
Futebol
Continua o assédio ao Sporting e Varandas enfrenta batalha para renovar com jogadores-chave!
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar a formação do Guimarães, em encontro a contar para a 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões arrancaram esta quarta feira com a preparação para aquele que pode ser o jogo do título para Rui Borges e seus pupilos.
Terminado o dérbi, foi tempo dos jogadores do Sporting recuperarem forças, físicas e mentais, junto de família, amigos e restantes companheiros. Também por isso, Rui Borges concedeu folga ao plantel, que durou até esta quarta feira.
O leão regressa, então, ao trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, com as forças renovadas. Rui Borges arranca, na manhã desta quarta feira, dia 14 de maio, com a 'Operação Título' - a semana que antecede o jogo com o Guimarães, que pode resultar em campeonato nacional para o emblema de Alvalade.
Rui Borges tem o plantel praticamente todo disponível. Ricardo Esgaio e Morten Hjulmand estão castigados e não são opção, Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões continuam lesionados e também não podem dar o contributo à equipa.
Fora estas ausências, já esperadas por parte da equipa técnica dos leões, surge a dúvida acerca de Hidemasa Morita. O estado físico do nipónico é o único que preocupa em vésperas do último jogo da Liga, mas, por enquanto, não há qualquer indicação de que o médio não estará disponível para ajudar a equipa no próximo sábado.
Confira os planos para a entrega do troféu do campeonato nacional:
Jornalista do Record comentou as recentes declarações polémicas do treinador dos verdes e brancos e deixou muitas críticas
|
A polémica entre Rui Borges e o Vitória de Guimarães continua. O treinador do Sporting sugeriu que alguns jogadores dos vimaranenses “forçaram” a amostragem de um quinto cartão amarelo para poderem jogar contra o Clube de Alvalade, no encontro da 34ª e última jornada do campeonato. Sérgio Krithinas, jornalista do Record, criticou as declarações do técnico leonino e recordou a sua saída de Guimarães para treinar os verdes e brancos.
“Rui Borges disse ‘vi jogadores do Vitória a levar quinto amarelo para não jogarem neste jogo e jogarem contra o Sporting’. Isto é uma acusação grave. Está a insinuar que há jogadores do Vitória de Guimarães que querem ganhar ao Sporting e não querem ganhar os outros jogos e que não querem ir às competições europeias. Já com o Gil Vicente a conversa foi muito parecida, quando disse que o Gil Vicente se esforçou muito contra o Sporting. Eu acho que é um ‘jogo perigoso’ da parte de Rui Borges”, começou por afirmar Sérgio Krithinas, em declarações no canal televisivo Now.
O jornalista comentou também a reação do clube vimaranense: “O Vitória de Guimarães levou isto para o plano institucional. Mas, perante uma frase destas, eu percebo que haja muita gente do clube que fique incomodada. Se eu fosse jogador do Vitória de Guimarães, ficaria muito ofendido […]. Acho que é uma acusação forte e que não merece, de forma alguma, defesa”.
Sérgio Krithinas recordou ainda a saída de Rui Borges dos vimaranenses, em dezembro passado: “Muita gente falou da forma como Rui Borges saiu do Vitória de Guimarães e dos ‘acessórios’ dessa saída. Rui Borges é apresentado no Sporting no dia 26 de dezembro e, no dia 23, quando já havia negociações com o Sporting, diz, em conferência de imprensa, ‘não abandono ninguém, tenho contrato com o Vitória e não faz sentido falar dessas coisas’. Parece-me que não é correto".
A terminar, o jornalista - que criticou uma decisão polémica do árbitro João Pinheiro no recente dérbi entre Benfica e Sporting - fez uma revelação: “Também por aquilo que sei, Rui Borges sai de Guimarães e despede-se de algumas pessoas, numa despedida fria. Muita gente ainda está à espera de um telefonema de Rui Borges a despedir-se”.
Ex-jogador do Clube de Alvalade comentou a temporada que relizou no clube alemão e fez uma revelação importante sobre o seu futuro
|
João Palhinha não viveu uma época fácil no Bayern Munique. Apesar da recente conquista da Bundesliga, o médio ex-Sporting foi pouco utilizado na equipa bávara, ao longo da temporada. O internacional português, apesar de reconhecer as dificuldades que enfrentou, afastou a saída do clube alemão, no próximo verão.
