Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

GONZALO PLATA: UM PREDESTINADO QUE COMEÇA A DESPONTAR

Gonzalo Plata é o jogador da semana para a redação do Leonino. O equatoriano foi uma autêntica dor de cabeça para a defesa do Boavista FC, tendo coroado a sua exibição com um golo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Esta semana, pela primeira vez, escolhemos um jogador da equipa principal de futebol do Sporting CP para jogador da semana. Gonzalo Jordy Plata Jiménez é a escolha da redação do Leonino. O equatoriano foi a grande figura da vitória verde e branca, por 2-0, frente ao Boavista FC (LER AQUI), tendo sido, inclusive, eleito o homem do jogo.

https://www.youtube.com/watch?v=HIDgw_-VBaU


 


Em declarações à Sport TV aquando da entrega do prémio de melhor em campo, Plata mostrou-se bastante feliz com a sua exibição e agradeceu aos colegas de equipa: “Isto é graças aos meus colegas, graças à equipa técnica que nos ajuda a fazer o melhor possível. Que este seja o primeiro de muitos. Foi uma boa partida, graças aos meus companheiros. Espero continuar assim”, disse.

O equatoriano tem apenas 19 anos, mas o talento está todo lá. No duelo diante dos boavisteiros, o extremo leonino mostrou daquilo que é capaz: forte no um contra um, veloz, capacidade de drible e acerto na hora de visar a baliza adversária. Plata é daqueles que não se esconde, bem pelo contrário. O canhoto, que tem contrato com o Sporting CP até maio de 2024, pede bola no pé, mas também é capaz de explorar o espaço nas costas das defesas adversárias. Quando não lhe passam a bola, Plata não gosta e reclama com os seus colegas. É determinado e, tal como Jorge Silas mencionou na conferência de imprensa (LER AQUI), será um jogador muito importante no panorama mundial.


Internacional pela seleção A do Equador em quatro ocasiões, Gonzalo Plata chegou a Alvalade em janeiro de 2019, proveniente do Independiente del Valle (Equador), tendo custado aos cofres leoninos 1,5 milhões de euros por 50% do passe. Por essa altura, após o seu desempenho no Campeonato no Mundo de sub-20, Plata foi eleito o terceiro melhor jogador da competição.

Desde então, o extremo, que pode atuar nos dois corredores, vestiu a listada verde e branca por 11 vezes, mas somou apenas cerca de 300 minutos. No passado domingo, 23 de fevereiro, o equatoriano foi titular apenas pela segunda vez de leão ao peito. A primeira vez em que tal tinha acontecido foi, curiosamente, também diante do Boavista FC. A estreia a marcar pelo Sporting CP aconteceu no dia 21 de dezembro de 2019. Em partida frente ao Portimonense SC a contar para a fase de grupos da Taça da Liga, Plata esteve apenas 15 minutos em campo, mas foram os suficientes para fazer o gosto ao pé.

Com o golo de ontem, o equatoriano tornou-se não só o primeiro jogar do seu país a marcar na liga portuguesa, como também no terceiro mais jovem de sempre a marcar no Campeonato Nacional pelos leões, apenas superado por Diego Rubio, com 18 anos e 11 meses, e Eric Dier, 18 anos e 10 meses.

Cabe a Gonzalo Plata concretizar o potencial que muitos lhes perspetivam. No entanto, no Leonino, não temos dúvidas de que se trata de um jogar que tem tudo para dar certo. Para que tal aconteça, basta que o deixem verter todo o talento que tem.


Futebol

ATÉ SE BABAM! EX BENFICA DEIXA GRANDES ELOGIOS A REFORÇO DO SPORTING: "MUITO BEM"

Antigo jogador do emblema da Luz não ficou indiferente à recente exibição do atleta que estará às ordens de Amorim na próxima época

Sporting de Amorim terá jogador que agradou ao ex Benfica
Sporting de Amorim terá jogador que agradou ao ex Benfica

  |

Icon Comentário0

Jan Vertonghen, antigo jogador do Benfica, falou sobre a estreia da Bélgica no Euro 2024, que acabou por sair derrotada, por 1-0, pela Eslováquia. Nas suas declarações, o atleta acabou por elogiar Zeno Debast, central que será reforço do Sporting para a próxima temporada.

"Estiveram muito bem. O Wout Faes foi fantástico e o Zeno Debast esteve muito bem numa posição na qual raramente joga", realçou o ex-atleta dos encarnados, no rescaldo da primeira jornada do Grupo E na prova de países, que se está a realizar na Alemanha.


Recorde-se que, para já, o Sporting vai pagar ao Anderlecht 15,5 milhões de euros, aos quais podem acrescer 5,5 mediante objetivos pessoais e coletivos, sendo que o clube vai manter uma percentagem de uma venda futura. O jovem defesa central de 20 anos vai assinar um vínculo válido para as próximas cinco temporadas, até junho de 2029.


Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debastavaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.

Desta forma, o atleta de 20 anos torna-se no segundo reforço do emblema verde e branco para a próxima época (2024/25), após Vladan Kovacevic, oriundo dos polacos do Raków, chegar aos leões por uma verba que pode rondar os seis milhões de euros para ocupar o lugar deixado por Antonio Adán, que se despediu de Alvalade após quatro temporadas.



