
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting CP entra em campo este domingo, 18 de outubro, para enfrentar o Famalicense AC, em jogo a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional. Na antevisão à partida, o técnico dos leões admite que a sua equipa é favorita, mas sem desprezar o seu adversário. “O Sporting CP é favorito, assumimos essa condição. Quero fazer lembrar aos meus jogadores as declarações do treinador do Famalicense AC quando conquistou, por mérito próprio, o direito de estar no melhor campeonato do Mundo. Disse que muitas pessoas iam ficar admiradas com o Famalicense AC e que a sua equipa ia causar muitas surpresas”, começou por referir aos meios de comunicação do Clube. Paulo Freitas pediu aos seus atletas concentração máximo para o duelo deste domingo: “Temos de estar bem cientes das dificuldades e alerta para aquilo que a equipa adversária vem aqui fazer. Acima de tudo, estamos muito focados na nossa tarefa, para podermos chegar ao final do jogo e podermos dizer que o favoritismo se confirmou dentro da pista”. Falando sobre o adversário, Paulo Freitas considerou que a turma de Famalicão pode ser perigosa em alguns momentos do jogo: "Não tenho grandes dúvidas de que vamos encontrar aqui uma equipa com uma linha defensiva muito recuada, a dar a iniciativa de jogo ao Sporting CP e a explorar o erro num passe ou numa abordagem menos bem conseguida por parte do nosso ataque. É uma equipa que vai abrir as suas linhas em termos de ataque e que vai tentar ser paciente para roubar-nos tempo e, consequentemente, a bola”. O técnico leonino falou ainda sobre a qualidade individual do Famalicense AC: “É uma equipa que explora algumas situações de jogo exterior, e que trabalha bem situações interiores porque tem pelo menos três jogadores que jogam nessa posição e um deles muito experiente, que é o Hugo Costa. Depois têm dois miúdos que dentro da área são muito batalhadores. Não há tanta preocupação com o jogo entre linhas, mas no jogo exterior e interior vão tentar causar-nos mossa”. Os leões defrontam o Famalicense AC neste domingo, 18 de outubro, numa partida a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional. O jogo será no Pavilhão João Rocha, com transmissão em direto na Sporting TV, a partir das 18h30.
Fotografia de Sporting CP
Apesar de ter anunciado recentemente a retirada, nome histórico do Clube de Alvalade está em vias de continuar a competir ao mais alto nível
|
Ângelo Girão anunciou o final da carreira como guarda-redes de hóquei em patins, no final da temporada 2024/25, mas a decisão poderá ser revertida. O ex-guardião do Sporting, que representou o Clube de Alvalade durante 11 temporadas, está em vias de ser reforço do Barcelos para a próxima época.
A informação é avançada pelo jornal Record. Os responsáveis do atual vencedor da Liga dos Campeões estão a tentar convencer Ângelo Girão a reconsiderar a decisão de ‘pendurar os patins’ e assinar contrato com o vencedor da Liga dos Campeões da modalidade, em 2024/25. Um dia depois de ter perdido a final do campeonato, frente ao Porto, o Barcelos já centra atenções na preparação da próxima temporada.
Os dirigentes do emblema nortenho estão empenhados em assegurar um reforço para a baliza da equipa treinada por Rui Neto. Vale sublinhar que o argentino Conti Acevedo, o titular nas últimas cinco épocas, está de saída para o Benfica. Neste sentido, pretendem contratar um guarda-redes experiente e conceituado, sendo que Ângelo Girão encaixa nesse perfil.
Recorde-se que, numa entrevista recente, o ex-guardião do Sporting revelou que o Barcelos foi um dos clubes que lhe apresentou uma proposta, no início de 2024/25. No entanto, a oferta dos barcelenses “não chegou a tempo” e foi recusada pelo internacional português.
Ângelo Girão representou o Sporting nas últimas 11 temporadas, tendo realizado um total de 408 jogos de leão ao peito. No Clube de Alvalade, o internacional português conquistou três Ligas dos Campeões, três Taças Continentais, outros tantos Campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Dragões venceram na noite desta quarta-feira, dia 25 de junho, a Liga portuguesa; Jogador azul e branco chega a Alvalade com o título nacional
|
A equipa de hóquei em patins do Porto sagrou-se na noite desta quarta-feira, dia 25 de junho, campeão nacional da modalidade. Os azuis e brancos derrotaram o Barcelos, atual campeão europeu, por 3-2, no quarto jogo da final. Diogo Barata, futuro reforço do Sporting, vence o segundo título de campeão pelos dragões.
A turma de Ricardo Ares colocou-se em vantagem no Pavilhão Municipal de Barcelos com um golo de Gonçalo Alves, logo aos 5 minutos. Carlo di Benedetto (14') aumentou a vantagem portista e Miguel Rocha (25') reduziu para os minhotos ainda antes do intervalo.
Na segunda metade, Gonçalo Alves (31') voltou a marcar e colocou o Porto em vantagem por 3-1. O Barcelos ainda reduziu, por Pedro Silva (35'), mas foi incapaz de evitar o triunfo portista. Assim, a formação azul e branca vence a final por 3-1 e sagra-se bicampeã.
Já o Sporting vai reformular a equipa de hóquei em patins para a próxima temporada. Edo Bosch terá um plantel remodelado, com várias caras novas, para atacar 2025/26. Diogo Barata termina contrato com o emblema liderado por André Villas Boas e não vai renovar, reforçando os leões.
Depois de ter feito toda a formação no Valongo, Diogo Barata cumpriu a terceira temporada no Porto - onde chegou no verão de 2022. Depois de ter feito 12 golos em 56 jogos em 2023/24, o defesa/médio somou 47 encontros pela formação de Ricardo Ares na presente época, com cinco golos marcados.
Depois de ser despedido pelo Presidente Frederico Varandas, figura que deixou saudades em Alvalade está prestes a reforçar azuis e brancos
|
Paulo Freitas vai ser o próximo treinador da equipa de hóquei em patins do Porto. O técnico de 57 anos, que passou cinco temporadas e meia ao serviço do Sporting, tem estado em negociações com André Villas-Boas e já terá chegado a acordo para rumar ao Dragão.
Segundo informações avançadas pelo portal Zerozero, a direção do Porto escolheu o antigo técnico do Sporting para ser o sucessor de Ricardo Ares que, ao que tudo indica, irá desempenhar funções no Barcelona a partir da próxima temporada desportiva.
Além de Paulo Freitas, outros nomes que estiveram em cima da mesa dos dirigentes azuis e brancos para comandar a equipa de hóquei em patins foram os de Rui Neto (Óquei de Barcelos) e Nuno Lopes (Tomar). No entanto, a escolha recaiu no atual Selecionador Nacional.
Vale a pena recordar que o treinador de 57 anos já tem uma ligação pré-existente com o Porto, que vem desde os seus tempos dentro do rinque. Enquanto jogador, Paulo Freitas representou o emblema do Norte do país entre 1985/86 a 1990/91, tendo nova passagem mais tarde, em 1999/00.
O técnico esteve no Sporting durante cinco temporadas e meia – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador da equipa de hóquei em patins dos leões, Paulo Freitas realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%). O técnico venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21).