Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Porto alvo de processo disciplinar por comportamento selvagem contra adeptos do Sporting

Vários adeptos do Clube de Alvalade ficaram feridos, após a celebração do primeiro golo da equipa azul e branca, no Estádio José Alvalade

Situação bárbara acabou por atingir adeptos do Sporting que assistiam ao encontro com o Porto no piso inferior do Estádio José Alvalade
Situação bárbara acabou por atingir adeptos do Sporting que assistiam ao encontro com o Porto no piso inferior do Estádio José Alvalade

10 Nov 2025 | 21:23 |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da FPF anunciou a abertura de um processo disciplinar ao Porto, na sequência do processo de inquérito que teve como objeto a quebra de vidros no Estádio de Alvalade, no Clássico entre os dragões e o Sporting, em duelo da quarta jornada da Liga Portugal Betclic.


De recordar que foram vários os adeptos do Clube de Alvalade atingidos, após a celebração do primeiro golo da equipa azul e branca. Os feridos, todos ligeiros, foram maioritariamente assistidos no local, embora um dos mesmos tenha sido transportado para o hospital. 


A situação acabou por atingir os adeptos que assistiam ao encontro no piso inferior relativamente aos apoiantes do rival. O incidente ocorreu aos 61 minutos, quando Luuk de Jong inaugurou o marcador. A euforia dos adeptos do Porto levou à destruição da barreira de vidro do Piso 1.


De notar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol não avançou com qualquer processo disciplinar sobre o Sporting relativamente a este episódio, considerando não existirem provas de que os leões tiveram responsabilidades sobre o acontecimento em causa.

As forças policiais informaram, na altura, que, pelo menos, 17 pessoas precisaram de assistência médica, e chegaram a ser assistidas pelos bombeiros no local. Multiplicavam-se as cabeças partidas, num setor do Estádio que contava com muitas crianças que assistiam ao encontro entre Sporting e Porto.



Futebol

Futebolista do Sporting magoou-se nos Açores e admite: "Não poder representar a Seleção dói"

Jogador não escondeu desânimo por não poder representar o seu país nos últimos dois jogos de qualificação para o Mundial de 2026

Pupilo de Rui Borges no Sporting terá pela frente uma paragem que deverá rondar um mês e desabafa nas redes sociais
Pupilo de Rui Borges no Sporting terá pela frente uma paragem que deverá rondar um mês e desabafa nas redes sociais

10 Nov 2025 | 18:29 |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves demonstrou a sua frustração por não poder representar a Seleção Nacional nos últimos dois jogos de qualificação para o Mundial de 2026. Através de uma mensagem partilhada nas redes sociais, o internacional português assegura que o importante é recuperar bem da lesão sofrida frente ao Santa Clara.


P. Gonçalves: "Algo que sempre ambicionei foi representar a Seleção e não conseguir ir dói"


"De fora destes próximos dois jogos e não poder estar presente na qualificação para o Mundial. Algo que sempre ambicionei foi representar a Seleção e não conseguir ir dói. Agora é recuperar bem e em nada estou a fazer o que mais gosto! Obrigado equipa pelo esforço até ao fim! Ainda temos muito para fazer", escreveu nas redes sociais.


O jogador saiu com queixas do duelo nos Açores e acabou mesmo por ser dispensado dos trabalhos de Portugal. O pupilo de Rui Borges terá pela frente uma paragem que deverá rondar um mês e que o coloca em dúvida para o dérbi frente ao Benfica, no dia 5 de dezembro, no Estádio da Luz.

Um triunfo em Dublin garante logo à seleção nacional o apuramento para o Mundial2026, o nono da sua história, o sétimo seguido, mas o empate poderá ser suficiente, caso a Hungria não vença na Arménia. O estágio arranca esta segunda-feira, com um treino agendado na Cidade do Futebol, em Oeiras.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros -  soma já 17 jogos: 11 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal  e outro para a Supertaça. Durante os 1.394 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou nove golos e seis assistências.

Veja a publicação:


Futebol

APCVD abre processo após caos no Santa Clara - Sporting e pode haver castigos

Na tribuna, Frederico Varandas foi insultado por adeptos do Santa Clara e quase atingido por uma garrafa de água arremessada das bancadas

APCVD instaurou um processo de apuramento dos factos após os incidentes registados no final do encontro entre Santa Clara e Sporting
APCVD instaurou um processo de apuramento dos factos após os incidentes registados no final do encontro entre Santa Clara e Sporting

10 Nov 2025 | 17:16 |

Icon Comentário0

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) instaurou um processo de apuramento dos factos, após os incidentes registados no final do encontro entre Santa Clara e Sporting, marcado por polémica dentro e fora das quatro linhas.


