Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Surpresa! Novo guarda-redes impressiona Varandas e é inscrito pelo Sporting

Jovem guardião de apenas 16 anos passa a ser parte das opções dos verdes e brancos para a presente temporada, isto depois de convencer num período de testes

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Fev 2025 | 06:53 |

Icon Comentário0

O Sporting decidiu avançar para a inscrição de Luka Petric, guarda-redes de 16 anos, na plataforma da Federação Portuguesa de Futebol. O atleta, que chegou à Academia Cristiano Ronaldo para um período de testes, acabou por convencer e foi assim recompensado com uma oportunidade.


De acordo com o jornal Record, o guardião nascido na Sérvia e que tem dupla nacionalidade eslovaca, já poderá ser opção para a equipa de juniores do leões, isto depois de ter assinado um contrato válido por três temporadas.


Assim, o plantel da equipa sub-19 do Sporting, que já contava com Miguel Gouveia e Tiago Leitão como guarda-redes, tem agora mais um elemento. No escalão abaixo, os sub-16, continuará a ser titular Alexandre Tverdohlebov, ele que, inclusive, já chegou a treinar recentemente com a equipa principal.


Luka Petric fez a sua formação no Slovan Bratislava, deixando agora o conjunto da Eslováquia para dar um passo em frente na carreira. Prova da sua rápida integração no plantel é o facto de, nas redes sociais, já ter ligação com Bento Estrela e William Lodmell, jogadores da equipa da qual faz agora parte. 

A contratação do jovem guardião é apenas mais uma aposta do Sporting na formação, sendo que o principal objetivo é, inevitavelmente, que Petric possa ser, um dia mais tarde, uma opção válida para a equipa principal, na qual se encontram atualmente Rui Silva, Franco Israel, Diego Calai e Diogo Pinto.



Futebol

Rafael Nel vai ser titular no próximo jogo do Sporting

Atacante de 21 anos esteve entre os convocados para a deslocação a Vila do Conde, mas acabou por não sair do banco de suplentes

Rafael Nel vai ser utilizado pela equipa B do Sporting no próximo encontro diante do Farense, numa partida em que o avançado poderá voltar a somar minutos
Rafael Nel vai ser utilizado pela equipa B do Sporting no próximo encontro diante do Farense, numa partida em que o avançado poderá voltar a somar minutos

30 Ago 2026 | 10:45 |

Icon Comentário0

Rafael Nel vai ser utilizado pela equipa B do Sporting no próximo encontro diante do Farense, numa partida em que o avançado poderá voltar a somar minutos para manter o ritmo competitivo. Rodrigo Dias deverá seguir o mesmo caminho, depois de ambos terem ficado sem jogar pela formação principal frente ao Rio Ave (4-0).


O atacante esteve entre os convocados para a deslocação a Vila do Conde, mas acabou por não sair do banco. Esta época, o jovem avançado soma apenas 15 minutos pela equipa de Rui Borges, registados no encontro frente ao Alverca, pelo que a utilização nos bês surge como uma solução para evitar uma quebra no andamento competitivo.


A estratégia não é nova para a estrutura leonina. Há cerca de duas semanas, depois de também não ter sido utilizado diante do Vitória de Guimarães, foi titular pela equipa B no duelo com o Chaves. O mesmo princípio deverá agora aplicar-se a Rodrigo Dias, que poderá igualmente ser lançado por Tiago Fernandes.


Na temporada passada, o Sporting já recorreu a esta gestão para garantir minutos a jogadores que não tinham sido utilizados na equipa A. Na última jornada, por exemplo, Rodrigo Dias e Eduardo Felicíssimo não participaram no jogo com o Alverca, mas viajaram no dia seguinte até Penafiel para integrarem o onze inicial dos bês frente à equipa local.

Rafael Nel teve uma pré-temporada de destaque, mas entretanto viu a concorrência aumentar com o regresso de Luis Suárez e a recuperação de Fotis Ioannidis. Com os dois internacionais novamente disponíveis, a hierarquia no ataque mudou, mas o avançado de 21 anos continua determinado a aproveitar todas as oportunidades e a lutar por espaço nas escolhas de Rui Borges.



Futebol

Ninguém estava à espera disto! Luis Suárez dá resposta brutal no Sporting

Avançado colombiano mostrou ainda bom humor perante os comentários que tem recebido por causa das sucessivas publicações religiosas

Luis Suárez deu um passo importante na aproximação aos adeptos do Sporting com uma exibição de grande nível diante do Rio Ave
Luis Suárez deu um passo importante na aproximação aos adeptos do Sporting com uma exibição de grande nível diante do Rio Ave

30 Ago 2026 | 10:39 |

Icon Comentário0

Luis Suárez deu um passo importante na aproximação aos adeptos do Sporting com uma exibição de grande nível diante do Rio Ave. O avançado colombiano apontou dois golos no triunfo por 4-0, mas destacou-se igualmente pelo trabalho desenvolvido fora da área. Os números comprovam essa maior disponibilidade: das 26 passes realizados pelo camisola 97, 13 aconteceram em zonas atrás do meio-campo.


A diferença para o encontro anterior, frente ao Alverca, é evidente. Apesar de também ter completado os 90 minutos e marcado, Suárez tinha então registado apenas 15 passes, cinco dos quais no meio-campo defensivo. Em Vila do Conde, mostrou-se muito mais interventivo na ligação do jogo e foi precisamente a partir de posições mais recuadas que começou a construir os lances que acabariam nos dois golos.


Depois de receber os aplausos dos Sportinguistas e de os retribuir, o colombiano ainda partilhou os últimos 25 minutos com Ioannidis, numa dupla que não se via desde a derrota frente ao Vitória de Guimarães, em janeiro. No final, agradeceu o apoio vindo das bancadas e deixou uma mensagem clara, considerando que este é o "caminho certo".


A relação com os adeptos continuou a melhorar nas horas seguintes. Suárez voltou a publicar conteúdos relacionados com a sua fé nas redes sociais e, pela primeira vez nesta temporada, partilhou fotografias enquanto jogador do Sporting. A publicação recebeu várias mensagens de apoio e gostos de companheiros como Altimira, Geny Catamo, Rui Silva, Daniel Bragança e Fresneda.

O próprio avançado mostrou ainda bom humor perante os comentários que tem recebido por causa das sucessivas publicações religiosas. Em resposta a uma publicação da mulher, Carolina Rubio, brincou com a alcunha de "o Salmos": "Vamos continuar a dar a conhecer a palavra de Deus apesar de me chamarem 'o Salmos'. Orgulhoso de ser cristão e batizado".



Futebol

Flávio Gonçalves 'deve' dinheiro a Rui Borges; Saiba tudo sobre craque do Sporting

Jovem extremo continua a ganhar espaço nas escolhas leoninas, mas há um detalhe das suas exibições que não passa despercebido ao treinador

A cada passe falhado, Flávio Gonçalves deve 100 euros a Rui Borges ; Desde o início da época, o extremo do Sporting errou 16 passes
A cada passe falhado, Flávio Gonçalves deve 100 euros a Rui Borges ; Desde o início da época, o extremo do Sporting errou 16 passes

30 Ago 2026 | 10:20 |

Icon Comentário0

Flávio Gonçalves tem sido uma das grandes surpresas do arranque de temporada do Sporting. O extremo de 19 anos aproveitou ainda a ausência de Pote para conquistar espaço no lado esquerdo do ataque e, em apenas quatro partidas, já soma 259 minutos, dois golos e uma assistência. Apesar do impacto ofensivo, há um aspeto do seu jogo que Rui Borges pretende ver melhorado.


O capítulo dos passes tem sido precisamente aquele em que o técnico mais tem exigido ao jovem desequilibrador, embora os números mostrem que o desempenho de Flávio Gonçalves tem sido bastante consistente na maioria dos encontros. Frente ao Rio Ave, por exemplo, tentou 26 passes e completou 22, para uma eficácia de 84,6%. Já diante do E. Amadora registou 87,5% e frente ao V. Guimarães chegou aos 88,24%. A grande exceção surgiu no duelo com o Alverca, no qual acertou apenas seis dos 16 passes tentados, ficando pelos 62,5% de eficácia.


Foi precisamente depois da goleada por 4-0 em Vila do Conde que Rui Borges decidiu brincar com a situação, mas também deixar uma mensagem clara ao jogador. "Falhou muitos passes e tem qualidade para não o fazer. Já lhe disse ´vais pagar-me 100 euros por cada passe falhado´", afirmou o treinador mirandelense, numa declaração que, levada literalmente, significaria mais 400 euros para a suposta "dívida" do extremo neste encontro.


Ainda assim, Rui Borges fez questão de deixar um elogio ao jovem. "Eu gostei do jogo dele mas pode melhorar e tem de olhar para o jogo dessa forma". No total, Flávio Gonçalves falhou 16 dos 91 passes realizados no campeonato, o que daria 1.600 euros caso a brincadeira do treinador fosse aplicada desde o início da época.

Apesar dessa margem para melhorar, o impacto de Flávio Gonçalves no ataque leonino tem sido evidente e a vitória diante do Rio Ave serviu como exemplo perfeito da liberdade que Rui Borges lhe concede. O próprio jogador explicou a sua forma de atuar. "Posso jogar à esquerda, direita e até ao centro pois ando em todo o lado", afirmou.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Afinal, Daniel Bragança vai sair do Sporting por valores ainda mais baixos
Futebol

Afinal, Daniel Bragança vai sair do Sporting por valores ainda mais baixos

30 Ago 2026 | 09:38

Icon Comentário0
Pote sai ou não sai? Saiba o que se passa com o camisola 8 do Sporting
Futebol

Pote sai ou não sai? Saiba o que se passa com o camisola 8 do Sporting

30 Ago 2026 | 09:45

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Rufai Mohammed é hipótese para reforçar defesa do Sporting
Futebol

Exclusivo Leonino - Rufai Mohammed é hipótese para reforçar defesa do Sporting

29 Ago 2026 | 13:39

Icon Comentário0