Futebol
Cathro está confiante na derrota do Sporting: “Ser a primeira equipa a fazê-lo é algo diferente”
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Esta semana, Sporting e Leipzig reuniram-se para trocar ideias e práticas sobre o trabalho no futebol de formação, com ênfase nos escalões mais jovens. A iniciativa decorreu no Pólo Estádio Universitário de Lisboa, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e também no Estádio José Alvalade, onde se realizou uma palestra que contou com a presença de cerca de 100 colaboradores Leoninos.
O evento contou também com a presença do vice-presidente do Clube, Francisco Salgado Zenha, dos dirigentes da Academia, Paulo Gomes e Tomaz Morais, e Filipe Vedor, diretor do Pólo EUL e responsável por esta ação que abordou métodos de treino e técnicas no desenvolvimento dos jovens jogadores. Da parte do Leipzig, marcaram presença o diretor da academia, Manuel Baum, e o coordenador técnico dos escalões mais novos, Jan Schäffer.
Filipe Vedor, responsável pela iniciativa, destacou a importância da discussão para o desenvolvimento do projeto: "O nosso objetivo foi, acima de tudo, promover o debate, que muitas vezes gera os melhores inputs para o processo. Queremos refletir sobre o que estamos a fazer bem e onde podemos melhorar." Vedor revelou ainda que a iniciativa superou as expectativas e será repetida, mencionando planos de colaborar com outros clubes europeus e americanos. Ricardo Damas, coordenador técnico do Pólo EUL, sublinhou o impacto positivo da troca de ideias com o emblema alemão, e acredita que esta experiência será benéfica para o Sporting: "Esta reflexão vai influenciar tópicos importantes, como a nossa abordagem ao jogo e a organização interna. Certamente surgiram ideias que servirão de base para futuras reuniões".
O feedback dos membros do clube alemão foi muito positivo. Manuel Baum elogiou a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido no Sporting e destacou as semelhanças entre os dois clubes, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de jogadores: "Foi muito interessante ver os pontos em comum, sobretudo no objetivo de preparar os jogadores para a equipa principal." Jan Schäffer considerou que a iniciativa foi incrível e diz que "Fomos muito bem recebidos e acreditamos que contribuímos com conhecimento para aperfeiçoar o desenvolvimento dos jogadores da formação".
As duas equipas irão defrontar-se no dia 22 de janeiro de 2025, no penúltimo jogo válido para a fase de liga da Champions League, na RB Arena, em Leipzig. Para já, o Sporting já soma três pontos na prova, depois de ter vencido o Lille, por 2-0.
Astro do futebol mundial é destacado em extensa entrevista, tal como a forma de lidar com o craque formado no Sporting
|
0Diogo Dalot, antigo jogador do Porto que, atualmente, veste a camisola do Manchester United, falou sobre as suas aprendizagens com Cristiano Ronaldo, numa extensa entrevista concedida a Rio Ferdinand, no TNT Sports, exibida esta quinta-feira, dia 26 de setembro.
"Aprendi muito com ele. Sinto que sempre que o deixo, sinto-me mais rico. Pessoalmente, sinto que podemos estar em qualquer contexto com ele e, se ele estiver realmente confortável connosco, saímos com o sentimento que aprendemos algo novo", contou o internacional português, abordando, de seguida, os red devils.
"Já passei por tudo aqui, estive lesionado durante muito tempo, não fiz parte do plantel, joguei todos os jogos. Por isso, às vezes, estás a jogar e isso é ótimo, mas quando não estás a jogar eu compreendo como te sentes. Por isso, posso tentar ajudar-te", afirmou.
Cristiano Ronaldo – depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr - com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24 –, contabiliza cinco encontros na nova temporada desportiva e já soma quatro golos e duas assistências pela equipa de Riade.
