
Modalidades
Oficial! Varandas contrata extremo de 26 anos e Sporting tem novo jogador: "É um sonho"
18 Ago 2025 | 16:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
14 Fev 2020 | 12:53 |
Sporting CP está a ser rei nas modalidades. De todas as principais que se jogam em pavilhão, o leão faz, para já, um quatro em cindo nas lideranças dos campeonatos. As tabelas classificativas de hóquei em patins, Basquetebol, andebol e Futsal masculinos estão pintadas a verde e branco, e apenas no Voleibol, o Sporting aparece no segundo lugar. Nas Taças não é diferente e o Rei Leão segue fulgurante.
Futsal – Vitória no dérbi garantiu o topo
Nesta análise, o Leonino decidiu aleatoriamente começar pelo futsal. A equipa de Nuno Dias brilhou forte no passado domingo e assumiu a liderança do campeonato após bater o SL Benfica por dois golos sem resposta (LER AQUI), numa lição que teve João Matos como protagonista (LER AQUI).
O Sporting CP tem agora 46 pontos, mais dois que o eterno rival, e ainda vantagem no confronto direto, pelo que tem margem de erro para um empate nos nove jogos que faltam da fase regular. Os verdes e brancos são, ainda, o melhor ataque, com 100 golos em 17 jogos, e a segunda melhor defesa, com 39 tentos consentidos, tendo a melhor diferença de golos da competição: 61.
Nas outras competições, a defesa do título europeu não correu como esperado, sendo eliminados na Ronda de Elite. A temporada começou com a vitória na Supertaça, após goleada por 6-2 ao SL Benfica. Na Taça da Liga a equipa de Nuno Dias não foi tão feliz, registando uma derrota na final. Na Taça de Portugal, o Sporting CP defronta o AD Fundão este fim-de-semana, em jogo dos oitavos-de-final.
Andebol – Melhor é (quase) impossível
No que concerne ao andebol, a equipa de Thierry Anti tem sido quase perfeita. Um empate, no Dragão Arena, e 22 vitórias no campeonato dão a liderança em conjunto, precisamente com o FC Porto. Na Taça de Portugal os leões estão também nos oitavos-de-final, ainda não conhecendo o seu adversário.
O Sporting CP defronta este sábado o FC Gaia e depois tem três dos jogos mais decisivos da temporada. O duplo duelo europeu com o CS Dinamo Bucaresti e a receção ao FC Porto. Em caso de apuramento na Liga dos Campeões, o Sporting CP iguala a brilhante prestação do ano passado. Depois, caso vença o FC Porto, o Sporting CP consegue, quase de vez, a vantagem para o grupo de apuramento de campeão do campeonato português.
Hóquei em patins – A rolar para muitas conquistas
No Hóquei em Patins, a equipa campeã europeia também divide a liderança, mas desta vez com o SL Benfica, ambas com uma vantagem de quatro e cinco pontos sobre a demais concorrência direta.
A temporada começou com a conquista da Taça Continental, mas a prestação na Liga Europeia não está a correr a 100%, até agora, estando o Sporting CP no terceiro posto, mas com os mesmos pontos do Reus, segundo classificado, e a dois do Lodi, primeiro. É precisamente contra os italianos que jogamos este sábado, dia 15 de fevereiro, e uma vitória praticamente garante o apuramento. Na Taça de Portugal os leões de Paulo Freitas estão nos 16-avos-de-final, onde vão defrontar o CD Póvoa. Basquetebol – Novatos castigam rival e sobem ao primeiro
O basquetebol é a modalidade nova deste lote. Regressada 24 anos depois do seu fim, a equipa sénior lidera o campeonato com apenas uma derrota, e assumiu a liderança isolada da competição no passado dia 1 de fevereiro ao derrotar o SL Benfica (LER AQUI), numa cópia do que se passou no futsal, tendo agora vantagem no confronto direto.
Nas restantes competições, o Sporting CP foi derrotado nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, e está nos quartos-de-final da Taça de Portugal, onde vai defrontar a UD Oliveirense, equipa que derrotou os leões na Hugo dos Santos.
Voleibol – Na luta por todos os objetivos
Por fim o voleibol, a única modalidade em que o Sporting CP não lidera o campeonato, estando em segundo a seis pontos do líder. A equipa de Gersinho foi derrotada nos dois jogos frente ao SL Benfica, e tem o segundo posto da primeira fase praticamente garantido.
Na Europa os leões estão nos quartos-de-final da Challenge Cup, onde vão encontrar os húngaros do Pénzügyőr SE. Já na Taça de Portugal, os leões estão já nas meias-finais onde vão defrontar o AA São Mamede.
Com atletas leoninos, os Linces entraram como pé direito na competição e conquistaram o seu primeiro triunfo na prova em 18 anos
27 Ago 2025 | 17:52 |
Portugal entrou com o pé direito no Eurobasket 2025 ao vencer a Chéquia por 62-50. Apesar de contar com a presença de Diogo Ventura e Francisco Amarante, a maior figura do encontro acabou por ser mesmo Neemias Queta. A impressionante prestação do poste dos Boston Celtics ajudou a confirmar o primeiro triunfo dos linces nesta competição em 18 anos.
Apesar de uma diferença de 12 pontos no resultado final, a partida foi marcada pelo equilíbrio no marcador. Apesar de várias tentativas lusitanas em descolar no marcador, a formação do centro da Europa conseguia sempre acompanhar os pupilos de Mário Gomes, muito por culpa de Vit Krejci. O base dos Atlanta Hawks somou 10 pontos, quatro ressaltos e três assistências.
Indiscutivelmente, Neemias Queta foi o homem do jogo. O poste de 2,11m dos Boston Celtics registou um duplo duplo com 18 pontos e 15 ressaltos. Contou também com a ajuda de Rafael Lisboa com 15 pontos, dois ressaltos e duas assistências e o ex-Sporting Travante Williams com 10 pontos, cinco ressaltos e uma assistência.
Nesta partida, Diogo Ventura foi opção no cinco inicial de Mário Gomes. O capitão do Sporting - que já foi perfilado pelo nosso Jornal - somou 18 minutos de utilização, onde apontou dois pontos, um ressalto e uma assistência. O reforço leonino Francisco Amarante teve uma participação, sem qualquer estatística na partida.
A Seleção Nacional de basquetebol regressa às quadras, onde terá a difícil missão de enfrentar a equipa da Sérvia, formação que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024. O jogo está marcado para as 19h00 da próxima sexta-feira, dia 29 de agosto.
Atleta representou Clube de Alvalade por uma temporada e torna-se agora no mais recente reforço assegurado por António Salvador
23 Ago 2025 | 16:30 |
É oficial! Mike Fofana é reforço da equipa de basquetebol do Braga. O jogador chegou a representar a equipa do Sporting - que também tem feito uma série de investimentos na modalidade - por uma temporada, quando esteve ao serviço de Luís Magalhães, em 2021/22.
Mike Fofana: "Quero, simplesmentem melhorar a cada dia"
“Sinto que consigo fazer um pouco de tudo. Não me limito a uma única função porque acredito que os meus pontos fortes me permitem contribuir para a equipa de diversas formas dentro de campo”, disse o poste de 27 anos internacional pela Costa do Marfim aos meios de comunicação bracarenses.
“Quero, simplesmente, melhorar a cada dia. Acredito que, ao evoluir diariamente, contribuo não só para o meu crescimento pessoal, mas também para o fortalecimento da equipa. As minhas expetativas são claras: melhorar todos os dias, individualmente e em equipa. Ao adotarmos esta mentalidade, os resultados positivos acabam por surgir naturalmente”, concluiu Mike Fofana.
Depois de sair do Sporting, em 2022, o poste de 2,06m representou equipas como os ABC Fighters (Costa do Marfim), Feurs (França), Esgueira, Douanes (Senegal), Osorno (Chile), Rabat ( Marrocos) até ser anunciado como o mais recente reforço do Braga para a época 2025/26.
Vale a pena recordar que na sua passagem pelo Pavilhão João Rocha, Mike Fofana alcançou a marca dos 43 jogos de leão ao peito, onde as suas médias por jogo de 6,2 pontos, 1,0 assistências e 3,1 ressaltos contribuíram para a conquista de uma Taça de Portugal e uma Taça Hugo dos Santos para o Museu de Alvalade.
Recorde um triplo de Fofana pelo Sporting:
Atleta que passou de forma fugaz pelo emblema verde e branco assinou um contrato por uma temporada, até 2026, com o rival dos leões
21 Ago 2025 | 20:42 |
É oficial. O poste norte-americano Temidayo Yussuf, antigo jogador do Sporting, é o mais recente reforço do Benfica, tendo chegado dos israelitas do Ironi Nahariya e assinado contrato por uma temporada, até 2026, anunciou o clube da Luz, esta quinta-feira, dia 21 de agosto.
T. Yussuf: "Espero ajudar a dar continuidade a esse legado e ser campeão”
“Estou feliz por estar aqui. Expetativas? Que a equipa tenha sucesso e que continuemos a história que o Benfica tem vindo a escrever no que toca a vencer campeonatos. Espero ajudar a dar continuidade a esse legado e ser campeão”, observou o jogador, em declarações aos meios oficiais dos encarnados.
O atleta de 29 anos vai assim cumprir a terceira experiência em Portugal, onde já representou o Lusitânia dos Açores, em 2020/21, e o Sporting, em 2024, numa carreira iniciada no campeonato universitário dos Estados Unidos e com passagens por França e Israel.
T. Yussuf: "Todos jogam com intensidade e querem ganhar"
O basquetebolista declarou que há trabalho a fazer: "Há boas equipas no Campeonato Nacional. Todos jogam com intensidade e querem ganhar. Todos querem vencer o Benfica, por isso sabemos que temos um trabalho a fazer e temos de manter o rumo", concluiu.
Temidayo Yussuf chegou ao Clube de Alvalade em janeiro de 2024, tendo alcançado médias de 13,7 pontos, 1,4 assistências e 6,8 ressaltos ao longo de 14 partidas. No último mercado de verão, o atleta rumou a Israel, estando agora de volta à Liga portuguesa. Já a equipa leonina também vai sofrer várias alterações, sendo Claude Robinson um dos reforços.