Futebol
Sporting pondera mexer com Gonçalo Inácio, mas há um aviso: “Seria matá-lo”
16 Set 2026 | 12:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Mai 2026 | 10:53 |
O Sporting anunciou esta quinta-feira a renovação de contrato de Micael Sequeira, técnico da equipa feminina de futebol. O treinador de 52 anos prolongou o vínculo com os leões por mais duas temporadas, ficando ligado ao Clube até 2028, algo que gerou bastante controvérsia entre os adeptos.
Micael Sequeira: "É um orgulho enorme dar continuidade a este projeto"
Em declarações aos meios oficiais dos leões, o treinador mostrou-se satisfeito pela continuidade em Alvalade e assumiu a ambição de tornar a equipa mais competitiva nas próximas épocas: "É um orgulho enorme dar continuidade a este projeto, estando cientes da responsabilidade que é representar o Sporting e da exigência diária à procura de nos tornarmos melhores para podermos servir melhor o clube. Essa é a grande ambição que nós temos, tornar a equipa mais competitiva para que possa estar mais próxima desses objetivos que vamos ter", afirmou.
Micael Sequeira garantiu que o objetivo passa por corrigir os erros cometidos e lutar por títulos no futuro: "Esta renovação simboliza a continuidade no compromisso de procurar fazer melhor. Tivemos bons momentos esta época, mas também houve momentos menos bons. O importante é avaliarmos o que é que correu mal para não voltarmos a repetir. Há uma vontade enorme nesse sentido, uma motivação tremenda de corrigirmos isso e podermos proporcionar aos adeptos, a todo o clube e a toda a estrutura, que confia muito em nós, os tais títulos que nós pretendemos".
Micael Sequeira: "Era perfeitamente normal não haver prolongamento do contrato"
O técnico destacou ainda a confiança demonstrada pela estrutura do Sporting, assumindo que essa decisão aumenta a responsabilidade e motivação para a nova temporada: "Tornando a equipa mais competitiva, vamos estar mais preparados para os diferentes desafios que aí vêm. Não vale a pena estar a prometer nada. A única coisa que podemos prometer é o trabalho e a dedicação diária, porque foi isso que nos levou até aqui, que nos proporcionou esta renovação e esta confiança por parte da direção. Era perfeitamente normal não haver prolongamento do contrato, atendendo a que não conquistámos títulos. Tenho consciência disso, mas o facto de ter havido esta confiança quando não conquistámos nada dá-me ainda mais motivação para retribuir a todas estas pessoas que confiaram em mim e a este enorme clube que é o Sporting. Aprendi a gostar muito do Sporting e muito mais quando fui tratado desta forma, num ano em que não consegui ganhar e existe este voto de confiança para renovar o contrato. Para mim, isso fica marcado e certamente irão ter o melhor do Micael Sequeira este ano", concluiu.
No momento em que o Sporting anunciou a renovação do técnico, foram vários os adeptos leoninos a insurgirem-se nas redes sociais: "F*da-se", "Inacreditável", "Premiar a mediocridade" e "Vocês andam a gozar com a nossa cara" são alguns dos comentários.
Internacional português foi emprestado pelos leões com opção de compra à Fiorentina, já na reta final do mercado de transferências de verão
16 Set 2026 | 17:02 |
Pedro Gonçalves foi oficialmente apresentado como reforço da Fiorentina, poucas horas depois de se ter estreado a marcar na vitória por 3-0 diante do Pisa, na Taça de Itália. O jogador emprestado pelo Sporting explicou a escolha pelo emblema viola e garantiu que a prioridade passava por continuar no futebol europeu, apesar de ter estado associado à Arábia Saudita.
Pote: "Sempre disse ao meu agente que queria continuar a jogar na Europa"
“Estou muito grato ao Sporting e fiquei na história do Clube. Sou um jogador com uma mentalidade ganhadora que gosta de marcar golos e vencer. Escolhi a Fiorentina pelo seu projeto, depois de ter falado com o treinador [Fabio Grosso na altura]... Sempre disse ao meu agente que queria continuar a jogar na Europa”, afirmou o internacional português.
Pote explicou ainda aquilo que pode acrescentar à nova equipa e afastou comparações com outros elementos do setor ofensivo. “Sou um jogador diferente do [Wilfried] Gnonto e do [Alieu] Nije. Sou um número 10 que joga entrelinhas, e vou dar o meu melhor para também ficar na história deste clube”.
A mudança para Florença ganhou força depois de Fabio Paratici contactar o empresário do jogador dos quadros do Sporting. “Esta oportunidade surgiu quando ele falou com o meu empresário e gostei logo da ideia de representar o clube onde jogaram Rui Costa e Nuno Gomes. Florença é uma cidade apaixonada, com a qual me identifico... Depois há o projeto que me apresentaram e que tem o objetivo de levar o clube ao sucesso. Estou muito feliz por estar aqui".
