Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
27 Jan 2021 | 11:44 |
A turma sub-23 dos leões visita esta quarta-feira, 27 de janeiro, o reduto da AA Coimbra. Na antevisão ao encontro da 5.ª jornada de qualificação para a Taça Revelação, o técnico-adjunto, Pedro Guerreiro, não deu importância à falta de vitórias do adversário. “Ainda não venceram, mas acreditamos que estão motivados para consegui-lo. Sabemos que este é um campeonato extremamente difícil, e a classificação revela isso mesmo. As equipas estão bastante próximas e todas têm a ambição de passar à próxima fase. Preparámo-nos da mesma forma de sempre, com convicção, para estarmos preparados para este jogo”, começou por dizer, identificando, de seguida, as dificuldades que espera encontrar. “Estamos curiosos para ver o estado do terreno, estes têm sido dias difíceis em termos meteorológicos e, por isso, esperamos encontrar um campo em que a bola terá dificuldades em rolar. Isso vai ser um desafio, mas, por outro lado, há também a organização do adversário, que é uma equipa de valor. Não sofreu golos em casa do SL Benfica e isso é um indicador forte para nós. São muito coesos e colocam sempre muitos problemas aos adversários”, referiu. Sobre o calendário apertado, o adjunto leonino deixou claro que “temos de nos reajustar, faz parte da nossa função. A Unidade de Performance apoia-nos bastante nessa questão, com todos os elementos e dados que conseguimos recolher, o que é uma mais-valia para nós. Por outro lado, em relação aos jogadores, o facto de termos muitos jogos consecutivos é uma oportunidade, todos têm de estar no limite e preparados”, frisou. “Temos trabalhado para vencer, e é isso que vamos tentar fazer contra a AA Coimbra” Rodrigo Rêgo, central leonino, também anteviu o encontro: “Vimos de um resultado que não é o melhor, mas queremos dar já outra resposta esta semana. Ainda assim, sabemos que os resultados são uma consequência dos nossos processos. Temos trabalhado para vencer, e é isso que vamos tentar fazer contra a AA Coimbra”, afirmou, abordando depois o adversário. “A AA Coimbra é uma equipa que joga bom futebol e privilegia muito a posse de bola, os resultados que têm somado são um pouco enganadores. Sabemos que, da forma como a classificação está, muito competitiva desde o último lugar até à zona de apuramento, temos de distanciar-nos dos restantes. Vamos fazer o nosso melhor para voltarmos às vitórias já esta semana”, garantiu. Por fim, o atleta desvalorizou a diferença de idades existente: “Sabemos que estamos inseridos num campeonato em que jogamos muitas vezes contra jogadores mais velhos. Isso só nos traz coisas boas e permite-nos evoluir mais. A margem de erro é muito menor, mas já estamos habituados a isso e tentamos sempre dar a melhor resposta possível”, concluiu.
Fotografia de Sporting CP
Turma do Clube de Alvalade acabou por perder dentro de portas, este domingo, em mais uma partida na luta pelo título de campeão nacional
08 Fev 2026 | 17:47 |
A equipa de iniciados do Sporting perdeu com o Porto, por 5-1, este domingo, dia 8 de fevereiro, em jogo a contar para a segunda jornada da Fase de Apuramento de Campeão do escalão de sub-15. Depois de terem empatado com o Tondela na primeira ronda, os leões voltaram a vacilar na luta pelo título.
A jogar na Academia Cristiano Ronaldo, uma entrada em falso na primeira parte tramou os jovens verdes e brancos. Rodrigo Seca abriu o ativo para os dragões logo aos 2 minutos de jogo, mas não acabou por aqui. Tiago Portugal (15') e Lourenço Moutinho (33') dilataram o resultado e, ao intervalo, o Sporting ia perdendo por 3-0.
No regresso dos balneários, apesar das tentativas do Sporting, pouco ou nada mudou. O Porto voltou a marcar aos 50 minutos, com direito a bis do jogador que já havia inaugurado o marcador. Os leões ainda conseguiram reagir e, aos 59', Luís Gonçalves reduziu. No entanto, pouco depois, os dragões aproveitaram um grande erro da defensiva leonina para restabeleceram a vantagem de quatro golos, por João Afonso (65'), que fechou as contas.
Com esta derrota - a segunda em 20 jogos na presente temporada desportiva - os comandados de João Lourenço somam apenas um ponto na tabela classificativa. A próxima jornada está marcada para o próximo sábado, dia 14 de fevereiro, frente ao Alverca, às 11h00, no reduto adversário.
A equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Joaquim Cabeçana, João Rodrigues, Salmán Umarji, Nicolas Aparício, Martim Sousa, Luís Gonçalves (C), David Makinde, Jacobo Aparício, Diego Monteiro, Laurindo Mendonça e Aladje Conté.
Leões vão medir forças com a equipa alemã na fase a eliminar da prova do velho continente , depois do sorteio realizado esta sexta-feira na Suíça
06 Fev 2026 | 12:55 |
A equipa de juniores do Sporting vai enfrentar o Eintracht Frankfurt nos oitavos de final da UEFA Youth League. O sorteio da prova foi realizado durante esta sexta-feira na Suíça, numa fase em que estão 16 emblemas ainda em competição europeia da categoria de sub-19-
Ainda não há uma data definitiva para o encontro entre leões e alemães, mas a mesma será estabelecida no dia 9 de fevereiro. Contudo, a partida vai ser disputada ou no dia 24 ou 25 de fevereiro, com a eliminatória a ser disputada a somente a uma mão.
Os quartos de final estão agendados para 17 ou 18 de março. As meias finais acontecem a 17 de abril, três dias antes da final, em Nyon. Caso o Sporting ultrapasse o Eintracht, joga contra Real Madrid ou Chelsea, também fora de casa. Já o Benfica defronta o AZ, e depois pode duelar com Inter de Milão ou Betis. Leões e águias só se podem defrontar na final.
Recorde-se que o Clube de Alvalade, na última quinta - feira, dia 5, venceu o Puskás Akadémia por 2-1, com o golo da vitória a aparecer aos 90+4. Ivanildo Mendes cabeceou para defesa de Mirkó Bozó. Na recarga, Miguel Almeida não falhou e foi o herói do encontro.
Com a vitória - a 12.ª em 26 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião continuam na luta por um troféu que nunca conquistaram. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 8 de fevereiro, diante do Famalicão, às 11h00, em Alcochete.
Técnico dos verdes e brancos abordou o mais recente resultado da turma leonina e ousou olhar para a frente, mas sem grandes euforias
05 Fev 2026 | 12:09 |
Após a vitória por 2-1 frente ao Puskás Akadémia, que garantiu ao Sporting a qualificação para os oitavos de final da UEFA Youth League, o treinador João Gião destacou o desempenho da equipa e analisou o encontro. Na leitura ao jogo, o técnico começou por apontar as dificuldades sentidas na primeira parte.
"O campo estava pesado, com alguns erros técnicos forçados pelo relvado"
"Uma primeira parte em que o adversário foi ligeiramente superior a nós. Tivemos dificuldade em encaixar na pressão nos primeiros 20 minutos, demos muita bola ao Puskás, que tem jogadores com qualidade. Conseguiram empurrar-nos para trás sem criar grande perigo, mas com o conforto de ter bola. Equilibrámos e o jogo ficou mais dividido. O resultado ao intervalo ajusta-se porque não me lembro de oportunidades para qualquer equipa. O campo estava pesado, com alguns erros técnicos forçados pelo relvado", começou por dizer.
Sobre a resposta da equipa na segunda metade, João Gião destacou os ajustes feitos e a reação após o golo sofrido: "Ajustámos na segunda parte, que foi conseguida. Nem sempre inspirada, mas com o domínio quase total do jogo. Chegámos ao 0-1, tivemos o segundo para fazer e eles empatam num contra-ataque numa altura em que não mereciam. Não acusámos, mentalmente, o golo e acreditámos sempre. Continuámos a ir para cima, a criar oportunidades e fortes na bola parada. Depois, chegámos justamente à vantagem. Quem veio do banco estava muito ligado, foi muito importante. Vitória difícil, mas merecida".
"Estamos focados na próxima eliminatória, que queremos ganhar"
Já a pensar na próxima fase, ainda sem conhecer o adversário - o sorteio realiza-se na sexta-feira, em Nyon, na Suíça -, o treinador deixou clara a ambição da equipa: "Queremos ganhar o próximo. É só uma mão, há 90 minutos e sem prolongamento. Muitos nomes sonantes já foram eliminados e podem acontecer surpresas. Estamos focados na próxima eliminatória, que queremos ganhar, e em dar espaço a estes jogadores, que podem continuar a evoluir numa competição muito interessante. E representar, sempre de forma digna, o Sporting. É a nossa obrigação".
Com esta vitória - a 12.ª em 26 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião continuam na luta por um troféu que nunca conquistaram. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 8 de fevereiro, diante do Famalicão, às 11h00, em Alcochete.