Futebol
Maxi Araújo não perdoa e marca pelo Uruguai; Ala do Sporting em grande (Vídeo)
24 Set 2026 | 12:56
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Mar 2025 | 10:37 |
O Sporting venceu o Casa Pia, por 3-1, na última jornada da Liga Portugal Betclic. Octávio Ribeiro não é apreciador da linha de três centrais com Iván Fresneda e Matheus Reis nas alas, garantindo que a dupla é pouco atacante e, no último terço do terreno, "não é um primor de técnica".
"Rui Borges encontrou na sua humildade e engenho os antídotos para a falta de investimento do Sporting no mercado de inverno. Sendo um convicto praticante da defesa a quatro, Rui Borges reviu as suas táticas e impõe agora o Sporting mais defensivo de que há memória recente", começou por dizer, ao jornal Record.
O jornalista refere que "frente ao Casa Pia, para além dos três centrais, o técnico colocou Matheus Reis na esquerda e manteve a aposta em Fresneda na direita", admitindo que "ambos os jogadores são mais eficazes a defender do que a atacar, apesar dos golos que caíram no colo do jovem espanhol". No entanto, refere que a nenhum dos dois é "um primor de técnica quando se trata de atacar".
"A estes cinco defesas, Rui Borges juntou ainda dois médios defensivos. Com a segurança ditada pela floresta de peças para cortar lances contrários, Gyokeres pode desgastar-se menos na pressão, e a mesma lógica é válida para Trincão e para o jovem Quenda. Quando Morita recuperar a forma, será natural a passagem de Debast para o flanco direito dos três centrais, recuperando as- sim o Sporting alguma qualidade na saída de bola por esse lado", acrescentou.
Par terminar, Octávio Ribeiro deixou algumas críticas a Rui Silva. O jornalista crê que, na partida com o Casa Pia, o internacional português "precisa de trabalhar o seu alcance a anular centros rasteiros", apontando o dedo ao lance do autogolo de Ricardo Esgaio, que ainda deu esperança aos gansos.
Médio leonino está a começar a despertar atenções além-fronteiras e uma publicação internacional deixou um sério aviso sobre o atleta
24 Set 2026 | 13:35 |
Issa Doumbia está a começar a ganhar destaque além-fronteiras, com as primeiras impressões sobre o reforço de verão do Sporting a merecerem atenção. O jovem médio italiano, de 22 anos, foi agora analisado pela Rising Stars XI, que não poupou nos elogios às suas características.
Através da plataforma X, a conta destacou aquilo que considera serem algumas das principais qualidades do jogador leonino. A versatilidade e a capacidade física de Doumbia foram dois dos aspetos colocados em evidência, numa análise que deixa também a indicação de que o médio pode assumir uma importância crescente no futuro.
"Issa Doumbia pode ser um jogador-chave para a Itália brevemente. Uma das principais contratações do Sporting neste verão está a mostrar o porquê de ter este rótulo. O seu físico, versatilidade e capacidade de jogar como um box-to-box impressionam. A Itália necessita desesperadamente de um médio como este. Tomem atenção", pode ler-se.
O internacional sub-21 italiano está a passar por um processo de adaptação tática, com a equipa técnica a procurar torná-lo mais seguro e equilibrado. O Sporting tem realizado muito trabalho específico com o jogador contratado ao Venezia por 20,53 milhões de euros, mais 6,32 milhões mediante objetivos.
A principal intenção passa por manter Doumbia mais ligado ao centro do terreno e próximo de Sergi Altimira. O Sporting quer reduzir algumas conduções de maior risco e evitar que o médio deixe a equipa exposta nas transições defensivas, procurando também que simplifique mais o jogo.
Veja a publicação em causa:
Além dos blues, também Leeds, Everton, Sevilla, Lazio e Galatasaray surgem igualmente associados ao futebolista que passou pelos leões
24 Set 2026 | 13:34 |
Conrad Harder pode voltar a entrar no radar de um gigante da Premier League. O avançado dinamarquês, que deixou o Sporting no último verão para rumar ao Leipzig, está agora cedido ao Estrasburgo e tem sido acompanhado de perto pelo Chelsea, de Xabi Alonso, que poderá ponderar uma investida já no mercado de janeiro.
