
Futebol
Negócio fechado! Varandas chega a acordo com Todd Boehly e Sporting encaixa mais de 70 milhões
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Oficial: Mateus Fernandes já não é jogador do Sporting. O Southampton anunciou a contratação do médio português, esta terça-feira, dia 20 de agosto.
Num negócio que rende 15 milhões de euros aos cofres de Alvalade, o jovem talento diz adeus ao Sporting e ruma a terras de Sua Majestade, onde vai representar o clube da Premier League. O valor do acordo pode ainda ascender aos 20 milhões de euros, caso sejam cumpridos os objetivos estabelecidos no contrato.
Mateus Fernandes chega ao Southampton e assina um vínculo válido por cinco épocas, ou seja, o médio fica vinculado com os ingleses até junho de 2029. O craque já prestou as primeiras declarações aos meios de comunicação do emblema da Premier League, onde admitiu ser um sonho.
"Estou muito feliz por aqui estar. É um sonho vir para Inglaterra e jogar na Premier League. É a melhor Liga do mundo, na minha opinião", destacou o agora antigo craque do Sporting.
"Sei algumas coisas sobre o Southampton e sobre a cidade. Sei que o José Fonte jogou aqui, tal como o Cédric, portanto quero falar com eles. Falei com o treinador e gostei muito dele - gostei da energia. Estou muito feliz", completou Mateus Fernandes.
Em 2023/24, ao serviço do clube da Linha, Mateus Fernandes - com um valor de mercado de 8 milhões de euros – somou 35 jogos disputados. Ao longo dos 2.758 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o internacional sub-21 português fez um golo e três assistências. Pelo Sporting, o médio jogou ainda dois minutos numa vitória frente ao Casa Pia (2-1). Em 2024/25, realizou dois jogos.
O internacional sub-21 português era visto como uma das grandes promessas de Academia verde e branca, mas despede-se assim do Clube de Alvalade, emblema onde chegou no verão de 2016, com apenas 11 anos, proveniente dos escalões de formação do Olhanense.
Mateus Fernandes estreou-se pela equipa principal do Sporting em 2022/23. Na receção dos leões ao Casa Pia, que terminou com triunfo por 3-1, o médio entrou aos 78 minutos para o lugar de Manuel Ugarte. Até ao final da temporada, o atleta de 20 anos haveria de contabilizar mais seis jogos pela turma de Rúben Amorim e fazer o gosto ao pé pela primeira vez diante do Farense.
Confira o vídeo de apresentação de Mateus Fernandes:
Técnico do emblema verde e branco vai ficar com um grupo de trabalho bastante reduzido durante a pausa para compromissos internacionais de seleções
|
Rui Borges vai ficar com um grupo de trabalho bastante reduzido durante a pausa FIFA que se aproxima devido aos 13 jogadores do conjunto principal que vão estar ao serviço das respetivas seleções. Caso pretenda chamar alguns atletas das equipas secundárias para compor o grupo o treinador da equipa de Alvalade, também não terá muitas opções. No total, são 26 os jogadores de fora das opções.
Rui Silva - que regressou à equipa das quinas, tal como o nosso Jornal adiantou (Recorde AQUI) -, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Geovany Quenda foram convocados para a Seleção Nacional. Ousmane Diomande para a Costa do Marfim, Zeno Debast para a Bélgica, Hidemasa Morita para o Japão, Geny Catamo para Moçambique, Viktor Gyokeres para a Suécia, Morten Hjulmand e Conrad Harder para a Dinamarca. Já Franco Israel e Maxi Araújo deverão ser chamado à seleção uruguaia.
Além dos já referidos, contas feitas, são mais 13 os atletas que foram chamados aos escalões mais jovens das seleções nacionais. A equipa B dos leões, treinada por João Pereira, colocou vários jogadores nos escalões de sub-18 a sub-21 e, alguns destes jovens, já foram mesmo utilizados na equipa principal.
