Futebol
Frederico Varandas prepara contrato melhorado para novo capitão do Sporting
28 Jul 2026 | 10:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Set 2024 | 13:19 |
Esta semana, Sporting e Leipzig reuniram-se para trocar ideias e práticas sobre o trabalho no futebol de formação, com ênfase nos escalões mais jovens. A iniciativa decorreu no Pólo Estádio Universitário de Lisboa, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e também no Estádio José Alvalade, onde se realizou uma palestra que contou com a presença de cerca de 100 colaboradores Leoninos.
O evento contou também com a presença do vice-presidente do Clube, Francisco Salgado Zenha, dos dirigentes da Academia, Paulo Gomes e Tomaz Morais, e Filipe Vedor, diretor do Pólo EUL e responsável por esta ação que abordou métodos de treino e técnicas no desenvolvimento dos jovens jogadores. Da parte do Leipzig, marcaram presença o diretor da academia, Manuel Baum, e o coordenador técnico dos escalões mais novos, Jan Schäffer.
Filipe Vedor, responsável pela iniciativa, destacou a importância da discussão para o desenvolvimento do projeto: "O nosso objetivo foi, acima de tudo, promover o debate, que muitas vezes gera os melhores inputs para o processo. Queremos refletir sobre o que estamos a fazer bem e onde podemos melhorar." Vedor revelou ainda que a iniciativa superou as expectativas e será repetida, mencionando planos de colaborar com outros clubes europeus e americanos. Ricardo Damas, coordenador técnico do Pólo EUL, sublinhou o impacto positivo da troca de ideias com o emblema alemão, e acredita que esta experiência será benéfica para o Sporting: "Esta reflexão vai influenciar tópicos importantes, como a nossa abordagem ao jogo e a organização interna. Certamente surgiram ideias que servirão de base para futuras reuniões".
O feedback dos membros do clube alemão foi muito positivo. Manuel Baum elogiou a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido no Sporting e destacou as semelhanças entre os dois clubes, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de jogadores: "Foi muito interessante ver os pontos em comum, sobretudo no objetivo de preparar os jogadores para a equipa principal." Jan Schäffer considerou que a iniciativa foi incrível e diz que "Fomos muito bem recebidos e acreditamos que contribuímos com conhecimento para aperfeiçoar o desenvolvimento dos jogadores da formação".
As duas equipas irão defrontar-se no dia 22 de janeiro de 2025, no penúltimo jogo válido para a fase de liga da Champions League, na RB Arena, em Leipzig. Para já, o Sporting já soma três pontos na prova, depois de ter vencido o Lille, por 2-0.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade fez comentários sobre as vendas e rumores do mercado de transferências até ao momento
29 Jul 2026 | 03:00 |
Saídas anunciadas de Francisco Trincão e Morten Hjulmand e iminentes de Pote e Ousmane Diomande fazem parte do "novo Sporting", diz Eduardo Madeira. Neste exclusivo Leonino, o conhecido humorista e adepto leonino considera que as vendas são necessárias.
Eduardo Madeira: "Sporting também precisa de se refrescar"
"São jogadores incríveis. Ganharam tudo pelo Clube. Deram tudo ao Clube, mas é preciso haver renovação. Creio que a ambição e a força deles estava desgastadas. Precisam de novos desafios e outros ares e o Sporting também precisa de se refrescar. Tenho pena de os ver partir, mas é assim que funciona. Não podiam ficar aqui para sempre. Ou melhor, até ficam. Os seus nomes ficam ligados a vários troféus que estão no museu do Sporting", disse ao nosso jornal.
O encontro do Troféu Cinco Violinos contra o Mónaco também foi tema, e o ator afirmou que a equipa de Rui Borges joga um futebol entusiasmante. "A equipa joga um futebol agradável. É ,aliás, surpreendente que nesta fase já joguem tanto. Há fome de golos e passam bem a bola. Isto promete", falou.
Eduardo Madeira: "Não me lembro de ver o Sporting a trocar tão bem a bola"
Acerca dos reforços, Eduardo Madeira destaca Jesse Derry, Ibrahima Ba e Rodrigo Zalazar, deixando a ressalva de que nunca viu uma equipa do Sporting com tanta qualidade numa pré-época. "Reforços mais entusiasmantes? Derry, Ba e Zalazar, mas todos têm dado boas indicações. Não me lembro de ver o Sporting a trocar tão bem a bola e a criar oportunidades nesta fase da época há muito", afirmou.
No término da entrevista, o adepto Sportinguista abordou os assobios que Luis Suárez recebeu na partida de apresentação aos sócios devido a uma possível mudança para o Fenerbahçe. Eduardo Madeira defende que o avançado colombiana tem de ser "orientado", mas que teve uma má atitude que não pode ser repetida. "Suárez é craque, mas é também um jovem que precisa de ser orientado e bem aconselhado. O futebol está cheio de jogadores que fazem trapalhadas e se precipitam. Vamos ver neste caso, o atleta merece uma segunda chance, ele e o empresário dele. O Clube está a lidar bem com ele e sabe que tem alguém que não se portou muito bem agora. Por isso acredito que deve estar a ser alvo de uma vigilância especial. O futuro ditará se foi só um erro ou se é melhor meter o jogador na secção náutica, ou seja, ir de vela", rematou.
Equipa dos verdes e brancos foram a jogo diante da formação minhota no decorrer do dia desta terça-feira, 28 de julho, marcada por triunfo
28 Jul 2026 | 17:30 |
A equipa de sub-23 do Sporting terminou o estágio realizado em Lousada com uma vitória por 1-0 diante do Braga. O encontro particular permitiu a Leandro Grimi encerrar esta fase da preparação com um resultado positivo antes do regresso à Academia Cristiano Ronaldo.
O único golo da partida surgiu aos 79 minutos, por intermédio de Ivanildo Mendes. O extremo apareceu em zona de finalização e, com um remate certeiro, garantiu o triunfo dos jovens leões no derradeiro teste realizado durante o estágio.
Ivanildo Mendes realizou parte da formação nos Países Baixos, ao serviço do Feyenoord, antes de chegar ao Sporting na temporada 2021/22. O jovem tem vindo a cumprir o percurso nos escalões de formação leoninos e procura agora afirmar-se na equipa de sub-23 orientada por Leandro Grimi.
Concluída a preparação em Lousada, o Sporting vira atenções para a estreia na Liga Next Gen, nova designação da competição do escalão. Os verdes e brancos iniciam a prova no dia 11 de agosto, com uma receção à União de Leiria na primeira jornada.
O calendário reserva ainda um dérbi frente ao Benfica na terceira ronda, agendado para 25 de agosto, na Academia Cristiano Ronaldo. A primeira fase será composta por 16 partidas, oito em casa e oito fora, e termina para os leões a 22 de dezembro, diante do Felgueiras.
Os oito primeiros classificados seguem para a luta pelo título nacional, enquanto as equipas posicionadas entre o nono e o 20.º lugares vão disputar o acesso à Taça Next Gen, prevista para o início de 2027. Além de União de Leiria e Benfica, o Sporting terá pela frente Vizela, Estrela da Amadora, Leixões, Estoril, Rio Ave, Farense, Torreense e Felgueiras.
Jogador continua a realizar trabalho de recuperação às ordens do departamento médico dos verdes e brancos e não joga desde maio
28 Jul 2026 | 14:39 |
Nuno Santos continua afastado dos trabalhos de grupo do Sporting e sem um prazo definido para regressar aos relvados. O ala, de 31 anos, foi apresentado aos adeptos no encontro com o Mónaco, mas mantém-se a realizar trabalho individualizado na Academia Cristiano Ronaldo.
De acordo com o jornal A Bola, o departamento médico leonino ainda não estabeleceu uma data para o regresso do jogador. A estrutura pretende evitar qualquer precipitação num processo clínico delicado, privilegiando uma recuperação completa antes de autorizar a reintegração no plantel de Rui Borges.
O calvário de Nuno Santos começou em outubro de 2024, quando sofreu uma rotura total do tendão rotuliano do joelho direito. Depois de vários meses afastado, o regresso à competição ficou marcado por novas queixas musculares e algumas recaídas, que limitaram a sua utilização na última temporada.
O esquerdino somou apenas 211 minutos pelo Sporting em 2025/26 e não compete desde 4 de maio, data em que participou durante 20 minutos no triunfo por 5-1 frente ao Vitória de Guimarães. Para já, continuará a trabalhar à margem do grupo até reunir todas as condições físicas.
Apesar de entrar na última época do contrato, uma saída não está em cima da mesa neste momento. Nuno Santos continua a ser visto como um elemento importante no balneário, tanto pela experiência acumulada como pelo papel desempenhado na integração dos jogadores mais jovens. Uma possível renovação continua sob análise da Direção.