
Futebol
Ex Benfica critica post de Matheus Reis e diz que defesa do Sporting chamou "burros" a todos
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Carlos Queiroz, antigo treinador do Sporting, foi esta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, distinguido pela Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Oceano Cruz esteve presente na cerimónia e deixou rasgados elogios ao técnico com quem trabalhou nas seleções do Irão e da Colômbia. No entanto, expressou uma mágoa pela falta de reconhecimento do povo português para com o ex-leão.
"É uma homenagem mais do que justa. O que ele deu ao futebol português merece isto e muito mais. Custa-me aceitar algumas coisas. O povo português devia ser mais grato ao professor. Devia ser mais respeitado. Talvez seja a pessoa mais importante do futebol português", defendeu o atual selecionador sub-20 da Seleção Nacional.
Oceano foi jogador do Sporting em duas ocasiões – entre 1984 e 1991 e entre 1994 e 1998. No total, o internacional português jogou 401 vezes com a Listada verde e branca, com 48 golos marcados e cinco assistências de Leão ao peito.
Ao todo, o antigo médio venceu duas Supertaças (1987 e 1995) e uma Taça de Portugal (1994/95) pelos verdes e brancos. Foi ainda técnico da equipa principal do Sporting em quatro jogos na temporada 2012/13, não conseguindo conquistar qualquer vitória.
Já Carlos Queiroz orientou o Clube de Alvalade durante três temporadas entre 1993 e 1996. Pelos leões, o técnico conquistou uma Taça de Portugal (1994/95) e uma Supertaça (1995/96), tendo orientado nomes como Luís Figo, Paulo Sousa ou Ricardo Sá Pinto.
No total, nos 105 jogos em que esteve ao serviço dos verdes e brancos, Carlos Queiroz venceu 68 encontros, empatou 24 e perdeu em 13 ocasiões. Alcançou dois terceiros lugares (1993/94) e (1995/96) e um segundo lugar (1994/95).
Antigo médio do Clube de Alvalade revela que futebolista do emblema alemã equacionou mudar-se para o emblema verde e branco em 2025/26
|
João Palhinha, antigo médio Sporting e agora ao serviço do Bayern Munique, revelou que Eric Dier tinha vontade e pensou em regressar ao Sporting na próxima temporada, mas que o jogador inglês de 31 anos acabou por assinar contrato com os franceses do Mónaco.
Palhinha: "Eric Dier tinha muita vontade de voltar ao Sporting"
"O Eric (Dier) assinou pelo Mónaco mas tinha muita vontade de voltar ao Sporting. Fala muito bem português, até melhor que o próprio Raphael Guerreiro. A malta no Bayern de Munique até fica parva porque o Eric parece mesmo português”, disse, em entrevista ao Canal 11.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em exclusivo, no passado mês de fevereiro, o Clube de Alvalade queria aproveitar o facto de o futebolista terminar contrato no final da presente temporada para poder negociar o passe do atleta a custo zero. A saída do atleta do gigante alemão era um dado adquirido, mas o negócio não se concretizou.
Eric Dier e João Palhinha sagraram-se campeões alemães ao serviço do Bayern de Munique. Este foi o 34.º título dos bávaros que viram interrompida uma série de 10 títulos consecutivos depois de o Bayer Leverkusen ter vencido o campeonato na época passada.
O Bayern é o clube com mais títulos na Alemanha. O Borussia Dortmund e o Borussia M´gladbach partilham o segundo lugar na galeria de vencedores, mas ambos têm apenas cinco títulos. Se juntarmos todos os outros clubes que já venceram a prova, perfaz-se um total de 29 títulos. Ou seja, o emblema da Baviera já venceu mais de metade das edições.
Jogador português foi campeão pelo Lech Poznan e, poucos dias depois, recebeu galardão especial pelas boas prestações realizadas
|
Afonso Sousa foi eleito o melhor médio da liga polaca depois de uma época grande que o jogador apontado ao Sporting, tal como o nosso Jornal adiantou em Exclusivo, realizou ao serviço do Lech Poznan. Além de ter sido o melhor na sua posição, o jogador português esteve ainda entre os três finalistas para o prémio de melhor jogador da temporada.
Afonso Sousa: "É uma honra receber o prémio de melhor médio da época"
O jogador de 25 anos foi galardoado com o prémio, uma distinção que serve como ‘cereja no topo do bolo’ depois do Lech Poznan se sagrar campeão da Ekstraklasa 2024/25, um título que já fugia à formação polaca desde a temporada desportiva de 2021/22.
Quem já reagiu à distinção foi o próprio Afonso Sousa através das suas redes sociais: “É uma honra receber o prémio de melhor médio da época. Obrigado aos meus colegas de equipa, treinadores e adeptos por toda a ajuda, sem vocês isto não teria sido possível. Obrigado à minha família por todo o apoio!”.
Avaliado com um valor de mercado de quatro milhões de euros, Afonso Sousa foi uma das figuras de maior destaque no Lech Poznan. Em 2024/25 marcou um total de 13 golos e quatro assistências, números alcançados em 32 jogos disputados a contar para todas as competições de clubes.
Afonso Sousa ainda pode ser reforço do Sporting para a próxima temporada. Na posição de médio mais ofensivo, o internacional jovem português pode ser uma das peças que poderá render Hidemasa Morita, caso o japonês dos leões confirme a sua saída do Clube de Alvalade.
Vice-Presidente do emblema verde e branco projetou o próximo mercado de transferências dos bicampeões nacionais e revela ambição para 2025/26
|
Francisco Salgado Zenha falou sobre o plano do Sporting para a próxima temporada no que ao mercado diz respeito. O dirigente reforçou a vontade dos bicampeões nacionais em reter as suas peças fundamentais do plantel, nomeadamente Viktor Gyokeres, garantindo não existirem propostas pelo jogador que tem sido muito cobiçado.
Francisco Salgado Zenha:"Gyokeres tem mais três anos de contrato e não há propostas"
Em declarações à conferência Bola Branca, realizada pela Rádio Renascença, Francisco Salgado Zenha lembrou que conta com os serviços de Viktor Gyokeres: “Gyokeres tem mais três anos de contrato e não há propostas. O nosso plano é manter os melhores jogadores e reter talento porque queremos continuar a ser campeões”.
“O sucesso desportivo, financeiro e da área do negócio estão sempre de braço dado. Isso acontece agora. Estamos muito melhor do que estávamos há uns anos”, acrescentou o Francisco Salgado Zenha, em relação ao estado financeiro do Clube de Alvalade.
Salgado Zenha ainda abordou ainda um dos temas mais badalados em torno da Liga Portugal, o dos direitos de transmissão televisiva: “Não pode haver acerto por baixo, sem conhecermos a proposta não podemos pôr restrições a nada. Da parte do Sporting há total abertura para sentar com os outros clubes”.
Para terminar, o dirigente do Clube de Alvalade deixou o seu desejo, ainda sobre o tema dos direitos de transmissão de partidas: “O Sporting precisa de rivais fortes e mais competitivos. Queremos melhorar experiência de adeptos no estádio e fora do estádio”, completou.