Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Números do Sporting de Rúben Amorim são do outro mundo e há culpados identificados

Dados do Clube de Alvalade esta temporada têm sido impressionantes e dados colocam-nos entre os melhores emblemas da Europa

Rúben Amorim, treinador do Sporting, continua a bater recordes
Rúben Amorim, treinador do Sporting, continua a bater recordes

  |

Icon Comentário0

Os números do Sporting nesta temporada têm sido surpreendentes tanto defensivamente quanto ofensivamente. Até à sétima jornada, a equipa tem a defesa menos batida da competição, com apenas dois golos sofridos, alcançando o melhor arranque de campeonato desde que Rúben Amorim assumiu o comando em 2020. O único treinador a conseguir manter a baliza intocável durante seis jornadas, antes do atual técnico leonino, foi Marco Silva, que orientou os leões na época 2014/2015. Com estes números impressionantes, os leões destacam-se entre os melhores clubes da Europa.


No futebol, a equipa leonina tem mostrado uma clara evolução na temporada 2024/25, com os campeões nacionais a registarem uma média de 515 passes por jogo, em comparação com os 452 da época anterior. Um dos pilares desta mudança tem sido Ousmane Diomande, o defesa mais utilizado por Rúben Amorim, com 667 minutos em nove jogos oficiais, tendo sido suplente apenas na Supertaça contra o Porto e na Liga frente ao Arouca. Já Jeremiah St. Juste, devido a uma lesão muscular sofrida na pré-época, ainda não somou qualquer minuto, estando em fase final de recuperação. Gonçalo Inácio e Zeno Debast, por outro lado, já contribuíram ofensivamente, com o português a marcar na Supertaça e o belga a estrear-se a faturar com um golaço frente ao Lille.


Além disso, a posse de bola do emblema verde e branco tem registado um crescimento significativo em comparação com a temporada passada, subindo para 63%, em contraste com os 59% de 2023/24. Juntamente com esta melhoria, os leões também têm visto uma diminuição nos remates sofridos e no número de faltas cometidas, tendo acumulado apenas cinco cartões amarelos até ao momento.


O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da primeira fase da Liga dos Campeões. O encontro diante do emblema neerlandês jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, em Eindhoven.

De momento, os leões somam três pontos na prova milionária, depois de se terem estreado na competição com uma vitória frente ao Lille, por 2-0, no Estádio José Alvalade. Do outro lado, a turma de Peter Bosz ainda não tem qualquer pontuação, fruto da derrota com a Juventus, por 3-1.



Futebol

Rui Borges multado e não só; Treinador do Sporting vai ter de pagar coima por infração nos Açores

Além do treinador principal, também Luís Neto, Tiago Aguiar (adjuntos), Morten Hjumand e Eduardo Quaresma foram punidos, segundo o mapa de castigos

Além de Rui Borges, também Luís Neto, Tiago Aguiar (adjuntos), Morten Hjumand e Eduardo Quaresma foram castigados no Sporting, segundo o mapa de castigos
Além de Rui Borges, também Luís Neto, Tiago Aguiar (adjuntos), Morten Hjumand e Eduardo Quaresma foram castigados no Sporting, segundo o mapa de castigos

  |

Icon Comentário0

Além de Conrad Harder ter sido expulso e castigado no final do jogo com o Santa Clara, Rui Borges também foi visado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e acabou por ser multado em cerca de 510 euros por não ter usado a braçadeira identificativa.


"(Inobservância de outros deveres – ‘Na segunda parte do jogo, apesar dos sucessivos alertas por parte do delegado da Liga ao delegado ao jogo da equipa visitante, Vasco Fernandes, o treinador principal Rui Borges não ostentou a braçadeira de identificação", consta no mapa de castigos da jornada 29.


Também Morten Hjulmand (128 euros) e Eduardo Quaresma (51 euros) foram multados por terem visto ambos um cartão amarelo, sendo que a coima aplicada ao capitão dinamarquês do emblema verde e branco é superior por se tratar do seu sétimo na Liga Portugal Betclic.


O adjunto Tiago Aguiar leva um jogo de castigo e multa de 3.440 euros, já que "no final do jogo, e durante uma confrontação massiva, dirigiu-se ao árbitro, dizendo: Mas tu pensas que vais expulsar quem?". Por outro lado, Luís Neto foi visado em 1.275 euros uma vez que, na função de "técnico de apoio ao aquecimento da equipa visitante", "acedeu e permaneceu no terreno de jogo, tendo, após o final do mesmo, ainda com os jogadores no campo, entrado no retângulo de jogo".

O relatório conta ainda com uma repreensão e multa à própria Sporting SAD devido a um "atraso de 7 minutos" antes do início da partida "por correção do equipamento de jogo de um jogador (...) aquando do alinhamento das equipas no túnel", pode ler-se no documento.



Futebol

Ponta de lança falha Sporting - Moreirense por ter atirado apito do árbitro ao chão

Avançado viu cartão vermelho no último encontro; Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol multou jogador em 1.010 euros

Avançado viu cartão vermelho e falha Sporting - Moreirense; Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol multou atacante em 1.010 euros
Avançado viu cartão vermelho e falha Sporting - Moreirense; Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol multou atacante em 1.010 euros

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu o avançado Guilherme Schettine, do Moreirense, com um jogo de suspensão na sequência da expulsão, já depois do apito final, na derrota caseira frente ao Rio Ave. Nesse momento, o atacante afastou inclusivamente o árbitro com a mão, acabando por atirar o apito ao chão.


"Após o final do jogo, quando o árbitro tentava acalmar o jogador que estava visivelmente nervoso, tocou na mão do árbitro dizendo para ele se ir f..., tendo inclusive com o toque dado atirado o apito do árbitro ao chão", pode ler-se no relatório escrito pelo juíz.


O árbitro de Viana do Castelo foi perentório na expulsão, perante as ações do experiente avançado, que vai falhar a deslocação a Alvalade. Além de falhar o duelo com o Sporting, o brasileiro ainda foi multado em 1.010 euros e não estará disponível nas opções dos cónegos.


O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol também aplicou um jogo de castigo a Conrad Harder, avançado do Sporting. O jogador dinamarquês de 20 anos vai falhar a partida desta sexta-feira, dia 18 de abril, às 20h30, no Estádio José Alvalade.

Por esta altura, o plantel verde e branco é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova, com 69 pontos, os mesmos do Benfica, sendo que o Braga fecha o pódio, com 60. O Porto (59) está no quarto posto da competição.



Futebol

Manuel Ugarte marca no Man United - Lyon; Ex Sporting deu vantagem a Amorim (Vídeo)

Antigo jogador do emblema verde e branco surgiu na grande área e atirou rasteiro para o 1-0, sem hipóteses de defesa para Lucas Perri

Manuel Ugarte, antigo jogador do Sporting, surgiu na grande área e atirou rasteiro sem hipóteses de defesa no Man United - Lyon
Manuel Ugarte, antigo jogador do Sporting, surgiu na grande área e atirou rasteiro sem hipóteses de defesa no Man United - Lyon

  |

Icon Comentário0

Manuel Ugarte, antigo médio do Sporting, inaugurou o marcador no encontro entre Manchester United e Lyon, da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa. Aos 10 minutos, depois de uma bela combinação do lado direito do ataque, Alejandro Garnacho colocou a bola no coração da área onde o uruguaio, sozinho, rematou para o 1-0.


Veja o golo de Manuel Ugarte:




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Confirmado! FPF aplica castigo a Conrad Harder; Avançado do Sporting suspenso durante...
Futebol

Confirmado! FPF aplica castigo a Conrad Harder; Avançado do Sporting suspenso durante...

 

Icon Comentário0
Canhoto do Sporting a um jogo de alcançar melhor marca na carreira
Futebol

Canhoto do Sporting a um jogo de alcançar melhor marca na carreira

 

Icon Comentário0
Jogador do Bayern está na mira do Sporting e diz que quer que leões sejam bicampeões nacionais
Futebol

Jogador do Bayern está na mira do Sporting e diz que quer que leões sejam bicampeões nacionais

 

Icon Comentário0