Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Set 2025 | 11:54 |
Pedro Sousa revelou porque Frederico Varandas recusou trocar o Sporting pela Arábia Saudita. O Presidente do Clube de Alvalade recebeu uma proposta para liderar um dos quatros emblemas geridos pelo fundo de investimento público do país de Médio Oriente, sendo eles Al Nassr, Al Ahli Jeddah, Al Hilal e Al Ittihad. Como exemplos, o jornalista citou episódios do passado do dirigente máximo dos leões.
Pedro Sousa: "Varandas? Em 2015 declinou ganhar dez vezes mais para o Mónaco"
“Frederico Varandas, quando era médico diretor clínico do Sporting, em 2015, declinou ganhar dez vezes mais para o Mónaco. Era Leonardo Jardim que o queria levar para lá e declinou essa possibilidade. Claro que não estamos a falar destes milhões, mas iria ganhar dez vezes mais no Mónaco. Em 2018 torna-se Presidente, isto é um facto”, começou por dizer ao Canal NOW.
De seguida, Pedro Sousa cita o seu segundo exemplo: “Isto correu paralelamente com a questão do Gyokeres e a informação que eu tenho é que ele decidiu em menos de 24 horas ou qualquer coisa parecida. Foi rápido, deve ter falado com a família”.
Pedro Sousa: "Varandas? A sua intenção é ir a jogo em março de 2026 e renovar para um terceiro e provavelmente último mandato como Presidente"
“Muitas vezes esquecemos que ele é médico. Ele é licenciado em medicina pela Universidade Nova, é militar de carreira e, portanto, já passou por algumas coisas, inclusive no Afeganistão, muitas vezes os opositores gozam com isto. Eu gostava de lá ver alguns em missão da NATO, com tiros a passarem por cima”, acrescentou.
Para concluir, Pedro Sousa cita o Sportinguismo de Frederico Varandas como um dos fatores: “Esta tarde perguntei-lhe, ele é o Sócio 5.427, o que quer dizer que é Sócio desde início. Ele foi sócio da Juve Leo no seu passado, aos 13, 14, 15, 16, 17 anos de idade e por aí adiante. Portanto, a sua intenção é ir a jogo em março de 2026 e renovar para um terceiro e provavelmente último mandato como Presidente do Sporting Clube de Portugal”.
Reveja as palavras de Frederico Varandas sobre o mercado do Sporting:
Treinador português garantiu a chegada de um novo reforço ao West Ham, o que pode implicar alguns problemas para o Clube de Alvalade
06 Jan 2026 | 12:25 |
O West Ham, orientado por Nuno Espírito Santo, anunciou, na última segunda-feira, 5 de janeiro, a contratação de Taty Castellanos à Lazio, num negócio avaliado em 23 milhões de euros, de acordo com a Sky Sports. Estas podem ser más notícias para o Sporting, uma vez que o emblema italiano estava de olho em Fotis Ioannidis.
Tal como o Leonino avançou, em Exclusivo, o clube transalpino estava de olho na contratação do internacional grego dos verdes e brancos para substituir Castellanos caso este acabasse mesmo por se transferir no presente mercado de janeiro. Agora, a Lazio pode mesmo iniciar conversações.
Ao que o nosso Jornal apurou, o atacante reúne atributos que agradam à direção do emblema italiano: potência física, inteligência tática e capacidade de finalização. Apesar do interesse, a Direção, liderada por Frederico Varandas, não tem intenções de vender o ponta de lança, que revelou que teve "medo" de assinar pelos leões no verão de 2024.
A saída do jogador obrigaria o Clube de Alvalade a agir rapidamente no mercado de transferências de inverno para manter o equilíbrio da equipa na luta pelo tricampeonato. O atacante é considerado peça-chave no plantel de Rui Borges, pelo que qualquer abordagem será cuidadosamente avaliada, mas a prioridade é proteger o plantel e manter a equipa competitiva.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 20 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 907 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Conhecido antigo árbitro internacional analisou os lances da partida da 17.ª jornada e deixou as suas conclusões sobre a partida dos dragões
06 Jan 2026 | 11:48 |
Iturralde González foi perentório: o Porto foi beneficiado pela arbitragem diante do Santa Clara. Na análise aos lances capitais da partida da Liga Portugal Betclic, o antigo árbitro internacional espanhol considera que Bednarek deveria ter sido expulso logo no início da partida.
Iturralde Gonzáléz: "Se a falta é marcada, Bednarek precisa de ser expulso"
"Precisam de ser consideradas duas coisas na jogada: primeiro, se houve falta ou não, e se simplesmente colocar a mão acima do ombro é suficiente. Segundo, se a falta é marcada, qual é a sanção disciplinar apropriada?”, começa por afirmar o ex-juiz, em declarações ao jornal Record.
“Neste caso, o árbitro decide marcar falta e mostrar o cartão amarelo. Aqui, na minha opinião, o árbitro comete um erro. Se a falta é marcada, Bednarek precisa de ser expulso numa clara oportunidade de golo”, acrescenta Iturralde González, entendendo que o central do Porto deveria ter visto o cartão vermelho.
"Iturralde Gonzáléz: VAR poderia ter ajudado"
“Vou repetir o que tenho dito: em claras oportunidades de golo, a perspectiva do árbitro é sempre muito pior do que a de uma câmara aérea, que permite ver melhor a distância entre os defesas. Para mim, se a falta é marcada, não há outra opção a não ser expulsar o Bednarek. Na minha opinião, esta é uma jogada em que o VAR poderia ter ajudado", finaliza o antigo árbitro.
Com este triunfo, o Porto passou a somar 49 pontos em 17 encontros (16 vitórias e um empate) e segue na liderança da Liga Portugal Betclic. O Sporting é segundo (42 pontos em 17 partidas) e o Benfica terceiro (39 pontos em 17 jogos). Na próxima jornada, as águias visitam o Rio Ave (17 de janeiro, às 20h30).
Treinador dos verdes e brancos irá escolher entre o grego e o espanhol para a partida das meias-finais da Taça da Liga, esta terça-feira
06 Jan 2026 | 10:36 |
Rui Borges prepara alterações para o Sporting - Vitória SC, algumas por necessidade, outras por gestão, uma vez que o calendário de janeiro assim o obriga. Uma delas deverá ser nas alas, onde o técnico dos verdes e brancos já terá tomado a sua decisão entre Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis.
Ao que tudo indica, o lateral espanhol irá para o banco de suplentes, com a titularidade a ser entregue ao internacional grego nas meias-finais da Taça da Liga. Apesar de Fresneda ser o 'favorito' do treinador dos leões, Vagiannidis deverá merecer nova oportunidade nesta fase.
Sem Gonçalo Inácio na dupla de centrais, devido a castigo, Matheus Reis voltará a ser titular - mas desta vez mais recuado. Maxi Araújo também voltará a descer e apenas Eduardo Quaresma se irá manter na mesma posição das últimas partidas.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, pelas 20h00.
Para chegarem a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.