Carlos Vieira
Biografiado Autor

03 Mar 2020 | 09:18

Icon Comentário 0
Carlos Vieira

O CD pode ter sorte e conseguir reverter algumas provisões que alguns gestores lá deixaram por prudência para que malta menos competente pudesse aproveitar. É a vida. E, pelos vistos, não é má.

De uma forma simples, não há que fugir ao tema. O Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal tem de deliberar a substituição do seu representante na Sporting SAD.


Vamos a factos. Se uma empresa, detida na sua maioria por uma outra entidade, não consegue cumprir com aquilo para a qual em teoria se preparou, investiu e está estruturada, só tem de convocar uma Assembleia-geral, substituir o Conselho de Administração daquela e nomear outros gestores. No caso em apreço da Sporting SAD, o facto é que este ato é ainda mais fácil de corrigir pois o seu Presidente não é eleito em Assembleia-Geral, mas sim nomeado como representante das ações de categoria A e, portanto, substituível, a qualquer momento.

E porquê o Presidente da SAD? Por diversas ordens de razão, que passo, rapidamente, a explanar:

  1. O Presidente da SAD desde o momento que se lançou na corrida para Presidente do Sporting assumiu que ficaria como responsável máximo do futebol; aliás, muitos do que o rodeia, principalmente os familiares mais próximos, afirmam taxativamente, que pouca gente percebe mais de futebol em Portugal que o referido Presidente; e o mesmo vai pela mesma opinião, encerrando-se no seu lar a ver vídeos de YouTube e perguntando, muitas vezes via sms (muitos sem resposta, pois quem os recebe deve achar que é spam¹ ou uma partida) quanto custam os jogadores.
  2. O Presidente da SAD manifesta incapacidade para gerir uma empresa que tem o terceiro maior orçamento do seu mercado, com um valor três vezes superior ao do seu mais direto perseguidor. Disse publicamente que tinha reduzido a massa salarial em dez milhões de euros e que, por isso, não podiam pedir para aumentar a competitividade; mas a corrente época segue-se à que afirmou ter sido a melhor época dos últimos 17 anos, por isso, mesmo que alegadamente perdesse alguma competitividade, não poderia estar em vias de se transformar no pior ano desses mesmos 17 anos;
  3. O Presidente diz que herdou uma situação complexa, mas não se coibiu de fazer aquisições de atletas em cerca de 40 milhões de euros e de prescindir de outros atletas de elevado valor por montantes irrisórios; sendo eu um dos alvos favoritos da origem da referida herança, digo: BASTA de desresponsabilização;
  4. O Presidente já provocou que a SAD gastasse 6,6 milhões de euros em indemnizações, na sua grande maioria pagos a treinadores de futebol, que o Presidente escolheu (e não, não inclui o valor de Sinisa Mihajlovic, que está registado em Provisões);
  5. O Presidente, como responsável máximo do futebol, tem de se comprometer e comunicar com os acionistas e restantes stakeholders da sociedade. Há uma manifesta incapacidade de ser credível, confiável e capaz, três C’s que constituem a base de um gestor mediano;
  6. As contas semestrais da SAD, apresentadas na passada sexta-feira, demonstram grande parte dessa incapacidade de gestão. Veja-se o caso das indemnizações e remunerações que, apesar das alterações de plantel, se mantêm a valores, como atrás referidos, substancialmente acima do que seria exigível; veja-se também os gastos financeiros (onde a SAD era historicamente a mais competitiva no mercado português), os gastos com e as dívidas a fornecedores. Se, de facto, existissem dificuldades financeiras, a Administração da SAD teria de ter reduzido muito mais os gastos de estrutura. Não existindo dificuldades, faz o que outros fizeram no passado, sendo que uns tiveram idas à Champions e negociaram contratos de direitos televisivos com receitas significativas, e outros, não.
  7. O Presidente da SAD tem provocado a queda sucessiva do valor do plantel da SAD. Senão vejamos: se tivermos em conta um site que muitos utilizam, o Transfermarkt, no final da época 2017/18, já contando com a saída dos atletas que rescindiram e que não regressaram, o plantel valia em redor dos 165 milhões de euros; em 2018/19, o valor aumentou para cerca de 180 milhões de euros e, à data de hoje, vale cerca de 120 milhões de euros. Dos atletas que foram adquiridos ou vieram emprestados pelo Presidente da SAD, o mais valioso é, segundo o mesmo site, Luiz Phellype (8 milhões), seguido de Vietto (7,5 milhões), Bolasie e Rosier (os dois com 6 milhões). Assim, espera-se a contínua alienação dos anéis que lhe foram deixados por Administrações anteriores (Coates, Acunã ou Wendel, que são os três jogadores mais valiosos). Aproveito para sugerir, como acionista da SAD, havendo dinheiro da venda do passe do Bruno Fernandes, que se invista nos jogadores que já cá estão, e que para mim, como adepto, são os melhores do mundo. Assim, que se adquiram percentagens ou direitos futuros atribuídos a terceiros de Vietto, Borja, Plata, Camacho, Ilori e Dala. E por que não, talvez, a aquisição de Bolasie. É que o problema não parecem ser os jogadores, mas a estrutura da SAD que não lhes tem proporcionado um crescimento efetivo, a exemplo do que acontece com o seu Presidente.
  8. O mais curioso de tudo é que a SAD tem atletas emprestados a clubes terceiros, que totalizam cerca de 36 milhões de euros, segundo o já referido site Transfermarkt. É lamentável. Tão lamentável como as trocas e baldrocas de treinadores, completamente desprotegidos por uma estrutura que o Presidente se esqueceu de presidir.
  9. Por fim, as mentirinhas. Alegar numa altura que já compraram os terrenos em redor de Alcochete e agora que se preparam para os arrendar em vez de comprar é, de facto, um esquema comunicacional frágil e de gestão de memórias curtas. Pois eu tenho memória, assim como os relatórios e contas. É fazer as contas: se não contarmos com o primeiro ano completo de gestão no Sporting, onde o foco estava na reestruturação agressiva da sociedade, a Administração a que pertenci investiu em ativos tangíveis, essenciais para a sustentabilidade da SAD, 8,3 milhões de euros (uma média de mais de dois milhões por ano); a atual Administração investiu num ano e meio cerca de 2 milhões de euros, a uma média anual de 1,5 milhões de euros. Porquê as mentirinhas? Esta é uma entre muitas outras.
  10. , etc., etc.
Deduzo que parte das razões pelas quais não há uma ação por parte do Conselho Diretivo do Clube sobre o seu representante na Sporting SAD se reporte ao facto de o Clube para ter resultado positivo na atual época e não ser alvo de um processo de destituição imediato desse mesmo Conselho Diretivo, precise de fazer faturações adicionais à SAD. Assim, fica tudo em casa. Bem, podem ter sorte e conseguir reverter algumas provisões que alguns gestores, de mandatos anteriores, lá deixaram por prudência para que, um dia, malta menos competente pudesse aproveitar. É a vida. E, pelos vistos, não é má.


