
Futebol
Ingleses 'roubam' Sporting! Frederico Varandas vai vender pérola de Alcochete por metade de cláusula
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting CP recebeu e vencer o Boavista FC, por 2-0. Andraž Šporar, aos 13 minutos, e Gonzalo Plata, aos 42´, apontaram os golos da vitória verde e branca. Com mais um triunfo – o 12.º nesta edição da Liga NOS –, os leões ficam, à condição, no terceiro lugar, com 39 pontos. O conjunto de Silas volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 17h55, frente ao İstanbul Başakşehir, na Turquia.
Madjer, racismo e homenagem ao Sócio número 2 do Sporting CP
Ainda antes do apito inicial, houve tempo para homenagear o melhor jogador de sempre de futebol praia. Falo, logicamente, de João Vítor Tavares Saraiva ou, como é mais conhecido, Madjer. Aquando deste tributo, e fruto da presença de Frederico Varandas e Miguel Afonso no relvado, o Estádio voltou a dividir-se entre assobios e aplausos ao Presidente do Sporting CP.
Já com os 22 jogadores dentro das quatro linhas, os capitães das duas equipas leram uma mensagem contra o racismo. Rodrigo Battaglia e Carraça foram aplaudidos, de pé, por todo o Estádio José de Alvalade. Por fim, e antes da bola começar a rolar, fez-se um minuto de silêncio em memória do Sócio número dois do Sporting CP, Alfredo José Domingos Guedes, que morreu na passa quarta-feira, 19 de fevereiro.
Passando ao que verdadeiramente interessa, ou seja, ao futebol jogado, Jorge Silas optou mesmo pelo 4-3-3, com Gonzalo Plata no corredor direito e Jovane Cabral pelo lado esquerdo. De resto, Luciano Vietto jogava solto nas costas de Šporar e Battaglia, que envergou a braçadeira de capitão, era o elemento mais recuado do meio-campo leonino.
Todavia, contrariamente ao que tinha acontecido na partida diante do İstanbul Başakşehir, os comandados de Silas entraram algo amorfos e tardavam em ameaçar as redes atrasadas. No entanto, o futebol tem destas coisas e, na primeira vez em que os leões visaram a baliza defendida por Helton Leite, fizeram golo. Aos 13 minutos, num livre a partir do corredor direito, Gonzalo Plata cruzou com conta peso e medida para Andraž Šporar que, oportuno, fez o segundo golo de leão ao peito. Se noutras ocasião Silas se tem queixado da falta de eficácia, desta feita os seus pupilos demonstraram tremenda eficácia.
https://twitter.com/vsports_pt/status/1231638949757673472
4-3-3 a defender e 3-4-3 a atacar
Os índices de confiança dos jogadores, naturalmente, cresceram com o golo e os leões pareciam rejuvenescidos. A jogar num 4-3-3 a defender, mas num 3-4-3 a atacar, com Ilori, Neto e Rosier como elementos mais recuados, o Sporting CP, aos 22 minutos, chegou mesmo ao segundo golo, por intermédio de Gonzalo Plata. Todavia, a equipa de arbitragem liderada por Nuno Almeida, com a ajuda do VAR, anulou, e bem, o golo visto que o equatoriano estava em fora de jogo. Uma pena para o extremo verde e branco porque, pela exibição que estava a realizar, merecia o golo.
Na segunda metade da primeira parte, nota para alguns bons pormenores de Valetin Rosier, Gonzalo Plata e também de Luciano Vietto, que parece assumir as funções de maestro na equipa leonina. No outro extremo, Cristian Borja, Jovane Cabral e Wendel estavam menos em jogo. Mesmo em cima do intervalo, aos 42 minutos, foi precisamente Plata a ampliar a vantagem verde e branca. No corredor esquerdo, Borja cruzou e o equatoriano, de primeira, aproveitou da melhor maneira o corte deficiente da defesa boavisteira. Um belo golo do jovem extremo, que se tornou no primeiro jogador do Equador a marcar na liga portuguesa e também no terceiro jogador mais jovem de sempre a marcar com a listada verde e branca no século XXI, apenas superado por Diego Rubio, 18 anos e 11 meses, e Eric Dier, 18 anos e 10 meses.
https://twitter.com/vsports_pt/status/1231646394534023168
Por conseguinte, o Sporting CP foi, com toda a justiça, a vencer por 2-0 para o intervalo. A turma de Daniel Ramos apenas por uma vez visou a baliza de Luís Maximiano. No reatar da partida, Rosier, com alguma sorte à mistura, esteve perto de marcar. Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para a entrada da área, onde estava o francês, que tentou a sua sorte. Porém, a bola desviou num jogador do Boavista FC, mas Helton Leite estava atento e impediu males maiores. Contudo, a equipa axadrezada veio para este segundo tempo mais organizada e estava a ser capaz, por esta altura, de jogar mais tempo no meio verde e branco. Por seu lado, os homens de Silas, com uma vantagem de dois golos, iam gerindo o ritmo da partida.
Com mais de uma hora decorrida, Gonzalo Plata foi completamente abalroada dentro da grande área por Ricardo Costa. De pés juntos, o central português varreu completamente o equatoriano. Nuno Almeida, mesmo depois de consultar as imagens, decidiu mandar jogar. Uma decisão, no mínimo, contestável. Aos 70 minutos, o Boavista FC esteve perto do golo. Paulinho cruzou e Tiago Ilori falhou o corte. Valeu Cristian Borja, que aliviou o perigo. Logo de seguida, Silas, talvez a pensar no encontro de quinta-feira diante do İstanbul Başakşehir retirou Šporar do jogo e fez entrar Pedro Mendes. O esloveno foi aplaudido de pé pelas bancadas do Estádio José de Alvalade. A equipa pareceu reagir bem e de imediato esteve perto do 3-0. Wendel lançou Borja em profundidade e o colombiano tentou devolver a cortesia, mas o esférico sobrou para Jovane Cabral, que atirou ao lado.
Geraldes de regresso quase um ano depois
Um dos momentos do jogo foi mesmo a entrada em jogo de Francisco Geraldes. Aos 81 minutos, Luciano Vietto deu o lugar ao médio formado na Academia Sporting. Se o argentino foi ovacionado pelos adeptos leoninos, o médio português não lhe ficou atrás. Simultaneamente, Stefan Ristovski rendeu Valentin Rosier. O francês deixou alguns bons apontamentos, mas pareceu longe da melhor forma física.
Até ao final da partida, pouco mais houve para contar e foi, assim, perante 29.171 mil espectadores, que o Sporting CP levou de vencida o Boavista FC, por 2-0. Uma exibição segura dos comandados de Jorge Silas, que passam agora a ter 39 pontos e ficam, à condição, no terceiro lugar da Liga NOS. Com este triunfo, a turma de Alvalade conseguiu, pela primeira vez esta temporada, somar quatro jogos consecutivos sem perder. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 17h55, frente ao İstanbul Başakşehir, na Turquia.
Treinador dos leões falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao próximo jogo dos leões, frente ao Famalicão
|
Rui Borges, treinador do Sporting, falou esta sexta feira, dia 14 de março, com os jornalistas, em conferência de imprensa de antevisão da partida entre os leões e o Famalicão. Entre outros assuntos, abordou a recuperação de Pote, médio que está lesionado desde novembro.
O treinador verde e branco começou por dar boas notícias aos adeptos do Sporting, ao proferir a seguinte frase: "Está a recuperar bem, num processo mais final", começou por explicar, acerca da recuperação de Pedro Gonçalves.
Prosseguiu, com mais detalhes: "Tem começado a trabalhar aos poucos na relva, mais perto do regresso e espero contar com ele o mais breve possível, pela importância que tem tido na equipa. Quanto mais rápido melhor", atirou Rui Borges acerca de Pote.
O técnico dos leões também abordou a partida contra o Famalicão: "Não olho para ciclos. É importante ir para a pausa com mais uma vitória, dar crescimento a esta fase de crescimento ao nível físico e de confiança. Ganhámos três jogos, mas amanhã vamos ter um encontro difícil, com um bom coletivo. É uma equipa que nos tem habitado a bons jogadores individualmente e nesta fase não foge a isso, nos últimos 7 jogos sofreu apenas dois golos e tem uma derrota", começou por explicar.
