Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Negócio fechado! Silas volta a clube onde já foi feliz; Ex Sporting assina pelo...

Antigo treinador do emblema verde e branco regressa ao ativo, após ter abandonado comando técnico do Marítimo no passado mês de outubro

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Nov 2024 | 16:47 |

Icon Comentário0

É negócio fechado. Jorge Silas vai ser o novo treinador da União de Leiria. O técnico foi o escolhido para assumir a equipa e suceder a Filipe Cândido. Depois de ter acordado a saída do Marítimo recentemente, o antigo treinador do Sporting está assim de regresso à Segunda Liga para orientar uma equipa onde se destacou também como jogador profissional.


Apesar de ter eliminado o Nacional, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, a equipa segue no 13.º lugar da II Liga, com apenas três vitórias em 11 jogos. Recorde-se que Filipe Cândido estava no clube há praticamente um ano, depois de ter substituído Vasco Botelho da Costa, a meio da última temporada.


Aos 48 anos, Silas prepara-se para assumir o comando técnico da União Leiria, emblema português por onde já tinha passado em duas ocasiões enquanto jogador de futebol (entre 2001 e 2003, assim como em 2009/10 e na primeira meta da temporada de 2010/11).


O último clube que treinou foi o Marítimo, também da Segunda Liga, clube ao serviço do qual disputou apenas cinco jogos esta época. Entrou na 5.ª jornada e saiu na 8.ª ronda da Liga 2, onde somou duas vitórias em cinco jogos. Dirigiu ainda a equipa na segunda eliminatória da Taça de Portugal, perdendo com o Pevidém após prolongamento.

Silas chegou ao Sporting a meio da temporada 2019/20. Realizou 28 jogos, tendo alcançado 17 vitórias. Saiu em março de 2020, após uma derrota frente ao Famalicão (3-1) e confirmou na conferência de imprensa que não era mais o técnico dos leões. O treinador confirmou ainda, mais rápido do que o próprio Sporting, a chegada de Ruben Amorim para o substituir.



Futebol

Agente de Issa Doumbia sem papas na língua: “Se o Spor­ting me ligar vou direto"

Médio do Venezia é um dos principais alvos dos verdes e brancos para o próximo mercado de transferências e empresário já teceu comentários

Issa Doumbia continua a ser um dos nomes referenciados pelo Sporting para reforçar o meio-campo e agente já comentou
Issa Doumbia continua a ser um dos nomes referenciados pelo Sporting para reforçar o meio-campo e agente já comentou

21 Abr 2026 | 11:25 |

Icon Comentário0

Issa Doumbia continua a ser um dos nomes referenciados pelo Sporting para reforçar o meio-campo da equipa orientada por Rui Borges na próxima temporada, e o empresário do jovem italiano vê com bons olhos uma eventual mudança para Alvalade.


Em declarações ao jornal O Jogo, Cheikh Sadibou Fal admitiu que, apesar de não ter existido contacto direto com os leões, o interesse seria bem recebido. "Nunca tive con­tac­tos com nin­guém do Spor­ting, agora, se tive­ram com o Veneza não sei", começou por explicar.


Ainda assim, não escondeu o entusiasmo perante esse cenário. “Se o Spor­ting me ligar vou direto, vou a cor­rer. Espero que me liguem [risos]. O Spor­ting é uma grande equipa da Europa, joga regu­lar­mente a Liga dos Cam­peões. Para ele seria um salto gigante, seria um sonho", afirmou.


O representante do médio do Venezia garantiu também que, até ao momento, não houve qualquer abordagem formal, deixando claro que uma eventual proposta seria analisada com atenção. "Até hoje não houve con­tacto do Spor­ting, mas se nos liga­rem ire­mos con­si­de­rar seri­a­mente a situ­a­ção, tal como se o Ben­fica nos ligar, tam­bém li sobre o inte­resse do Ben­fica", referiu.

Esta temporada, ao serviço do Venezia, Issa Doumbia – avaliado em 8 milhões de euros – leva 35 encontros disputados. Ao todo, nos 2.919 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio marcou oito golos e fez quatro assistências na conta pessoal.



