
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nuno Travassos fez um balanço dos últimos tempos vividos em Alvalade. O jornalista crê que Rui Silva foi um bom reforço, contrariamente a Biel, e que o regresso de Pedro Gonçalves poderá simbolizar uma grande melhoria ao plantel verde e branco nesta reta final de campeonato.
"O Sporting contratou (assertivamente) um novo dono para a baliza e pouco mais do que isso — que Biel ainda não aterrou no futebol português —, mas encontrou forma de sobreviver ao terramoto com epicentro no posto médico, e pode agora respirar a pausa com o fôlego mais composto", disse, ao jornal A Bola.
O especialista recorda que "Frederico Varandas tinha assumido a importância de chegar à data FIFA com a ambição intacta", e admite que "a equipa correspondeu, sob liderança sóbria de Rui Borges", conseguindo permanecer no primeiro lugar da Liga Portugal Betclic.
"O plantel tem ainda muitas baixas, algumas até final da época, mas a recuperação de Pedro Gonçalves - já disponível para o próximo encontro - pode ser a segunda melhor notícia de 2025 para os adeptos leoninos, assumindo que as recentes exibições de Viktor Gyokeres indiciam o regresso pleno do goleador que tem marcado a diferença na Liga", terminou Nuno Travassos.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Gomes.
Frederico Varandas, Presidente dos verdes e brancos, deixou sair jogador a custo zero e atleta explica ter sido bastante complicado a nível pessoal
|
Rafael Barbosa recordou a saída do Sporting. Rotulado como uma das eternas promessas da Academia Cristiano Ronaldo, o médio de 28 anos, atualmente no Radomiak Radom da Polónia, admite que nunca ter feito a estreia na equipa principal é "a maior mágoa da carreira".
"Na altura, eu jogava no Boavista e havia muitos torneios. Havia interesse do Sporting e do Benfica. Na altura, até assinei pelo Benfica, mas o senhor Aurélio Pereira foi à minha casa, em Amarante, e convenceu-me e aos meus pais a ir para o Sporting. O Benfica rasgou os papéis e acabei por ir para o Sporting. Foi uma adaptação difícil. Durante dois ou três anos, chorava sempre que os meus pais me iam ver. Fiz muitas vezes a mala para ir embora", começou por dizer, ao Notícias ao Minuto.
O médio recorda os momentos de Alcochete, garantindo que fez "muitos amigos", mas não teve "nenhum jogador que me acompanhasse do início ao fim". "Guardo muitas amizades. O Sporting é a minha casa. Aliás, eu era benfiquista e tornei-me Sportinguista. Foram muitos anos e, como capitão, em quase todos os escalões, até à equipa B", admitiu.
"No último ano de equipa B, quando estava a destacar-me muito na segunda Liga, ia treinar vezes com a equipa A e fui convocado para dois jogos da Liga Europa, mas nunca me estreei. Acho que faltou alguma sorte, sim. Nas oportunidades que poderia ter aproveitado, nunca chegou a haver uma aposta. A verdade é que, na equipa A, também havia muitos bons jogadores", disse.
Questionado sobre se a situação poderia ser diferente atualmente, Rafael Barbosa afirmou que "desde que o míster Ruben [Amorim] foi para o Sporting" sente que "poderia ter tido essa oportunidade", uma vez que "era o maior destaque da equipa B e sem dúvida que haveria outra aposta". No entanto, "não houve e estou grato ao Sporting, de qualquer maneira", atirou.
"Foi a maior mágoa da minha carreira, não me ter estreado pelo Sporting. Irritado, não digo que fiquei. Depois, pensei por que razão o outro teve oportunidade e eu não, mas, com o tempo, pensei apenas em conseguir ingressar num grande, e isso prejudicou-me. Coloquei muita pressão em mim mesmo. Ficava com uma azia de uma luta interna e não de estar a não ser humilde", terminou.
Experiente treinador português garante que verdes e brancos contam com jogador de grande qualidade, especialmente quando em comparação com outras opções
|
Manuel Machado acredita que Rui Silva elevou o nível da baliza do Sporting. O técnico, que lançou o guardião no Nacional, em 2012/13, vê uma evolução nas opções de Rui Borges e faz, inclusive, uma comparação com Antonio Adán, que foi duas vezes campeão pelos leões.
"Em desportos coletivos, um elemento não faz tudo. No entanto, por aquilo que era o padrão de eficácia dos colegas que estiveram antes na baliza, julgo que, neste momento, se elevou a fasquia, o Sporting está mais consistente nessa posição. Está a dar um contributo positivo equipa, para perseguir o objetivo do titulo nacional", começou por explicar, ao jornal O Jogo.
Para o técnico, "fora o erro frente ao Arouca", Rui Silva tem dado "respostas de muita qualidade, em relação ao padrão de eficácia de quem estava nessa posição (Franco Israel e Vladan Kovacevic), neste momento". O experiente treinador faz uma comparação direta com Antonio Adán, que "era um guarda-redes de nível elevado, embora tenha tido algumas falhas". Ainda assim explica que "no mínimo, o Rui Silva tem um nível igual, ou até superior, ao do jogador que ocupou a baliza do Sporting nos anos anteriores"
"Neste momento, o Sporting tem um guarda-redes ao nível daquele que os outros setores da equipa apresentam. Não será o mais forte, o Sporting tem um goleador de referência, a linha ofensiva é a mais rica", admitiu, garantindo que o nível do 'camisola 24' se deve à passagem pela La Liga: "O Bétis é um clube com outros objetivos, em Espanha. No confronto entre o Bétis e o V. Guimarães, ambos sextos classificados dos respetivos campeonatos, a diferença de nível foi visível. A liga espanhola é muito competitiva, o facto de o Rui ter estado num clube que joga para o primeiro terço da classificação acrescentou e consolidou a sua evolução".
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 5 milhões de euros - já disputou 12 encontros, tendo sido utilizado ao longo de 990 minutos. No total, o guardião sofreu 12 golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos, que tem ganho cada vez mais protagonismo nos leões.
Rui Borges, treinador dos verdes e brancos, está bastante agradado com as novidades, num momento em que viu vários pupilos rumarem às respetivas seleções
|
Rui Borges concedeu alguns dias de folga ao plantel do Sporting, que regressa esta quarta-feira, dia 19 de março, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo. Apesar do grande desfalque causado pela pausa de seleções, o técnico tem uma grande novidade: Pedro Gonçalves está de regresso.
O 'camisola 8' do Sporting irá trabalhar sem qualquer limitação pela primeira vez desde que se lesionou, ainda em novembro do ano transato. O objetivo é que Pote esteja com ritmo suficiente para ser opção - ainda que apenas durante alguns minutos - na visita ao Estrela da Amadora.
Com 190 jogos e 81 golos marcados desde que chegou a Alvalade, o internacional português é dos jogadores mais importantes no sucesso recente do Clube, não tendo ainda trabalhado com Rui Borges. Espera-se que o versátil futebolista seja muito importante nesta reta decisiva da temporada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 12 encontros disputados: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 884 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - , diante da turma liderada por José Faria, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Gomes.