Futebol

SPORTING PODE FAZER 'GRACINHA' E ROUBAR REFORÇO MUITO APONTADO AO BENFICA DE RUI COSTA

Emblema da Luz que garantir contratação, mas Clube de Alvalade ainda é possível que tenha uma palavra a dizer

Frederico Varandas e Rui Costa 'às turras' por jogador que querem em Sporting e Benfica
Frederico Varandas e Rui Costa 'às turras' por jogador que querem em Sporting e Benfica

  |

Icon Comentário0

Mário Rui está no mercado e, ao longo das últimas horas, os mais recentes rumores dão conta de que o jogador possa vir a assinar pelo Benfica. No entanto, o Sporting ainda parece estar na corrida pelo internacional português para fazer uma 'gracinha' e roubar o atleta a Rui Costa.

Na realidade, recentemente, também a imprensa transalpina já havia dado conta do interesse do Clube de Alvalade na contratação do lateral, colocando, além do emblema liderado por Frederico Varandas, Benfica e Porto entre aqueles que estavam atentos a eventuais negociações do jogador, que ainda tem contrato com os italianos até 2026, mas terá sido colocado no mercado.

“Os contratos não significam tudo. O Nápoles pediu-me para levar o Mário Rui para outro clube, mas eu podia dizer que ele tem mais dois anos de contrato e que ia ficar. Os contratos são válidos, mas há dinâmicas que podem mudar as coisas”, garantiu Mario Giuffredi, agente do futebolista, no passado dia 31 de maio.


O eventual desejo em Mário Rui surge do facto de o Clube de Alvalade estar na busca de um novo ala esquerdo para a próxima temporada. Tal como noticiou, em Exclusivo, o Leonino, o Sporting pretende reforçar a posição e dar maior profundidade ao plantel de Rúben Amorim.


Em 2023/24, Mário Ruiavaliado em 3,5 milhões de euros – disputou 28 encontros, com a camisola da formação azzurri, tendo feito duas assistências, ao longo dos 1.562 minutos em que esteve em campo. Esta foi a sua sétima e última temporada no Nápoles, clube ao qual chegou, em 2017/18, por empréstimo da Roma, tendo assinado na época seguinte, de forma definitiva, a troco de uma verba de 5,75M.


Futebol

SPORTING – PORTO? PROTEGIDO DE AMORIM ATIRA: “NÃO TEM IMPACTO NENHUM EM NÓS”

Jogador dos leões abordou o Clássico da próxima segunda-feira, dia 18 de dezembro

  |

Icon Comentário0

Paulinho foi o porta-voz da equipa do Sporting na antevisão à partida frente ao Sturm Graz. No entanto, quando questionado sobre o Clássico com o Porto, que se disputa já na próxima segunda-feira (18 de dezembro, 20h15), o avançado de Rúben Amorim preferiu voltar as atenções para a competição europeia.

“O jogo com o Porto não tem impacto nenhum para nós. Só nos interessa ganhar, amanhã. Nós, jogadores, temos de estar motivados todos os dias por representar o Sporting, e é isso que vai acontecer, amanhã”, começou por referir em conferência de imprensa.


De seguida, o camisola 20 voltou a vincar o foco no encontro da Liga Europa, deixando para já de lado a partida frente aos dragões, no que toca a poupanças: “Não vamos tentar, vamos meter o pé, amanhã, de certeza absoluta. Vamos dar o nosso melhor, não pensamos em mais nenhum jogo. Não faz sentido. Quem anda aqui há muito tempo, sabe que, independentemente de jogarmos na segunda-feira ou amanhã, isso é mau para o clube. Vamos entrar para ganhar e toda a gente vai estar no limite, sem pensar em mais nenhum jogo”.


O jogador de 31 anos ingressou no Sporting, proveniente do Braga, numa transferência a rondar os 16 milhões de euros, tornando-se, até à entrada de Viktor Gyokeres, como a contratação mais cara de sempre do Clube de Alvalade. De verde e branco, Paulinho já venceu um Campeonato Nacional, uma Supertaça e duas Taças da Liga.

Esta temporada, o canhoto já foi decisivo em várias partidas, tendo tido um arranque de época em grande nível. De momento, soma nove golos e um passe certeiro para os companheiros, em 19 jogos disputados - cerca de 989 minutos.


O Sporting enfrenta, esta quinta-feira, dia 14 de dezembro, a formação do Sturm Graz, para a sexta jornada do grupo D da Liga Europa, pelas 20h00, no Estádio José Alvalade. Com a ausência de Viktor Gyokeres, Paulinho deverá voltar ao onze titular e ser o ponta de lança de serviço.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


OFICIAL! FILHO DE ATLETA FORMADO NO SPORTING JÁ TEM O FUTURO DEFINIDO E É COM O... BENFICA
Futebol

OFICIAL! FILHO DE ATLETA FORMADO NO SPORTING JÁ TEM O FUTURO DEFINIDO E É COM O... BENFICA

 

Icon Comentário0
“SOU SPORTINGUISTA”: LENDA DO BRASIL, FAMILIAR DE ATLETA DE AMORIM, REAFIRMA AMOR PELO SPORTING
Futebol

“SOU SPORTINGUISTA”: LENDA DO BRASIL, FAMILIAR DE ATLETA DE AMORIM, REAFIRMA AMOR PELO SPORTING

 

Icon Comentário0
OFICIAL: WINILSON LOPES ASSINA COM O SPORTING E DIZ QUE MAIOR ÍDOLO JOGA NA EQUIPA PRINCIPAL
Futebol

OFICIAL: WINILSON LOPES ASSINA COM O SPORTING E DIZ QUE MAIOR ÍDOLO JOGA NA EQUIPA PRINCIPAL

 

Icon Comentário0