Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Pinotes Batista defende Varandas, mas pede urgência ao Sporting

Conhecido adepto do Clube de Alvalade deu a sua opinião sobre a sequência de decisões recentes da estrutura, em particular sobre João Pereira

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Dez 2024 | 07:17 |

Icon Comentário0

André Pinotes Batista tomou a sua posição sobre João Pereira. Na seu mais recente texto de opinião, assinado no jornal Record, o consultor e conhecido adepto do Sporting acredita que chegou o momento de os leões optarem pela saída do treinador, que não vê capaz para estar à frente da equipa, ainda que defenda com unhas e dentes Frederico Varandas.


"João Pereira, perdeu o seu quarto jogo consecutivo, num total de cinco encontros disputados na liderança que assumiu, abruptamente, do campeão nacional e até então líder incontestado da Liga Portugal. Pela grandeza atual do Sporting e respeito pela sua mobilizada massa adepta, tal sucessão não merece beneplácito, nem permite – doa a quem doer - tácitas distrações", começou por escrever.


"Do dia para a noite. Do céu ao inferno. De bestial a besta. Num processo que entre – erros individuais inexplicáveis, lesões em série, capciosas arbitragens, infortúnios desportivos e manifesta má orientação técnica – só poderia acontecer no "admirável mundo da bola", somos levados a concluir o óbvio: algo tem de mudar já, para que – rapidamente - tudo volte ao que era antes", atirou de seguida Pinotes Batista.


"Algumas vezes a boa liderança também erra, noutras a boa decisão pura e simplesmente não prospera com idealizado. Desde que tal realidade se assuma e corrija, não há razões para que a estrutura seja posta em causa. Se quem se atira cegamente ao Presidente erra com ingratidão, quem se cega para disfarçar o óbvio – no mero intuito de o cortejar – necessariamente peca", vincou, prosseguindo: "Nem as bancadas devem governar, nem uma direção deve ser alheia – ao pedido uníssono - da sua enormíssima base de apoio. A teimosia, que pode por vezes ser virtude, é, neste cenário, uma característica que, tal como o Diabo, veste Prada. Face ao exposto, resta um só caminho: tomar de dentro para fora a decisão que se impõe, mesmo que esta coincida, circunstancial e aleatoriamente, com aquilo que de fora para dentro se implora".

Ainda assim, o adepto do Sporting lembra os 'créditos' ao Presidente: "Frederico Varandas não é um presidente qualquer, nem os seus créditos podem ser ignorados. Conquistou para si um trono feito de méritos e créditos e este é o momento de os usar, em sua proteção, da sua equipa, mas sobretudo do superior interesse do Sporting e da confiança da massa adepta no projeto que ele mesmo, contra ventos e marés – meritoriamente - criou".



Futebol

Exclusivo Leonino - Abel, Jardim e Conceição associados ao Sporting: Saiba o que fez Varandas

Presidente do Clube de Alvalade já deu um voto de confiança público a Rui Borges, mas os nomes dos possíveis sucessores foram surgindo

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges no Sporting
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges no Sporting

30 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges, sabe o Leonino. Apesar da pressão crescente em torno do técnico do Sporting, o Presidente verde e branco ainda não avançou pessoalmente para qualquer negociação com possíveis sucessores.


Ao que o nosso Jornal apurou, a administração leonina continua a acompanhar atentamente a situação desportiva, mas não existe, neste momento, qualquer conversa direta de Varandas com outro treinador para assumir o comando técnico. Isto apesar de vários nomes já terem sido associados ao lugar nas últimas semanas.


Abel Ferreira, Leonardo Jardim e Sérgio Conceição são três dos técnicos que entretanto surgiram relacionados com uma possível mudança no banco do Sporting. Ainda assim, nenhum deles recebeu, até ao momento, um contacto direto do líder máximo dos leões para discutir uma eventual mudança para Alvalade.


A situação de Rui Borges continua, naturalmente, dependente da evolução dos resultados. O Sporting atravessa uma fase de maior contestação depois dos empates diante de Famalicão e Arouca, que aumentaram a distância para a liderança e colocaram o treinador debaixo de maior escrutínio.

Como o Leonino já avançou, nem uma eventual derrota no terreno do Braga, a 9 de outubro, significará automaticamente a saída de Rui Borges. O técnico continuará no cargo nesse cenário, embora fique numa posição ainda mais delicada e com uma margem de erro bastante reduzida nos compromissos seguintes.



Futebol

Varandas apertado sobre Rui Borges no Sporting: “Só quando estiver a nove, 12, 15 ou 20?”

Continuidade do técnico dos verdes e brancos foi novamente tema de conversa, assim como a possibilidade do seu sucessor ser Sérgio Conceição

Apesar do momento da equipa do Sporting, José Nunes não acredita que Sérgio Conceição seja uma possibilidade para Alvalade por escolha de Varandas
Apesar do momento da equipa do Sporting, José Nunes não acredita que Sérgio Conceição seja uma possibilidade para Alvalade por escolha de Varandas

29 Set 2026 | 17:33 |

Icon Comentário0

Vítor Almeida Gonçalves, diretor executivo do Record, entende que Varandas nunca iria contratar Sérgio Conceição devido ao passado entre ambos. Na Liga NOW, José Nunes segue a mesma visão e, mesmo com a má sequência de resultados de Rui Borges - que tem tido problemas no setor defensivo -, não acredita que o ex-treinador dos dragões seja uma opção.


Vítor Almeida Gonçalves: "Vejo com muita dificuldade que Sérgio Conceição possa um dia ser elegível"


“Não me parece. Percebendo-se como é Frederico Varandas, vejo com muita dificuldade que Sérgio Conceição possa um dia ser elegível para treinador do Sporting. Acho mesmo que Sérgio Conceição já deve ter pensado várias vezes em posições que tomou e que não deveria ter tomado e que de alguma forma está a sofrer as consequências dessas posições que tomo”, começou por dizer.


“Não tem nada a ver com a sua qualidade como treinador, mas ele tem as portas fechadas com Frederico Varandas. Não está relacionado com a qualidade técnica, mas sim com algum posicionamento de Sérgio Conceição. Na verdade, eu acho que com Frederico Varandas, não vejo mesmo como é que Sérgio Conceição poderia entrar no Sporting”, concluiu José Nunes.

Mário Figueiredo esclarece que Sérgio Conceição é um nome que surge através dos adeptos: “O nome de Conceição só entra nesta equação por uma razão muito simples: os adeptos pediram. Os adeptos do Sporting é que estão a pedir Sérgio Conceição. Sérgio Conceição encaixa no Sporting apenas pelo desejo dos adeptos de terem um treinador mais interventivo".


 Mário Figueiredo: "Qual é o limite para despedir o treinador?"

Relativamente a Rui Borges, Mário Figueiredo acredita que Varandas deveria de esclarecer o futuro do técnico dos leões: “Eu gostava que varandas respondesse a esta pergunta: Qual é o limite para despedir o treinador? Só quando tiver a nove, a doze, a quinze, a vinte? Qual é o limite que ele tem para achar que tem de trocar de treinador? Não tem limite, o treinador fica independentemente do resultado. Também é uma coisa que ele pode dizer".


Futebol

Sporting é segundo mais castigado da Liga, mas há uma estatística em que está mesmo no topo

Equipa orientada por Rui Borges tem passado por alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada e números não enganam

Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões
Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões

29 Set 2026 | 16:54 |

Icon Comentário0

O Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões e são a segunda equipa mais castigada da competição, com particular destaque para as sanções decorrentes de protestos e desentendimentos.


No total, a formação orientada por Rui Borges recebeu 18 amarelos e um vermelho. Apenas o Académico de Viseu apresenta um registo superior, com 20 cartões, enquanto Moreirense e Arouca estão empatados com o Sporting, também com 19.


O dado que mais chama a atenção está, porém, nos chamados cartões ‘escusados’. Seis das admoestações dos verdes e brancos resultaram de protestos ou desentendimentos, o número mais elevado entre todos os clubes da Liga. Académico de Viseu, Vitória de Guimarães e Alverca aparecem de seguida, com quatro.


Gonçalo Inácio é o jogador do Sporting que mais vezes foi castigado por protestar, tendo recebido dois amarelos nestas circunstâncias. Maxi Araújo e Iván Fresneda também foram admoestados por protestos, enquanto Jesse Derry e Luis Suárez viram cartão na sequência de desentendimentos.

O número global representa também um crescimento em comparação com o início das últimas temporadas. Os leões tinham 13 cartões ao fim de sete jornadas em 2025/26 e apenas cinco em 2024/25. Em 2023/24 eram 21 e, em 2022/23, chegaram aos 23 no mesmo período.


Apesar dos números, a posição pública do Sporting em relação à arbitragem mantém-se inalterada. “Elogio muito o meu treinador, peço-lhe para não falar de arbitragem e ele não fala. Entendemos que este é o caminho para onde o futebol português deve ir. É fácil? Não. É justo? Não”, afirmou recentemente Frederico Varandas.

A disciplina terá já consequências na deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro. Zeno Debast vai cumprir um jogo de suspensão depois da expulsão frente ao Arouca, enquanto Luis Suárez chega à Pedreira com quatro amarelos e fica a apenas um cartão de cumprir castigo.

O Sporting comete, em média, 11,9 faltas por encontro e recebe 2,4 cartões. Rui Borges terá, assim, mais um dado para trabalhar num momento em que os leões procuram regressar às vitórias depois do empate a duas bolas diante do Arouca.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”
Futebol

André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”

29 Set 2026 | 12:19

Icon Comentário0
Cotação de craque do Sporting dispara quase 600% no Transfermarkt, mas há um titular em queda livre
Futebol

Cotação de craque do Sporting dispara quase 600% no Transfermarkt, mas há um titular em queda livre

29 Set 2026 | 15:12

Icon Comentário0
Defesa do Sporting foi a 'culpada' dos seis pontos pelo caminho; Rui Borges exige mudança
Futebol

Defesa do Sporting foi a 'culpada' dos seis pontos pelo caminho; Rui Borges exige mudança

29 Set 2026 | 11:47

Icon Comentário0