Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Competições

Sporting conquista Campeonato Nacional e termina com jejum de 5 anos

Depois de atravessar muitas dificuldades durante a temporada, conjunto verde e branco acabou a festejar o troféu do Campeonato Nacional em casa

Sporting conseguiu superar todas as adversidades e comemora o 19º troféu de campeão nacional da sua história
Sporting conseguiu superar todas as adversidades e comemora o 19º troféu de campeão nacional da sua história

  |

Icon Comentário0

No dia 1 de junho de 1980, o Sporting levantou o seu 19º troféu de campeão nacional depois de vencer a União de Leiria por 3-0, em Alvalade. Com os golos de Jordão (72’ e 88’) - um dos melhores marcadores em dérbis pelos leões - e do capitão Manuel Fernandes (27’), o conjunto verde e branco voltou a colocar as mãos num título depois de atravessar um período com algumas dificuldades.


Fase prometedora


O Sporting teve uma boa fase na liga, quando levava 9 vitórias consecutivas, entre as quais um triunfo fundamental por 1-0 sobre o Porto em Alvalade, com o golo de Rui Jordão aos 42' . Ainda assim, o título foi sempre muito discutido com a equipa portista, que se manteve empatada com os leões até à 23ª jornada.


Na jornada 23 do Campeonato Nacional, os verde e brancos empataram a zero em Portimão e os dragões conseguiram então passar para a frente num duelo com o Vitória de Guimarães, que culminou num sonante 4-0. Desta forma, o clássico nas Antas, da segunda volta, podia ser decisivo, mas a realidade é que as equipas continuaram separadas por um ponto.

Nesse encontro, o Sporting fez uma grande exibição de grande nível. Os golos da partida aconteceram todos já na segunda parte. Carlos Freire abriu o marcador aos 49' e Romeu empatou para a equipa portista aos 75 minutos.


O Porto foi à Póvoa e, de forma surpreendente, escorregou. Assim, o Sporting voltou a assumir a liderança do campeonato e os dragões já não dependiam só de si para serem campeões. O título foi festejado pelos leões na última jornada, quando venceram a União de Leiria por 3-0.

Na última partida a contar para o Campeonato Nacional, os grandes protagonistas foram Manuel Marques, com um golo a abrir o marcador (27’) e Jordão, que fez um bis (72’ e 88’) e matou o jogo. Com estes dois remates certeiros, o avançado chegou aos 31 na temporada e conquistou a Bola de Prata.

Contra tudo e contra todos

No meio de uma crise diretiva de alguns anos, com variadíssimos problemas em arbitragens questionáveis e conflitos com o eterno rival, o Sporting conquistou, na raça, o 19º título de campeão nacional, um dos troféus mais difíceis da história do Clube de Alvalade.


Wiki Leonino

Sporting torna-se campeão invicto e só deixa a desejar na Taça de Portugal

Conjunto verde e branco conquista o troféu do Campeonato Nacional depois de arrancar um empate difícil numa visita ao segundo classificado da tabela

Adeptos do Sporting festejam o título de campeão nacional pela sexta vez depois de um empate num confronto decisivo com o conjunto que ocupava o segundo lugar
Adeptos do Sporting festejam o título de campeão nacional pela sexta vez depois de um empate num confronto decisivo com o conjunto que ocupava o segundo lugar

  |

Icon Comentário0

No dia 3 de junho de 2001, o Sporting sagrou-se campeão nacional de futsal pela sexta vez, depois de empatar com o Miramar fora de casa num placar que acabou 1-1 e deu o título invicto aos verde e brancos. O golo que entregou o empate aos leões foi de Gonçalo Alves, que tanto podia jogar a fixo como a ala na formação leonina.


Esta época foi diferente, pois o campeonato foi disputado apenas numa única fase, com uma tabela constituída por 16 equipas que jogaram entre si, em casa e fora. O Sporting mostrou ter o domínio completo e sagrou-se campeão a duas jornadas do fim da competição, com uma vantagem de seis pontos sobre o segundo classificado.


