
Futebol Formação
Treinador do Sporting lamenta oportunidades perdidas depois do último jogo da época
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
É oficial: Rafael Fial assinou contrato de formação com o Sporting, anunciaram os leões esta terça-feira, dia 15 de outubro. O avançado, que representa o emblema verde e branco desde 2021, tem 15 anos e esta nova etapa evidencia a qualidade do jovem e justifica a confiança depositada por Frederico Varandas: "Sinto-me muito orgulhoso pelo meu primeiro contrato com o Sporting. É mais um passo para o meu sonho de chegar à equipa A", pode ler-se na publicação que o jovem fez no Instagram
A nova aposta do Clube chegou na temporada de 2021/22, oriunda do Porto, equipa que representou entre 2016 e 2021. Iniciou a sua trajetória de leão ao peito no escalão de juniores C (sub-15) e, atualmente, é figura de destaque nos juniores B (sub-17).
Para já, a equipa leonina está em terceiro lugar, com 16 pontos e oito jogos disputados. O segundo posto é ocupado pelo Vitória de Setúbal com 17 pontos, enquanto o Benfica lidera a tabela classificativa da Série Sul 2024/25, ao acumular 22 pontos.
Esta temporada, Rafael Fial já fez o gosto ao pé uma vez e realizou uma assistência em quatro jogos ao serviço dos juniores B do Sporting. Em 2023/24, o avançado disputou pela equipa leonina um total de 21 encontros, nos quais marcou golos em duas ocasiões.
O emblema verde e branco, em sub-17, volta a entrar em campo no domingo, dia 20 de outubro, frente ao Torreense. O jogo relativo à nona jornada do campeonato, realizar-se-á no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, às 11h00.
Frederico Varandas ficou agradado com desempenho do ponta de lança e ofereceu contrato ao futebolista, que ficará ligado aos leões durante alguns anos
|
É oficial! Manuel Costa assinou contrato de formação com o Sporting. O avançado de 16 anos destacou-se em 2024/25, a sua primeira época com a Listada verde e branca. Proveniente da Académica de Santarém, o jovem impressionou os responsáveis leoninos com boas exibições.
Os meios de comunicação oficiais do Sporting destacam a "curta carreira" de Manuel Costa, mas referem que a grande temporada vale ao ponta de lança "um novo voto de confiança por parte dos responsáveis da Academia Cristiano Ronaldo", com Frederico Varandas a segurar o atleta no Clube.
Em 2024/25, Manuel Costa fez 20 jogos ao serviço da equipa B de juvenis do Sporting. No total, durante os 1.137 minutos em que foi opção do técnico Sérgio Saraiva, o promissor ponta de lança fez o gosto ao pé em 15 ocasiões, sendo o mais goleador do plantel.
O jovem começou a temporada na equipa principal de juvenis do Sporting, tendo disputado somente 45 minutos, diante do Real Massamá. Adicionalmente, pela Seleção Nacional de sub-16, Manuel Costa participou em cinco jogos, somando 178 minutos de utilização.
O novo contrato do avançado mostra uma aposta do Sporting na formação. Recentemente, os verdes e brancos também oficializaram a chegada de Lewis Dawley. O extremo norte-americano foi recrutado ao Philadelphia Union e já falou aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Presidente verde e branco tem dado vários passos no sentido de garantir muita qualidade nos próximos anos do Clube de Alvalade
|
José Garrafa assinou um contrato de formação com o Sporting. Frederico Varandas continua concentrado na missão de garantir qualidade no futuro do Clube de Alvalade, e segura mais uma promessa da formação de Alcochete durante os próximos anos.
O jogador tem sido um dos destaques da Academia de Alcochete nas últimas épocas. Com apenas 14 anos, José Garrafa alinhou pela equipa sub-17 do Sporting na última temporada, um facto que demonstra a qualidade do extremo verde e branco.
Na última época, ao serviço da equipa sub-17 do Sporting, José Garrafa teve participação importante no conjunto verde e branco. Ao longo do ano desportivo, o extremo alinhou num total de 26 partidas, nas quais marcou quatro golos - um registo notável para o jogador de apenas 14 anos.
No comunicação feita através dos canais oficiais do Clube de Alvalade, o Sporting destaca que o extremo "tem feito um percurso exemplar na formação verde e branca". Faz parte do conjunto leonino há cinco anos, desde a temporada 2020/21, quando começou no no Polo EUL.
Segundo a comunicação oficial do Sporting, José Garrafa é um extremo "capaz de jogar nas duas alas" que "dá agora mais um importante passo no seu processo formativo". Os leões continuam, assim, a dar passos para garantir que a formação de Alvalade continua no topo a nível internacional.
Extremo confessou estar entusiasmado com o novo desafio; Jogador foi anunciado, esta quarta-feira, dia 18 de junho, pelo Clube de Alvalade
|
É oficial. Lewis Dawley é o mais recente reforço da formação do Sporting, anunciou o Clube de Alvalade, esta quarta-feira, dia 18 de junho. Com apenas 16 anos, chega proveniente do Philadelphia Union, dos Estados Unidos da América, e dá agora os primeiros passos em Alcochete.
Lewis Dawley: “Para ser sincero, é um sentimento incrível assinar por este Clube"
O jogador confessou estar entusiasmado com o novo desafio. “Para ser sincero, é um sentimento incrível assinar por este Clube, conhecido pelo sucesso na formação. Formaram alguns dos melhores jogadores do mundo. Estou muito ansioso por começar a minha jornada aqui. Anseio tudo o que possa estar por vir”, partilhou, em declarações aos meios Leoninos.
Lewis Dawley diz ter ficado impressionado com o que viu na Academia: “O que mais me impressionou foi ver o quanto as pessoas são próximas. Os colegas de equipa tratam-se como irmãos. São todos muito simpáticos, atenciosos e tentam ajudar-se mutuamente”, apontou.
O jogador conta que podia ter seguido a carreira no basquetebol (os leões vão dizer adeus a um dos seus atletas): “Comecei a jogar futebol com dois anos, com o meu pai. Ele levou-me para um relvado, rodeado de bolas de todos os tipos – de futebol, de ténis, de basquetebol. E a primeira coisa que fiz foi rematar todas elas. Foi quando se percebeu que eu ia ter história com o futebol”.
Lewis Dawley: "Considero que os meus pontos fortes são o drible, a corrida, as assistências e a finalização"
O jovem extremo falou sobre as suas características: “Gosto de um estilo de futebol direto. Do um para um. Gosto de construir jogadas e ajudar a equipa, como é óbvio. Considero que os meus pontos fortes são o drible, a corrida, as assistências e a finalização”, garantiu.
Veja a publicação do Sporting: