga para o plantel do Sporting nesta segunda feira, dia 14 de abril. Depois de vários dias de alta intensidade, o plantel leonino pode, finalmente, descansar por um dia e aproveitar junto de família e amigos.
Relembrar que os leões tiveram um microciclo de trabalho intenso. Em primeiro lugar, devido à triste notícia do falecimento de Aurélio Pereira, que certamente terá impactado os jogadores, para além das habituais presenças que foram feitas por parte da equipa nas homenagens e celebrações em honra ao Senhor Formação.
A esse facto, acrescenta o jogo ter sido disputado nos Açores, o que, claro está, envolve duas viagens de avião, fator que costuma significar desgaste para os jogadores. Ainda para mais, o plantel do Sporting teve de lidar com um atraso no voo de volta para Lisboa, que condicionou ainda mais a recuperação da equipa.
Regressados a Lisboa, e realizado o treino de recuperação, Rui Borges concedeu um dia de folga ao plantel verde e branco, que pode, assim, recarregar energias. O treinador, e o restante do plantel, deverão voltar ao trabalho já na terça feira, dia 15 de abril, na Academia Cristiano Ronaldo.
Jogador pode estar muito perto de reforçar o plantel verde e branco, e o Presidente dos leões está atento à situação e pronto para avançar
|
Com a equipa principal do Sporting focada na luta pelo título nacional, a Direção dos leões, dirigida por Frederico Varandas, já vai pensando no plantel verde e branco para a próxima temporada. Nesse sentido, o Clube de Alvalade pode estar muito perto de garantir mais um reforço para Rui Borges: falamos de Álvaro Brito Cenalmor.
O jogador é um jovem defesa central de 16 anos, que se encontra, neste momento, a fazer testes na Academia Cristiano Ronaldo, tal como aconteceu com Diego Guerra. Cumpre um período à experiência em Alcochete onde os responsáveis leoninos vão avaliar o jogador e decidir se vale a pena o investimento.
O jogador, que atua como defesa central, e que tem apenas 16 anos de idade, já impressiona devido a uma fator em específico: a sua altura. Neste momento, já conta com 1,86m, número que deve ainda aumentar, uma vez que o atleta ainda se encontra em fase de crescimento.
Álvaro Brito Cenalmor tem dupla nacionalidade, portuguesa e espanhola, e chega ao Sporting proveniente da equipa sub 17 do Swift Hesperange. Já, foi, de resto, convidado para representar as seleções jovens do Luxemburgo, mas ainda não o fez porque o sonho é jogar por uma das nações ibéricas.
Resta ainda acrescentar que, entre 2015 e 2021, o jogador competiu e desenvolveu-se nos Estados Unidos da América, circunstância que se prendeu com a situação profissional dos seus pais, que obrigou a uma mudança para esse país.