A mudança para França assume particular importância neste cenário, uma vez que o emblema francês pertence à BlueCo, grupo que também detém os ingleses. De acordo com o TEAMtalk, a passagem do avançado pelos gauleses funciona como uma espécie de período de avaliação para os responsáveis londrinos, numa altura em que o empréstimo não contempla qualquer opção de compra.
Aos 21 anos, o internacional dinamarquês terá assim uma oportunidade para voltar a mostrar o nível que apresentou em Alvalade. A estreia não podia ter começado melhor. Harder entrou no decorrer do encontro frente ao Troyes e precisou de poucos minutos para deixar a sua marca, apontando um dos golos da equipa orientada por Hugo Oliveira.
Desde então, porém, o avançado ainda não voltou a faturar, embora tenha aumentado gradualmente o tempo de utilização. Até ao momento, ainda não foi titular em nenhuma partida pelo conjunto francês. O percurso recente ajuda a explicar a atenção em torno do jogador.
Harder deixou o Sporting depois de uma época no clube leonino e foi transferido para o Leipzig por 24 milhões de euros, depois de os verdes e brancos terem investido cerca de 19 milhões na sua contratação ao Nordsjaelland. Agora, além do Chelsea, também Leeds, Everton, Sevilla, Lazio e Galatasaray surgem igualmente associados ao seu nome.
Apesar de estar impressionado com o jogador dos verdes e brancos, jornalista garante que é difícil que convocatória se converta em minutos de jogo
24 Set 2026 | 13:22 |
Roberto Antolín, jornalista espanhol que acompanha de perto a carreira de Iván Fresneda desde que este chegou ao Valladolid, não se mostra surpreendido pela chamada do lateral-direito do Sporting para a lista de Luis de la Fuente para os próximos quatro compromissos da seleção campeã do Mundo, relativos à fase de grupos da Liga das Nações.
Além de o mesmo considerar o selecionador um “superprofissional”, reconhece que este tem um conhecimento profundo de quase todos os escalões jovens da seleção espanhola. Desta forma e como é o caso, quando um dos convocados habituais está impedido de contribuir para à “La Roja”, o selecionador costuma recorrer ao escalão seguinte para encontrar uma alternativa.
Assim, Iván Fresneda acaba por beneficiar da lesão de Pedro Porro, na partida do passado fim-de-semana, frente ao Aston Villa, na Premier League. “É aqui que entra Iván Fresneda, é lateral direito da seleção de sub-21 e joga num daqueles que clubes portugueses que os espanhóis consideram importantes. Só há três - o Porto, o Benfica e o Sporting”, referiu, colocando algumas reservas em relação à possibilidade de Fresneda - que tem vindo a receber muitos elogios - poder jogar nestas quatro partidas.
"Uma coisa é ser convocado, outra é jogar pela seleção espanhola. Não estamos a falar de jogos 'amigáveis', mas de partidas importantes de uma seleção que quererá seguramente juntar a Liga das Nações aos campeonatos da Europa e do Mundo”, referiu. Recorde-se que Espanha vai defrontar Inglaterra, em Wembley (26/9), medindo igualmente forças com a República Checa (3/10) e a Croácia (29/9 e 6/10).
No entanto, independentemente das decisões do selecionador, Roberto Antolín garante que este é um grande momento da carreira de Iván Fresneda. “Quem não gostaria de estar na seleção que é atualmente campeã do Mundo e da Europa? Qualquer jogador quer estar nesta seleção espanhola. Para Iván Fresneda é um sonho tornado realidade".
"O Sporting deu-lhe a oportunidade de jogar ao mais alto nível, de disputar a Liga dos Campeões, algo que, certamente, não teria alcançado se tivesse permanecido em Espanha. É impossível dizê-lo, mas seria mais difícil. Pelo que sim, podemos afirmar que este salto na carreira se deve ao Sporting".
Maxi Araújo não perdoa e marca pelo Uruguai; Ala do Sporting em grande (Vídeo)
24 Set 2026 | 12:56
Arrependido por ter vendido Zalazar ao Sporting? António Salvador responde
24 Set 2026 | 13:11
Reforço do Sporting ainda não convenceu, mas vai merecer mais oportunidades
24 Set 2026 | 09:58