
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
É oficial! Ricardo Costa vai perder Edmilson Araújo na próxima temporada. 'Pipo' vai deixar Alvalade, depois de 18 temporadas ligado ao Sporting, e rumar ao Istres Provence, clube da segunda liga, com aspirações de chegar à maior divisão do andebol francês.
A informação sobre a saída de Edmilson Araújo já circulava nos bastidores da modalidade e fica, assim, confirmada. Importa destacar que o Sporting já tem assegurado o seu substituto, tal como o Leonino avançou em exclusivo no dia 30 de março de 2024 (saiba mais AQUI).
Dias depois, a imprensa nacional confirmou a notícia adiantada em primeira mão pelo Leonino (saiba mais AQUI), confirmando que o substituto de 'Pipo' chega diretamente das Arábias e que Ricardo Costa, treinador dos leões, vai finalizando detalhes para atacar o título da próxima temporada.
Esta temporada, Edmilson Araújo leva 35 encontros no conjunto orientado por Ricardo Costa, nos quais apontou 28 finalizações certeiras, dado que desempenha na grande maioria do tempo tarefas defensivas. Até final da temporada, os leões vão lutar pela conquista do campeonato nacional, Taça de Portugal e, ainda, a EHF European League.
Ao todo, com o leão rampante ao peito, o internacional por Cabo Verde realizou 395 encontros, marcou 603 golos e conquistou nove títulos: uma Taça Challenge (2016/17), dois Campeonatos Nacionais (2016/17 e 2017/18), quatro Taças de Portugal (2012/13, 2013/14, 2021/22 e 2022/23) e duas Supertaças (2013 e 2023). Resta saber se Edmilson Araújo juntará mais algum título à sua longa sala de troféus com a Listada verde e branca.
Confira aqui a apresentação de Edmilson Araújo no Istres Provence:
Confira a publicação do Istres Provence, confirmado a contratação de 'Pipo' para a próxima temporada:
https://twitter.com/IstresHB/status/1775781677282820247
Atleta vai abandonar Clube de Alvalade no final da presente temporada desportiva e tem presença confirmada no emblema germânico em 2025/26
|
João Gomes está de saída da equipa de andebol do Sporting. O lateral direito da equipa leonina vai rumar aos alemães do Gummersbach que pagam 150 mil euros da cláusula de rescisão pelo jogador, que se encontra a cumprir a segunda época com a camisola do Sporting.
Esta será a primeira experiência do jovem internacional português de 22 anos no estrangeiro, uma vez que passou toda a carreira em solo nacional. O andebolista representou apenas dois clubes até então: Águas Santas (entre 2010 e 2023) e Sporting (desde 2023).
O atleta tem demonstrado um grande compromisso com o Clube e o forte empenho demonstrado até ao momento tornam-no num dos jogadores mais interessantes do plantel. Na presente temporada, o pupilo de Ricardo Costa leva, para já, 38 encontros de Leão ao peito, tendo marcado 86 golos.
Em sentido contrário, Carlos Álvarez está confirmado no Sporting pelo valor da sua cláusula de rescisão de 60 mil euros. O jogador do Ademar Léon chega a Alvalade no final da época e tira espaço a Pedro Portela, que, tal como noticiou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, vai deixar o Clube.
Também Víctor Romero, pivô do Granollers, também vai reforçar o Sporting. Os leões pretendem pagar a cláusula de rescisão do jovem atleta, fixada em 80 mil euros de modo a contar com os seus serviços já a partir de 2025/2026. William Hoghielm, por outro lado, deixará Alvalade.
Técnico do emblema verde e branco pode conciliar conquista do Campeonato com prova rainha e repetir dobradinha da temporada passada
|
A equipa de andebol do Sporting derrotou o ABC por 40-32 e garantiu a presença na final da Taça de Portugal. No final da partida frente, Ricardo Costa, técnico dos leões, fez a análise do jogo e deixou um alerta aos seus pupilos de que quer vencer o troféu pela quarta temporada consecutiva.
“O jogo de ataque de ambas equipas foi melhor do que o defensivo"
“O jogo de ataque de ambas equipas foi melhor do que o defensivo. Sabemos que o ABC é uma equipa que gosta das situações de 1x1, que obriga a uma boa concentração pela continuidade que o ataque tem e isso não o conseguimos fazer”, disse aos meios de comunicação do Clube, avaliando de seguida a melhor fase dos leões no jogo.
"Atingir mais uma final era a nossa obrigação e será o nosso desejo vencer”
“Julgo que os últimos 15 minutos foram os melhores, pois fomos ainda melhores no ataque, melhorámos na defesa e conseguimos construir uma boa margem. Julgo que acabar com esta eliminatória com 17 golos a mais que o ABC tem o seu mérito, é claro. Atingir mais uma final era a nossa obrigação e será o nosso desejo vencer”.
Sobre a exibição de Francisco Costa e João Gomes, utilizados em simultâneo na primeira linha, o técnico deixa-lhes elogios: “Não é a primeira vez que o fazemos, já tivemos vitorias com o Veszprém em que utilizámos ambos os jogadores. Eu, particularmente, gosto desta opção”, concluiu.
Os comandados de Ricardo Costa voltam assim a jogar no próximo sábado, dia 24 de maio, diante do Marítimo (18h30), no reduto do adversário, em jogo da quinta jornada da fase final do Campeonato que deverá consagrar os leões como bicampeões nacionais.
Clube de Alvalade venceu na segunda mão das meias-finais da prova rainha e fica a aguardar por encontro dos azuis e brancos, que partem em vantagem
|
A equipa de andebol do Sporting derrotou o ABC por 40-32, este sábado, dia 18 de maio, em jogo da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. O Clube de Alvalade voltou a vencer a turma de Braga, depois de um 38-29 no Pavilhão João Rocha, e está na final da competição.
Num duelo disputado no Pavilhão Flávio Sá Leite, foi o Sporting a entrar melhor e a ter um ligeiro ascendente na partida. No entanto, a equipa minhota conseguiu equilibrar as contas do marcador, sendo que o empate era o resultado que se verificava no final dos primeiros 30 minutos (17-17).
Na etapa complementar, os leões não deram hipótese, dando um outro colorido ao placard. O ABC não conseguiu contrariar o poderio ofensivo do Clube de Alvalade, que voltou a vencer, desta feita por oito golos de diferença, e fica assim a aguardar pela segunda mão do Porto - Artística de Avanca (dragões venceram primeiro encontro por 37-21).
Francisco Costa foi o melhor marcador do jogo, com 10 golos marcados, a par de André Sousa (ABC). Orri Thorkelsson (nove) e João Gomes (seis) foram os senhores que se seguiram, num jogo em que os verdes e brancos voltaram a estar muitos furos acima do adversário.
Com esta vitória - a 40.ª em 51 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa voltam a jogar no próximo sábado, dia 24 de maio, diante do Marítimo (18h30), no reduto do adversário, em jogo da quinta jornada da fase final do Campeonato que deverá consagrar leões como bicampeões nacionais.