Modalidades
Exclusivo Leonino - Ala do Sporting tarda em convencer e tem de dar ao pedal para justificar aposta
18 Out 2026 | 14:14
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
09 Jun 2024 | 11:16 |
A vitória do Sporting diante do Braga, por 8-4, na primeira partida da final do playoff da Liga Placard não podia ter corrido da melhor forma. No final do encontro, Nuno Dias, o técnico verde e branco, analisou a partida e exprimiu a sua opinião sobre a pesada vitória.
"Mesmo na primeira parte, fizemos um bom jogo. Os golos do Braga acabam por ser demérito nosso e não lances trabalhados. Eles fizeram quatro golos sem nada fazerem para o conseguir", começou por dizer recordando o bom arranque do conjunto do Minho, que esteve a vencer por 3-1.
"A vitória é justa, não há dúvidas sobre a nossa superioridade hoje, mas a diferença entre o Sporting e o Braga não são quatro golos e nós temos de ter cuidado, porque só está 1-0 na eliminatória. Precisamos de ganhar mais dois jogos. Ganhámos hoje de maneira categórica e agora é respirar e recuperar bem", terminou o timoneiro português.
Com esta vitória – a 37.ª em 45 jogos esta temporada – os pupilos de Nuno Dias bateram o Braga pela primeira vez esta época e partem na frente da disputa pelo campeonato nacional, graças aos golos de Tomás Paçó (1', 10', 26', 35') Anton Sokolov (16'), Zicky Té (18'), Pauleta (20'), Alex Merlim (22'), Pany Varela (37'). Vale recordar que, em caso de conquista, os verdes e brancos alcançam o inédito tetracampeonato da modalidade.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o segundo jogo da final da Liga Placard. O reencontro com os comandados de Joel Rocha está agendado para a próxima terça-feira, dia 11, no reduto adversário. O embate tem apito inicial marcado para as 20h30 e avizinha-se de extrema dificuldade para o conjunto de Nuno Dias.
Recorde o golaço de Zicky, que deu o empate ao Sporting (3-3):
Leões mantiveram invencibilidade no campeonato e conseguiram um triunfo convincente antes dos compromissos da Liga dos Campeões
25 Out 2026 | 11:41 |
O Sporting venceu o Braga por 4-0, na AMCO Arena, em partida da sexta jornada da Liga Placard de futsal. Os leões mantiveram a invencibilidade no campeonato e conseguiram um triunfo convincente antes dos compromissos da Liga dos Campeões. O encontro ficou marcado pelo golaço de Bernardo Paçó - que recuperou de lesão.
Gonçalo Portugal, Ivan Chishkala e Zicky Té não estiveram disponíveis para Nuno Dias. Apesar das baixas, os leões entraram melhor e chegaram à vantagem logo aos três minutos, com Alex Merlim a finalizar um contra-ataque conduzido por Diogo Santos.
O Braga tentou responder e esteve perto de marcar por Mamadú Turé, que acertou no poste. O jovem guarda-redes minhoto Gonçalo Pereira, de apenas 18 anos, também esteve em destaque e ajudou a manter a diferença mínima até ao intervalo.
Na segunda parte, aos 24 minutos, Bernardo Paçó surpreendeu com um remate potente de longa distância para fazer o 2-0. Três minutos depois, Rocha apareceu na área, rodou sobre o adversário e rematou cruzado para ampliar a diferença.
Já no último minuto, a equipa da casa arriscou no 5x4 e deu-se mal. Wesley intercetou uma bola e serviu Felipe Valério, que marcou de baliza aberta e fixou o resultado final. Neste momento, o Clube de Alvalade é primeiro com 17 pontos. O Benfica é terceiro com 11 (menos dois jogos). O próximo encontro está marcado para quarta-feira, dia 28 de outubro, às 16h00, na receção aos bielorrussos do Stalitsa Minsk, em jogo da primeira jornada da Ronda Principal da Champions League.
