
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Gonçalves, peça valiosa da formação do Sporting, regressou aos relvados para o dérbi entre Sporting e Benfica do passado sábado (2-1), depois de ausência por lesão. No jogo de estreia após baixa, Pote foi logo alvo de agressão por parte de Di María, avançado dos rivais encarnados, que lhe disferiu um murro em cheio no nariz, deixando o leão no chão em queixas que os árbitros deixaram passar em branco.
Pedro Henriques, antigo futebolista e árbitro retirado, é agora comentador. O especialista de arbitragem analisou a agressão de que Pote foi vítima, em vídeo para o jornal desportivo 'A Bola'. Após a explicação do ex árbitro, a conclusão final seria óbvia para qualquer um, e foi a de que "Ficou aqui o cartão vermelho por mostrar a Di María".
Em análise do momento em que ficou falta por assinalar ao argentino do Benfica, Pedro Henriques relata o sucedido: "Ao minuto 32, com a bola fora do terreno de jogo e, portanto, com o jogo interrompido, Di María, ao passar por Pedro Gonçalves, vai com o seu ombro esquerdo contra o ombro esquerdo do jogador leonino", começa por dizer.
O especialista em arbitragem continua a sua análise: "Mas ato contínuo, e de forma deliberada e completamente intencional, [Di María] levanta a sua mão esquerda com a mão fechada, acertando em cheio no nariz do seu adversário, neste caso, de Pedro Gonçalves. Isto insere-se na chamada 'conduta violenta', portanto, era passível de cartão vermelho", alerta.
Devido às circunstâncias do momento em que Di María disferiu o golpe sobre Pedro Gonçalves, o comentador d' A Bola perdoa ao árbitro Artur Soares Dias a não sinalização de infração, mas não deixa de afirmar que é neste tipo de ocasiões que o VAR tem obrigação de se pronunciar: "Como o jogo está interrompido, porventura o árbitro não está com os olhos colocados nesta ação, mas este é um lance claramente de vídeo arbitragem, que teria que intervir ou verificar o lance", declarou.
Pedro Henriques volta a frisar a gravidade do comportamento de Di María: "Não se trata de uma situação de apenas cartão amarelo, não se trata de uma situação de apenas comportamento incorreto ou anti desportivo, ou de um jogador que muitas vezes está a ser agarrado e para se libertar acaba por acertar em cheio na cara do adversário, não. É um movimento deliberado, intencional, de baixo para cima com a sua mão esquerda, punho fechado, acertando no nariz. E portanto, insere-se naturalmente na conduta violenta. Ficou aqui o cartão vermelho por mostrar a Di María", concluiu.
Confira o comentário de Pedro Henriques e o momento da agressão em causa:
Jogador é muito apreciado por Rui Borges, treinador dos verdes e brancos, e está a ser associado a vários clubes durante a janela de verão
|
O Sporting está a negociar o passe de Geny Catamo com o Amora, estando muito perto de fechar acordo. Enquanto não começam os treinos de preparação para a nova época, o ala desfruta de um período de férias e garante não estar preocupado com o facto de ser associado a vários clubes.
Geny Catamo: "A minha mente nem está a pensar nas propostas"
"Não gosto de ler notícias sobre o mercado de transferências, sobre interesse, abordagens, o que seja. Não importa se são notícias boas ou más, não quero que me digam, nada. Disse aos meus empresários: o vosso trabalho é tratar dessas coisas, no final das férias ponham-me a par de tudo. A minha cabeça é para me focar no trabalho, nos jogos, nas conquistas que pretendemos. A minha mente nem está a pensar nas propostas. Estou de férias em Moçambique, a descansar, a estar com a família. Se os meus agentes tiverem algo a dizer terão de esperar que regresse a Portugal...", disse, ao programa Bar.
Ruben Amorim foi muito importante na afirmação de Geny Catamo no Sporting, apostando no jovem ala, que não esquece o técnico: "Era o último dia no Guimarães, onde estava emprestado. No regresso a Lisboa, parámos em Fátima para rezar. Pusemos uma vela a agradecer tudo o que tem feito por nós e para pedir a Nossa Senhora pelo meu futuro. Fomos almoçar e nem cinco minutos depois de nos sentarmos recebi uma mensagem do Ruben Amorim a dizer que contava comigo. Para cuidar de mim nas férias, esperava que aparecesse em boa condição e com muita vontade. Foi um dos momentos em que me senti mais valorizado. Senti a confiança que estava a depositar em mim. Nós precisamos de sentir confiança e o Ruben transmitiu-me de forma muito positiva e encorajadora".
