Futebol
Viktor Gyökeres não deixou saudades no Sporting e Luis Suárez que o diga
12 Jan 2026 | 10:31
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Out 2024 | 17:12 |
Matilde Fidalgo, ex-futebolista que atuou no Sporting, compartilhou uma emocionante mensagem nas redes sociais, onde expressou seus sentimentos sobre a decisão de encerrar a sua carreira. "O tempo foi passando e até ultrapassou aquilo que eu tinha projetado, mas a sensação de que estava na hora de parar nunca chegou. Fui adiando... Chegou agora!", começou por escrever.
"Outras prioridades surgem, um novo ciclo virá e eu fecho esta bonita história, repleta de momentos bons que gosto de recordar, momentos tristes que me fizeram crescer, e saudades que me farão querer estar, de alguma forma, ligada ao que vier, nem que seja como espectadora", referiu a defesa em sua página do Instagram.
A atleta vestiu a camisola da seleção portuguesa em 48 ocasiões, marcando presença na estreia da seleção feminina em grandes competições, no Campeonato da Europa de 2017. Antes de representar a seleção principal, Matilde teve uma carreira promissora nas seleções jovens, incluindo uma participação no Euro Sub-19 de 2012.
"Foi bonito fazer parte de uma era revolucionária do futebol feminino, marcada por um crescimento exponencial do qual fiz parte ativa", acrescentou, destacando a importância de sua trajetória no desporto. Fidalgo começou sua carreira no São João Brito e jogou em vários clubes de destaque, como Futebol Benfica, Sporting, Sporting de Braga, Manchester City, Benfica, Real Betis e, mais recentemente, no Famalicão.
Ao longo de sua carreira, conquistou seis títulos de campeã nacional, três Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga, solidificando seu legado no futebol feminino. Pelo Sporting, a defesa de 30 anos realizou 24 jogos na época 2017-2018, tendo apontado um golo. Pelas leoas, a jogadora natural de Lisboa conquistou uma Supertaça, uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional.
Defesa-central brasileiro de 21 anos somou minutos na equipa principal, mas acabou ser alvo de algumas críticas sobre o tempo que passou em campo
12 Jan 2026 | 12:48 |
A última semana foi marcada por fortes contrastes para Rômulo Júnior, jovem defesa-central brasileiro de 21 anos que viveu sensações opostas no universo leonino. Perante a vaga de lesões que tem afetado o plantel principal, Rui Borges chamou o central ao plantel principal, lançando-o em jogos de elevada exigência competitiva. Ainda assim, o percurso recente do jogador ficou também marcado por decisões menos animadoras no contexto da equipa B.
Rômulo foi utilizado na partida frente ao Gil Vicente, a contar para a Liga, e voltou a somar minutos na final four da Taça da Liga, diante do Vitória de Guimarães - decisão que foi alvo de críticas. O brasileiro entrou para o lugar de Eduardo Quaresma, que saiu lesionado, num encontro particularmente exigente para os leões. Apesar da confiança demonstrada por Rui Borges, a noite acabou por não ser feliz, com o Sporting a ser eliminado da competição.
Apesar da aposta na equipa principal, Rômulo Júnior continua integrado na dinâmica da equipa B, orientada por João Gião. No entanto, nem sempre com o protagonismo desejado. Na derrota frente ao Porto B, por 2-1, no passado domingo, o defesa-central acabou por não sair do banco de suplentes, numa decisão que surpreendeu, tendo em conta o seu recente percurso e utilização regular ao longo da temporada.
Recorde-se que o jovem brasileiro soma sete jogos como titular na equipa B, sendo visto como uma das peças com maior margem de progressão no setor defensivo. A gestão do seu tempo de jogo reflete também a tentativa do clube em equilibrar as necessidades imediatas da equipa principal com o desenvolvimento sustentado do atleta.
Com contrato ligado ao Atlético Mineiro, Rômulo Júnior procura aproveitar cada oportunidade para convencer os responsáveis leoninos a avançarem para a aquisição do seu passe. Os próximos meses serão decisivos para o central, que continua a trabalhar entre dois contextos competitivos distintos, mas com o mesmo objetivo: afirmar-se de leão ao peito.
