
Futebol
Manuel Fernandes recordado por quem não esquece! Eterno capitão do Sporting foi homenageado
07 Out 2025 | 06:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Fev 2020 | 21:52 |
Frederico Varandas, Presidente do Sporting Clube de Portugal, também falou após a derrota por 1-0 em Braga. O Presidente do Clube criticou a exibição do árbitro Jorge Sousa. “As palavras do Luís Neto reflectem bem o sentimento que está no balneário e que todos nós sentimos, desde os jogadores à estrutura. Já no jogo do Bessa onde o Bruno Fernandes foi massacrado, assim como outros jogadores nossos, conseguiu foi expulsar o Bruno Fernandes. Há árbitros fracos, mas o Jorge Sousa não é e é bom tecnicamente. O Jorge Sousa não pode virar-se aos dez minutos para um capitão do Sporting CP e dizer ‘para a próxima ponho-te na rua’. Estive durante sete anos sentado no banco do Sporting CP e quatro no do Vitória FC e nunca vi o Jorge Sousa a falar assim para os capitães dos nossos rivais”, começou por dizer.
“Há lances que custam quando os árbitros não são fracos. Neste jogo o Šporar ia isolado para a baliza e um árbitro bom, como o Jorge Sousa, sabe que aquilo não é falta ofensiva. Um árbitro bom tecnicamente, como é o Jorge Sousa, sabe que no final da primeira parte o Galeno simulou uma falta e protestou veemente - e só por isso devia ver um segundo amarelo -, provocou ainda um sururu com o Luís Neto e quem viu o amarelo foi o Luís Neto. Um árbitro bom, como o Jorge Sousa, sabe que tem de expulsar Galeno. O Sporting CP entrou neste jogo, 11 contra 11, sem cartões amarelos e levou sete. Sete! Honestamente, reconheço e admiro José Fontela Gomes [presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol] e acredito nas suas intenções, mas com árbitros assim nada muda. E se, infelizmente, nada muda e se temos de ir para o registo que ninguém quer – o do ruído -, também vamos”, finalizou Frederico Varandas.
Fotografia do Sporting CP.
Capitão do Clube de Alvalade foi autor da falta para grande penalidade, que acabou por ditar o resultado final do encontro
07 Out 2025 | 10:16 |
O penálti cometido por Morten Hjulmand no último jogo do Sporting foi tema de conversa na Dinamarca. O capitão dos leões foi o autor da falta que originou a grande penalidade para o Braga e ditou o resultado final num empate a um diante a formação minhota no passado domingo, dia 5 de outubro, em partida para a oitava jornada da Liga Portugal.
Segundo informações do jornal Record, o lance que deu origem à grande penalidade bracarense, aos 90+5 minutos, foi alvo de escrutínio na imprensa desportiva dinamarquesa. Segundo os vários meios de comunicação do país nórdico, a jogada foi considerada como um erro defensivo do ‘camisola 42’ do Clube de Alvalade.
Quem não ficou menos satisfeito com a grande penalidade concedida foi o próprio Morten Hjulmand. O capitão do Sporting ficou possesso com a decisão conjunta do árbitro e VAR do encontro, merecendo mesmo um cartão amarelos por palavras. No final da partida, o dinamarquês voltou à carga sobre Cláudio Pereira, criticando novamente a decisão.
As críticas sobre o capitão verde e branco no seu país natal acabam por chegar num período crítico. O ‘camisola 42’ do Clube de Alvalade foi chamado para representar a seleção da Dinamarca nos próximos compromissos internacionais, que têm em vista o apuramento para o Mundial 2026. Os nórdicos terão como adversários a Bielorrússia e a Grécia.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 10 partidas. O capitão dos verdes e brancos foi titular em todos os encontros disputados pelos leões, tendo marcado um golo em 880 minutos de utilização.
Pedro Gonçalves foi o mais recente jogador a renovar o seu contrato com o Clube de Alvalade, com novo vínculo válido até 2030
07 Out 2025 | 09:53 |
Depois da renovação de contrato de Pote, Frederico Varandas tem ainda mais um dossiê por resolver na equipa do Sporting. O ‘camisola 8’ dos leões acertou a renovação do seu contrato, que é agora válido até 2030 e, ao que tudo indica, o próximo nome na lista é Francisco Trincão.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, após o novo vínculo de ligação com Pedro Gonçalves, a prioridade da SAD verde e branca é agora acertar um novo contrato com o seu ‘camisola 17’. A intenção de renovar o contrato com o internacional português de 25 anos não vem de agora e tem vindo a ser tema de conversa desde o início deste verão.
O Sporting tem uma série de truques na manga para assegurar que consegue renovar o contrato com Francisco Trincão. O natural de Viana do Castelo deve entrar no lote de capitães de equipa, nova cláusula de rescisão fixada em 100 milhões de euros e um aumento salarial, apesar de ser já o mais bem pago dos pupilos de Rui Borges, com um salário anual a rondar os 2M.
Depois de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, a mesma fonte indica que a prioridade seguinte na lista de renovações na equipa do Clube de Alvalade deve passar por Ousmane Diomande. Apesar dos poucos minutos somados esta temporada por via da lesão contraída na primeira jornada do campeonato, o internacional costa-marfinense é visto como uma das principais referências defensivas da equipa.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 10 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.
Apesar de ser possuir um dos melhores registos ofensivos da Liga Portugal, Clube de Alvalade tem problema a resolver no setor dianteiro
07 Out 2025 | 09:29 |
Rui Borges tem um problema por resolver no setor mais ofensivo da sua equipa. O Sporting aproveita apenas um terço das suas oportunidades de golo, tornando os leões numa das equipas com o pior aproveitamento ofensivo. Exemplo disso foram as várias ocasiões no jogo do último domingo, dia 5 de outubro, no empate contra o Braga.
Segundo dados recolhidos pelo jornal Record, o Clube de Alvalade é a sexta pior equipa do Campeonato Nacional no que toca a aproveitamento ofensivo, estando na 13ª posição, num universo de 18 formações. Esta informação apenas piora quando temo em consideração que os emblema verde e branco é a equipa que mais oportunidades de golo cria.
Ao longo desta edição da Liga Portugal Betclic, o Sporting já criou um total de 36 ocasiões para golo, das quais apenas 12 foram convertidas. Isto significa que os leões desperdiçaram 24 chances para faturar. Atualmente, os pupilos de Rui Borges já apontaram 20 golos, com os restantes a chegarem através de conversões de grande penalidade.
No reverso da medalha, o Arouca é a equipa do campeonato nacional com melhor aproveitamento ofensivo. Num universo de 10 oportunidades totais, a formação arouquense criou e converteu sete, o que resulta num aproveitamento ofensivo de 70%. Atualmente, a equipa do distrito de Aveiro já apontou 10 remates certeiros.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Manuel Fernandes recordado por quem não esquece! Eterno capitão do Sporting foi homenageado
07 Out 2025 | 06:39
Luis Suárez não baixa os braços! Avançado deixou o mote aos adeptos do Sporting
07 Out 2025 | 06:22
Tomás da Cunha avalia craque dos leões: "Se fosse perfeito, não estaria no Sporting"
06 Out 2025 | 23:32