Prosseguiu com a sua análise: "Isso mostra a qualidade que vamos encontrar amanhã. Tem jogadores com qualidade no último terço, bons no meio campo, uma boa linha defensiva... É uma boa equipa e temos de estar pré-avisados, sem fugir ao nosso foco e ao nosso rigor. Temos de olhar para o que somos e dar continuidade a isso, para acabar esta fase com uma mais uma vitória porque os campeões não podem estar felizes por ganhar três jogos seguidos, têm de ganhar sempre o próximo", rematou Rui Borges.
Treinador verde e branco abordou, em conferência de imprensa de antevisão à partida com o Famalicão, o negócio que leva o jovem extremo para o Chelsea
|
Rui Borges, treinador do Sporting, falou esta sexta feira, dia 14 de março, com os jornalistas, em conferência de imprensa de antevisão da partida entre os leões e o Famalicão. Entre outros assuntos, abordou a saída de Geovany Quenda do Sporting.
A notícia acerca de Goevany Quenda surgiu na manhã de sexta feira, dada por Fabrizio Romano, especialista em transferências, que colocou o jovem extremo na rota do Chelsea, afirmando que o negócio estaria já praticamente fechado.
Rui Borges comentou a notícia, afirmando o seguinte: "O crescimento dele tem sido rápido no Sporting, é natural que falem dele para grandes clubes. É um miúdo que vai ter de saber conviver com isso. O negócio que se fala hoje, não me posso alongar isso até o clube falar disso até porque não sei", começou por dizer.
Foi-lhe feita outra pergunta sobre o tema, à qual respondeu: "Não falei especificamente disso. É algo que tem de saber conviver, tem tido um crescimento rápido, às vezes esquecemo-nos de que só tem 17 anos. É natural que vão falar dele, vão ligá-lo a muitos clubes, isso fará parte do seu crescimento. Vai mexer em termos mentais, mas ele tem de saber conviver com isso", começou por explicar.
Disse, para terminar: "Fico mais feliz com a chamada à seleção porque é um garoto que está a jogar com os ídolos dele, que vá com o sentimento de aprendizagem, de crescimento, com ambição de jogar, integrado no grupo da seleção. Só já lá estar é uma felicidade enorme. Se jogar 5 minutos ficará feliz, se não jogar tem de estar feliz por estar num grupo com tanta qualidade como a seleção", rematou Rui Borges.
Selecionador Nacional anunciou, esta sexta-feira, dia 14 de março, quais as suas escolhas para os quartos de final da Liga das Nações
|
Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Geovany Quenda foram os quatro jogadores do Sporting convocados por Roberto Martínez, nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, para representar a Seleção Nacional nos quartos de final da Liga das Nações.
Desta vez, o técnico espanhol acabou por deixar de fora, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves, dois dos principais destaques dos verdes e brancos na atual temporada desportiva, que estão, no entanto, de momento, indisponíveis por lesão - Pote estará perto do regresso, Bragança está de fora até ao fim da época, tal como Nuno Santos e João Simões, jovem jogador que segundo o selecionador nacional, está perto de conseguir a chamada.
No que toca a jogadores formados no Clube de Alvalade ou que por cá passaram, temos oito nomes que também estão entre os escolhidos para levar as quinas ao peito: Nuno Mendes (PSG), Renato Veiga (Chelsea), João Palhinha (Bayern Munique), Bruno Fernandes (Manchester United), Rafael Leão (Milan) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).
Confira todos os convocados: Diogo Costa, José Sá e Rui Silva; Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Renato Veiga, António Silva, Diogo Dalot, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Nuno Tavares; João Palhinha, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rúben Neves, João Félix, Francisco Trincão; Francisco Conceição, Rafael Leão, Geovany Quenda, Pedro Neto, Diogo Jota, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo
A convocatória de Roberto Martínez para a Seleção nacional portuguesa definiu os jogadores com que o selecionador vai contar para o duplo compromisso com a seleção da Dinamarca (fora dia 20/3 e em casa dia 23/3) - que vai contar com Morten Hjulmand e Conrad Harder. Os jogos contam para os quartos de final da Liga das Nações.