Gonçalo Fernandes
Biografiado Autor

05 Ago 2020 | 11:59

Icon Comentário 0
Gonçalo Fernandes

Caros Sportinguistas, estes senhores querem-nos roubar o Sporting, e se esta medida passar será o que irão fazer.

É Interessante perceber que, após uma época absolutamente miserável, desprestigiante e ridícula para os pergaminhos do nosso clube, em que esta direção demostrou, clara e inequivocamente, a sua total inabilidade e incompetência para liderar um clube com a grandeza do Sporting, a discussão que se coloca é o I-Voting.


A mim parece-me que, esta direção, o seu Presidente, e o mentor desta direção e um dos grandes responsáveis pelo Sporting estar como está, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, querem fazer de nós retardados mentais.

Neste momento, já temos, tanto nas votações em assembleias gerais, tanto em eleições para a Presidência do Sporting, um sistema de voto eletrónico.


Além do sistema de voto eletrónico PRESENCIAL, temos também de colocar o canhoto que sai da máquina de voto eletrónico numa urna para que, dessa forma, os serviços e os delegados de cada lista possam fazer o Double-Check que é devido.

O que estes senhores querem fazer, com uma pressa incompreensível, é criar um sistema que tem problemas graves e sérios:


* Qualquer pessoa, seja de que clube for, pode votar nas eleições do Sporting, visto que necessita apenas de um cartão e de um código. Poder-me-ão dizer que é pouco provável, eu direi que é possível. Basta, por exemplo, que alguém com menos escrúpulos que sabemos existir em todas as organizações, raças e credos, ceda o seu código eleitoral a um indivíduo de outro clube;

* Este modelo não garante nem a confidencialidade de quem vota nem a fiabilidade do voto. Isto é, sendo possível saber quem e como votou pelo facto de o sistema não ser seguro, o voto deixa de ser secreto, e, pela mesma razão, a manipulação eleitoral é também mais fácil de praticar;

* Se, porventura, a direção que está no poder quiser alterar os resultados, com este modelo e com a base de dados de que dispõe no clube, consegue-o fazer FACILMENTE.

Estes problemas são factuais e poderão suceder. Assim, a pergunta que se coloca é:

Qual é a pressa de se implementar este sistema?

A única resposta assertiva que tenho para a pergunta é:

Esta direção percebeu que a única forma de se manter no poder é o I-Voting, pela forma como conseguirão manipular os resultados.

Imaginem esta ou outra direção com o poder de conseguirem alterar resultados de votações em temáticas tão estruturantes como:

* Eleições;

* Venda da maioria do capital da SAD;

*Moções de censura ou de confiança;

*Alterações do naming do Estádio ou do próprio clube.

Caros Sportinguistas, estes senhores querem-nos roubar o Sporting, e se esta medida passar será o que irão fazer.

Seja com esta, ou com qualquer outra direção, nós, os verdadeiros sócios do clube, temos de ter a plena convicção, que serão os nossos votos a decidir o futuro do Sporting. E se o I-Voting for implementado no clube, será o Adeus ao nosso Sporting, e aí passará definitivamente para o Sporting das negociatas, dos notáveis, e de todos aqueles que se aproveitam do Sporting há muitas décadas.

Esta direção deveria estar preocupada com a vergonha que foi esta época e não com o I-Voting. Se quiserem perpetuar-se, que o façam com competência e não com vigarices e chico-espertices.

Se querem modernizar o Sporting, espalhem o sistema existente pelos núcleos espalhados pelo nosso país, para que todos aqueles que não se possam deslocar a Lisboa o possam fazer nos núcleos, para que possam votar localmente mas PRESENCIALMENTE, e sempre com delegados de todas as listas presentes de modo a conferir fiabilidade e a certeza de que os votos dos sócios serão sempre respeitados.

O que nos querem fazer é roubar o Sporting, e isso não podemos permitir, e temos de dar, em Assembleia Geral, uma resposta clara e inequívoca.

+ opinião
+ opinião
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0
João Duarte
João Duarte

Sporting: um mercado de janeiro sem sentido

O Clube de Alvalade fez um mercado de janeiro fraco, com poucos reforços e um plantel cheio de indisponíveis e esgotado fisicamente.

05 Fev 2025 | 13:04

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER