Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting esteve muito ativo na reta final do mercado de transferências. Os leões, que já tinham garantido Rui Silva para a baliza, proveniente do Bétis de Sevilha, no início da janela de transferências, conseguiram também contratar Gabriel Teixeira ao Bahia - conhecido como Biel no mundo do futebol - e emprestar Marcus Edwards ao Burnley. Houve, no entanto, uma posição que ficou por reforçar.
Falamos da posição de defesa lateral direito. Esta foi uma das maiores novelas do mercado de inverno, com o Sporting a estar muito perto de conseguir Alberto Costa, primeiro, e depois Andrés García - os leões viriam os dois negócios cair durante o mês de janeiro. Em stand by, ficou a saída de Iván Fresneda para o Como, devido a não ter entrado nenhuma solução.
Um jogador que vem sendo ligado ao Sporting há algumas épocas, é o lateral direito do Casa Pia, Leonardo Lelo. Os leões perderam também a hipótese de avançar pelo jogador uma vez que, já perto do fim do mercado, foi anunciado que o português já teria assinado, a custo zero, com o Braga. Vai-se mudar para o Minho no início da próxima temporada.
Quem avançou a informação foram Sebastião Sousa Pinto, jornalista da Sport TV, e também a página Cabine desportiva, portal dedicado a notícias sobre futebol, com bastante incidência sobre o mercado de transferências.
Leonardo Lelo, que participou no Europeu sub 21 em 2023, fez praticamente toda a formação no clube algarvio do Olhanense, antes de se mudar para o Casa Pia, em 2021. Esta temporada, leva já 21 jogos pelos gansos, nos quais marcou um golo e assistiu por três vezes.
Elemento que fez parte dos quadros verdes e brancos durante algumas épocas falou de um dos jogadores que foram apontados aos leões neste defeso
|
0Diogo Travassos, jogador emprestado pelo Sporting ao Estrela da Amadora durante a época 24/25, tem estado em bom destaque recentemente, e chegou a ser apontado aos leões para reforçar a lateral direita. Filipe Pedro, antigo técnico do jovem português no Clube verde e branco, comentou a possibilidade do atleta vir a singrar em Alvalade ao jornal 'Record'.
Antes, falou da presente prestação: "Está a fazer uma boa época. Os jogadores nesta idade evoluem rapidamente, especialmente quando estão expostos a estes estímulos. Existe um período de adaptação, que parece que já está a estabilizar neste momento e o Travassos está cada vez mais enquadrado e confiante. Isso só vai fazer com que a sua performance aumente e ele consiga mostrar qualidade", começou por dizer.
Relembrou, depois, o jogador na formação leonina: "Já havia alguma expectativa sobre o futuro do Travassos, veio muito cedo para os sub-23, salvo erro veio como juvenil de segundo ano, sub17 ou sub-18, já a começar a jogar dois escalões acima. Só isso já demonstra que a expectativa na altura no Sporting era grande sobre o Travassos", explicou Filipe Neto.
Prosseguiu: "Depois as suas qualidades técnicas, físicas e o facto de ser ambidestro, jogando tão bem com o pé direito como com o esquerdo e isso permitir-lhe jogar nos dois lados, faz com que essa adaptabilidade possa valorizá-lo ainda mais como jogador e torná-lo mais útil num plantel. Já havia alguma expectativa, mas ainda está no início e vamos ver até onde poderá chegar", atirou.
Por último, falou do futuro, que pode passar por Alvalade: "Se conseguir apresentar qualidade com consistência poderá aproveitar as oportunidades que poderão surgir. Se me perguntar se o Travassos para qualidade vir a ser opção no Sporting, acredito que sim, tem qualidade e potencial, mas isso terá de vir ao de cima e também terá de surgir o timing correto para as coisas acontecerem. E espero que sim, o Travassos merece, mas sabemos que não depende só dele. Na parte que depende dele, ainda tem muito trabalho pela frente, é o mais importante e é onde tem de se focar", rematou Filipe Pedro.
Ponta de lança dinamarquês dos leões tem estado em grande destaque no último mês, muito em virtude da ausência de Viktor Gyokeres nos leões
|
0Conrad Harder, jogador do Sporting, tem estado em destaque nas recentes partidas dos leões. A lesão de Viktor Gyokeres, e a sua gestão física devido ao muito desgaste, obrigaram a maior utilização do avançado dinamarquês, que tem correspondido às chamadas do treinador verde e branco. O jovem fez, recentemente, uma partilha na sua página pessoal da rede social Instagram, que deixou muitos adeptos curiosos.
Isto porque, depois da vitória por 3-1, no jogo em Alvalade frente ao Farense, que contou para a 20ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o treinador do Sporting, Rui Borges, tinha dado folga aos jogadores antes do início da preparação do clássico contra o Porto, que se joga na próxima sexta feira, dia 7 de fevereiro, no Dragão.
Conrad Harder parece não ter acedido ao pedido do treinador, e passou a folga... a trabalhar. O jovem avançado partilhou uma fotografia na rede social Instagram onde surge ao lado de um amigo, a posar, logo depois de uma sessão de ginásio.
Relembrar também que, recentemente, Harder recebeu em Portugal dois influencers dinamarqueses, Paluch e Momme. Os dois assistiram ao vivo ao Sporting - Bolonha, e passaram um dia na casa do avançado dos leões, onde este lhes mostrou a coleção de camisolas que tem, e ainda ofereceu um exemplar, assinado, para uma angariação de fundos.
Conrad Harder, que chegou ao Sporting no verão de 2024, leva, esta temporada, com a Listada verde e branca, 28 partidas disputadas em todas as competições, nas quais atingiu já o registo de nove golos marcados, e ainda quatro assistências efetuadas.
Ex-jogador do Sporting e da seleção nacional completa hoje 40 anos. O antigo lateral continua a ser lembrado pelo golo que marcou ao AZ Alkmaar, em 2005
|
0Esta terça-feira, dia 4 de fevereiro, Miguel Garcia celebra o seu 42.º aniversário, o que nos leva a recordar uma carreira repleta de momentos marcantes no futebol. Natural de Moura, o ex jogador do Sporting iniciou a sua formação no clube ainda na fase de iniciados, onde rapidamente se destacou pela sua capacidade e dedicação. Começou como central, mas foi na lateral direita que encontrou o seu espaço, logo nas camadas jovens.
Miguel Garcia foi integrado na equipa B do Sporting antes de subir à equipa principal em 2003/04, na qual rapidamente se estabeleceu como titular no lado direito da defesa. Durante três temporadas, o lateral fez parte de uma equipa que lutava por títulos e participou ativamente nas competições europeias, incluindo a famosa Taça UEFA de 2005. Nesse torneio, viveu um dos momentos mais emocionantes da sua carreira, ao marcar o golo que garantiu ao Sporting um lugar na final da competição e que lhe valeu, desde então, a alcunha de 'herói de Alkmaar', dado que o golo que carimbou a passagem foi apontado diante dos neerlandeses do AZ Alkmaar.
Em 2004, Miguel Garcia recebeu o Prémio Stromp na categoria "Especial Europeu", após ter feito parte da Seleção Nacional Sub-21 que ficou em 3º lugar no Campeonato da Europa da categoria, disputado na Alemanha. O seu impacto tanto no Sporting quanto na Seleção refletia o talento e a consistência que o caracterizavam como jogador.
Na sua quarta época ao serviço do Sporting, sob o comando de Paulo Bento, o lateral teve menos espaço, participando apenas em nove jogos. Contudo, fez parte do grupo que conquistou a Taça de Portugal, em 2007. No final da temporada, Miguel Garcia foi dispensado, marcando o fim da sua passagem pelo clube que o viu crescer.
Após sair do Sporting, Miguel Garcia fez carreira no exterior. Transferiu-se para a Itália, onde jogou no Reggina, mas uma grave lesão afastou-o dos campos por um longo período. Mais tarde, regressou a Portugal para representar o Olhanense e, posteriormente, foi chamado pelo Sp. Braga para substituir João Pereira, que tinha vindo para o clube de Alvalade. Em Braga, Miguel teve um papel fundamental nas campanhas históricas que levaram a equipa à final da Liga Europa em 2011 e ao 2º lugar no campeonato.
Após o sucesso em Portugal, o lateral seguiu para a Turquia, jogando pelo Orduspor e, mais tarde, para o Maiorca em Espanha. Apesar das dificuldades, Miguel Garcia sempre se manteve competitivo, fazendo ainda uma breve passagem pela Índia, onde jogou no North East United e no Sporting de Goa.
Hoje, ao celebrar mais um aniversário, Miguel Garcia é recordado por ser uma figura importante na história do Sporting e pela sua contribuição tanto a nível nacional quanto internacional. Com uma carreira rica em experiências e conquistas, Garcia continua a ser uma referência para muitos no mundo do futebol.