A lista dos leões que foram chamados a representar Portugal inclui os seguintes nomes: Diogo Pinto e João Muniz (sub-21); Franco Silva (guarda-redes), Rodrigo Dias e José Silva (defesas), Henrique Arreiol e Manuel Mendonça (médios), Mauro Couto e Afonso Moreira (atacantes); Eduardo Felicíssimo (médio) e Gabriel Silva (avançados) (sub-19); Denilson Santos (defesa) e Flávio Gonçalves (avançado) estarão nos sub-18.
Antes disso, o Sporting volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Apesar dos erros cometidos recentemente, pupilo de Rui Borges vai permanecer nas opções iniciais do técnico no encontro da 26.ª jornada da Liga
|
Ricardo Esgaio é visto como o patinho feio da equipa do Sporting, mas vai continuar no onze do Clube de Alvalade na receção ao Famalicão. Apesar dos erros cometidos, o pupilo de Rui Borges vai permanecer nas opções iniciais do técnico no encontro da 26.ª jornada da Liga.
Tendo em conta as baixas na equipa do Sporting, que não conta com Gonçalo Inácio por ter visto o quinto amarelo do campeonato na última jornada, bem como Eduardo Quaresma e Jeremiah St. Juste, de fora por lesão, Rui Borges tem apostado, nos treinos da equipa, num eixo defensivo composto por Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande e Matheus Reis.
Nas últimas partidas, apesar da alta contestação dos adeptos do Sporting, o treinador Rui Borges tem utilizado Ricardo Esgaio como central do lado direito da defesa, ao invés da sua posição natural, a de lateral direito, cenário que se deverá repetir.
Esta opção pode prender-se, no entanto, com um auxílio a Ousmane Diomande. É que, segundo noticia o jornal Record, o jovem costa marfinense terá pedido a Rui Borges para atuar maioritariamente no centro do trio defensivo do Sporting, posição onde se sente mais confortável em campo.
Rui Borges tem cumprido com o pedido. Diomande só não jogou no centro da defesa num jogo com o atual técnico, contra o AVS, que o Sporting empatou a duas bolas - jogo que, curiosamente, correu muito mal ao costa marfinense. A entrada de Esgaio no onze, a ida de Debast para o meio campo, e as ausências de Quaresma e St. Juste têm ajudado o jovem central a assumir-se no eixo da defesa dos leões.
Defesa central de origem, jogador tem sido opção no meio-campo de Rui Borges, fruto das muitas lesões que assolam plantel do Clube de Alvalade
|
Zeno Debast faz parte dos 26 eleitos para o play-off da Liga das Nações com a Ucrânia. Rudi Garcia anunciou a lista de convocados da Bélgica para o play-off de manutenção na Divisão A da Liga das Nações. O central do Sporting tem sido presença assídua (16 internacionalizações) e tem a confiança do novo treinador.
Em conferência de imprensa, Rudi Garcia, que já venceu uma liga francesa pelo Lille (2010/11) reconheceu a "versatilidade" do jogador de 21 anos: "Ele tem formação como central e sempre jogou como central ao serviço da Bélgica. Agora, no Sporting, está a jogar no meio-campo. É importante ter jogadores versáteis no plantel", sublinhou o selecionador.
O futebolista é assim mais uma baixa para Rui Borges durante a próxima pausa FIFA. Curiosamente, na lista de convocados que a Bélgica apresentou, Debast surge como central, sua posição de origem, mas existe uma forte possibilidade de ser opção no meio-campo, como tem sido regra nas últimas semanas pelo emblema leonino.
Nesta paragem internacional para seleções, a Bélgica vai assim medir forças com a Ucrânia no playoff de manutenção da Liga A da Liga das Nações na quinta-feira, dia 20 de março, em Múrcia (Espanha), e no domingo seguinte, dia 23 de março, em Genk (Bélgica).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 24 milhões de euros – leva 36 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, três na Taça de Portugal e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.350 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.