“Não foi um período fácil. Foi uma das épocas mais difíceis, se não a mais difícil, da minha carreira”, começou por referir João Palhinha, em declarações à revista alemã Kicker. O ex-jogador do Sporting destacou também negativamente a lesão que sofreu num treino da seleção de Portugal, em novembro, - uma rotura muscular – que o afastou dos relvados durante cerca de dois meses e meio.
Confrontado com a possibilidade de sair do Bayern Munique, no próximo mercado de verão, João Palhinha – avaliado em 40 milhões de euros - afastou esse cenário: “Porque haveria de fazê-lo? Estou num dos melhores clubes do mundo”. E aponta já à nova temporada: “Quero lutar. Se alguém quer mostrar do que é capaz, sou eu. Vou fazer tudo o que puder para provar o meu valor”.
Recorde-se que, em abril, o diretor desportivo do Bayern Munique, Christoph Freund, elogiou João Palhinha e assegurou a sua continuidade na Allianz Arena, em 2025/26: “Tem um ótimo caráter e é um rapaz fantástico. Não é nosso interesse vendê-lo no verão”. Vale sublinhar que um dos clubes interessados na contratação do internacional português era o Manchester United, treinado por Ruben Amorim.
Na presente temporada, João Palhinha soma um total de 24 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 941 minutos de competição. O médio ex-Sporting raramente foi opção inicial do treinador dos bávaros, Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas nove encontros. Realizou ainda dois jogos ao serviço da Seleção Nacional.
Leões podem garantir o bicampeonato este sábado, e a Liga prepara-se para entregar o galardão no Estádio José Alvalade, com presença do Presidente da Liga
|
A última jornada da Primeira Liga promete ser um espetáculo de emoções e logística, com a entrega do troféu de campeão a ser um dos momentos mais aguardados. O grande dilema agora é onde será realizada a cerimônia: no Estádio José Alvalade, caso a equipa de Rui Borges conquiste o bicampeonato, ou no Estádio Municipal de Braga, se o Benfica sair vitorioso. Porém, a verdadeira incógnita reside na distância entre os dois locais e a forma como o presidente da Liga, Reinaldo Teixeira, irá gerir a entrega da taça.
Com o Sporting a jogar em Lisboa contra o Vitória de Guimarães e o Benfica a deslocar-se até Braga, a logística para o dirigente da Liga, que tem de entregar o troféu ao capitão da equipa vencedora, é um desafio e tanto. Para contornar a distância de 360 quilómetros que separa as duas cidades, Reinaldo Teixeira planeia ficar estrategicamente no centro do país durante os jogos. Assim que souber quem será o vencedor, o presidente da Liga iniciará sua viagem, e um helicóptero poderá ser a solução para garantir que o tempo de deslocamento seja o menor possível.
A expectativa em torno dessa decisão aumenta ainda mais pelo fato de o campeonato ter sido extremamente competitivo, com tudo a ser decidido na última jornada. O plano agora é simples: caso o Sporting se consagre campeão, a cerimónia será no seu estádio, enquanto os encarnados terão a taça em Braga, se forem os vencedores.
Enquanto o campeonato principal se define, também o campeão da 2ª Liga está por decidir. Tondela, Alverca e Vizela entram na última jornada com possibilidades de garantir a taça. Contudo, o plano de Reinaldo Teixeira enfrenta outro desafio, pois o Vizela jogará no Funchal, o que torna impossível a sua presença na cerimônia. Caso o Tondela ou o Alverca conquistem o título, a taça será entregue pelo próprio presidente da Liga. No entanto, se o Vizela for o campeão, a entrega ficará a cargo de um dos diretores executivos.
Desta forma, a Liga está a trabalhar incansavelmente para garantir que o fim de semana será inesquecível, com os dois campeões do futebol português a serem consagrados na última jornada, independentemente de onde estejam. O grande final promete ser histórico! A equipa de Rui Borges já se encontra em preparações para receber o Vitória de Guimarães em casa, na última jornada da I Liga, às 18h. Poderá ser para alguns dos leões, o último jogo a defender o clube de Alvalade.