Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Silva criticado após Casa Pia - Sporting: "Deixa passar bolas que devem ser suas"

Guarda-redes tem sido um dos elementos em maior destaque nos últimos jogos dos leões, mas há quem aponte falhas ao guarda-redes de 31 anos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Mar 2025 | 21:29 |

Icon Comentário0

Octávio Ribeiro analisou o encontro que terminou com vitória do Sporting sobre o Casa Pia (3-1), da 25,ª jornada da Liga Portugal Betclic. O jornalista da CMTV avaliou a prestação dos jogadores leoninos e apontou falhas a vários jogadores leoninos, nomeadamente Rui Silva, Ricardo Esgaio e Iván Fresneda.


"Rui Silva precisa de trabalhar o seu alcance a anular centros rasteiros. O guardião deixa passar bolas que devem ser suas. Ricardo Esgaio ia fazendo mais um auto-golo, numa bola que cruzou Rui Silva e devia ter-lhe morrido nas luvas", referiu no jornal Record. 


Relativamente às opções de Rui Borges, Octávio Ribeiro refere que o técnico adota um estilo pouco ofensivo: "Rui Borges encontrou na sua humildade e engenho os antídotos para a falta de investimento do Sporting no mercado de inverno. Sendo um convicto praticante da defesa a quatro, Rui Borges reviu as suas táticas e impõe agora o Sporting mais defensivo de que há memória recente".


As opções do treinador por Matheus Reis e Iván Fresneda também foram alvo de análise: "Frente ao Casa Pia, além dos três centrais, o técnico colocou Matheus Reis na esquerda e manteve a aposta em Fresneda na direita. Ambos os jogadores são mais eficazes a defender do que a atacar, apesar dos golos que caíram no colo do jovem espanhol. Mas nem Matheus Reis, nem Fresneda são um primor de técnica quando se trata de atacar. A estes cinco defesas, Rui Borges juntou ainda dois médios defensivos".

O jornalista admite ainda mudanças nos próximos jogos, assim que os lesionados recuperarem das respetivas lesões. "Quando Morita recuperar a forma, será natural a passagem de Debast para o flanco direito dos três centrais, recuperando assim o Sporting alguma qualidade na saída de bola por esse lado. Com Esgaio e Fresneda, a bola chora por não saber para onde vai. Contra adversários mais dotados, este lado direito tem escrito desastre, com todas as letras. Em suma, a humildade do técnico contagia a equipa, que assim esconde fragilidades, e Gyokeres voltou a ter pilhas suficientes para resolver. Com estes cuidados defensivos, o Sporting pode chegar a um título muito dorido", completou.


Confira o auto-golo assinalado por St.Juste, no encontro entre o Sporting e o Arouca:


Futebol

Frederico Varandas decidiu que posição tomar sobre Villas-Boas antes do Porto - Sporting

Tensão entre os presidentes de leões e dragões tem escalado no decorrer das últimas semanas e existe grande expetativa para o Clássico

Frederico Varandas não pretende responder às provocações de André Villas-Boas antes do Clássico entre Porto e Sporting
Frederico Varandas não pretende responder às provocações de André Villas-Boas antes do Clássico entre Porto e Sporting

08 Fev 2026 | 10:30 |

Icon Comentário0

O clássico entre Porto e Sporting promete intensidade dentro das quatro linhas, mas também fora delas, num contexto em que ambos disputam o título ponto a ponto. Em foco está a relação entre Frederico Varandas e André Villas-Boas, marcada por episódios de tensão recentes, fruto de trocas públicas de declarações entre os dois dirigentes nos últimos meses.


Apesar desse histórico, Frederico Varandas opta, nesta fase final de preparação para o encontro da 21.ª jornada da Liga, por uma postura de silêncio. O Presidente do Sporting não pretende responder às palavras do homólogo portista, que abordou temas como a arbitragem e chegou a apontar favoritismo aos leões para o Clássico no Estádio do Dragão.


A decisão passa por evitar qualquer ruído adicional em torno do jogo. Varandas quer preservar um ambiente de tranquilidade no seio do grupo orientado por Rui Borges, consciente da importância do encontro. Nesse sentido, manterá uma postura discreta e cumprirá os procedimentos habituais.


Como é norma, o Presidente do Sporting acompanhará a equipa no estágio marcado para segunda-feira, em Gaia, seguindo depois com a comitiva para o Estádio do Dragão. No recinto portista, sentar-se-á no lugar que lhe for indicado na tribuna.

Recorde-se que, na primeira volta do campeonato, em Alvalade, Varandas e Villas-Boas estiveram sentados lado a lado, cenário que também se verificou no Dragão na segunda volta de 2024/25 e, igualmente, em Leiria, nas meias-finais da Allianz Cup dessa temporada.