As mexidas no plantel no início da época fizeram toda a diferença para a conquista do título. Bruno Almeida foi promovido da equipa júnior, Piranha foi contratado da AMSAC, Ricardo Caturra da Portela, Filipe Santos e Gonçalo Alves do Bons Dias, e Hugo Oliveira e Tico do Vila Verde.


O plantel da conquista

O Sporting ofereceu ao técnico Orlando Duarte - que levou o futsal dos leões à glória - uma equipa vencedora, que era constituída por: João Benedito, Piranha, Carlos Batista, Vitinha, Tico, Pedro Costa, Pedro Caetano, Eduardo Miguel, Filipe Santos, Alemão, Gonçalo Alves, Hugo Oliveira, João Marçal, Zézito e Ricardo Caturra.


O dia de erguer o troféu

O Sporting visitou o Miramar no dia 3 de junho de 2001 e empatou com o golo de Gonçalo Alves. Com este resultado, os leões sagraram-se campeões invictos, terminando com 25 vitórias e cinco empates em 30 jogos. Para além disso, o conjunto verde e branco bateu o seu recorde com 39 golos sofridos num campeonato, o melhor registo até então.

A Taça não correu tão bem

Na Taça de Portugal de futsal, o caminho já não foi tão fácil. O Sporting não passou da 4.ª eliminatória, tendo sido derrotado pelo Instituto D. João V por 4-1. Este jogo foi alvo de imensos protestos dos adeptos Sportinguistas devido a um erro escandaloso da arbitragem.

Ainda em 2000/01, o Sporting conseguiu um registo muito interessante. Foi a primeira época na história em que o Clube verde e branco conseguiu ganhar, simultaneamente, o Campeonato Nacional no escalão de seniores e, também, os restantes campeonatos distritais em juniores e juvenis.


Wiki Leonino

Arrepiante! Sporting é campeão e acaba com jejum de 30 anos

Equipa verde e branco alcançou titulo que escapava há três décadas e fê-lo na própria casa, o que ajudou a aumentar a emoção dos adeptos

Equipa do Sporting alcançou conquista do título nacional, 30 anos após o último triunfo e em casa, diante dos próprios adeptos e Sócios
Equipa do Sporting alcançou conquista do título nacional, 30 anos após o último triunfo e em casa, diante dos próprios adeptos e Sócios

  |

Icon Comentário0

A temporada 2017/18 ficará gravada na memória dos Sportinguistas como uma das mais simbólicas da história do Clube no que toca às modalidades. O regresso do hóquei em patins a Alvalade, agora com casa própria no recém-inaugurado Pavilhão João Rocha, foi o ponto de partida para um feito carregado de emoção e simbolismo: a conquista do título nacional, 30 anos após o último triunfo.


Voltar a casa... e em grande


Depois de anos a jogar em pavilhões emprestados, a equipa de hóquei leonina reencontrou o seu espaço, o seu público e a sua identidade, usufruindo das condições de excelência do novo pavilhão que passou a albergar várias modalidades do Clube. Este regresso a casa coincidiu com uma época de renovação e afirmação.


Mudança no plantel e uma equipa reconstruída

A pré-temporada começou com mudanças profundas no plantel. Saíram nomes históricos e influentes como Poka, Sergi Miras e Tuco, enquanto André Centeno foi cedido por empréstimo ao Paço de Arcos. Para colmatar as saídas, o Sporting apostou forte na qualidade e experiência: chegaram Henrique Magalhães e Toni Pérez, ambos do Liceo da Corunha, Vítor Hugo, vindo do FC Porto, e Matías Platero, ex-Reus, reforçando a ambição do clube em todos os sectores da pista.


De outsider a campeão nacional

Apesar da profundidade do plantel, o Sporting não partia como o principal candidato ao título. A crítica especializada apontava o favoritismo para outras equipas mais estabilizadas, mas o conjunto leonino demonstrou ao longo da época um espírito combativo, uma consistência tática assinalável e uma coesão coletiva que se revelou decisiva.

A conquista do campeonato nacional foi selada a uma jornada do fim, com uma vitória por 4-3 frente ao Porto, num jogo emotivo disputado no Pavilhão João Rocha. Um dado curioso: 30 anos antes, também frente aos portistas e pelo mesmo resultado, o Sporting havia carimbado o seu último título. 