O duelo da 11.ª jornada da Liga ficou marcada por um pós-jogo de alta tensão nos Açores. Depois do apito final, registaram-se momentos quentes junto ao túnel de acesso aos balneários, onde terá ocorrido uma tentativa de agressão a Pedro Gonçalves, jogador do Sporting.


Na tribuna, Frederico Varandas foi insultado por adeptos do Santa Clara e atingido por uma garrafa de água arremessada das bancadas. Durante a confusão, também Luís Neto, adjunto de Rui Borges, acabou por se envolver em confrontos verbais com elementos do banco açoriano.


Perante os acontecimentos, a APCVD decidiu abrir um processo de investigação para apurar responsabilidades e eventuais castigos. O organismo pretende recolher testemunhos e imagens de videovigilância para avaliar possíveis comportamentos violentos ou antidesportivos.

"Face às notícias difundidas em diversos órgãos de comunicação social, relativas a um arremesso de objeto — ilícito passível de constituir uma contraordenação — ocorrido na tribuna e dirigido a um dirigente, durante o jogo entre o Santa Clara e o Sporting, realizado no Estádio de São Miguel, a contar para a 11.ª jornada da 1.ª Liga, competição organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) instaurou um processo de contraordenação para apuramento dos factos (...) É também referida uma tentativa de agressão por parte de um jogador (...) A APCVD remeterá o reporte desta situação ao Ministério Público, bem como toda a informação que se afigure útil à prossecução da justiça", pode ler-se.


Veja os bastidores da vitória dos leões:


Futebol

Mais um lesionado! Canhoto do Sporting dispensado pela FPF por problemas físicos

Jogador do Clube de Alvalade já não vai dar o seu contributo ao serviço de Portugal, após ter sofrido uma lesão no último encontro dos leões

Jogador do Sporting foi considerado indisponível e já não fará parte da concentração de Portugal para os próximos jogos
Jogador do Sporting foi considerado indisponível e já não fará parte da concentração de Portugal para os próximos jogos

10 Nov 2025 | 15:51 |

Icon Comentário0

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, dia 10 de novembro, através dos seus meios oficiais, a convocatória de João Fonseca para a seleção sub-21, em substituição de João Muniz, defesa central do Sporting, que apresentou problemas físicos.


O jogador do Clube de Alvalade - que deverá ser emprestado em janeiro - foi dispensado dos trabalhos da seleção após ter sofrido uma lesão no último encontro da equipa secundária dos leões, tendo sido mesmo substituído ao intervalo. O jogador foi considerado indisponível e já não fará parte da concentração.


FPF: "João Muniz, após lesão contraída no jogo do Sporting B, foi considerado indisponível"


"João Muniz, após lesão contraída no jogo do Sporting B, foi considerado indisponível para ajudar a equipa neste momento competitivo e já não fará parte da concentração da equipa que acontece esta terça-feira, em Oeiras, com os trabalhos a decorrerem na Cidade do Futebol", pode ler-se no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Para o seu lugar foi chamado João Fonseca, defesa central do Benfica B, que se estreia assim no escalão sub-21. O jogador, de apenas 19 anos, já conta com 41 internacionalizações pelas camadas jovens. Portugal defronta a Chéquia no dia 18 de novembro, em partida a contar para a qualificação do Euro sub-21 de 2027.


Em 2025/26, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – soma, até ao momento, sete encontros pela equipa B do Sporting e um pela equipa principal, contabilizando um total de 628 minutos, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. O atleta tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Melhores momentos de João Muniz contra os sub-21 de França:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial: Sporting tem nova confirmação sobre lesão de Ioannidis
Futebol

Oficial: Sporting tem nova confirmação sobre lesão de Ioannidis

10 Nov 2025 | 12:39

Icon Comentário0
Sporting está confiante com a chegada de boas notícias sobre Pote
Futebol

Sporting está confiante com a chegada de boas notícias sobre Pote

10 Nov 2025 | 12:30

Icon Comentário0
Seleção é uma das razões a perturbar craque de Rui Borges no Sporting
Futebol

Seleção é uma das razões a perturbar craque de Rui Borges no Sporting

10 Nov 2025 | 12:21

Icon Comentário0