Futebol

Rui Borges toma decisão quanto a titular para o Porto - Sporting

Verdes e brancos disputam a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic já na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no reduto dos dragões

Rui Borges terá decidido lançar Pote a titular no Porto - Sporting, fruto do histórico do jogador e da sua experiência em comparação com os reforços
Rui Borges terá decidido lançar Pote a titular no Porto - Sporting, fruto do histórico do jogador e da sua experiência em comparação com os reforços

08 Fev 2026 | 10:07 |

Icon Comentário0

A época de 2024/2025 foi particularmente difícil para Pote. Uma lesão muscular afastou-o da competição durante cerca de 150 dias, o equivalente a cinco meses, entre novembro e abril, período em que falhou 33 jogos. Antes disso, o médio já tinha passado aproximadamente um mês no departamento médico, situação que o impediu de alinhar em mais sete encontros do Sporting, mas tudo está perto de se inverter.


O arranque da temporada foi positivo, com destaque para o hat-trick apontado frente ao Nacional na terceira jornada do campeonato. Contudo, nova lesão muscular voltou a interromper o percurso: primeiro entre 9 e 27 de novembro, depois de 8 de dezembro a 23 de janeiro. O regresso foi feito de forma gradual por Rui Borges, com gestão cuidada para evitar recaídas.


Pote somou 21 minutos em Arouca, seguiu-se uma utilização de 36 minutos frente ao Athletic Bilbao, jogo em que assistiu Trincão, e regressou à titularidade diante do Nacional, marcando um golo. Na Taça de Portugal, frente ao AFS, entrou apenas aos 68 minutos, num encontro em que a exibição não teve o impacto desejado.


Nesse jogo destacou-se Luís Guilherme, autor do primeiro golo, mas o brasileiro deverá sair do onze no clássico. Para essa posição à direita do trio de apoio a Luis Suárez, a opção deverá recair em Geny Catamo. Francisco Trincão passará para o corredor central, Daniel Bragança deixará o onze e Pote deverá ocupar a ala esquerda.

Rui Borges valoriza no 'camisola 8' a capacidade de chegar à baliza, a inteligência tática num jogo que se antevê equilibrado, a frieza na decisão e a qualidade na ligação com o ponta de lança. A experiência acumulada em jogos grandes, tanto a nível nacional como europeu, é outro fator tido em conta pelo treinador.


Esta época, Pote marcou ao Benfica no dérbi da primeira volta. Em confrontos com o rival encarnado, soma cinco golos e três assistências em 14 jogos. Frente ao Porto, regista dois golos em 13 partidas pelo Sporting, números aos quais junta mais um golo em dois jogos pelo Famalicão. No total da temporada, contabiliza 11 golos em 23 encontros, o que corresponde a uma média de 0,47 golos por jogo.


Futebol

De malas feitas no Sporting, já se sabe quanto vai ganhar Matheus Reis no CSKA

Jogador brasileiro prepara-se para deixar o Clube de Alvalade e rumar à Rússia, numa altura em que se encontrava na fase final do seu contrato

Matheus Reis já tem tudo tratado para deixar o Sporting e rumar ao CSKA Moscovo, algo que acontecerá depois do Clássico frente ao Porto
Matheus Reis já tem tudo tratado para deixar o Sporting e rumar ao CSKA Moscovo, algo que acontecerá depois do Clássico frente ao Porto

08 Fev 2026 | 09:45 |

Icon Comentário0

O acordo entre o Sporting e Matheus Reis para a rescisão de contrato está praticamente fechado. Depois do clássico frente ao Porto, o defesa brasileiro colocará um ponto final na ligação a Alvalade e seguirá para o CSKA Moscovo, onde o espera um contrato financeiramente muito vantajoso, com um salário a rondar os 3,5 milhões de euros por temporada.


O vínculo com o emblema moscovita será válido até 2029, por três épocas e meia, com mais uma de opção, o que garante a Matheus Reis, no mínimo, cerca de 12,5 milhões de euros durante a sua passagem pelo atual quarto classificado da Liga russa.


O CSKA é detido pelo empresário Evgeny Giner e, devido às sanções impostas pela União Europeia, não pode negociar diretamente com clubes europeus. Por essa razão, o lateral rescindirá contrato com o Sporting para ficar livre e assinar pelos russos. O jogador, de 30 anos, encontrava-se já em final de vínculo com os leões e há muito que era conhecido que não renovaria. Recorde-se que chegou a Alvalade em janeiro de 2021.


Ainda ao serviço do Sporting, o 'camisola 2' regressa agora ao lote de opções de Rui Borges para a partida diante do Porto, depois de ter cumprido dois jogos de castigo resultantes do cartão vermelho visto em Arouca, já após o apito final.

Ao todo, desde que chegou ao plantel do Sporting oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 222 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 11 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Há novidades sobre Ioannidis e Debast antes do Porto - Sporting
Futebol

Há novidades sobre Ioannidis e Debast antes do Porto - Sporting

08 Fev 2026 | 09:17

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Georgios Vagiannidis faz exigência das grandes no Sporting
Futebol

Exclusivo Leonino - Georgios Vagiannidis faz exigência das grandes no Sporting

07 Fev 2026 | 15:48

Icon Comentário0
Viktor Gyökeres responde aos críticos com um bis no Arsenal - Sunderland
Futebol

Viktor Gyökeres responde aos críticos com um bis no Arsenal - Sunderland

07 Fev 2026 | 17:24

Icon Comentário0