Pavilhão João Rocha: palco de conquistas

A temporada ficou ainda marcada pelo impacto do novo pavilhão nas modalidades do Clube. O hóquei em patins não foi caso único: também o andebol e o voleibol conquistaram os respetivos campeonatos nacionais em pleno João Rocha, tornando a casa das modalidades um símbolo imediato de sucesso desportivo.

Futuro assegurado: os juvenis também são campeões

A afirmação do hóquei leonino não se fez apenas nos seniores. A equipa de juvenis acompanhou o feito da formação principal e também se sagrou campeã nacional, deixando claro que o futuro da modalidade em Alvalade está em boas mãos.


Wiki Leonino

Com novo treinador, Sporting bate Porto na final da Taça de Portugal

Equipa verde e branca fez um percurso exímio até ao jogo de todas as decisões e, aí, bateu os dragões já no período do prolongamento

Equipa do Sporting bate o Porto e conquista a Taça de Portugal após percurso exímio e vitorioso até à grande final
Equipa do Sporting bate o Porto e conquista a Taça de Portugal após percurso exímio e vitorioso até à grande final

  |

Icon Comentário0

A temporada 2012/13 do andebol português terminou com um sabor familiar para os leões, com o Sporting a voltar a erguer a Taça de Portugal. Sob a liderança de Frederico Santos, recém-promovido ao cargo de treinador principal após ter guiado os juniores a um tricampeonato, os leões deram continuidade ao sucesso da época anterior.


O percurso até à final


A caminhada rumo ao troféu desenrolou-se com grandes vitórias. Primeiro nos 16-avos, diante do FC Infesta, com triunfo por 36-18, e mais à frente tendo o AC Fafe como adversário, terminando com o resultado de 35-22. Nos quartos-de-final, os leões venceram o Madeira SAD, por 35-20, enquanto que nas meias-finais, o Sporting impôs-se com clareza frente ao eterno rival Benfica, por 29-22.


Tavira voltou a acolher o derradeiro encontro e o adversário, mais uma vez, foi o Porto, à semelhança do que já havia acontecido, por exemplo, em 1973. Num duelo renhido, os leões entraram melhor, mas apenas no prolongamento conseguiram garantir a vitória, por 30-28, selando mais um capítulo glorioso na história do Clube.

A importância do troféu na época seguinte


O Sporting havia iniciado, nesta mesma época, um novo ciclo, marcado por reforços no plantel e mudanças na estrutura técnica. Duas contratações prometiam reforçar em grande o conjunto leonino: o lateral montenegrino Novica Rudovic, proveniente do BM Guadalajara da competitiva Liga ASOBAL espanhola, e o pivot internacional português João Antunes, recrutado ao Madeira SAD, vice-campeão nacional.

A nível técnico, Frederico Santos assumiu de início e sem contratempos o comando da equipa sénior, depois de vários anos ao serviço da formação do clube. Ao seu lado ficaria Hugo Canela, antigo atleta verde e branco, que passava a integrar a nova equipa técnica.

A conquista da Taça de Portugal acabou por marcar o início de um projeto renovado para o Sporting na modalidade, com ambições reforçadas. Com novos protagonistas dentro e fora de campo, o Sporting olhava para o futuro com confiança e os anos que se seguiram foram de várias conquistas.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting conquista a 6.ª Taça de Portugal com direito exibição de luxo
Wiki Leonino

Sporting conquista a 6.ª Taça de Portugal com direito exibição de luxo

 

Icon Comentário0
Sporting conquista título na cara do Benfica e termina com jejum de quase 10 anos
Wiki Leonino

Sporting conquista título na cara do Benfica e termina com jejum de quase 10 anos

 

Icon Comentário0
Em jogo de loucos, Sporting bate Braga e vence Taça de Portugal (Vídeo)
Wiki Leonino

Em jogo de loucos, Sporting bate Braga e vence Taça de Portugal (Vídeo)

 

Icon Comentário0