
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa principal do Sporting realizou mais uma sessão de trabalho, esta sexta-feira, dia 15 de novembro, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Neste novo treino, sob as ordens de João Pereira, voltaram a ser muitos os jovens da formação a serem chamados pelo novo timoneiro dos leões, nomeadamente Lucas Taibo, central que chegou a ser cobiçado pelo Man City, de Pep Guardiola (Recorde AQUI).
Além do defesa espanhol, também Luís Gomes, Samuel Justo, Adam Arvelo, José Silva, Pedro Silva, David Moreira, Alexandre Brito, Rafael Besugo, Afonso Lee, Lucas Anjos, Rodrigo Marquês, Francisco Canário, Pedro Miguéis e Guilherme Pires foram os jovens chamados à sessão de trabalhos.
O treino voltou a ficar marcada pela muita juventude para colmatar a ausência dos vários jogadores ao serviço das respectivas seleções: Viktor Gyokeres (Suécia), Franco Israel e Maxi Araújo (Uruguai), Ousmane Diomande (Costa do Marfim), Zeno Debast (Bélgica), Geny Catamo (Moçambique), Hidemasa Morita (Japão), Francisco Trincão (Portugal), Morten Hjulmand (Dinamarca), Conrad Harder (Dinamarca sub-21), Diogo Pinto, Eduardo Quaresma e Geovany Quenda (Portugal sub-21). No sábado, dia 16 de novembro, o plantel vai voltar a treinar durante a manhã, à porta fechada, na Academia.
Neste momento, os verdes e brancos seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos, e estão na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem 27 pontos. No terceiro posto, está o Benfica com 25 (menos um jogo).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 22 de novembro, frente ao Amarante, em jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma que milita na Liga 3 marcará a estreia de João Pereira pela equipa A dos leões e jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Pupilo de Rui Borges tem sido um nome fundamental para o Clube de Alvalade nas duas últimas temporadas, mas conta que nem tudo foi um mar de rosas
|
Viktor Gyokeres tem sido a figura de maior destaque do Sporting nas duas últimas temporadas e principal responsável pela conquista de um campeonato onde marcou 39 golos. Em entrevista, o jogador começou por falar dos primeiros tempos em que chegou aos leões e de que foi chamado de "gordo".
"Até me chamaram gordo quando cheguei à primeira pré-temporada"
"Há sempre essas conversas. Até me chamaram gordo quando cheguei à primeira pré-temporada. Há sempre isso. Só tenho de me afirmar para dar boas manchetes...", começou por dizer o atacante sueco à SIC, antes de abordar a forma como os defesas contrários o abordam durante os encontros.
"Para mim é igual. Acho que depende do defesa e da forma como o faz. Se me enfrentam com muita força e me tirarem sempre a bola, é difícil. Mas se recuarem e não me deixarem passar, estão a sair-se bem. Não são meigos comigo, mas se eu continuar com bola e avançar com ela, ou se me conseguir virar e criar perigo no ataque", apontou.
O goleador diz trabalha em prol da equipa: Na verdade marquei mais do que assisti. Com Benfica? Claro que procuro os meus companheiros e vejo se estão em melhor posição. Em muitas situações, eles também estão bem posicionados e tento encontrá-los".
"Talvez não tenhamos jogado tão bem como queríamos, mas defrontámos uma equipa muito boa"
O avançado sueco recordou que, na semana do jogo no Estádio da Luz, "dava para sentir que estava a chegar um jogo grande": "Estávamos entusiasmados com o jogo. Fomos lá e conseguimos um ponto bom. Talvez não tenhamos jogado tão bem como queríamos, mas defrontámos uma equipa muito boa. Não é fácil controlar os jogos todos durante 90 minutos como queremos. Conseguimos um ponto e, no jogo seguinte, conquistámos o título", disse o goleador dos leões (que referiu que mudaria as regras da Bota de Ouro).
Sueco está, neste momento, isolado no primeiro lugar; Kylian Mbappé (Real Madrid) e Mohamed Salah (Liverpool) ainda têm mais um jogo
|
Viktor Gyokeres está, neste momento, isolado no primeiro lugar na corrida à Bota de Ouro, mas Kylian Mbappé e Mohamed Salah ainda têm mais um jogo nos seus respetivos campeonatos, ao contrário do sueco, pelo que podem ultrapassá-lo. O avançado do Real Madrid precisa de apenas um golo e o egípcio de dois. O jogador do Sporting diz que, se pudesse, mudaria as regras.
"É justo dizer que o vencedor será aquele que tiver o melhor desempenho"
"Não estou preocupado. Claro que há quem fale disso à minha volta, mas, neste momento, não está nas minhas mãos, por isso tento não pensar nisso. Penso que é justo dizer que o vencedor será aquele que tiver o melhor desempenho", disse, em entrevista à SIC.
"Claro que se pudesse mudar as regras agora, fá-lo-ia"
Os golos do pupilo de Rui Borges valem 1,5 pontos, enquanto o dos rivais valem por dois por jogarem nas cinco principais ligas europeias: "Entendo a classificação e tem sido assim. Claro que se pudesse mudar as regras agora, fá-lo-ia, mas não está nas minhas mãos, como já disse, portanto vamos ver", acrescentou, comentando a conquista do bicampeonato como o mais importante.
"Fantástico, claro. Foi uma longa época e conseguirmos em casa no último jogo da Liga foi fantástico. Era o que queríamos esta época e consegui-lo finalmente foi ótimo. Para mim ambos foram especiais de formas diferentes, por isso é difícil escolher uma. Porque na época passada foi o meu primeiro ano e foi fantástico conseguir o meu primeiro título aqui.
O jogador lembrou ainda a época atribulada vivida em Alvalade com três treinadores a orientar os leões: "Este ano aconteceram muitas coisas durante a época, por isso foi incrível ser campeão mesmo assim", afirmou o goleador que pode estar prestes a cumprir o último jogo pelos leões na final da Taça frente ao Benfica. Na mesma entrevista, o jogador falou do seu futuro.
Futebolista sueco é um dos jogadores mais cobiçados do atual plantel do emblema verde e branco; Futuro do atleta continua por definir
|
O futuro de Viktor Gyokeres foi um dos temas da mais recente entrevista concedida pelo jogador sueco, esta quarta-feira, dia 21 de maio. Questionado sobre onde jogará na próxima temporada, o jogador optou por não ser claro na resposta, mas deixou a promessa aos adeptos que continuará a marcar muitos golos.
"Como se viu esta época, nunca se sabe. É a mesma coisa agora, veremos no futuro"
"Espero continuar a melhorar e a marcar golos". Em Portugal? "Vamos ver. É o futuro. O futebol também é assim. Nunca se sabe o que vai acontecer. Como se viu esta época, nunca se sabe. É a mesma coisa agora, veremos no futuro", referiu o avançado, à SIC.
O Arsenal é nesta altura o principal pretendente. Os 'gunners' são um dos emblemas que, em Inglaterra, mais agradam ao camisola 9 dos verdes e brancos. Ainda assiml Chris Gyokeres, tio do avançado, disse que a família considerou que o jogador tem de continuar em Alvalade e mostrou-se fascinado pelo ambiente criado em torno do sobrinho (Recorde AQUI).
Com a época quase terminada, os rumores de saída voltam a ganhar força. Depois de duas épocas inesquecíveis, o nome de Gyokeres está na mira de vários tubarões europeus. Certo é que, independentemente do futuro, os adeptos leoninos jamais esquecerão o nórdico.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 51 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.130 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 53 golos e fez 13 assistências.