Ex Sporting inaugurou o marcador nos primeiros segundos do jogo, empurrando a turma de Paulo Fonseca para a próxima fase da prova
12 Jan 2026 | 12:23 |
Afonso Moreira inaugurou o marcador do Lille - Lyon (2-1), do último domingo, que garantiu a passagem da turma orientada por Paulo Fonseca aos oitavos-de-final da Taça de França. O jogador formado no Sporting - que custou apenas 2M - colocou a bola no fundo das redes quando ainda nem sequer estava jogado um minuto, aproveitando uma desconcentração da defesa adversária, para marcar o seu quinto golo na presente temporada.
Após a abertura do marcador pelo antigo jogador do Sporting, Ngoy redimiu-se à passagem do minuto 28. Félix Correia cruzou para a área e, num lance confuso, o defesa-central encostou para o fundo das redes de Descamps, fazendo o empate para o Lille.
Em cima do intervalo, uma estreia a marcar do lado do Lyon no jogo inaugural com a camisola do novo clube. Endrick, assistido por um toque de classe de Tolisso, atirou de pé esquerdo para o 2-1. O internacional brasileiro, cedido pelo Real Madrid, fez o primeiro golo esta época - não marcava desde abril.
Tiago Santos, que também passou pelas camadas jovens do Sporting, entrou na segunda parte, tal como Ethan Mbappé, irmão do craque do Real Madrid. Aos 88’, o lateral-direito luso esteve perto de um golaço. O ex-Estoril disparou do meio da rua e a bola bateu com estrondo no poste direito da baliza do Lyon.
Nesta temporada, com a camisola do Lyon, Afonso Moreira – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 15 na Ligue 1, quatro na Liga Europa e dois na Taça de França. Nos 999 minutos em que esteve em campo, o antigo jogador do clube Alvalade marcou cinco golos e fez cinco assistências.
Confira o golo:
Emblema inglês figura-se, agora, como um dos principais clubes na luta pela contratação do jogador da equipa de Rui Borges
12 Jan 2026 | 11:38 |
O Tottenham mantém forte interesse em garantir a contratação de Morten Hjulmand, algo que já havia demonstrado no mercado de transferências do último verão. Ao que parece, o emblema da Premier League continua com o capitão do Sporting no seu radar, mas tem noção da concorrência e da dificuldade do negócio.
A informação está a ser avançada pelo portal 'TeamTalk', que recorda ainda a cobiça que chega do Manchester United e da Juventus, como principais admiradores do internacional dinamarquês. No entanto, a mesma fonte revela que todos os clubes estão conscientes da baixa probabilidade de contratarem o jogador na janela de inverno e, caso tal acontecesse, seria por um valor na ordem dos 70M de libras (entre 80M e 94M de euros).
Assim sendo, a Direção do Sporting está descansada em relação à continuidade de Hjulmand em Alvalade até, pelo menos, o final da temporada. O mercado de transferências do próximo verão poderá, no entanto, trazer novidades, uma vez que os leões terão feito um acordo com o médio para facilitarem uma eventual saída caso permanecesse no plantel em 2025/26.
Tudo isto acontece numa altura em que nem a cláusula de rescisão de Morten Hjulmand está ativa e o Sporting pede uma verba bastante elevada para libertar o jogador - uma vez que não é da intenção de Rui Borges nem da restante estrutura perder aquele que é uma das peças mais importantes do plantel a meio da temporada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 26 partidas: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.342 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.
Viktor Gyökeres não deixou saudades no Sporting e Luis Suárez que o diga
12 Jan 2026 | 10:31
Moura dos Santos atira problema de Rui Borges no Sporting - Vitória SC: "Fazer pior seria difícil"
12 Jan 2026 | 10:47
Atitude de Luis Guilherme nos primeiros dias de Sporting não passa despercebida
12 Jan 2026 | 09:51