
Modalidades
Exclusivo Leonino - Extremo que assinou duas vezes pelo Sporting não convenceu e vai sair
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
Sporting CP está a ser rei nas modalidades. De todas as principais que se jogam em pavilhão, o leão faz, para já, um quatro em cindo nas lideranças dos campeonatos. As tabelas classificativas de hóquei em patins, Basquetebol, andebol e Futsal masculinos estão pintadas a verde e branco, e apenas no Voleibol, o Sporting aparece no segundo lugar. Nas Taças não é diferente e o Rei Leão segue fulgurante.
Futsal – Vitória no dérbi garantiu o topo
Nesta análise, o Leonino decidiu aleatoriamente começar pelo futsal. A equipa de Nuno Dias brilhou forte no passado domingo e assumiu a liderança do campeonato após bater o SL Benfica por dois golos sem resposta (LER AQUI), numa lição que teve João Matos como protagonista (LER AQUI).
O Sporting CP tem agora 46 pontos, mais dois que o eterno rival, e ainda vantagem no confronto direto, pelo que tem margem de erro para um empate nos nove jogos que faltam da fase regular. Os verdes e brancos são, ainda, o melhor ataque, com 100 golos em 17 jogos, e a segunda melhor defesa, com 39 tentos consentidos, tendo a melhor diferença de golos da competição: 61.
Nas outras competições, a defesa do título europeu não correu como esperado, sendo eliminados na Ronda de Elite. A temporada começou com a vitória na Supertaça, após goleada por 6-2 ao SL Benfica. Na Taça da Liga a equipa de Nuno Dias não foi tão feliz, registando uma derrota na final. Na Taça de Portugal, o Sporting CP defronta o AD Fundão este fim-de-semana, em jogo dos oitavos-de-final.
Andebol – Melhor é (quase) impossível
No que concerne ao andebol, a equipa de Thierry Anti tem sido quase perfeita. Um empate, no Dragão Arena, e 22 vitórias no campeonato dão a liderança em conjunto, precisamente com o FC Porto. Na Taça de Portugal os leões estão também nos oitavos-de-final, ainda não conhecendo o seu adversário.
O Sporting CP defronta este sábado o FC Gaia e depois tem três dos jogos mais decisivos da temporada. O duplo duelo europeu com o CS Dinamo Bucaresti e a receção ao FC Porto. Em caso de apuramento na Liga dos Campeões, o Sporting CP iguala a brilhante prestação do ano passado. Depois, caso vença o FC Porto, o Sporting CP consegue, quase de vez, a vantagem para o grupo de apuramento de campeão do campeonato português.
Hóquei em patins – A rolar para muitas conquistas
No Hóquei em Patins, a equipa campeã europeia também divide a liderança, mas desta vez com o SL Benfica, ambas com uma vantagem de quatro e cinco pontos sobre a demais concorrência direta.
A temporada começou com a conquista da Taça Continental, mas a prestação na Liga Europeia não está a correr a 100%, até agora, estando o Sporting CP no terceiro posto, mas com os mesmos pontos do Reus, segundo classificado, e a dois do Lodi, primeiro. É precisamente contra os italianos que jogamos este sábado, dia 15 de fevereiro, e uma vitória praticamente garante o apuramento. Na Taça de Portugal os leões de Paulo Freitas estão nos 16-avos-de-final, onde vão defrontar o CD Póvoa. Basquetebol – Novatos castigam rival e sobem ao primeiro
O basquetebol é a modalidade nova deste lote. Regressada 24 anos depois do seu fim, a equipa sénior lidera o campeonato com apenas uma derrota, e assumiu a liderança isolada da competição no passado dia 1 de fevereiro ao derrotar o SL Benfica (LER AQUI), numa cópia do que se passou no futsal, tendo agora vantagem no confronto direto.
Nas restantes competições, o Sporting CP foi derrotado nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, e está nos quartos-de-final da Taça de Portugal, onde vai defrontar a UD Oliveirense, equipa que derrotou os leões na Hugo dos Santos.
Voleibol – Na luta por todos os objetivos
Por fim o voleibol, a única modalidade em que o Sporting CP não lidera o campeonato, estando em segundo a seis pontos do líder. A equipa de Gersinho foi derrotada nos dois jogos frente ao SL Benfica, e tem o segundo posto da primeira fase praticamente garantido.
Na Europa os leões estão nos quartos-de-final da Challenge Cup, onde vão encontrar os húngaros do Pénzügyőr SE. Já na Taça de Portugal, os leões estão já nas meias-finais onde vão defrontar o AA São Mamede.
Atleta teve em destaque nas partidas do campeonato diante o Clube de Alvalade e vai começar a vestir a Listada verde e branca
|
Frederico Varandas assegurou a contratação de Miguel Correia para a equipa de basquetebol do Sporting. O plantel comandado por Luís Magalhães contrata o jogador à formação do Galitos, depois dos abandonos de Cat Barber e de Isiah Armwood, tal como já foi anunciado através de um Exclusivo do nosso Jornal.
Segundo informações avançadas pelo portal Basquetebol Portugal, o Clube de Alvalade vai poder contar com os serviços do base português para a próxima temporada da modalidade, depois do jogador ter feito duas excelentes prestações individuais contra os leões, nos play-offs.
Na temporada passada, o Sporting teve dois encontros marcados com a equipa do Barreiro a contar para os quartos-final do campeonato nacional, em que Miguel Correia foi o principal destaque do Galitos. Na primeira partida o jogador apontou 24 pontos. Já na segunda, o jogador contribuiu com 14.
Caso o negócio se venha a confirmar pelo Sporting, este será o terceiro reforço do basquetebol leonino, depois das contratações de João Fernandes e João Embaló à formação da Oliveirense. Para além destas transferências, Luís Magalhães poderá contar com os serviços de Malik Bowman, que estava emprestado ao Imortal.
Com 1,88 metros de altura, Miguel Correia já representou uma série de emblemas do panorama do basquetebol nacional, tendo inclusivamente uma passagem pelo campeonato italiano. Com 24 anos de idade, o base fez maior parte da sua formação no Queluz, passando depois pelo San Benedetto, Porto, Barreirense e mudando-se para o rival da cidade da margem sul.
Extremo da equipa das basquetebol do Clube de Alvalade ficou a conhecer planos dos responsáveis da secção para a próxima temporada
|
Isaiah Armwood não vai continuar na equipa de basquetebol do Sporting na próxima temporada desportiva, sabe o Leonino. O jogador regressou ao emblema verde e branco, em 2024, depois de primeira passagem em 2022/23, mas será um dos muitos atletas que não vão transitar para 2025/26.
Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador não correspondeu às expetativas que havia demonstrado na sua primeira passagem pelo Sporting e já não vai voltar a vestir a Listada verde e branca. Na primeira época, o basquetebolista conquistou dois títulos: uma Supertaça (2022/23) e uma Taça da Liga (2022/23), deixando os leões pouco depois para rumar ao Nishinomiya Storks, do Japão.
O regresso não correu de feição nem ao jogador nem à modalidade leonina que, além de não ter conquistado qualquer título em 2024/25, falhou a presença na final do Campeonato Nacional, ao perder nas meias-finais da competição nos três jogos frente ao Porto.
Em 2024/25, Isaiah Armwood somou uma média de 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas. O plantel do Sporting prepara-se para sofrer várias alterações relativamente a esta temporada, com um antigo colega do norte-americano a estar de regresso aos leões.
Luís Magalhães não está contente com as condições existentes no Sporting. O treinador é opinião de que o Sporting não tem, no momento, condições para competir com Porto e Benfica, grandes rivais da modalidade, pelo que são esperadas muitas mudanças.
Antigo jogador do emblema verde e branco participou no encontro e conquistou segundo campeonato consecutivo ao serviço do clube da Luz
|
A equipa de basquetebol do Benfica venceu, este domingo, 15 de junho, o Porto, por 93-71, e sagrou-se tetracampeã da modalidade. Daniel Relvão, antigo jogador do Sporting, participou no encontro e conquistou o segundo campeonato consecutivo ao serviço do clube da Luz.
Vindos de uma derrota no terceiro jogo na final, os encarnados entraram melhor na partida, acabando por se destacar no marcador e distanciando-se dos dragões nos minutos iniciais (21-19). No segundo parcial, as águias voltaram superiorizar-se e o resultado ao intervalo era favorável às águias (49-28).
No regresso dos balneários, para a segunda parte, o Benfica continuou por cima do rival azul e branco e, no terceiro quarto, permitiram uma ligeira aproximação (51-69). No quarto parcial, a turma de Norberto Alves conseguiu distanciar-se e volta a vencer o título.
Os encarnados reforçaram a liderança do ranking de vencedores da competição nacional com 31 títulos, contra 12 do Porto e nove do Sporting - que já tem um reforço garantido para 2025/26. O último título de campeão do emblema verde e branco aconteceu na temporada de 2020/21, sob comando técnico de Luís Magalhães.
Já Daniel Relvão esteve apenas uma temporada no Clube de Alvalade, tendo conquistado três títulos: Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça. Participou em 41 jogos pelo Sporting e terminou a época desportiva de 2021/22 com a média de 4,6 pontos por partida.