O internacional português abordou ainda a conhecida alcunha que o acompanha desde os tempos de formação. “Tinha peso a mais quando era pequeno e os meus familiares começaram a chamar-me 'potinho'. Depois essa alcunha não correspondia à realidade e começaram a chamar-me Pote. Agora, dada a minha condição física, prefiro que me chamem Pedro Gonçalves”.
Premier League tem estado marcada por polémicas nas últimas jornadas e situação com o antigo jogador do Sporting foi recordada
16 Set 2026 | 16:47 |
Enzo Maresca não escondeu a irritação perante o pedido de desculpas da Pro Ref ao Manchester United, depois de o organismo ter reconhecido um erro no golo que valeu a vitória do Manchester City em Old Trafford. O treinador recordou um episódio semelhante de 2023 para questionar a diferença de tratamento.
Em declarações reproduzidas pelo jornal britânico ‘The Sun’, Maresca recuou ao período em que trabalhava como adjunto de Pep Guardiola. “Há três anos, quando eu estava cá [como adjunto de Pep Guardiola], aconteceu exatamente a mesma coisa, contra o Manchester United, e perdemos o dérbi, lá”.
O treinador referia-se ao encontro de 13 de janeiro de 2023, vencido pelo Manchester United por 2-1. Na altura, Bruno Fernandes, antigo jogador do Sporting, marcou num lance polémico pela posição de Marcus Rashford, que estava em fora de jogo, mas não foi considerado interveniente.
“O golo não foi regular, se bem se recordam, e, para ser sincero, ninguém pediu desculpa. Nós ainda estamos à espera do pedido de desculpas por esse golo. Por vezes, aconteceu a teu favor, e, por vezes, acontece contra ti”, afirmou Maresca.
A reação surgiu depois de a Pro Ref reconhecer que o golo de Erling Haaland, que decidiu o mais recente Manchester United - Manchester City, por 0-1, deveria ter sido invalidado. O organismo assumiu que o VAR não avaliou corretamente o impacto da posição de Enzo Fernández no lance e comunicou o erro aos red devils.
Maresca também se mostrou desagradado com o facto de a discussão se centrar num único episódio. “O facto de estarmos a falar de um episódio ou de um momento, depois de um jogo no qual jogámos, durante 75 minutos, com dez homens é muito mau. A nossa exibição foi inacreditável”, acrescentou, referindo-se à expulsão de Phil Foden.
Treinador do Clube de Alvalade pretende 'acertar agulhas' e está preocupado, acabando por alterar o rumo das sessões de treino da equipa
16 Set 2026 | 16:09 |
O Sporting chega a meio de setembro com 18 golos marcados, mas também sete sofridos em sete encontros oficiais. A média de um tento encaixado por partida levou Rui Borges a colocar o momento defensivo no centro do trabalho realizado em Alcochete.
Segundo o jornal Record, as sessões do Sporting têm incidido sobretudo no posicionamento, na concentração e na forma como a equipa gere os momentos finais dos encontros. A estrutura entende que um candidato ao título precisa de maior estabilidade, ainda para mais numa altura em que os leões estão a quatro pontos da liderança da Liga.
Um dos problemas tem sido a falta de continuidade na linha defensiva. A mesma composição só foi repetida uma vez esta temporada, precisamente entre a quarta e a quinta jornadas do campeonato, partidas em que o Sporting conseguiu manter a baliza inviolável.
Nas laterais, Rui Borges pretende estabilizar as opções com Iván Fresneda à direita e Maxi Araújo à esquerda. O espanhol, depois de recuperar totalmente dos problemas físicos, ganhou vantagem sobre Georgios Vagiannidis e foi titular em quatro dos sete jogos realizados.
No eixo, a gestão continua mais complexa. Ibrahima Ba permanece lesionado e só deverá regressar depois da pausa internacional, deixando Gonçalo Inácio, Zeno Debast e Eduardo Quaresma como principais soluções imediatas para Rui Borges.
Apesar de ter estado ligado aos dois últimos golos sofridos pelo Sporting, com auto-golos diante de Galatasaray e Famalicão, Gonçalo Inácio deverá manter a titularidade frente ao Arouca. A equipa técnica entende que a melhor forma de proteger o capitão passa por lhe dar confiança e continuidade, em vez de o retirar imediatamente do onze.
Sporting pondera mexer com Gonçalo Inácio, mas há um aviso: “Seria matá-lo”
16 Set 2026 | 12:29
Já é conhecido o árbitro do Sporting - Arouca e já apitou os leões esta época
16 Set 2026 | 15:17
Saída de Rui Borges do Sporting volta à baila: "Há razões mais do que evidentes"
16 Set 2026 | 11:47