Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

NUNO DIAS: "VAMOS TER DE ALTERAR UMA OU OUTRA SITUAÇÃO"

Treinador do futsal do Sporting anteviu embate das meias-finais da UEFA Futsal Champions League frente ao Inter Movistar

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

01 Mai 2021 | 11:51 |

Icon Comentário0

O futsal do Sporting defronta, este sábado, 1 de maio, pelas 14h00, o Inter Movistar. Na antevisão ao jogo relativo às meias-finais da UEFA Futsal Champions League, Nuno Dias disse esperar um jogo muito duro, mas mostrou-se confiante na capacidade dos seus atletas em levar de vencida os espanhóis. “Estamos focados no nosso empenho, organização, trabalho e estratégias. Claro que vamos estar atentos aos obstáculos que o adversário nos vai colocar, mas sempre concentrados no nosso jogo”, começou por dizer Nuno Dias, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Inter é muito diferente do que era em termos individuais, coletivos e de organização”
Quanto ao adversário, o timoneiro verde e branco considerou que o Inter é uma equipa totalmente diferente da que os leões defrontaram em temporadas anteriores: “Muitos jogadores do Inter saíram. Mantiveram, por exemplo, o guarda-redes Herrero, que tem muita qualidade entre os postes, mas não tem influência direta na manobra ofensiva da equipa, o Pola, que vem de uma lesão e não tem tido minutos, e o Borja Torres. Até o técnico mudou e as ideias são diferentes. A equipa do Inter é muito diferente do que era em termos individuais, coletivos e de organização. As únicas coisas idênticas são a camisola e o símbolo”. Nuno Dias revelou ainda estar preparado para algumas das estratégias que o Inter possa apresentar: “Vão tentar explorar situações de um contra um através de jogadores que estão num grande momento de forma, entre os quais o Dani Saldise, que é o melhor marcador da liga espanhola. Alguns deles estão a fazer uma grande época e o Inter tem colecionado troféus: venceu e convenceu frente aos adversários que enfrentou nas finais das competições internas”. A finalizar, o técnico leonino levantou um pouco do véu do plano de jogo dos leões: “Provavelmente vamos jogar muitas vezes com o Taynan ou o Cavinato como falso pivô, alternado com situações em que o Guitta vai subir, não só por estratégia, mas também para gerir o esforço. Na liga espanhola há poucos guarda-redes a fazer o que ele faz e praticamente não temos dados quanto à possível reação do Inter a essa situação. Ainda assim, acredito que eles tenham algo preparado. Depois vamos ter de alterar uma ou outra situação porque de certeza que os jogadores do Inter já viram o que fizemos ontem”. Na passada quinta-feira, 29 de abril, o Sporting bateu o KPRF, da Rússia, por 3-2, nos quartos-de-final (Veja AQUI e AQUI os golos da partida).


Fotografia de Sporting




Modalidades

João Matos viu-se ‘obrigado’ a acabar a carreira e deixa revelação sobre o Sporting (vídeo)

Histórico capitão leonino falou sem filtros sobre os últimos momentos da ligação a Alvalade e revelou detalhes que ajudam a tomar uma decisão difícil

João Matos, histórico capitão da equipa de futsal, recordou o fim da ligação ao Sporting e revelou que o Clube não quis renovar o seu contrato
João Matos, histórico capitão da equipa de futsal, recordou o fim da ligação ao Sporting e revelou que o Clube não quis renovar o seu contrato

24 Ago 2026 | 15:33 |

Icon Comentário0

João Matos, histórico capitão e uma das maiores figuras da história do futsal do Sporting, abriu o livro sobre o momento em que decidiu colocar um ponto final na carreira.  O internacional português, que conquistou mais de três dezenas de troféus ao serviço dos leões, entre os quais duas Ligas dos Campeões, vários Campeonatos, Taças de Portugal e Supertaças, explicou que chegou a um momento em que precisava de escolher o caminho a seguir. A possibilidade de continuar a jogar existia, mas implicava encontrar uma solução diferente daquela que desejava.


João Matos: "O Sporting não quis renovar"


"Tinha de ser tomada essa decisão de ou acabo ou vou para outro clube. Efetivamente acabava contrato com o Sporting, o Sporting não quis renovar e eu tinha de tomar uma opção na minha vida", revelou, em entrevista ao podcast Final Cut.


O antigo capitão leonino assumiu, aliás, que estaria disponível para continuar caso o Clube tivesse demonstrado essa intenção. "Se o Sporting quisesse mais um ano, se eu estaria disposto a sacrificar-me mais um ano? Sem dúvida, sem dúvida", garantiu, numa declaração que evidencia a vontade que tinha de prolongar a ligação ao emblema verde e branco, apesar da idade e dos muitos anos dedicados à modalidade.

João Matos: "Acima de tudo tinha um respeito muito grande pela pessoa enquanto treinador e depois enquanto pessoa no Nuno Dias"


João Matos abordou ainda a componente financeira do futsal e o respeito que sempre manteve pelas hierarquias do Sporting, destacando particularmente a relação com Nuno Dias. "Acho que as pessoas conseguem entender o lado financeiro que mexe o futsal. Sempre fui habituado a respeitar hierarquias... Acima de tudo tinha um respeito muito grande pela pessoa enquanto treinador e depois enquanto pessoa no Nuno Dias", explicou.

Os números do ex fixo resumem a dimensão da sua carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.027 jogos disputados. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas desportivas, o antigo capitão nunca perdeu importância dentro do grupo verde e branco.

Confira o vídeo:


Modalidades

Sporting e Benfica já conhecem data e horário do primeiro dérbi da época

Leões e águias preparam-se para inaugurar os jogos grandes da temporada desportiva 2026/27 e foram reveladas todas as informações sobre o encontro

Supertaça de futsal, entre Sporting e Benfica, está marcada para dia 5 de setembro, sábado, às 21h00, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde
Supertaça de futsal, entre Sporting e Benfica, está marcada para dia 5 de setembro, sábado, às 21h00, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde

20 Ago 2026 | 14:45 |

Icon Comentário0

O Sporting já conhece todos os detalhes da Supertaça masculina de futsal. Os leões vão medir forças com o Benfica no dia 5 de setembro, sábado, às 21h00, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde, com o primeiro troféu da temporada em disputa.


A Federação Portuguesa de Futebol anunciou oficialmente o local e os horários da competição. O encontro entre verdes e brancos e encarnados terá transmissão em direto no Canal 11 e voltará a colocar frente a frente os dois grandes rivais da modalidade.


O Benfica chega à Supertaça na condição de bicampeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, enquanto o Sporting terminou a última temporada como vice-campeão e finalista vencido da prova rainha. Por esse motivo, os leões garantiram presença no duelo que vai abrir oficialmente a luta pelos troféus em 2026/27.


“É com enorme satisfação que o distrito do Porto volta a receber um dos grandes momentos do futsal nacional”, afirmou José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, destacando a escolha de Vila do Conde para receber as decisões das Supertaças masculina e feminina.

Para o Sporting, o encontro representará desde logo um teste de máxima exigência no arranque da nova época. A equipa de Nuno Dias terá no eterno rival o primeiro grande obstáculo da temporada, numa partida marcada para as 21h00, após a final feminina, entre Benfica e Nun'Álvares (16h30).



Modalidades

Exclusivo Leonino - Reforço do Sporting vai parar entre três e seis semanas

Jogador que acabou de chegar ao Clube de Alvalade está com problemas físicos e vai falhar a sua estreia ao serviço dos leões em 2026/27

Exclusivo Leonino - Felipe Rufino vai ficar afastado das opções da equipa de futsal do Sporting entre três e seis semanas devido a lesão
Exclusivo Leonino - Felipe Rufino vai ficar afastado das opções da equipa de futsal do Sporting entre três e seis semanas devido a lesão

20 Ago 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Felipe Rufino vai ficar afastado das opções da equipa de futsal do Sporting entre três e seis semanas devido a lesão, sabe o Leonino. O reforço brasileiro terá assim de cumprir um período de recuperação antes de voltar a estar disponível para Nuno Dias.


Ao que o nosso Jornal apurou, o problema físico vai obrigar o pivô a ser baixa no arranque da temporada. O tempo de ausência dependerá da evolução da recuperação, estando neste momento prevista uma paragem mínima de três semanas que poderá prolongar-se até às seis.


Felipe Rufino é uma das caras novas do plantel verde e branco para a presente temporada. O Sporting avançou para a contratação do internacional brasileiro ao Joinville, a quem pagou a cláusula de rescisão, onde o jogador se destacou como um dos jovens mais promissores da modalidade no país.


A chegada do pivô insere-se na remodelação ofensiva promovida pelo Sporting para 2026/27, numa altura em que Allan Guilherme deixou o Clube. A baixa do brasileiro ganha ainda mais peso uma vez que Zicky Té também se encontra afastado devido a uma lesão prolongada, reduzindo as opções de Nuno Dias para a posição de pivô.

O problema físico atrasa, assim, a afirmação de Felipe Rufino numa fase em que poderia ganhar espaço importante na equipa. O Sporting vai acompanhar a evolução do internacional brasileiro, que chegou este verão juntamente com Erick Mendonça, Rúben Teixeira e Oleksandr Sukhov.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting já escolheu favorito para suceder a Alex Merlim
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting já escolheu favorito para suceder a Alex Merlim

14 Ago 2026 | 13:08

Icon Comentário0
Oficial! Guitta tem novo clube; Ex Sporting abraça desafio (Vídeo)
Modalidades

Oficial! Guitta tem novo clube; Ex Sporting abraça desafio (Vídeo)

10 Ago 2026 | 11:18

Icon Comentário0
Oficial! Ala de 25 anos que esteve 5 épocas no Sporting é reforço do Porto
Modalidades

Oficial! Ala de 25 anos que esteve 5 épocas no Sporting é reforço do Porto

09 Ago 2026 | 11:37

Icon Comentário0