
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Hatayspor concluiu no passado domingo o seu jogo a contar para a sexta jornada da Super Liga Turca. O clube da cidade de Antáquia venceu o Trabzonspor, por 3-2, após ter estado em desvantagem por dois golos até aos 60' minutos de jogo. Na assistência do golo da vitória esteve o jogador formado nos leões, Joelson Fernandes.
O jogo começou mal para o Hatayspor, que sofreu o primeiro golo ao cair do pano da primeira parte por remate de Edin Visca (44´). Paul Onuachu (62´) duplicou a vantagem e na resposta surgiu Rigoberto Rivas (72´). Didier Lamkel Ze (88´) empatou para a equipa da casa e a remontada consomou-se aos 97´ minutos com Joelson a assistir para o golo de Fisayo Dele-Bashiru.
O Hatayspor encontra-se no quarto lugar da tabela classificativa e tem os mesmos dez pontos que o quinto lugar, o Besiktas, que já foi a equipa de outro jogador que fez formação nos leões, o conhecido Ricardo Quaresma. Está também a um ponto do terceiro lugar, o Rizespor, a três do segundo, o Galatasaray e a cinco do primeiro, o Fenerbahçe.
O ex-leão e internacional sub-21 por Portugal, Joelson Fernandes tem distribuído magia pelo campeonato turco desde que se transferiu, proveniente do Sporting a custo zero. De notar que antes de rumar ao clube que agora representa, o atacante fez uma temporada por empréstimo do Sporting B, nos suíços do Basileia.
O luso-guineense, de apenas 20 anos, já fez ao longo de toda a sua carreira um total de 94 jogos, onde faturou 14 golos e fez nove assistências. Já ocupou as posições de segundo avançado, médio esquerdo, extremo direito e extremo, sendo esta última a sua posição preferencial.
Confira o momento:
Peça-chave do Clube de Alvalade poderá exercer todas as funções na receção dos leões à formação de Moreira de Cónegos, mas aguarda decisão
|
Frederico Varandas foi suspenso durante quase dois meses. Depois de uma queixa da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), devido às declarações do Presidente numa entrevista à Sporting TV, a 21 de fevereiro, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu castigar o líder leonino, que está impedido de entrar no balneário. No entanto, o recurso já entrou no TAD e o líder verde e a proibição foi levantada na partida diante do Moreirense.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Varandas anexou ao recurso uma providência cautelar, que levanta as inibições do Presidente do Sporting entrar no balneário e estar presente nas áreas técnicas até haver resposta concreta do TAD.
A mesma fonte garante que não existirá uma conclusão até à receção dos verdes e brancos à formação de Moreira de Cónegos, pelo que o dirigente máximo do Clube de Alvalade estará na Tribuna do reduto leonino, contrariamente ao que se sucedeu nos Açores, frente ao Santa Clara, pois o recurso não tinha dado entrada no TAD.
Vale recordar que, além dos 51 dias de suspensão - originalmente 68, mas encurtados devido ao "bom comportamento" do Presidente do Sporting, Varandas foi obrigado a pagar uma multa de 8.566 euros. Agora, resta esperar a decisão final das entidades competentes.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Cristiano Bacci, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Jogador que chegou aos leões proveniente do Vitória de Guimarães está, neste momento, emprestado ao Burnley, e pode dar boas notícias aos verdes e brancos
|
Marcus Edwards chegou ao Sporting proveniente do Vitória de Guimarães, e teve um percurso de altos e baixos no Sporting. Em 24/25 não conseguiu ser aposta de nenhum dos três treinadores que passaram por Alvalade, e foi emprestado ao Burnley no inverno. De Inglaterra, podem chegar ótimas notícias para os cofres do Clube verde e branco.
Quando o Sporting emprestou Marcus Edwards ao Burnley, ficou prevista no seu contrato uma cláusula de compra obrigatória no valor de 11 milhões de euros (10 fixos, mais um em bónus), no caso de o clube inglês atingir a promoção direta para a Premier League, algo que o extremo iria tentar ajudar a equipa a alcançar.
Esse cenário está cada vez mais perto de se verificar, uma vez que a poucos jogos do final da temporada, o Burnley encontra-se no segundo lugar do Championship, com 88 pontos, os mesmos que o líder Leeds United. O duo da frente tem cinco pontos de vantagem para o terceiro lugar, primeira posição de apuramento para os play-offs de promoção. Caso a atual equipa de Marcus Edwards termine numa das duas primeiras posições, a cláusula de compra do inglês aciona automaticamente.
Nessa eventualidade, o Frederico Varandas e o Sporting já vão fazendo contas à vida. Devem faturar um valor a rondar os 6,5 milhões de euros, uma vez que o Clube de Alvalade só detém 65% do passe de Marcus Edwards (o resto pertence ao Tottenham Hotspurs, clube onde foi formado).
Com dois golos e uma assistência desde que trocou Alvalade pelo Burnley, Marcus Edwards vai aparecendo em bom plano na segunda divisão inglesa, o que já lhe mereceu muitos elogios por parte do novo treinador, Tim Sherwood.
Jogador que nasceu para o futebol nas camadas jovens do Clube de Alvalade está prestes a ser recompensado depois de uma grande época
|
É, sem dúvida, um dos grande destaques da temporada do Sporting. João Simões ganhou o seu lugar no plantel principal dos leões com João Pereira, e assumiu-se como um jogador muito importante no meio campo verde e branco com Rui Borges. Lesionou-se e ficou de fora até ao final da época, mas nem por isso vai deixar de ser recompensado.
O jovem jogador de 18 anos já tem, segundo o jornal A Bola, a sua renovação de contrato apalavrada com o Sporting, e tudo indica que se tornará oficial no final da presente temporada ou no início da próxima, de modo a que João Simões comece a época com a sua situação esclarecida.
Este é, de resto, um reconhecer das capacidades de João Simões por parte do Sporting. Relembrar que o jovem jogador se estreou pela equipa principal a 22 de novembro, contra o Amarante, num jogo que também foi de estreia para João Pereira - apesar dos maus resultados da equipa sob o antigo técnico, o período serviu para o jovem médio agarra o lugar no plantel verde e branco.
Pelos vistos, nem uma lesão que o tirou da competição durante algum tempo lhe conseguiu tirar esse lugar. Um dos objetivos da renovação de contrato é a promoção, definitiva, de João Simões à equipa principal do Sporting. O médio passará, assim, a fazer parte do lote de jogadores às ordens de Rui Borges em 25/26.
Para além de um aumento salarial, esta renovação também traz uma novo estatuto ao jogador dentro da hierarquia do Sporting. O jogador deve, ainda, garantir a sua ligação ao Clube até 2030, um prolongamento de cinco anos no seu vínculo a Alvalade.