Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol Formação

Oficial! Atleta assina contrato com o Sporting e assume: "O meu exemplo é João Simões"

Clube de Alvalade deu mais um passo em aposta e o protagonista destacou jovem médio leonino formado em Alcochete como sua referência

Duarte Tomás, extremo de 17 anos, assinou contrato profissional com o Sporting e revelou que João Simões é uma referência para si
Duarte Tomás, extremo de 17 anos, assinou contrato profissional com o Sporting e revelou que João Simões é uma referência para si

09 Abr 2026 | 15:03 |

Icon Comentário0

O Sporting assinou contrato profissional com Duarte Tomás, jovem extremo de 17 anos que tem vindo a destacar-se na formação leonina. O jogador soma já participações em várias competições jovens como a UEFA Youth League e vê agora reconhecido o seu percurso. A oficialização representa um passo importante na evolução do atleta dentro da estrutura do clube.


Aos meios oficiais do Sporting, Duarte Tomás destacou João Simões como principal referência da equipa principal. "O meu exemplo a seguir da equipa principal é o João Simões, porque vem da formação e olho para ele como uma referência, porque conquistou o seu espaço na equipa", disse.


Apesar da assinatura do contrato profissional, Duarte Tomás - colega de Sandro Ferreira - mostrou-se cauteloso e focado no trabalho diário. "Sinto-me muito feliz e orgulhoso, é um passo muito importante, mas sei que ainda há muito trabalho", admitiu, sem entrar em deslumbramentos.


O percurso de Duarte Tomás começou aos 9 anos no Pólo de Coimbra, onde permaneceu até aos 12 antes de se mudar para Lisboa. Desde então, tem evoluído nos escalões de formação do Sporting, acumulando jogos na UEFA Youth League, Liga Revelação e também nos juniores. A progressão sustentada levou agora à assinatura do primeiro contrato profissional.

Entre os objetivos assumidos, Duarte Tomás destacou a estreia na equipa principal e a conquista de um lugar no plantel. "Os meus maiores sonhos são estrear-me na equipa principal, conquistar o meu espaço e conseguir chegar à Seleção A de Portugal", revelou.



Futebol Formação

Oficial! Ex braço-direito de Carlos Queiroz assina pelo Sporting

Frederico Varandas contrata antigo técnico adjunto do português de 73 anos; Treinador diz-se muito feliz pelo novo desafio no Clube de Alvalade

É oficial! Sporting apresentou Sebastião Macias, ex adjunto de Carlos Queiroz, como novo treinador da equipa de sub-16 para a temporada 2026/27
É oficial! Sporting apresentou Sebastião Macias, ex adjunto de Carlos Queiroz, como novo treinador da equipa de sub-16 para a temporada 2026/27

10 Jul 2026 | 10:23 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting apresentou Sebastião Macias como novo treinador da equipa de sub-16 para a temporada 2026/27. O técnico, de 36 anos, chega depois de uma experiência nos escalões de formação do Neom (Arábia Saudita) e de ter sido adjunto de Carlos Queiroz nas seleções do Irão e Colômbia.


S. Macias: "Não poderia estar mais entusiasmado"


Na apresentação aos meios oficiais do Clube, mostrou-se feliz com o novo desafio: “Estou entusiasmadíssimo, porque o Sporting é, efetivamente, um grande projeto de formação dos jogadores. Não poderia estar mais entusiasmado. É orgulho por representar um grande de Portugal”.


O novo treinador - que já antevia o sucesso a Luis Suárez em Alvalade - acredita que o percurso internacional poderá ser uma mais-valia no trabalho diário: “A minha última experiência no estrangeiro foi na Arábia Saudita, mas anteriormente passei pela Noruega, pela Seleção da Colômbia e Irão. Estive num Campeonato do Mundo, um apuramento de Campeonato do Mundo, na Copa da Ásia e na Copa América. Toda essa experiência foi bastante enriquecedora e espero conseguir trazer um pouco dela, também, para o trabalho no Sporting”, explicou.

Também João Raimundo, técnico adjunto, destacou a satisfação por integrar a estrutura leonina e revelou quais serão as prioridades da equipa técnica: “É um enorme orgulho poder representar um clube como o Sporting. Representar este símbolo é um objetivo de todos os treinadores e poder ajudar estes jovens a crescer, desenvolver-se e a atingir os patamares mais altos do Clube é um enorme orgulho para mim”, referiu.


Além do mais, recordou ainda o percurso realizado nos escalões de formação e no futebol sénior: “Estive em patamares de contexto sub-19 e seniores. No último ano, estive no Cascais, anteriormente nos sub-19 do Estoril-Praia. Estive também, durante três anos, nos seniores do Belenenses. Esse trabalho, e esses últimos anos em patamares mais altos, podem trazer-me experiência para passar algum know-how aos jovens atletas. Da minha parte, irei dar o meu melhor, a 100%. Irei colocar toda a minha experiência nos treinos ao longo desta época e tentarei ao máximo ajudar estes atletas, esta equipa e, acima de tudo, o Sporting a atingir os seus objetivos ao longo da época”.

