
O Sporting CP recebeu e vencer o Boavista FC, por 2-0. Andraž Šporar, aos 13 minutos, e Gonzalo Plata, aos 42´, apontaram os golos da vitória verde e branca. Com mais um triunfo – o 12.º nesta edição da Liga NOS –, os leões ficam, à condição, no terceiro lugar, com 39 pontos. O conjunto de Silas volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 17h55, frente ao İstanbul Başakşehir, na Turquia.
Madjer, racismo e homenagem ao Sócio número 2 do Sporting CP
Ainda antes do apito inicial, houve tempo para homenagear o melhor jogador de sempre de futebol praia. Falo, logicamente, de João Vítor Tavares Saraiva ou, como é mais conhecido, Madjer. Aquando deste tributo, e fruto da presença de Frederico Varandas e Miguel Afonso no relvado, o Estádio voltou a dividir-se entre assobios e aplausos ao Presidente do Sporting CP.
Já com os 22 jogadores dentro das quatro linhas, os capitães das duas equipas leram uma mensagem contra o racismo. Rodrigo Battaglia e Carraça foram aplaudidos, de pé, por todo o Estádio José de Alvalade. Por fim, e antes da bola começar a rolar, fez-se um minuto de silêncio em memória do Sócio número dois do Sporting CP, Alfredo José Domingos Guedes, que morreu na passa quarta-feira, 19 de fevereiro.
Passando ao que verdadeiramente interessa, ou seja, ao futebol jogado, Jorge Silas optou mesmo pelo 4-3-3, com Gonzalo Plata no corredor direito e Jovane Cabral pelo lado esquerdo. De resto, Luciano Vietto jogava solto nas costas de Šporar e Battaglia, que envergou a braçadeira de capitão, era o elemento mais recuado do meio-campo leonino.
Todavia, contrariamente ao que tinha acontecido na partida diante do İstanbul Başakşehir, os comandados de Silas entraram algo amorfos e tardavam em ameaçar as redes atrasadas. No entanto, o futebol tem destas coisas e, na primeira vez em que os leões visaram a baliza defendida por Helton Leite, fizeram golo. Aos 13 minutos, num livre a partir do corredor direito, Gonzalo Plata cruzou com conta peso e medida para Andraž Šporar que, oportuno, fez o segundo golo de leão ao peito. Se noutras ocasião Silas se tem queixado da falta de eficácia, desta feita os seus pupilos demonstraram tremenda eficácia.
GOLO! Sporting CP, Sporar aos 13', Sporting CP 1-0 Boavista FC #LigaNOS #SCPBFC
🎥⏱ https://t.co/rzA3oaY0Mj pic.twitter.com/hge6F3pv7X— VSPORTS (@vsports_pt) February 23, 2020
4-3-3 a defender e 3-4-3 a atacar
Os índices de confiança dos jogadores, naturalmente, cresceram com o golo e os leões pareciam rejuvenescidos. A jogar num 4-3-3 a defender, mas num 3-4-3 a atacar, com Ilori, Neto e Rosier como elementos mais recuados, o Sporting CP, aos 22 minutos, chegou mesmo ao segundo golo, por intermédio de Gonzalo Plata. Todavia, a equipa de arbitragem liderada por Nuno Almeida, com a ajuda do VAR, anulou, e bem, o golo visto que o equatoriano estava em fora de jogo. Uma pena para o extremo verde e branco porque, pela exibição que estava a realizar, merecia o golo.
Na segunda metade da primeira parte, nota para alguns bons pormenores de Valetin Rosier, Gonzalo Plata e também de Luciano Vietto, que parece assumir as funções de maestro na equipa leonina. No outro extremo, Cristian Borja, Jovane Cabral e Wendel estavam menos em jogo. Mesmo em cima do intervalo, aos 42 minutos, foi precisamente Plata a ampliar a vantagem verde e branca. No corredor esquerdo, Borja cruzou e o equatoriano, de primeira, aproveitou da melhor maneira o corte deficiente da defesa boavisteira. Um belo golo do jovem extremo, que se tornou no primeiro jogador do Equador a marcar na liga portuguesa e também no terceiro jogador mais jovem de sempre a marcar com a listada verde e branca no século XXI, apenas superado por Diego Rubio, 18 anos e 11 meses, e Eric Dier, 18 anos e 10 meses.
GOLO! Sporting CP, G. Plata aos 42', Sporting CP 2-0 Boavista FC #LigaNOS #SCPBFC
🎥⏱ https://t.co/rzA3oaY0Mj pic.twitter.com/J7TypIfiUV— VSPORTS (@vsports_pt) February 23, 2020
Por conseguinte, o Sporting CP foi, com toda a justiça, a vencer por 2-0 para o intervalo. A turma de Daniel Ramos apenas por uma vez visou a baliza de Luís Maximiano.

No reatar da partida, Rosier, com alguma sorte à mistura, esteve perto de marcar. Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para a entrada da área, onde estava o francês, que tentou a sua sorte. Porém, a bola desviou num jogador do Boavista FC, mas Helton Leite estava atento e impediu males maiores. Contudo, a equipa axadrezada veio para este segundo tempo mais organizada e estava a ser capaz, por esta altura, de jogar mais tempo no meio verde e branco. Por seu lado, os homens de Silas, com uma vantagem de dois golos, iam gerindo o ritmo da partida.
Com mais de uma hora decorrida, Gonzalo Plata foi completamente abalroada dentro da grande área por Ricardo Costa. De pés juntos, o central português varreu completamente o equatoriano. Nuno Almeida, mesmo depois de consultar as imagens, decidiu mandar jogar. Uma decisão, no mínimo, contestável. Aos 70 minutos, o Boavista FC esteve perto do golo. Paulinho cruzou e Tiago Ilori falhou o corte. Valeu Cristian Borja, que aliviou o perigo. Logo de seguida, Silas, talvez a pensar no encontro de quinta-feira diante do İstanbul Başakşehir retirou Šporar do jogo e fez entrar Pedro Mendes. O esloveno foi aplaudido de pé pelas bancadas do Estádio José de Alvalade. A equipa pareceu reagir bem e de imediato esteve perto do 3-0. Wendel lançou Borja em profundidade e o colombiano tentou devolver a cortesia, mas o esférico sobrou para Jovane Cabral, que atirou ao lado.
Geraldes de regresso quase um ano depois
Um dos momentos do jogo foi mesmo a entrada em jogo de Francisco Geraldes. Aos 81 minutos, Luciano Vietto deu o lugar ao médio formado na Academia Sporting. Se o argentino foi ovacionado pelos adeptos leoninos, o médio português não lhe ficou atrás. Simultaneamente, Stefan Ristovski rendeu Valentin Rosier. O francês deixou alguns bons apontamentos, mas pareceu longe da melhor forma física.
Até ao final da partida, pouco mais houve para contar e foi, assim, perante 29.171 mil espectadores, que o Sporting CP levou de vencida o Boavista FC, por 2-0. Uma exibição segura dos comandados de Jorge Silas, que passam agora a ter 39 pontos e ficam, à condição, no terceiro lugar da Liga NOS. Com este triunfo, a turma de Alvalade conseguiu, pela primeira vez esta temporada, somar quatro jogos consecutivos sem perder. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 17h55, frente ao İstanbul Başakşehir, na Turquia.









