Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Ago 2024 | 19:25 |
É oficial: O Sporting renovou contrato com Rafael Nel, anunciaram os verdes e brancos, esta terça-feira, dia 13 de agosto. Em entrevista aos meios de comunicação do Clube de Alvalade, o futebolista de 19 anos não escondeu a satisfação por continuar a vestir o Leão rampante.
"Sinto que o Sporting me está a dar a oportunidade de me mostrar e é um sentimento de orgulho para todos. Para mim, para a minha família, para os meus colegas, para o staff e para todos os que me ajudaram a chegar aqui", disse aos meios de comunicação Leoninos.
O atacante estreou-se pela equipa principal na deslocação ao terreno dos suíços do Young Boys, para a Liga Europa (vitória dos leões por 3-1), num momento que recorda com carinho: "Antes do jogo, estava um pouco nervoso. Mas quando fui aquecer e entrei, isso desapareceu. Fiquei contente e tentei dar o máximo, como faço sempre", contou.
O avançado tem como "objetivo jogar o máximo de tempo possível". "Trabalho para isso e dou sempre o meu máximo nos treinos para que qualquer míster confie em mim. Um avançado, aqui, tem de ter muita qualidade e querer sempre mais do que os outros. Tem de fazer golos, ouvir tudo o que lhe dizem e aplicar isso".
"Fui muito bem recebido no Sporting. Muitos já me conheciam de fora e isso tornou tudo mais fácil. Esta é a minha casa e estou grato por estar aqui", concluiu. O atacante de 19 anos foi formado no Benfica, tendo representado os encarnados durante oito anos. Em 2018/19 mudou-se para o Belenenses e, no inverno da temporada seguinte, trocou Belém pelos verdes e brancos.
Veja a publicação do Sporting:
Segundo estudo apurado pelo Observatório do Futebol (CIES), divulgado esta quinta-feira, craque leonino encontra-se no topo da 'pauta'
19 Fev 2026 | 16:42 |
O Observatório do Futebol (CIES) divulgou, esta quinta-feira, 19 de fevereiro, um estudo centrado no rendimento ofensivo de jogadores sub-21, tendo por base a média de golos e assistências por 90 minutos em campeonatos fora das chamadas big-5. Entre os nomes em destaque surge Geovany Quenda, que ocupa a quinta posição da lista.
Apesar de estar afastado da competição desde o início de dezembro, o 'camisola 7' do Sporting mantém números que o colocam entre os mais eficazes da sua geração. Lembre-se que a lesão ocorreu no dérbi frente ao Benfica, no Estádio da Luz, quando sofreu uma fratura do quinto metatarso do pé direito, num encontro que terminou empatado a uma bola.
O estudo do CIES coloca Quenda no topo dos jovens que mais contribuem para golos em ligas fora do grupo das chamadas big-5, sublinhando o impacto que teve antes da paragem forçada. O jogador encontra-se na reta final da recuperação e prepara o regresso à competição.
Recorde-se que o 'ainda' extremo leonino foi operado em Londres, cidade onde também realizou parte do processo de reabilitação sob acompanhamento do Chelsea. O clube inglês adquiriu o passe do atleta ao Sporting por 52,1 milhões de euros, mas acordou a permanência do extremo em Alvalade até ao final da presente temporada.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Em sessão de treino, relativa ao encontro que contará para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, técnico português sente falta de alguns leões
19 Fev 2026 | 16:19 |
O Sporting realizou, esta quinta-feira, 18 de fevereiro, mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, dando continuidade à preparação da deslocação a Moreira de Cónegos. O encontro frente ao Moreirense está agendado para sábado e é referente a mais uma jornada da Liga Portugal Betclic.
Contudo, alguns nomes dão dores de cabeça a Rui Borges. Ainda ausentes do relvado continuam Fotis Ioannidis, cujo regresso pode acontecer amanhã, Zeno Debast, também na fase final da recuperação a um problema num joelho, e Giorgi Kochorashvili, igualmente sob os cuidados da Unidade de Performance dos leões. Gabriel Silva, jovem da equipa B, foi chamado a treinar-se com a equipa principal.
Ainda no que diz respeito a indisponíveis, pode dizer-se que Pote é carta que está fora do baralho do técnico leonino, devido a castigo, após ter cumprido segunda série de cinco amarelos na Liga, enquanto que Luis Suárez regressa após ter cumprido suspensão.
O trabalho dos leões prossegue já esta sexta-feira de manhã, com novo treino à porta fechada. Ainda na Academia, Rui Borges fará a habitual conferência de imprensa de antevisão ao encontro, marcada para as 12h30, onde irá abordar o momento da equipa e as expectativas para o desafio diante dos minhotos.
Recorde-se que o emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Botelho da Costa, jogar-se-á às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.
Com alguns vínculos prestes a terminarem, Clube aproveitou atual temporada para prorrogar contratos de vários atletas. Contudo, existem casos que escapam
19 Fev 2026 | 15:36 |
A SAD do Sporting tem vindo a avançar, nos últimos meses, com um processo de proteção contratual dos principais ativos do Clube de Alvalade, abrangendo tanto jogadores do plantel principal como jovens que têm alternado entre a equipa A e a formação.
Nesse contexto, nomes como Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, João Simões, Pote, Geny Catamo e Francisco Trincão já acertaram novas condições com os responsáveis leoninos. Paralelamente, jogadores da formação como Eduardo Felicíssimo, Flávio Gonçalves e Gabriel Silva também viram os seus contratos ajustados.
Existem, contudo, dossiês ainda em análise, sobretudo de jogadores com contratos a terminar em 2027. Daniel Bragança é um desses casos. O médio regressou recentemente à competição após longa paragem por lesão e tem sido utilizado de forma regular, somando já dois golos desde o retorno. O vínculo atual mantém-se válido por mais duas épocas, sem que, para já, exista acordo para renovação.
Situação semelhante vive Nuno Santos. O ala esteve afastado durante cerca de 15 meses, também por problemas físicos, e voltou recentemente às opções de Rui Borges - que tem três reforços em mente para a próxima temporada. Com contrato igualmente até 2027 e cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros, o jogador continua a ser considerado uma peça importante no grupo, tanto dentro como fora de campo.
Com vínculos mais longos surgem Iván Fresneda e Eduardo Quaresma. Ambos estão ligados ao Sporting até junho de 2028 e têm cláusulas de 80 milhões de euros. A margem contratual dá tranquilidade à SAD, que observa com atenção o mercado, até porque os dois jogadores já despertaram interesse de clubes estrangeiros.
No que toca a renovações iminentes, Francisco Trincão deverá ser o próximo a ver o seu novo contrato oficializado, com prolongamento até 2030 e melhoria salarial, mantendo-se inalterada a cláusula de rescisão. A revisão das condições de Geny Catamo já foi concretizada, ainda que sem anúncio formal por parte do Clube.
Outro nome sob observação é Maxi Araújo. O internacional uruguaio tem contrato válido até 2029, mas as prestações recentes atraíram atenções de emblemas italianos. Num ano marcado pelo Mundial, a SAD do Sporting, mais que nunca, mantém o foco na gestão e valorização dos seus ativos, tendo em conta que ainda há casos por resolver.