Futebol
Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Fatawu está cada vez mais próximo de ser jogador do Leicester em definitivo. Os foxes encontram-se apenas a três pontos da subida do Championship à Premier League, o que resultaria na mudança do extremo do Sporting.
No acordo de cedência celebrado no verão de 2023, a opção de compra (no valor de cerca de 17 milhões de euros) tornar-se-ia numa cláusula obrigatória, caso o próprio jogador realizasse pelo menos 60% dos jogos (com um mínimo de 45 minutos cada) no Leicester ou se a equipa subisse de divisão. Neste momento, a formação orientada por Enzo Maresca encontra-se no topo da classificação com 94 pontos.
De lembrar ainda que, aquando da contratação de Fatawu ao Steadfast (em 2021, a troco de 1,2 milhões de euros), a SAD leonina definiu um acordo com o clube ganês no sentido de a antiga equipa do extremo também ser ressarcida financeiramente num eventual negócio. Assim, o Steadfast terá direito a 50% de uma mais-valia no negócio de Fatawu, pelo que a direção liderada por Frederico Varandas irá amealhar 6,5 milhões de euros líquidos com a venda definitiva de um ativo que ainda é seu.
Recorde-se que em 2022/23, Abdul Fatawu – avaliado em 7 milhões de euros – realizou 26 jogos entre a equipa principal, o conjunto secundário e os juniores dos leões. Ao todo, o extremo marcou cinco golos e fez uma assistência, mas nunca foi, de facto, aposta de Rúben Amorim, sendo cedido ao conjunto que se sagrou campeão inglês, na temporada 2015/16.
Esta temporada, explodiu sob comando de Enzo Maresca. O treinador italiano conseguiu tirar partido do jogador, que, em 41 partidas disputadas (2.833 minutos), conseguiu marcar sete golos e fazer 12 assistências, ambos máximos de carreira.