Geny Catamo: "Saída de Amorim? Fui um dos que mais chorou naquele dia"
O moçambicano não esconde o grande carinho pelo treinador, admitindo ter sido um dos jogadores que ficou mais abalado com a saída: "Uma semana antes recebemos a informação de que o United estava interessado no mister. O Ruben Amorim só nos dizia que estava tudo bem, para não nos preocuparmos, só tínhamos de nos preocupar com o jogo em Braga. Foi um jogo épico, a perder 2-0 e dar a volta para 4-2 na segunda parte, o melhor futebol que jogámos em toda a época. Estávamos a festejar no balneário, o mister chegou e deu-nos a notícia que ia mesmo para o United. Ficávamos tristes e chorámos, a maioria chorou e acredito que fui um dos que mais chorou naquele dia"
"É um prazer para todos nós representar o Sporting, fazer história e a deixar um legado. Não só pelo Viktor, mas também por todos nós. Por mim, pelo Morten, pelo Zeno, o Inácio, o Pote, o Nuno, todos. É a importância do que nós criámos como grupo, a família que todos nós criámos, a união que nós temos. Eu digo que é muito difícil encontrar um grupo que seja tão unido como o nosso", concluiu Geny Catamo.
Jogador que assumiu titularidade no Clube de Alvalade abraça no projeto e passa a defender as cores do emblema da Reboleira
|
Renan Ribeiro está a ser apontado ao Estrela da Amadora. O antigo guardião do Sporting vai lutar pela titularidade na baliza com Diogo Pinto, atleta formado na Academia Cristiano Ronaldo, que foi recentemente oficializado como reforço do emblema tricolor.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o clube da zona da Reboleira está muito próximo de assegurar o guarda-redes brasileiro, que chegou a assumir a papel de titular no Clube de Alvalade e deverá chegar ao Estádio José Gomes nos próximos dias.
O atleta da formação do São Paulo encontra-se sem contrato desde janeiro, altura em que terminou o seu vínculo com o Hartford Athletic da NSL, uma liga secundária do futebol dos Estados Unidos, depois de ter uma breve passagem pelo Al Ahli Jeddah, da Arábia Saudita.
Vale a pena recordar que, para de ter sido o herói na conquista da Taça de Portugal 2019 ao defender uma grande penalidade na final contra o Porto, o guarda-redes é lembrado pelos por um episódio infeliz, tendo reagido a críticas de adeptos Sportinguistas no Instagram, numa altura em que foi criticado por não rescindir contrato, apesar de ter ficado duas épocas sem jogar.
Renan Ribeiro chegou ao Sporting no verão de 2018, proveniente do Estoril, com o Clube de Alvalade a pagar 250 mil euros pela cedência do guarda-redes. Em janeiro de 2019, os leões acionaram a opção de compra, cifrada em 1,1 milhões de euros. Ao todo, de leão ao peito, o brasileiro realizou 56 jogos e conquistou uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Jogador do Clube de Alvalade aproveitou ocasião muito especial para deixar rasgados elogios ao astro internacional argentino, que é o seu maior ídolo
|
Maxi Araújo assinalou o aniversário de Lionel Messi e fez questão de deixar uma mensagem de parabéns ao astro internacional argentino. O ala do Sporting aproveitou ainda a ocasião para manifestar a sua admiração pelo avançado do Inter Miami – que está prestes a igualar Cristiano Ronaldo no topo de um ranking importante.
Nos stories da rede social Instagram, Maxi Araújo publicou uma fotografia na qual surge ao lado de Messi e acrescentou a seguinte frase: “Muitos parabéns ao melhor de todos os tempos”. Esta não é a primeira vez que o 'camisola 20' dos leões destaca o argentino, que já revelou ser o seu maior ídolo.
Lionel Messi encontra-se a disputar o Mundial de Clubes, ao serviço da equipa norte-americana, que assegurou o apuramento para os oitavos de final da competição da FIFA. O Inter Miami terminou o grupo A da prova no segundo lugar da classificação, com cinco pontos, em igualdade com o Palmeiras. Titular nos três jogos da fase de grupos, o internacional argentino marcou um golo ao Porto, na conversão de um livre direto.
Por sua vez, Maxi Araújo encontra-se a gozar o período de férias, antes de se apresentar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, no dia 1 de julho, para o início dos trabalhos de pré-temporada da equipa orientada por Rui Borges. Em 2024/25, o internacional uruguaio atingiu o impressionante registo de 66 jogos realizados, entre Toluca, Sporting, e seleção do Uruguai.
Com a camisola do Clube de Alvalade, na temporada que agora termina, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - disputou 46 jogos: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o ala canhoto alinhou durante 3.094 minutos, tendo marcado quatro golos e feito cinco assistências.