Encarnados haviam deixado um duro comunicado nas suas plataformas sobre o juízes responsáveis pelo encontro diante dos leões, que mereceu queixa
20 Out 2026 | 14:04 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol absolveu o Benfica no processo disciplinar instaurado após as críticas à arbitragem da derrota por 3-2 diante do Sporting, na Supertaça de futsal, disputada em Vila do Conde a 5 de setembro. Em causa estavam alegadas ofensas à honra, consideração ou dignidade da equipa de arbitragem formada por Rúben Santos e Filipe Duarte.
Após o encontro, os encarnados emitiram um comunicado no site oficial onde escreveram que uma “arbitragem inadmissível retira mais um troféu ao Benfica” e que “o futsal português não pode continuar a aceitar arbitragens que adulteram resultados e decidem troféus”. As expressões levaram a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol a apresentar uma participação disciplinar.
O Conselho de Disciplina considerou, porém, que as declarações, apesar da dureza do discurso, se enquadravam numa crítica concreta às decisões tomadas durante o duelo com o Sporting. Segundo o acórdão, “não pratica a infração disciplinar o clube que publica comunicado com formulações, apesar da sua gravidade retórica, surgem inseridas em publicação com conteúdo descritivo das incidências do encontro e funcionalmente orientadas para a crítica de concretas decisões de arbitragem e dos seus efeitos ou resultados práticos”.
O órgão disciplinar acrescentou que não foi possível concluir, com o grau de certeza necessário para uma sanção, que as palavras do Benfica sugerissem uma atuação deliberadamente parcial por parte dos árbitros. “Face de tudo o exposto, e em aplicação do princípio in dubio pro reo, consideram-se não demonstrados os factos integrantes do elemento subjetivo”, pode ler-se no acórdão.
Perante esse entendimento, o Conselho de Disciplina julgou improcedente a acusação e absolveu o Benfica da infração disciplinar. O processo fica assim encerrado sem qualquer castigo para os encarnados, depois da polémica que se seguiu à Supertaça conquistada pelo Sporting.
Jogador que representou os verdes e brancos por duas vezes no decorrer da sua carreira desportiva deixou Alvalade no último verão
20 Out 2026 | 12:23 |
Taynan está de regresso ao futsal brasileiro, dez anos depois de ter deixado o país para iniciar uma aventura internacional. O antigo jogador do Sporting foi anunciado como reforço da ACBF, atual detentora da Copa Libertadores, regressando assim à competição depois de ter terminado a ligação aos leões no final da última temporada.
O jogador terminou a segunda passagem por Alvalade depois de não ter chegado a acordo para renovar contrato. Tal como o Leonino noticiou em Exclusivo, a proposta apresentada pelo Sporting implicava uma redução de cerca de 40% no vencimento do ala, cenário que acabou por inviabilizar a continuidade do internacional cazaque no Clube.
Natural de Campina Grande, Taynan deixou o Brasil em 2016 para rumar ao Mes Sungun, do Irão, seguindo-se uma passagem de dois anos pelo Kairat. Foi durante esse período que se naturalizou cazaque e começou a representar a seleção do Cazaquistão, antes de chegar pela primeira vez ao Sporting, em 2019.
O ala representou os verdes e brancos entre 2019 e 2021 e regressou a Alvalade em 2023/24, depois de uma experiência no ElPozo Murcia. No total das duas passagens, Taynan realizou 160 encontros pelo Sporting e conquistou 10 troféus, entre os quais uma Liga dos Campeões de futsal e dois Campeonatos Nacionais.
A última temporada ficou marcada por uma lesão grave, depois de Taynan ter sofrido uma rotura do ligamento cruzado anterior e do menisco externo do joelho esquerdo. O problema limitou-o a apenas sete jogos e colocou um ponto final precoce na época, antes da saída definitiva do Sporting. Aos 33 anos, o ala regressa agora ao país natal para iniciar uma nova etapa ao serviço da ACBF.
Confira a apresentação:
Exclusivo Leonino - Ala do Sporting tarda em convencer e tem de dar ao pedal para justificar aposta
18 Out 2026 | 14:14
Oficial! Sporting reforçar-se com ala internacional por Portugal até ao fim de 2026/27
16 Out 2026 | 11:44
Atenção! Sporting perde guarda-redes e soma mais uma baixa por lesão
13 Out 2026 | 11:39