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou assim em grande, em termos individuais, apesar dos resultados coletivos menos positivos. O Al Nassr vira agora atenções para o encontro do campeonato saudita e vai medir forças com o Al Wehda, pelas 16h20 desta sexta-feira, dia 27 de setembro.
Futebolista tem vindo a ser alvo de bastantes críticas graças a um arranque de temporada abaixo do expectável
|
0Erik ten Hag, treinador do Manchester United, saiu em defesa de Bruno Fernandes, antigo jogador do Sporting. Na antevisão à partida dos red devils frente ao Tottenham, que se disputa este domingo, dia 29 de setembro, o técnico assegurou que, apesar das críticas ao internacional português, tal não abala a sua confiança no jogador.
"Penso que, agora, essa situação tem a ver com a equipa. Ele é capaz, penso que já comprovou, ao longo de já tantos anos, na Premier League, que consegue criar várias oportunidades, e estou convicto de que, esta temporada, não será diferente", começou por dizer, em declarações reproduzidas pela imprensa britânica.
"Ele vai aparecer e encontrar a sua melhor forma, vai fazer assistências e marcar golos, a 100%. É apenas uma questão de tempo", atirou ainda Ten Hag, devido ao falatório sobre o arranque de temporada do médio.
Em 2023/24, ao serviço do Manchester United, Bruno Fernandes – avaliado em 70 milhões de euros – alinhou em 48 partidas: 35 na Premier League, seis na Liga dos Campeões, seis na Taça de Inglaterra e uma na Taça da Liga. Nos 4.285 minutos que disputou, o médio contabilizou 15 golos e 13 assistências na conta pessoal.
Bruno Fernandes, recorde-se, saiu do Clube de Alvalade – onde chegou na temporada 2017/2018, proveniente de um acordo com os italianos da Sampdoria, por cerca de 9,7 milhões de euros – duas épocas e meia após a sua chegada e rumou ao Manchester United, a troco de 60 milhões de euros, onde atua desde então.
Com a Listada verde e branca, Bruno Fernandes realizou 137 encontros, marcou 63 golos, fez 47 assistências e conquistou uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga, fazendo as delícias dos adeptos leoninos.
Emblema minhoto entrou na Liga Europa com uma vitória na primeira jornada da competição, depois de ter estado a perder grande parte do encontro
|
0O Braga venceu, esta quinta-feira, dia 26 de setembro, com o Tel Aviv, em casa, por 2-1. Bruma, antigo jogador do Sporting, acabou por salvar o conjunto de Carlos Carvalhal e garantir a reviravolta no marcador, deixando ficar os três pontos da primeira jornada da Liga Europa no Minho.
O emblema israelita acabou por se colocar na frente do marcador ainda no decorrer da primeira parte do encontro, à passagem pela meia hora de jogo. Osher Davida foi chamado a cobrar uma grande penalidade e não falhou.
Quando tudo parecia estar a alinhar-se para uma derrota dos minhotos, Bruma chegou-se à frente e assumiu um papel preponderante no encontro. Aos 88 minutos, o ex-avançado do Sporting igualou a contenda, desviando para o fundo da baliza um cabeceamento de Roberto Fernández. Aos 90+5’, voltou a marcar, desta vez de penálti, garantindo o triunfo.
Esta temporada, Bruma - avaliado em 7 milhões de euros – leva três assistências e três golos, em dez partidas disputadas. No total, o antigo jogador dos verdes e brancos soma 665 minutos, nesta que é a sua segunda temporada ao serviço do Braga.
Recorde-se que, em 2013, ano em que Bruma saiu do Sporting para o Galatasaray em litígio com Bruno de Carvalho, as negociações entre os clubes e o empresário não foram nada fáceis. Com muita polémica à mistura, o jogador acabou por rescindir unilateralmente com os leões. Na equipa A dos verdes e brancos, fez 13 jogos, onde marcou por uma ocasião e fez ainda dois passes para golo.
Confira os golos de Bruma:
1-1: