Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Jan 2026 | 08:30 |
Bernardo Palmeiro centrou atenções no imediato do Sporting na Taça de Portugal, sublinhando a dificuldade do duelo com o AVS nos quartos de final e evitando projetar cenários futuros, apesar da possibilidade de um clássico com o Porto nas meias-finais.
"Queria começar por dar os parabéns ao Fafe e ao Torreense. É a prova de que o futebol profissional e os projetos de SAD’s profissionais em Portugal estão a crescer. Começamos cada vez mais a diferença entre divisões a encurtar", começou por dizer o diretor desportivo dos leões, em declarações ao Canal 11.
"Não há jogos fáceis, muito menos na Taça de Portugal. Estamos focados no jogo com o AVS e é difícil falar do que vamos encontrar depois. É uma equipa do nosso escalão e temos um calendário apertado. Se tivermos a felicidade de passar, apanhamos o Porto, que eliminou o Benfica e está num momento bom. Somos os detentores dos títulos e temos a obrigação de ambicionar voltar a ganhá-lo", vincou ainda Bernardo Palmeiro.
De resto, o diretor desportivo do Sporting reforçou ainda o respeito pelos adversários e lembrou o contexto exigente da temporada: "Sorteio é sorteio. A duas eliminatórias teríamos sempre dificuldades. Estamos em várias provas, temos tido problemas com lesões. Os percursos que Fafe e Torreense têm feito merecem todo o respeito. São equipas que vão com muita ambição".
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Antigo treinador do Sporting deixou o comando técnico do Manchester United e surgem novos rumores que o colocam no lugar de José Mourinho
16 Jan 2026 | 08:15 |
Caso José Mourinho seja aliciado a deixar o Benfica e a rumar ao Real Madrid, Ruben Amorim é apontado como principal opção do rival eterno do Sporting para o seu comando técnico, informação que se encontra a ser avançada pela imprensa internacional.
Esta quinta-feira, surgiram informações que apontam para um cenário que, até há pouco tempo, parecia improvável. Segundo o jornalista Rudi Galetti, o Real Madrid estará a acompanhar de perto a possibilidade de um regresso de José Mourinho ao Santiago Bernabéu. Perante esse contexto, o nome de Ruben Amorim surge como o principal candidato para assumir o comando técnico do Benfica, caso se confirme a saída do atual treinador.
A situação no clube espanhol também contribui para este enquadramento. Os recentes resultados negativos do Real Madrid, aliados a um início complicado de Arbeloa à frente da equipa, poderão levar os responsáveis madrilenos a considerar novamente o técnico português, que orientou o clube entre 2010/11 e 2012/13.
Refira-se ainda que José Mourinho tem no seu contrato com o Benfica uma cláusula que lhe permite rescindir sem indemnização até dez dias após o final da época, o que abre margem para uma eventual saída no término da temporada.
Quanto a Ruben Amorim, recorde-se que o treinador deixou recentemente o Manchester United, após um empate frente ao Leeds e uma conferência de imprensa que marcou o seu afastamento. Antes da experiência em Inglaterra, Amorim esteve cerca de seis épocas à frente do Sporting, período no qual conquistou três títulos de campeão nacional, incluindo a última temporada, na qual somou 11 vitórias em 11 jornadas antes da saída.
Confira a publicação:
Depois da saída de Ruben Amorim, recentes rumores sobre a postura do internacional português começaram a vir à tona neste mercado de transferências
16 Jan 2026 | 08:00 |
Bruno Fernandes não tem intenção de deixar o Manchester United no imediato. Apesar das notícias que apontam para uma possível saída ainda neste mercado de janeiro, na sequência da saída de Ruben Amorim do comando técnico, o médio internacional português pretende manter-se em Old Trafford nesta fase.
De acordo com a BBC, o capitão dos red devils quer cumprir a temporada ao serviço do clube, colaborando com Michael Carrick na liderança da equipa até que seja escolhido um treinador em definitivo, depois do período interino em que Darren Fletcher orientou a formação inglesa por dois encontros.
A mesma fonte adianta, contudo, que o médio pondera voltar a analisar o seu futuro no final da época, altura em que entrará no último ano de contrato com o Manchester United. Nessa altura, o calendário inclui ainda a participação de Portugal no Mundial de 2026, competição que se estende até meados de julho, já com o mercado de transferências aberto.
Em declarações recentes, Bruno Fernandes reconheceu ter ficado desapontado com a abertura do clube a uma eventual transferência para o Al Hilal no último verão, embora tenha referido que Ruben Amorim defendeu a sua permanência. Segundo a BBC, caso venha a sair, a prioridade do internacional português passará por continuar a competir no futebol europeu.
"Pensei que a empatia e o carinho que tinha com o clube eram iguais. Mas essa empatia pode existir, mas chega a um ponto em que o dinheiro é mais importante do que tu. O clube queria que eu fosse [embora]. Disse isso aos diretores. Acho que não tiveram a coragem de tomar essa decisão porque o míster me queria. Se tivesse dito que queria sair, o clube tinha-me deixado ir", vincou o antigo jogador do Sporting, declarações que fizeram correr muita tinta em Old Trafford.
Presidente dos dragões foi confrontado com o sorteio realizado na última quinta-feira, dia 15 de janeiro, pela Federação Portuguesa de Futebol
16 Jan 2026 | 07:45 |
Ficou a saber-se, na quinta-feira, que se o Sporting vencer o AVS, terá lugar marcado nas meias-finais da Taça de Portugal frente ao Porto. Após o sorteio, André Villas-Boas antecipou o possível clássico, apesar de os leões ainda terem um desafio pela frente.
"Sim, mais dois clássicos numa altura decisiva para o calendário de ambos. O sorteio ditou o Porto - Sporting, que seja também a continuação deste espetáculo magnífico que é a Taça de Portugal nesta época desportiva, com muitas surpresas", afirmou o presidente dos dragões.
Alertado para o facto de os verdes e brancos ainda terem de ultrapassar os quartos de final, Villas-Boas reagiu: "Exatamente, o Sporting ainda tem de ganhar ao Aves, perdão, no pressuposto de que o Sporting passe o seu jogo contra o Aves. A acontecer esse jogo será numa semana em que há também um Benfica - Porto. Teremos também uma surpresa na final desde já com um jogo que será disputado entre o Fafe e o Torreense e que seja bem disputado e que traga mais valor e essa novidade ao Jamor".
Vale lembrar que a partida dos quartos de final frente ao AVS foi adiada para fevereiro, após um pedido formal dos leões aceite pelas FPF. O principal motivo prende-se com o elevado número de baixas que assola o plantel de Alvalade, permitindo assim ganhar tempo para recuperar peças fundamentais. Paralelamente, a transmissão televisiva surge como o outro fator determinante, com ambos os clubes a negociar com a Federação Portuguesa de Futebol e as operadoras (RTP ou SportTV) a data definitiva do encontro.
O percurso da equipa treinada por Rui Borges na prova rainha começou com um triunfo suado frente ao Paços de Ferreira, por 3-2, na terceira eliminatória. Seguiu-se uma vitória tranquila em Alvalade perante o Marinhense (3-0) e, já nos oitavos de final, os leões garantiram o apuramento com contornos dramáticos, ao eliminarem o Santa Clara por 3-2, após prolongamento.