Futebol

Frederico Varandas toma decisão impactante para o Porto - Sporting

Presidente dos verdes e brancos tem estado em alta tensão com André Villas-Boas e Clássico promete aquecer dentro e fora do relvado

Frederico Varandas decidiu acompanhar o Sporting na deslocação ao Porto, numa altura decisiva da temporada
Frederico Varandas decidiu acompanhar o Sporting na deslocação ao Porto, numa altura decisiva da temporada

21 Abr 2026 | 10:59 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas decidiu acompanhar o Sporting na deslocação ao Porto, numa altura decisiva da temporada. O Presidente do Clube de Alvalade viaja com a comitiva para o duelo frente aos dragões, referente às meias-finais Taça de Portugal.


A equipa parte de Lisboa ao final da tarde, com saída prevista para as 18h00, optando pela viagem de avião. A escolha visa reduzir o desgaste físico, evitando uma deslocação longa de autocarro e garantindo maior conforto aos jogadores, numa fase em que o calendário tem sido particularmente exigente.


Contas feitas, este será já o sexto jogo dos verdes e brancos no mês de abril, que ainda reserva mais compromissos importantes, com a visita ao AVS SAD e a receção ao Tondela, agendadas para os dias 26 e 29, respetivamente.


Vale lembrar que Rui Borges tem algumas baixas para o Porto - Sporting. Iván Fresneda, Nuno Santos, Fotis Ioannidis, Luís Guilherme e João Simões estão entregues ao departamento médico dos leões e, à data, não deverão seguir com a comitiva.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.



Futebol

Rui Borges já tem estratégia definida para o Porto - Sporting

Leões e dragões medem forças na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, em partida válida para as meias-finais da Taça de Portugal

Apesar do cansaço acumulado, não é esperada uma revolução no onze de Rui Borges para o Porto - Sporting, da Taça de Portugal
Apesar do cansaço acumulado, não é esperada uma revolução no onze de Rui Borges para o Porto - Sporting, da Taça de Portugal

21 Abr 2026 | 10:40 |

Icon Comentário0

O Sporting entra em campo no Dragão frente ao Porto sob forte desgaste, depois da eliminatória europeia frente ao Arsenal e do dérbi com o Benfica, mas com um objetivo claro: garantir a presença na final da Taça de Portugal. A equipa de Rui Borges defende a vantagem de 1-0 trazida da primeira mão.


Apesar do cansaço acumulado, não é esperada uma revolução no onze. As limitações do plantel, sobretudo devido ao número de jogadores lesionados, obrigam o técnico a apostar na continuidade, com apenas alguns ajustes pontuais para equilibrar a equipa.


Na defesa, Zeno Debast surge como forte candidato a entrar no lugar de Ousmane Diomande, oferecendo maior capacidade de saída com bola e formando dupla com Gonçalo Inácio. Esta pode vir a ser uma das principais alterações de Rui Borges.


No entanto, o técnico também pode mexer no meio-campo. A condição física de Hidemasa Morita pode levar à entrada de Daniel Bragança no onze para o Clássico, garantindo maior critério na circulação e criatividade no jogo ofensivo.

Já na ala direita reside a principal dúvida. Com Iván Fresneda de fora, a escolha deverá recair entre Georgios Vagiannidis e Eduardo Quaresma. O grego oferece maior profundidade ofensiva, mas a consistência defensiva do internacional português poderá pesar na decisão, sobretudo num jogo em que a gestão da vantagem será determinante.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Iván Fresneda no Porto - Sporting? Rui Borges já tem resposta
Futebol

Iván Fresneda no Porto - Sporting? Rui Borges já tem resposta

21 Abr 2026 | 09:49

Icon Comentário0
City, United e Arsenal já fazem fila pela contratação de canhoto do Sporting
Futebol

City, United e Arsenal já fazem fila pela contratação de canhoto do Sporting

21 Abr 2026 | 09:32

Icon Comentário0
Panorama de Fotis Ioannidis mudou e Sporting recebe tremendas notícias
Futebol

Panorama de Fotis Ioannidis mudou e Sporting recebe tremendas notícias

21 Abr 2026 | 09:10

Icon Comentário0