Veja a publicação:


Futebol Formação

Oficial! Jogou com Miguel Veloso e Moutinho no Sporting e é agora o novo treinador dos sub-17

Enquanto jogador de futebol teve uma carreira modesta; Ainda assim, passou pelo Clube de Alvalade, onde partilhou balneário com nomes sonantes

É oficial! Sérgio Saraiva foi promovido ao comando técnico da equipa de sub-17 do Sporting; Treinador jogou com Miguel Veloso e Moutinho na formação leonina
É oficial! Sérgio Saraiva foi promovido ao comando técnico da equipa de sub-17 do Sporting; Treinador jogou com Miguel Veloso e Moutinho na formação leonina

09 Jul 2026 | 12:11 |

Icon Comentário0

É oficial. Sérgio Saraiva foi promovido ao comando técnico da equipa de sub-17 do Sporting. O treinador, que na última temporada orientou os sub-16, sobe assim um escalão. Enquanto jogador teve uma carreira modesta, tendo passado pelos iniciados do Clube de Alvalade em 2000/01, onde partilhou balneário com nomes como Miguel Veloso ou João Moutinho.


A continuidade do trabalho é vista pelo técnico como uma vantagem importante nesta transição: “Há essa continuidade. A qualidade no Sporting é inegável, está sempre presente, seja qual for o escalão, é de facto uma mais-valia que este Clube tem. Em cada equipa, em cada escalão, em cada idade, há de facto a qualidade que representa bem aqueles que são os valores do Sporting”, afirmou aos meios oficiais do Clube.


Sérgio Saraiva destacou ainda a importância de já conhecer os jogadores e os métodos de trabalho da equipa técnica: “Quanto à continuidade, é uma vantagem podermos começar a nova época num patamar mais acima, podemos dizer. Há um conhecimento mútuo muito grande. Conhecem os nossos métodos, a nossa forma de estar e isso permite-nos ‘queimar’ algumas etapas, para podermos acelerar este processo inicial”, explicou.


A mudança para o escalão de sub-17 representa, contudo, novos desafios para o treinador leonino: “Cada ano e cada patamar revela por si só um desafio acrescido. O facto de eles [jogadores] serem maiores, mais velhos, de terem outras capacidades mais desenvolvidas, implica que o jogo mude, se o jogo muda, obrigatoriamente o treino terá de mudar, e forçosamente a nossa proposta [de jogo] também terá de se adaptar a isso”, referiu.

A equipa técnica dos sub-17 do Sporting contará ainda com Nuno Mota, Rodrigo Oliveira e Ruben Martinho como treinadores-adjuntos, Diogo Neves como treinador de guarda-redes, José Pereira na preparação física e Diogo Carvalho na análise. Os sub-19 também apresentaram um novo treinador.


Veja a publicação:


Futebol Formação

Oficial! Guarda-redes que esteve 6 anos do Sporting é anunciado pelo Benfica como reforço

Depois de ter estado ligado ao emblema verde e branco, entre 2019 e 2025, futebolista foi agora contratado pelo rival encarnado

É oficial! Benfica anunciou a contratação de Patrick Moreira, guarda-redes de 16 anos que esteve seis anos no Sporting
É oficial! Benfica anunciou a contratação de Patrick Moreira, guarda-redes de 16 anos que esteve seis anos no Sporting

09 Jul 2026 | 11:26 |

Icon Comentário0

É oficial. O Benfica anunciou a contratação de Patrick Moreira, guarda-redes de 16 anos que passa a integrar o plantel de juniores dos encarnados. O jovem guardião chega proveniente do Alverca, clube que representou nas últimas duas temporadas, depois de ter estado ligado ao Sporting, entre 2019 e 2025.


Apesar da ligação de seis anos ao Clube de Alvalade, o jogador assumiu-se satisfeito por rumar à Luz: “Optei pelo Benfica também por uma questão familiar. É um clube onde sonho jogar desde pequenino e é o clube do meu coração”, afirmou à BTV.


O novo reforço das águias mostrou-se consciente das dificuldades que terá pela frente nesta nova etapa: “Acho que vai ser uma adaptação um pouco complicada devido ao escalão e ao nível de exigência dos jogos, mas tudo se resolve com trabalho e dedicação”, referiu.


Patrick Moreira destacou ainda a importância do ambiente de trabalho para continuar a evoluir enquanto jogador: “É importante termos bons treinadores e uma boa relação com os colegas e com toda a equipa técnica”, explicou o jovem futebolista.

O guardião definiu os objetivos para a passagem pelo Benfica: “Conseguir ganhar tempo de jogo. Como é o meu primeiro ano no Benfica, vai ser complicado, mas nada é impossível. Vai ser uma adaptação difícil, mas sempre com o mesmo objetivo: chegar à equipa principal do Benfica e, depois, à Seleção”, concluiu. Já para a equipa de juniores do Sporting, os leões contrataram Pedro Guerreiro.


Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! 5 anos depois, Varandas faz regressar treinador ao Sporting
Futebol Formação

Oficial! 5 anos depois, Varandas faz regressar treinador ao Sporting

09 Jul 2026 | 09:55

Icon Comentário0
Oficial! Depois de grave lesão, Santos despede-se do Sporting: "Uma segunda casa"
Futebol Formação

Oficial! Depois de grave lesão, Santos despede-se do Sporting: "Uma segunda casa"

03 Jul 2026 | 11:42

Icon Comentário0
Oficial! Leandro Grimi está de regresso ao Sporting
Futebol Formação

Oficial! Leandro Grimi está de regresso ao Sporting

30 Jun 2026 | 09:26

Icon Comentário0