Futebol
"Amorim pode não querer, mas...": Luís Pedro Sousa garante que técnico vai deixar o Sporting
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0É oficial! Neymar está de regresso, após um ano afastado dos relvados devido a lesão. A estrela maior do Al Hilal de Jorge Jesus vai voltar a jogar e Cristiano Ronaldo não poderia ter pior notícia. Com o Al Nassr atrás do grande rival, o atual líder do campeonato saudita recebe um reforço de peso.
A confirmação já tinha sido dada pelo antigo treinador do Sporting, na última vitória da sua equipa: "Neymar completou um ano desde a lesão, mas recuperou totalmente do ponto de vista médico e já regressou aos treinos. Se tudo correr bem, vai estar na convocatória para o jogo com o Al Ain".
O grande adversário do Al Nassr oficializou agora, através das redes sociais, que Neymar está convocado para o duelo da Liga dos Campeões asiática. O regresso do internacional brasileiro está agendado para as 17h00 de dia 21 de outubro.
Cristiano Ronaldo – depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr - com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24 –, contabiliza dez encontros na nova temporada desportiva e já soma nove golos e três assistências pela equipa de Riade.
Aos 39 anos, o craque, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou em grande em termos individuais na nova época desportiva, apesar dos resultados coletivos menos positivos pelo Al Nassr. O próximo jogo do internacional português está marcado para terça-feira, dia 22 de outubro, diante do Esteghlal, do Irão.
Confira o vídeo do regresso:
Antigo jogador dos leões saltou do banco a tempo de ser crucial e 'oferecer' mais uma derrota na Premier League ao médio formado em Alcochete
|
0O Leicester bateu o Southampton, por 3-2, na oitava jornada da Premier League. Num duelo de antigos jogadores do Sporting, Abdul Fatawu saltou do banco a tempo de ser fundamental no triunfo dos foxes diante da formação de Mateus Fernandes.
Os saints adiantaram-se no marcador, por Cameron Archer, logo aos 8 minutos. Joe Aribo, aos 28', fez o 2-0 com que as equipas foram para intervalo. No segundo tempo, a história foi diferente. Fatawu entrou aos 59' e começou a construir a reviravolta.
Apenas cinco minutos depois de ter sido lançado, o ganês assistiu Facundo Buonanotte (64'). Ryan Fraser foi expulso aos 73' e Jamie Vardy, de penálti, igualou o encontro. A vitória viria a sorrir à equipa visitante, com Jordan Ayew a marcar aos 90+9'.
Vale lembrar que, no mercado de verão, o Leicester acionou a cláusula de compra e contratou Fatawu ao Sporting. O ganês assinou por cinco épocas e valeu aos cofres dos leões qualquer coisa como 9,1 milhões de euros, depois de entregarem 50 por cento da mais-valia (€7,9 milhões) ao Steadfast, num negócio que, no total, custou 17 milhões de euros ao emblema britânico.
Abdul Fatawu realizou 26 jogos entre a equipa principal do Sporting, o conjunto secundário e os juniores dos leões. Ao todo, o extremo marcou cinco golos e fez uma assistência, mas nunca foi, de facto, aposta de Rúben Amorim, sendo cedido ao Leicester. Por Inglaterra, o antigo 'camisola 18' dos verdes e brancos - avaliado em 13 milhões de euros - deu espetáculo e convenceu os adeptos dos foxes.
Confira a assistência de Fatawu:
Futebolista que entrou em confusão com o técnico verde e branco viu autogolo negar divisão de pontos na oitava jornada da Serie A
|
0O Juventus - Lazio terminou com vitória da vecchia signora, por 1-0. Nuno Tavares, antigo jogador do Sporting, foi titular na formação romana e esteve perto de levar pontos de Turim. No entanto, um autogolo perto do final ditou novo dissabor para o lateral português.
Reduzidos a dez elementos desde o minuto 24, por expulsão de Alessio Romagnoli, os comandados de Marco Baroni fizeram o que conseguiam para travar o ímpeto atacante da equipa da casa. No entanto, Mario Gila Fuentes colocou a bola na própria baliza, aos 84', fechando o encontro.
Nuno Tavares assinou com a Lazio no início desta temporada, por empréstimo do Arsenal, e desde a sua chegada que tem sido uma das figuras formação romana. O lateral de 24 anos fez cinco passes para golo em seis jogos e já é um dos maiores assistentes do campeonato italiano.
Contratado pelo Arsenal ao Benfica no verão de 2021, a troco de oito milhões de euros, nunca se consegui impor na equipa treinada por Mikel Arteta, tendo realizado 28 jogos e feito um golo e duas assistências. Desde aí, o jogador que passou pela formação do Sporting, foi emprestado ao Marselha, Nottingham Forest e Lazio.
Nuno Tavares tem tido uma série de casos insólitos ao longo da carreira desportiva, sendo que entrou em sucessivos desaguisados com Rúben Amorim na fase de grupos da Liga dos Campeões - quando Marselha e Sporting se defrontaram em 2022/23. O lateral esquerdo saiu do Sporting, em 2013, para rumar ao Casa Pia, tendo, na época seguinte, assinado pelo Benfica.
Assista ao golo:
Dirigente recorda momentos iniciais da carreira de craque verde e branco e como passou por uma enorme transformação física
|
0David Eklund foi o responsável pela descoberta de Viktor Gyokeres. O scout observou o avançado no Aspudden-Tellus e levou-o para o Brommapojkarna. Anos mais tarde, com o craque a encantar com a camisola do Sporting, o dirigente recorda como tudo começou.
"Quando o apresentei ao BP, o academy manager não o queria contratar, dizia que ele não era bom tecnicamente. Mas era fisicamente muito forte, sim, e, em segundo, conseguia marcar golos de todo o lado. Era tão bom nisso que eu achei que o resto não importava", disse, ao Expresso.
David Eklund recorda que Gyokeres "era um bocadinho lento e gordinho" e, desde que começou a brilhar no Sporting, nunca mais viu qualquer jogo do avançado sueco. Questionado sobre os motivos, o scout foi bastante direto: "Porquê? Agora já não o posso comprar".
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 11 encontros (1.005 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 12 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.