Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

Oficial! Sporting perde campeão que deixou rivais a comer pó durante anos

Atleta do Clube de Alvalade termina ligação após duas passagens distintas pelos leões, com vitórias e títulos pelo meio da caminhada

Carlos Nascimento está de saída do Sporting após ter batidos vários recordes a nível nacional, anunciaram os leões
Carlos Nascimento está de saída do Sporting após ter batidos vários recordes a nível nacional, anunciaram os leões

03 Out 2026 | 10:11 |

Icon Comentário0

Oficial! Carlos Nascimento despede-se do Sporting. O velocista terminou a sua ligação verde e branca. Nascido a 12 de outubro de 1994, o atleta começou no atletismo através da Escola do Movimento, no Porto, onde rapidamente se destacou pelos resultados obtidos nos escalões jovens.


Em 2009, bateu o Recorde Nacional de Iniciados nos 80 metros, com 9,17 segundos, antes de conquistar vários títulos nacionais nos 100 e 200 metros. Na pista coberta, também foi Campeão Nacional nos 60 e 200 metros e estabeleceu, em 2011, o Recorde Nacional Juvenil dos 60 metros, com 6,93 segundos. Em 2012, então com apenas 17 anos, chegou à final dos 100 metros no Mundial de Juniores de Barcelona, onde terminou em sétimo, e sagrou-se Campeão de Portugal na mesma distância.


No final de 2012, Carlos Nascimento mudou-se para o Sporting e entrou imediatamente em grande estilo. Na pista coberta, bateu por três vezes o Recorde Nacional dos 60 metros, fixando-o em 6,73 segundos, além de conquistar títulos nacionais nos 60 e 200 metros no escalão júnior e o título de Campeão Nacional nos 60 metros em sub-23. Uma lesão, contudo, acabou por condicionar a evolução do velocista, que ainda conquistou o título nacional júnior dos 100 metros e participou no Europeu de Rieti.


Depois de duas temporadas de verde e branco, o velocista foi uma das vítimas dos cortes realizados no atletismo masculino do Sporting no final de 2014, não renovando o contrato e regressando à Escola do Movimento. A saída não significou, contudo, o fim de uma carreira de alto nível: em 2015 foi Campeão de Portugal nos 200 metros em pista coberta e, em 2016, conquistou o título nacional dos 60 metros indoor, alcançando os mínimos para os Mundiais com 6,63 segundos.

A história teria ainda direito a uma segunda passagem por Alvalade. Carlos Nascimento regressou ao Sporting no final de 2016, numa altura em que o Clube voltou a apostar fortemente no setor masculino. A partir daí, conquistou títulos nacionais nos 60, 100 e 200 metros, chegou às meias-finais dos 100 metros nos Europeus de Berlim em 2018, ganhou o ouro nos Jogos Europeus de Minsk em 2019 e representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Entre 2022 e 2025, voltou a ser Campeão de Portugal nos 60 metros em pista coberta e, já em 2026, integrou a equipa leonina vencedora da Taça dos Campeões Europeus, participando no triunfo da estafeta de 4x100 metros.



Modalidades

Oficial! Craque vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus deixa Sporting

Despedida do emblema verde e branco acontece depois de uma temporada particularmente marcante para atleta de 24 anos de idade

É oficial! Omar Elkhatib está de saída do Sporting; Vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista diz adeus aos leões
É oficial! Omar Elkhatib está de saída do Sporting; Vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista diz adeus aos leões

03 Out 2026 | 09:48 |

Icon Comentário0

É oficial. Omar Elkhatib está de saída do Sporting. O velocista português foi um dos atletas cuja saída foi anunciada pelos leões, numa mensagem em que o Clube agradeceu o “Esforço e Dedicação de Leão ao peito” e garantiu que faria “para sempre parte da história” do atletismo leonino.


A despedida acontece depois de uma temporada particularmente marcante para o atleta de 24 anos. Em maio, Elkhatib foi uma das figuras na conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista, vencendo os 400 metros com 45,56 segundos e ajudando os leões a conquistar o título europeu masculino.


O ano de 2026 ficaria ainda marcado por resultados de enorme expressão a nível internacional. Em maio, sagrou-se campeão ibero-americano dos 400 metros, em Lima, com 45,47 segundos. Já em setembro, conquistou o ouro nos Jogos do Mediterrâneo, em Taranto, estabelecendo um novo recorde pessoal e dos campeonatos com 44,92 segundos. Com essa marca, tornou-se apenas no segundo português a correr os 400 metros abaixo dos 45 segundos.


O velocista também tem um percurso relevante ao serviço da seleção nacional. Em 2024, integrou a equipa portuguesa que terminou no sexto lugar da final dos 4x400 metros nos Europeus de Roma, com novo recorde nacional de 3:01,89. No ano seguinte, voltou a representar Portugal nos Mundiais de Tóquio, ajudando a estafeta lusa a alcançar uma inédita presença na final mundial da distância.

A saída coloca, assim, um ponto final numa ligação que começou quando Elkhatib tinha apenas 16 anos e que ficou marcada por títulos nacionais, conquistas coletivas e uma clara evolução individual. O atleta deixa Alvalade com um currículo internacional que o coloca entre os nomes portugueses de maior destaque. Também Ana Mafalda Ferreira disse adeus.



Modalidades

Oficial! 12 anos depois, Sporting despede-se de grande figura do Clube

Clube de Alvalade comunicou, através dos seus meios oficiais, a saída definitiva de atleta que estava nos leões desde 2014

Sporting anunciou adeus de Ana Mafalda Ferreira, um dos principais destaques do atletismo do Clube de Alvalade
Sporting anunciou adeus de Ana Mafalda Ferreira, um dos principais destaques do atletismo do Clube de Alvalade

03 Out 2026 | 09:40 |

Icon Comentário0

É oficial: Ana Mafalda Ferreira está de saída do Sporting. A velocista marcou o atletismo do Clube ao longo da segunda metade da década de 2010. Natural de Portugal e nascida a 22 de abril de 1988, a atleta destacou-se nas disciplinas de meio-fundo, fundo e corta-mato, depois de dar os primeiros passos de maior relevo ao serviço do Estreito.


Antes de chegar a Alvalade, Ana Mafalda Ferreira já tinha construído um currículo de respeito. Em 2009 foi Campeã Nacional de Corta-Mato no escalão de sub-23, enquanto em 2012 conquistou os títulos de Campeã de Portugal nos 3000 metros em pista coberta e nos 5000 metros. Nesse mesmo ano, integrou a seleção portuguesa que conquistou a medalha de bronze na Taça da Europa dos 10 000 metros, terminando individualmente a prova no 23.º lugar.


A ligação ao Sporting começou no final de 2014, passando Ana Mafalda Ferreira a representar o emblema leonino numa fase importante da sua carreira. Em 2017, viveu uma das temporadas de maior sucesso de verde e branco: fez parte das equipas que conquistaram o Campeonato Nacional de Estrada, pela primeira vez na história do Clube, e o Campeonato Nacional de Corta-Mato. Nesse mesmo ano, voltou ainda a sagrar-se Campeã de Portugal nos 5000 metros. Em 2019, venceu a corrida São Silvestre, na Amadora. 


O percurso internacional também marcou a carreira da atleta. A velocista tinha participado anteriormente nos Campeonatos da Europa de Juniores e em três edições dos Europeus de sub-23 de corta-mato, tendo mais tarde marcado presença no Campeonato Europeu de Corta-Mato de 2017, onde terminou na 51.ª posição. 

Em outubro de 2023, voltou a estar em destaque ao vencer a Corrida Sporting, numa prova particularmente simbólica tendo em conta a ligação que manteve ao Clube. A passagem da atleta pelos leões fica assim marcada por títulos nacionais, presenças internacionais e por uma passagem de relevo pelo atletismo.



Modalidades

Última hora! Próximo jogo do Sporting adiado

Informação foi revelada esta sexta-feira, dia 2 de outubro, pela equipa adversária dos verdes e brancos, constatando que o encontro ainda não foi remarcado

Encontro entre Marítimo e Sporting, referente à sétima jornada do Campeonato de Andebol, não se vai realizar esta sexta-feira
Encontro entre Marítimo e Sporting, referente à sétima jornada do Campeonato de Andebol, não se vai realizar esta sexta-feira

02 Out 2026 | 13:33 |

Icon Comentário0

O encontro entre Marítimo e Sporting, referente à sétima jornada do Campeonato de Andebol, não se vai realizar esta sexta-feira, 2 de outubro, como estava inicialmente previsto. A partida foi adiada e ainda não existe uma nova data definida.


A decisão surge na sequência de problemas enfrentados pela formação madeirense na viagem de regresso após um compromisso europeu disputado em Bordéus. Segundo explicou o Marítimo em comunicado, os contratempos foram “alheios” ao próprio clube e afetaram a ligação por Lisboa em direção à Madeira.


Perante a situação, o Sporting mostrou disponibilidade para aceitar o adiamento e recebeu mesmo elogios públicos por parte do adversário. “O Club Sport Marítimo agradece ao Sporting Clube de Portugal pela postura exemplar, compreensão e elevado sentido institucional demonstrados perante a situação, numa atitude que dignifica o desporto e a relação entre os dois clubes”, pode ler-se.


A partida deveria ser disputada no Pavilhão do Marítimo, mas ficará agora dependente de nova calendarização por parte das entidades responsáveis. Até ao momento, ainda não foi avançada qualquer alternativa para a realização do encontro.

O Sporting - que recentemente anunciou a saída de Orri Thorkelsson para 2027/28 - vê, assim, alterado o calendário nesta fase da temporada, ficando sem o compromisso que tinha marcado diante dos insulares para esta sexta-feira. Quanto aos adeptos que já tinham adquirido bilhete, o Marítimo informou que será possível solicitar o respetivo reembolso nas Lojas Oficiais do clube.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting já conhece todos os adversários na Europa e parte com estatuto especial
Modalidades

Sporting já conhece todos os adversários na Europa e parte com estatuto especial

01 Out 2026 | 11:13

Icon Comentário0
Oficial! Sporting confirma saída do 2.º melhor marcador da equipa para a Bundesliga
Modalidades

Oficial! Sporting confirma saída do 2.º melhor marcador da equipa para a Bundesliga

01 Out 2026 | 15:22

Icon Comentário0
Oficial! Português confirma adeus ao Sporting e há mágoa na despedida: “Não era assim que imaginava”
Modalidades

Oficial! Português confirma adeus ao Sporting e há mágoa na despedida: “Não era assim que imaginava”

01 Out 2026 | 10:49

Icon Comentário0