
Futebol
Hidemasa Morita dá más notícias aos adeptos do Sporting! Pode falhar mais que o próximo jogo
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Emanuel Ferro já fez a antevisão da partida frente ao SC Braga da meia-final da Allianz Cup. O treinador adjunto leonino diz que o jogo ser em Braga não dá vantagem ao adversário, confirmando que Bruno Fernandes está convocado. “O SC Braga vai querer ganhar, tal como nós. Sabemos que vai ser um jogo frente a um adversário que vai querer ganhar. Trocaram agora de treinador, mas sempre estiveram a jogar bem e a procurar a vitória. O novo treinador trouxe alterações à forma de jogar, mas nós já as estudamos e estamos preparados para tal. Eles vêm de quatro vitórias seguidas, a troca de treinador trouxe uma nova dinâmica à equipa. O nosso objetivo é chegar à final e depois ganhar. É sempre o nosso objetivo em qualquer competição. São jogos diferentes, não temos nenhuma ressaca da derrota. Existe exigência, e isto não pode mudar quer se venha de uma vitória ou de uma derrota. Temos de entrar sempre para ganhar. O Bruno Fernandes treinou e vai estar na convocatória. Ele está sempre connosco e não sentimos tanto o vai não vai que sai na imprensa. O facto do jogo ser em Braga não faz grande diferença, gostamos de jogar no nosso Estádio, mas existem vários fatores que podem influenciar o rendimento da equipa. Já ganhamos fora e perdemos em casa. As equipas estão tão focadas em vários fatores que isto até se torna algo indiferente", disse. Ferro comentou, também, as situações de Vietto, Joelson, Renan e Battaglia. "O Luciano Vietto não está disponível e não sabemos de nada sobre o jogo da final. O Joelson está a trabalhar de forma bem pensada para não correr nada mal, tal como vários outros jogadores. É bom para ele trabalhar com a equipa principal e vai depender sempre da sua evolução. Acreditamos muito nele, mas sempre a pensar na sustentação a médio e longo prazo. O Renan Ribeiro e o Rodrigo Battagia estão nos convocados, mas não vou revelar nada sobre a equipa titular. O Fernando já não está connosco. O Jese tem estado a trabalhar bem, mas temos várias soluções e temos de ver o que se enquadra mais com as opções técnicas. É um jogador que dá muita qualidade ao nosso plantel, mas tem ficado de fora porque outros jogadores se enquadravam melhor nas opções técnicas”, terminou.
Fotografia do Sporting CP.
Treinador verde e branco tem lidado com muitas lesões no plantel recentemente, mas a situação pode melhorar com a chegada de um 'novo' elemento
|
A Direção do Sporting quer avançar para a renovação de contrato de Pedro Gonçalves! O médio, internacional por Portugal, tem sido um dos jogadores mais importantes desde que chegou ao Clube, apesar de este ano não ter estado disponível para contribuir para a equipa durante grande parte da época, devido a lesão.
Pote tem-se assumido, cada vez mais, como um dos líderes do balneário do Sporting, uma voz que se foi tornando gradualmente mais ativa entre os companheiros. Frederico Varandas quer utilizar essa importância como trunfo para iniciar as conversas da renovação. Neste momento, Pedro Gonçalves está contratualmente ligado aos leões até 2027.
Quem avança esta informação é o jornal O Jogo. A mesma fonte informa que o Presidente do Sporting só quer, no entanto, começar as conversas para a prolongação do vínculo depois de disputada a última jornada da Liga Portugal Betclic e a final da Taça de Portugal, caso os verdes e brancos lá cheguem, de modo a não desconcentrar os jogadores, de maneira nenhum, do foco na luta pelos títulos onde ainda estão inseridos.
Relembrar que o Sporting pagou, inicialmente, 6,5 milhões de euros ao Famalicão para garantir 50% do passe de Pote, em 2020. Mais tarde, avançaram para a compra de mais 40% do passe do jogador, por mais sete milhões de euros (um total de 13,5 milhões a troco de 90% do passe de Pedro Gonçalves, sendo que os famalicenses reservam para si 10% de uma futura mais valia).
Apesar de não ser dos nomes mais badalados, Pote tem muito mercado. Tanto Bayer Leverkusen, como Aston Villa, por exemplo, já se chegaram á frente pelo médio português. Os alemães, por exemplo, ofereceram 30 milhões por Pedro Gonçalves, valor que foi prontamente recusado por Frederico Varandas, uma vez que o jogador ter uma cláusula de 80 milhões de euros no contrato e é um dos que mais rendimento desportivo traz ao Sporting.
Antiga referência do Clube de Alvalade já teve hipótese de comentar o negócio que está a ser preparado pela Direção verde e branca
|
Augusto Inácio, referência do Universo Sportinguista, já teve oportunidade de comentar as notícias que foram avançadas, recentemente, acerca da renovação de contrato a Pote, que estará a ser preparada pela Direção do Sporting, como avançou o jornal O Jogo. Para o antigo elemento verde e branco, o plano "são grandes notícias" em Alvalade.
Em declarações ao jornal O Jogo, o comentador desportivo começa por destacar a importância de Pote para a equipa leonina: “O Pedro Gonçalves é um dos melhores jogadores do Sporting, é o mais diferenciado na linha da frente. Tem assistência, tem golo, tem passe, tem rotura. É um jogador muito importante na equipa, até porque faz duas ou três posições. Acho que é uma peça muito importante e se conseguirem renovar contrato com ele, acho que é uma grande notícia”.
Pote - que tem contrato válido com o Sporting até junho de 2027 - voltou à competição no jogo frente ao Santa Clara, no passado sábado, cerca de cinco meses depois de ter sofrido uma lesão na coxa direita. Augusto Inácio saúda o regresso do “camisola 8” às opções da formação leonina e afirma que o médio de 26 anos ainda pode ser útil à equipa nos últimos jogos da temporada: “Tudo vai depender daquilo que o treinador lhe pedir e qual é a sua condição física, o ritmo competitivo, que é baixo nesta altura. Mas eu penso que se ele tiver em dois ou três jogos nas pernas, ganha essa capacidade física. Agora, faltam seis jogos para acabar. O jogo da meia-final da Taça e a possível final que o Sporting poderá ter com o Benfica. Não sei se ele até esse ponto vai estar a um nível muito elevado. Mas aquilo que ele puder dar à equipa, acho que pode marcar a diferença nas situações em que o treinador puder utilizá-lo”.
A terminar, Augusto Inácio defende que Pote deve ser titular na equipa treinada por Rui Borges, quando estiver completamente restabelecido fisicamente: “Agora, o que o Pedro Gonçalves pode dar à equipa é realmente um nível melhor, com alta qualidade, e o Sporting também fica com um banco melhor. Se me perguntarem se o Pedro Gonçalves estiver bem fisicamente, se estiver a cem por cento, o que eu acharia? Acho que era o Pedro Gonçalves, o Gyokeres, o Hjulmand e mais 8. Acho que era titularíssimo. Mas isto é a minha opinião, pode não ser a opinião a do treinador, mas é a opinião de quem tem seguido a carreira do Pedro Gonçalves e a forma como ele tem dado rendimento à equipa”.
Em 2024/25, até se lesionar, Pote marcou cinco golos e fez seis assistências, em 12 jogos realizados com a camisola do Sporting. Agora, depois da longa paragem, o médio de 26 anos está focado em readquirir ritmo competitivo e tentar reconquistar um lugar no onze da equipa verde e branca, nesta reta final de temporada.
Guarda redes português chegou a Alvalade na última janela de transferências, mas assumiu-se rapidamente como um dos mais importantes do plantel
|
Chegou no mercado de inverno e assume-se como uma das melhores, senão a melhor contratação da temporada. Rui Silva viu a sua importância confirmada no Sporting desde a chegada a Alvalade, e na próxima época o treinador Rui Borges deve mesmo oferecer-lhe mais responsabilidades e dar-lhe um lugar especial na hierarquia do balneário verde e branco.
Rui Borges estará muito impressionado com Rui Silva, situação que vai muito para além do desempenho do guardião dentro das quatro linhas. Um dos mais experientes do plantel, com muitos anos ao mais alto nível, seja a nível de clubes ou de seleções, o guarda redes tem sido uma voz importante no balneário do Sporting.
Esta é uma das valências muito valorizadas por Rui Borges, que trabalha com um grupo com bastante juventude, para quem a voz de Rui Silva tem sido uma ajuda preciosa durante a estadia no Sporting. Esta capacidade do guarda redes dos leões é uma das mais apreciadas pelo treinador, que vê no guardião um líder importante para o plantel.
Depois de uma adaptação rápida, ganhou esta importância no plantel verde e branco também de maneira célere. Por tudo isto, Rui Borges planeia torná-lo um dos capitães do Sporting no novo e renovado lote que será composto na próxima temporada.
Os desempenhos dentro dos postes também ajudam Rui Silva. Uma opção comparável a Antonio Adán, pela experiência que trazia quando chegou ao Sporting, mas também o clube que ambos representavam, tem transmitido muita segurança aos restantes jogadores do Clube de Alvalade. em comparação com o espanhol, sofreu apenas mais um golo nos primeiros 16 jogos de leão ao peito.