Mas no Sporting de hoje, parafraseando Paulo Futre, no pasa nada. Resta a incapacidade a pairar no Clube que deveria ser de todos os Sportinguistas.

¹ - Aconselho a visualização do vídeo dos Monty Python onde surge a alegada referência a SPAM que originou a denominação que todos hoje reconhecem: https://www.youtube.com/watch?v=_bW4vEo1F4E


+ opinião
Carlos Vieira
Bruno Sorreluz

20 Dez 2024 | 18:47

Icon Comentário0

Já que ninguém fala, falo eu

Quando é que isto vai mudar? Vi campeonatos a serem decididos com a mão, Taças da Liga, vi clubes a serem levados ao colo e pessoas a serem condenadas por corrupção em benefício de clubes... Só neste País!

Carlos Vieira
Bruno Mascarenhas

02 Nov 2024 | 17:40

Icon Comentário0

Grandes, mas inevitáveis novidades…

Troca no comando técnico nesta fase iria seguramente desfocar a equipa e também aqui, no meu entender, os interesses do Clube estão a ser salvaguardados

+ opinião
Danilo Correia
Danilo Correia

A Resenha da Vizinhança: O Dia em que o Leão Rugiu e o Vizinho Chorou

O moçambicano Geny voltou a lembrar-nos que um carrasco ganha hábitos – um golo aqui, um drible ali, e o Benfica a implorar por piedade

30 Dez 2024 | 18:25

Icon Comentário0
Bruno Sorreluz
Bruno Sorreluz

Já que ninguém fala, falo eu

Quando é que isto vai mudar? Vi campeonatos a serem decididos com a mão, Taças da Liga, vi clubes a serem levados ao colo e pessoas a serem condenadas por corrupção em benefício de clubes... Só neste País!

20 Dez 2024 | 18:47

Icon Comentário0
Bruno Mascarenhas
Bruno Mascarenhas

Grandes, mas inevitáveis novidades…

Troca no comando técnico nesta fase iria seguramente desfocar a equipa e também aqui, no meu entender, os interesses do Clube estão a ser salvaguardados

02 Nov 2024 | 17:40

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER