
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
The Daily Ronaldo
|
O futebol é um mundo onde todos os dias se conhecem centenas de histórias, umas menos interessantes, outras mais. A de Thievy Bifouma cai no lado mais interessante do espetro - o jogador que se transferiu para um clube, depois de o confundir com outro.
O extremo de 32 anos tinha decidido que queria defrontar Cristiano Ronaldo antes de se reformar, e quando o Esteghlal bateu à porta, não pestanejou: tudo porque o clube iraniano ia jogar contra o Al Nassr na Liga dos Campeões Asiática, permitindo a Bifouma alcançar o objetivo a que se tinha proposto.
Mas quando chegou ao Teerão, capital do Irão, tinha uma surpresa à sua espera: é que não tinha assinado pelo Esteghlal, que compete na prova continental, mas pelo Esteghlal Khuzestan, clube mais pequeno da capital que não disputa quaisquer competições continentais. Terminava, de forma caricata, o sonho de defrontar Cristiano Ronaldo.
"Não pensei que pudessem existir duas equipas chamadas Esteghlal no Irão. Quando cheguei a Teerão, o meu compatriota Gaël Kakuta ligou-me para ir ter comigo ao hotel. No espaço de uma hora, voltou a ligar-me para gozar comigo: 'Vocês jogam no pequeno Esteghlal, nós estamos no grande. Vocês defendem, nós atacamos. Não me importei, porque acabámos por ganhar o jogo contra eles (1-0), graças ao meu golo", explicou o jogador sobre o seu episódio insólito.
Apesar de não ter jogado contra Cristiano Ronaldo, a história pode acabar com um final feliz. O Esteghlal Khuzestan ocupa o sétimo lugar no campeonato iraniano, com 16 pontos, mais cinco que os rivais Esteghlal. Para Bifouma, este é mais um passo numa carreira onde viajou muito: são 13 anos, 16 clubes e sete países para o congolês, com passagens por Las Palmas, West Bromwich Albion, Almeria, Granada, Reims, Bastia, Osmanlispor, Sivasspor, Ankaragücü, Yeni Malatyaspor, Shenzhen, Heilongjiang Ice City, Bursaspor, OFI, Kifisia e Esteghlal Khuzestan.
Em causa está a grande exibição do astro internacional português registada ao serviço do Al Nassr, diante do Al Riyadh, no último sábado
|
Cristiano Ronaldo voltou a assumir o protagonismo além-fronteiras, ao ser o jogador português mais valioso no estrangeiro entre os dias 11 e 14 de abril, segundo dados estatísticos da SofaScore. Com uma exibição de excelência na vitória do Al Nassr por 2-1 frente ao Al Riyadh, CR7 obteve nota máxima - e não só por conta do bis apontado.
Mais do que os golos, o desempenho do capitão da Seleção Nacional foi marcado por números que atestam a sua consistência técnica e capacidade de desequilíbrio. Cristiano Ronaldo venceu, por exemplo, três em quatro duelos, completou 25 dos 28 passes tentados, realizou cinco passes importantes e enquadrou todos os seus quatro remates com a baliza. A atravessar um excelente momento de forma, soma agora quatro golos nos últimos dois jogos e lidera, de forma isolada, a lista de melhores marcadores da Liga Saudita, com 23 golos.
Outros nomes portugueses também brilharam neste período. Otávio, colega de Ronaldo no Al Nassr, destacou-se igualmente com uma exibição sólida no meio-campo: fez 54 passes certos em 63, três deles chave, conseguiu três cortes e ainda seis duelos ganhos em 12. Já no futebol europeu, Rafael Leão foi determinante na goleada do AC Milan sobre a Udinese (0-4), com um golo e uma assistência, além de 18 passes completos. O top-5 de portugueses em maior destaque fecha com Fábio Silva, que bisou pelo Las Palmas frente ao Getafe (1-3), e com Pedro Neto, titular no empate do Chelsea frente ao Ipswich (2-2).
O português, com o bis na última partida, chegou aos 23 golos na Saudi Pro League. O Al Nassr, apesar de uma época menos conseguida, continua na perseguição à liderança do campeonato da Arábia Saudita: são terceiros, agora apenas a um ponto dos campeões em título Al Hilal, que ocupam a segunda posição da tabela, e a oito do Al Ittihad.
O Al Quadisiya é o próximo adversário do Al Nassr, equipa do internacional português. O jogo está agendado para sexta-feira, dia 18 de abril, numa altura em que o emblema de Riade está na terceira posição do campeonato, com 57 pontos, menos um do que o Al Hilal e menos oito do que o Al Ittihad, que se encontram no segundo e primeiro lugares, respetivamente.
O antigo jogador do Sporting, vale notar, está ao serviço do Al Nassr desde 2022 e já soma 32 golos em 35 partidas nesta temporada. A renovação vem sendo muito discutida e, segundo se sabe, está já alinhavado um possível acordo entre ambas as partes.
Avançado internacional português cruzou-se com experiente treinador em causa no Real Madrid, ligação que agora lhe valeu grandes elogios
|
Carlo Ancelotti abriu o coração numa entrevista à rádio suíça RSI e nela deixou rasgados elogios a Cristiano Ronaldo, jogador com quem se cruzou no Real Madrid, durante a sua primeira passagem pelo clube. Nesta conversa, o técnico italiano referiu, até, que durante a sua carreira não voltou a encontrar um jogador com as características do internacional luso.
Carlo Ancelotti: "Cristiano Ronaldo é um grandíssimo talento, física e tecnicamente"
"Cristiano Ronaldo é um grandíssimo talento física e tecnicamente, é a natureza dele...", começou por dizer, acrescentando que o diferencial do avançado não reside apenas no dom natural. "Completou essas caraterísticas com seriedade e profissionalismo únicos. Nunca vi outro jogador assim atento, preparado, concentrado, focado. É um modelo para os outros, seguramente, a nível de preparação", sublinhou.
De seguida, e mudando de tema, Ancelotti comentou as inúmeras especulações que o ligaram à seleção italiana e confirmou que já recusou, inclusive, convites para treinar a Squadra Azzurra, justificando a decisão com uma questão de paixão e rotina. "Disse 'não' à seleção italiana porque não me apetecia... Gosto muito de estar em campo todos os dias a preparar os treinos, e a seleção parecia um part-time, um trabalho a tempo parcial que me fazia perder alguma da minha paixão", confessou.
Num registo mais descontraído, o técnico revelou também que o seu sonho era treinar o Liverpool, mas acabou no rival Everton, por quem se deixou conquistar: "Agora sou absolutamente um adepto do Everton. Gostei muito do ambiente, porque há uma paixão pelas cores que é espetacular".
Carlo Ancelotti, atualmente com 65 anos, encontra-se a orientar o Real Madrid, pela segunda vez, isto depois de já ter treinado clubes como AC Milan, Chelsea, PSG, Bayern Munique, Napoli e Juventus. Nos últimos meses, tem sido algo contestado pelos adeptos merengues e já se fala na sua saída no final da época.
Astro português tem estado em destaque com muitos golos nas últimas partidas, e um deles acabou mesmo por vencer um galardão
|
Cristiano Ronaldo entrou em campo com o Al Nassr, para defrontar o Al Riyadh, no passado sábado, dia 12 de abril. O Al Nassr, equipa do astro português, venceu com o capitão da seleção nacional em grande destaque, em encontro que lhe valeu mais um prémio para o museu pessoal.
O Al Nassr começou a partida em desvantagem, com um golo adversário na primeira parte do encontro. Cristiano Ronaldo meteu a equipa às costas rumo á vitória: marcou o golo do empate aos 56 minutos, e bisou no encontro aos 64', para confirmar mais uma vitória para o seu clube no dérbi de Ríade.
O segundo golo de Cristiano Ronaldo foi um remate de grande efeito, mesmo à entrada da grande área adversária. A bola vinha no ar, e o português desferiu um tiro certeiro sem deixar a bola bater no chão antes do contacto com o seu pé. Foi o golo da reviravolta que garantiu mais três pontos para o Al Nassr.
O astro português foi, agora, terminada a jornada 27 da Saudi Pro League, condecorado com o prémio de golo da jornada. O sauditas reconhecem, assim, mais um grande momento para juntar à lista de golos incríveis marcados por Cristiano Ronaldo durante a sua carreira.
O português, com o bis na última partida, chegou aos 23 golos na Saudi Pro League. O Al Nassr, apesar de uma época menos conseguida, continua na perseguição à liderança do campeonato da Arábia Saudita: são terceiros, agora apenas a um ponto dos campeões em título Al Hilal, que ocupam a segunda posição da tabela, e a oito do Al Ittihad.
Reveja, aqui, o golo de Cristiano Ronaldo: