Futebol
Situação de Inácio, Ioannidis e Suárez; Tudo o que disse Rui Borges após Sporting - Alverca
23 Ago 2026 | 09:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Fev 2024 | 20:05 |
Marcus Edwards teve um jogo para esquecer, no empate do Sporting diante do Young Boys. Além de desperdiçar um golo cantado, falhou vários dribles. No entanto, Rúben Amorim destacou o compromisso defensivo do ex Vitória de Guimarães e a 'fome' do avançado.
“Em termos de frustração, olhei para o Marcus Edwards e parece outro jogador do que quando chegou ao Sporting. A forma como defende, está muito mais forte fisicamente e, portanto, não vi frustração nenhuma”, começou por referir Rúben Amorim, após o encontro da Liga Europa.
“Eu vejo é um jogador [Marcus Edwards] com muita qualidade e não há nada como a concorrência, que faz crescer toda a gente. Neste caso, o Trincão ou o Pote, parece que puxam uns pelos outros para um nível superior”, concluiu, sobre este tema, Rúben Amorim.
“Não tenho preferência [adversário dos oitavos da Liga Europa]. Estamos apenas focados no Rio Ave, não podemos perder pontos. É preciso ter sorte, o adversário é indiferente, mas obviamente que há equipas mais difíceis de bater. Não temos fantasmas nenhuns”, finalizou Rúben Amorim.
Esta temporada, Marcus Edwards – avaliado em 28 milhões de euros – leva 33 jogos pelo Sporting: 19 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.956 minutos em que esteve em campo, o extremo do Sporting apontou seis golos e fez cinco assistências.
Desde que chegou ao Sporting, em janeiro de 2022 oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards – que já custou 10,5 milhões por 65% do passe – contabiliza 99 encontros, 21 finalizações certeiras e 17 assistências. O inglês tem contrato até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Comentador entende também que equipa de Rui Borges ainda precisa de tempo para atingir nível exibicional conseguido em outras épocas
23 Ago 2026 | 10:52 |
O Sporting bateu o Alverca por 3-1, num triunfo que, apesar do resultado, não convenceu totalmente Luís Pedro Sousa. O comentador entende que a equipa de Rui Borges ainda precisa de tempo para atingir o nível exibicional de outras épocas.
L. Pedro Sousa: "Revelou velocidade, mas também estar desligado da equipa"
A estreia de Nestory Irankunda também mereceu uma análise crítica. O reforço australiano mostrou a velocidade que o caracteriza, mas não encantou o analista: "Revelou velocidade, mas também estar desligado da equipa", escreveu no jornal 'Record'.
Ainda assim, o triunfo teve particular importância pela resposta dada por Luis Suárez, que voltou a ser titular, marcou e conseguiu recuperar a ligação com os adeptos leoninos: "Não foi uma boa exibição e, com tantas mudanças na equipa desde o final da última época, os adeptos do Sporting vão ter mesmo de esperar pelo espetáculo com que por vezes foram contemplados num passado recente. De qualquer forma, este triunfo foi mais importante do que aquilo que pode parecer. Suárez foi titular, marcou e, ao que parece, está perdoado pelo tribunal de Alvalade".
Rui Borges também mexeu no setor defensivo, lançando Fresneda, Debast e Ibrahima Ba no onze. Para o comentador, as alterações acabaram por resultar e Ba, em particular, aproveitou a oportunidade para mostrar que está preparado para competir ao mais alto nível.
"É outro dado importante desta vitória. Rui Borges revolucionou a defesa, incluindo Fresneda, Debast e Ibrahima Ba no onze titular, que responderam de forma positiva. Fresneda e Debast não constituem surpresa, já Ba, que surgiu no lugar de Gonçalo Inácio, mostrou estar à altura dos acontecimentos e que o Sporting tinha razão ao contratá-lo, depois de ter chumbado nos testes médicos do Estrasburgo. O prazo para o regresso foi cumprido e o central apresentou-se em pleno".
Extremo na mira dos leões recebeu a bola pela direita, puxou para o pé esquerdo e assinou um excelente remate em arco, sem hipóteses para Rossi
23 Ago 2026 | 10:41 |
O Cruzeiro levou a melhor sobre o Flamengo, de Leonardo Jardim, por 2-1, na 24.ª jornada do campeonato brasileiro. A equipa visitante entrou melhor e conseguiu adiantar-se aos 22 minutos, com Pedro a finalizar uma jogada construída por Arrascaeta após assistência de Carrascal.
Na segunda parte, o conjunto de Artur Jorge reagiu e chegou ao empate aos 55 minutos. Keny Arroyo, extremo apontado ao Sporting, recebeu a bola pela direita, puxou para o pé esquerdo e assinou um excelente remate em arco, sem hipóteses para o guarda-redes do Flamengo.
Quando o encontro caminhava para o fim, surgiu o momento decisivo. Já nos descontos, aos 90+5 minutos, Matheus Pereira, ex Sporting, rematou contra um adversário e, com alguma felicidade, viu a bola desviar-se para dentro da baliza, garantindo a reviravolta da 'Raposa'.
O resultado permitiu à equipa de Artur Jorge chegar aos 39 pontos e manter o quinto lugar da classificação. Já o Flamengo permanece no segundo posto, com 45 pontos, falhando a oportunidade de alcançar o Palmeiras na liderança, três dias depois de ter eliminado o Cruzeiro da Libertadores.
Esta temporada, ao serviço do Cruzeiro, Keny Arroyo – avaliado em 10 milhões de euros – leva 39 encontros disputados. Ao todo, nos 2.237 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atacante marcou seis golos e fez três assistências na conta pessoal.
Embora ainda não tenha chegado qualquer proposta oficial, emblemas de Itália e da Arábia Saudita têm procurado informações sobre o internacional português
23 Ago 2026 | 09:59 |
Gonçalo Inácio continua a ser seguido por clubes estrangeiros e, embora ainda não tenha chegado qualquer proposta oficial, emblemas de Itália e da Arábia Saudita têm procurado informações. O defesa, titular nas duas primeiras jornadas, começou o encontro com o Alverca (3-1) no banco.
O Sporting exige pelo menos 40 milhões de euros para negociar o jogador, valor que fica 20 milhões abaixo da cláusula de rescisão. Apesar da insistência de clubes italianos e sauditas, a SAD leonina ainda não recebeu qualquer oferta concreta pelo central.
Rui Borges apostou em Zeno Debast e Ibrahima Ba no centro da defesa, deixando também Eduardo Quaresma entre os suplentes. Uma decisão que voltou a alimentar dúvidas sobre a situação do camisola 25, sobretudo numa fase em que o mercado ainda permanece aberto.
Após o triunfo, o treindor foi questionado sobre a continuidade de Inácio e não quis deixar garantias. “Inácio ficar? Garantias não posso dar dele nem de ninguém. Pode chegar aqui um clube e bater a cláusula. Já disse que ficou fora por estratégia”, explicou o técnico.
O futuro do internacional português continua, assim, dependente dos próximos movimentos do mercado. Para já, o Sporting mantém o jogador no plantel, mas uma proposta aliciante poderá levar a SAD verde e branca a ponderar a sua saída.