Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Emmanuel Amunike está muito perto de ser oficializado como novo selecionador da Nigéria. O antigo futebolista do Clube de Alvalade vai ocupar o lugar deixado vago por José Peseiro, adianta o jornal A Bola, esta seguda-feira, dia 22 de abril.
Enquanto treinador, Emmanuel Amunike já orientou os sub-17 da Nigéria e venceu o Mundial da categoria em 2015. Foi ainda selecionador da Tanzânia entre 2018 e 2019. As 'Super Águias' só voltam a jogar em junho, diante da África do Sul, em jogo da qualificação para o Mundial 2026.
De recordar que José Peseiro foi selecionador da Nigéria desde 2022 e saiu depois da final perdida para a anfitriã Costa do Marfim (2-1). O técnico português, de 64 anos, já tinha sido selecionador da Arábia Saudita e Venezuela.
Em Portugal, além do Sporting, o técnico orientou clubes como o Nacional, Braga, Porto e Vitória de Guimarães. No estrangeiro passou por Panathinaikos (Grécia), Al Wahda e Al Sharjah (Emirados Árabes Unidos), Al-Ahly (Egito) ou Al Hilal (Arábia Saudita).
José Peseiro conta com duas passagens como treinador principal do Clube de Alvalade (2004 a 2006 e 2018). Na sua segunda oportunidade pelos leões, em julho de 2018, foi contratado pela Comissão de Gestão liderada por Artur Torres Pereira, com Sousa Cintra na SAD, foi despedido em outubro por Frederico Varadas. Em 14 jogos, venceu por nove ocasiões, empatou uma e perdeu por quatro vezes.
Já Emmanuel Amunike chegou ao Clube de Alvalade na temporada de 1994/95 proveniente do Zamalek (Egito). Pelo Clube de Alvalade, o ex-atacante realizou 70 jogos, com 21 golos marcados e nove assistências. Conquistou uma Supertaça (1995) e uma Taça de Portugal (1994/95), antes de rumar ao Barcelona (Espanha) em janeiro de 1997.