Futebol
Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0É negócio quase fechado: Emmanuel Amunike, antigo jogador do Sporting, está muito perto de ser o novo selecionador da Nigéria, segundo avança o jornal A Bola. O ex-leão é o escolhido para suceder a José Peseiro, que abandonou o cargo, após o segundo lugar na última edição da CAN.
Enquanto treinador, Emmanuel Amunike já orientou os sub-17 da Nigéria e venceu o Mundial da categoria em 2015. Foi ainda selecionador da Tanzânia entre 2018 e 2019. As 'Super Águias' só voltam a jogar em junho, diante da África do Sul, em jogo da qualificação para o Mundial 2026.
De recordar que José Peseiro foi selecionador da Nigéria desde 2022 e saiu depois da final perdida para a anfitriã Costa do Marfim (2-1). O técnico português, de 64 anos, já tinha sido selecionador da Arábia Saudita e Venezuela.
Em Portugal, além do Sporting, o técnico orientou clubes como o Nacional, Braga, Porto e Vitória de Guimarães. No estrangeiro passou por Panathinaikos (Grécia), Al Wahda e Al Sharjah (Emirados Árabes Unidos), Al-Ahly (Egito) ou Al Hilal (Arábia Saudita).
José Peseiro conta com duas passagens como treinador principal do Clube de Alvalade (2004 a 2006 e 2018). Na sua segunda oportunidade pelos leões, em julho de 2018, foi contratado pela Comissão de Gestão liderada por Artur Torres Pereira.
Já Emmanuel Amunike chegou ao Sporting na temporada de 1994/95 proveniente do Zamalek (Egito). Pelo Clube de Alvalade, o ex-atacante realizou 70 jogos, com 21 golos marcados e nove assistências. Conquistou uma Supertaça (1995) e uma Taça de Portugal (1994/95), antes de rumar ao Barcelona em janeiro de 1997.